Deusa Rodrigues - Travel Agent

Índia Programas de bem-estar para o corpo e a alma

21.abr.15 - atualizado em 30.jan.24



Na Índia programas de bem-estar são ideais para o corpo e a alma.

Na Índia antiga, a vida holística era um modo de vida. As pessoas compreendiam o equilíbrio da natureza, as formas do universo e como os elementos afetam não só a sua saúde física, mas também o mental.

Acompanhe as minhas dicas.

Você vai gostar de ler minha experiência na: Passagem para a Índia.

Índia programas de bem-estar

O Que Fazer na Índia

Conheça e reserve os Melhores Passeios da Índia, pelas diversas regiões do país.

Índia Bem-Estar

Na Índia antiga entendia-se que, se alcançada a harmonia interior, estariam em paz com o seu entorno. Localizado nas tranquilas colinas do Himalaia, perto das cidades mitológicas de Haridwar e Rishikesh, Ananda é o caminho espiritual descoberto através da união de corpo, mente e alma.

O Sul da Índia também se destaca pelos Spas maravilhosos e incentivos a meditações, aliado à paisagem impressionante das exóticas praias e florestas. Tudo para o total relaxamento e par o bem-estar. Uma verdadeira viagem para a alma e o corpo, leia no final deste post o conceito.

Outro destino na Ásia que tem características semelhantes é região de Chiang Mai e Chiang Rai no norte da Tailândia.

O Que Significa Bem-Estar?

O conceito bem-estar está ligado à saúde mental de conforte e tranquilidade. Atividades que produzem nas pessoas a sensação de paz, de equilíbrio tão necessários. Estamos vivendo momentos conturbados de transição planetária, que é importante atividades que remetam para o bem-estar.

Atividades como a meditação, a Yoga, massagens  levam o ser humano ao contato de sua essência. Nesse ponto a Índia é especialista no assunto. A Índia e os programas de bem-estar, são excelentes experiências para o corpo e a alma.

Conheça o maior complexo de templo da Ásia no post: Cambodia e o Angkor Wat.

Yoga e Bem-Estar

O conceito de Yoga é bem amplo. A palavra significa “conexão” com um ser supremo, com Deus. Conexão com a vida. Há diversos tipos de Yoga, em geral conhecemos as que estão ligadas às posições e exercícios físicos – Hatha Yoga.

O que todos os tipos tem em comum é prática de meditação, respiração e relaxamento. Uma das melhores atividades referentes à Índia programas de bem-estar

A Raja Yoga é apenas meditativa, sem práticas físicas e divulgada no Brasil pelo Brahma Kumaris, uma ONG indiana, presente em todos os continentes. Eu fiz o curso Introdução à Meditação e Filosofia no Bhrama Kumaris e recomendo.

Confira no Brasil os Hotéis SPAs Anti Stress.

Conheça também os: 10 Destinos com energia positiva.

 A Medicina Ayuverda – Bem-Estar milenar

A Índia é conhecida pela Ayurveda, uma ciência milenar criada lá há pelo menos 7 mil anos. A palavra, de origem sânscrita, significa: ciência = ‘veda’, da vida = ‘ayur’.

Esta prática ainda é exercida entre os indianos e é reconhecida hoje como um sistema medicinal tradicional. Índia programas de bem-estar.

É baseada nos quatro textos sagrados do Hinduísmo. Utiliza plantas medicinais, dietas, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia – tratamento com metais, gemas, psicologia e exercícios físicos.

Saiba mais sobre: Atitudes de cura para o Planeta Terra.

Índia programas de bem-estar

Norte da Índia, Bem-Estar no Himalaia

A sugestão é começar a rota com 1 noite em Delhi, no Taj Palace Delhi Deluxe.

Ou outros hotéis de Delhi, veja as ofertas:


Booking.com


Depois a sugestão é seguir para 4 noites em Narendranagar Ananda, e retorno para 2 noites em Delhi.

Localizado na tranquila região do Himalaia, perto das cidades mitológicas de Haridwar e Rishikesh e rodeado por florestas graciosas, com vista para o pacífico Ganges, Ananda é o caminho espiritual definitivo, descoberto através da união de corpo, mente e alma.

Leia no final deste post o conceito de viagem da alma deste Blog.

Índia programas de bem-estar

Essa viagem inclui tratamentos para perfeita harmonização do corpo e mente. Detalhes incluídos: consulta individual ayurvédica Wellness (quando for necessário), consulta “Personal Fitness”, exame de aptidão e análise da composição do corpo, onde for necessário.

Controles de progresso em curso, com o médico e consultores do Spa. Que atividade melhor para Índia programas de bem-estar?

Sessão de perguntas detalhadas e consultoria de estilo de vida e uma sessão de aconselhamento. Ao despertar, chá e prato de frutas frescas todos os dias. Possibilidade de aproveitar as instalações do hotel de hidroterapia: sala de vapor, sauna, piscina de imersão, Hidroterapia. Kneipp e banho para os pés.

Conheça também oportunidades no interior de São Paulo e Minas Gerais, no post: Hotéis Refúgios na natureza.

Índia programas de bem-estar

Sul da Índia – Bem-Estar Zen

O estado do Kerala é belo e tranquilo, coberto por rios, plantações de arroz, plantações de pimentas, colinas verdejantes e praias cheias de palmeiras.

As principais cidades são: Cochin, Munnar, Thekkadym, Kumarakom,  Backwaters Cruise, Kovalam e Mumbai.

Uma das grandes experiências é o passeio pelos Backwaters são feitos em barcos, Rice Barges, para conhecer a vida rural local.

Índia programas de bem-estar com relax em paisagens são totalmente diferentes na Índia.

Nessa região estão localizados os mais belos Resorts que oferecem tratamentos ayurvédicos e Yoga. As indicações são:

Taj Mahal Hotel.
Taj Malabar Resort & Spa Cochin.

Índia programas de bem-estar

Mumbai  – Principal Cidade do Sul

Bombaim ou Mumbai nome atual, é a principal cidade do Sul da Índia, com economia mais ativa, seja pelas empresas de serviços e tecnologia, seja pelo fato de ser a sede de Bollywood, maior produtora de cinema do mundo.

São 350 filmes ao ano, deixando os empresários de Hollywood muito atrás em termos de quantidade. Fiquei impressionada com as lavanderias públicas, uma atração da cidade. Uma a uma, as roupas são lavadas e penduradas juntas, estão presentes em vários pontos da cidade.

O Taj Mahal Palace Hotel é um ícone na cidade, além da bonita arquitetura do início de século passado, ao longo dos anos tem recebido ilustres hospedes.

Confira também o post: Deuses e Deusas da Índia.

Experiência nos Spas dos Hotéis

Os hotéis Taj oferecem o Jiva Spa experiências e tratamentos. Dentre as muitas opções, destacam-se: Sammatva, um tratamento que inicia saldo de centros de energia; Vishuddi, um tratamento de desintoxicação; Vishrama, uma massagem muscular profunda; Sushupti, um tratamento de relaxamento suave. 

Há ainda terapias indianas corporais como o único Pehlwan Māalish, que inclui um poderoso óleo de massagem; Champi, uma autêntica massagem indiana na cabeça; Ventoz, uma terapia cupping indiana; Pada Mardana, uma massagem indiana nos pés; Garshana e Ubtans, massagens indianas e wraps.

Índia programas de bem-estar

Jiva Ayurveda – Bem-Estar e Saúde

Para se aprofundar há o Jiva Ayurveda com programas autênticos tirados dos princípios originais de terapias de bem-estar da Índia, sob a orientação de Vaidyas, que são médicos da Ayurveda, para manutenção da saúde. São oferecidos tratamentos com medicamentos e óleos essenciais 100% naturais e exclusivos, para potencializar o efeito desejado.

Há ainda aulas de ioga que vão desde técnicas elementares e práticas relaxantes com técnicas asana, até com respiração e meditação mais avançados. Para complementar tudo isso há também incríveis tratamentos de beleza e fitness.

Hospedagem – Índia Bem-Estar

Roteiro Norte: 

Taj Delhi Palace New Delhi

Taj Hotel em Delhi

Confira as ofertas de hotéis:


Booking.com

Ananda in the Himalayas

1-Ananda

Roteiro Sul:

Taj Mahal Palace Mumbai.

Taj Hotéis - Sul da Índia

Veja as ofertas no estado de Kerala:

Booking.com

Melhor Época para Viajar para a Índia

Na Índia, é recomendável de se ir em qualquer, exceto na época das monções de junho a agosto, uma vez que o verão é muito intenso e as chuvas são torrenciais. 

Nos meses de setembro a novembro a média é 30 a 35 graus. Já de dezembro a fevereiro é inverno e a média é de 20 graus, período considerado de alta estação.

Índia - cultura

Atrações da Índia

A Índia tem muitas atrações na várias cidades. A entrada no país mais comum é pela cidade de Nova Delhi. Entre outras cidades turísticas estão: Agra, Varanasi, Jaipur, etc. O famoso Triângulo Dourado é formado pelas três cidades Delhi, Agra e Jaipur, numa região de 700 quilômetros.

Nova Delhi – Entrada da Índia

Nova Delhi é a capital, uma cidade moderna, que convive bem com a Old Delhi. Há vários pontos turísticos importantes como: Mausoléu de Gandhi,  mesquitas,  diversos templos, metro e o aeroporto moderno.

Visitar a Old Delhi é impressionante com as estreitas vielas e comércio; um verdadeiro labirinto.

Índia pontos turísticos

Agra – Taj Mahal

A cidade de Agra é o ponto alto da viagem com o Taj Mahal. O passeio ao palácio deve começar cedo para se aproveitar a manhã e a luz para fotografá-lo. Além de maravilhoso, ele é muito bem conservado, todo em mármore branco, com muita simetria na arquitetura.

Booking.com

Todo encrostado de pedras semipreciosas e fios de ouro, foi construído entre 1630 a 1652 por 22 mil homens como um mausoléu. Remete ao romantismo de um homem apaixonado pela mulher amada, como conta a música de Jorge Ben Jor.

Taj Mahal India

Sete Maravilhas do Mundo Moderno – Taj Mahal

O Taj Mahal é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Confira as outras das Maravilhas do Mundo Moderno.

Coliseu de Roma.

Muralhas da China,

Machu Picchu no Peru,

Ruínas de Chichén Itza no México.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Jaipur – Palácio dos Ventos

A cidade de Jaipur é famosa pelo Palácio dos Ventos, outro ponto turístico da Índia.  A construção apresenta treliças na janela para possibilitavam no passado as mulheres indianas observar a cidade sem sair do palácio. Há outros belos monumentos e hotéis com vista para o Lago.

O Amber Fort é um dos principais passeios, sendo que a subida é feita em lombo de elefante. Na viagem à Índia, Jaipur não pode ficar de fora do roteiro.

Índia pontos turísticos

Varanasi e Rio Ganges

A cidade de Varanasi, o maior centro de peregrinação do hinduísmo. Na margem do Rio Ganges, acontecem cremações e oferendas. Para o indiano o rio é sagrado. É um local para  testemunhar a fé, se purificar pelo menos uma vez na vida.

Deve-se chegar cedo para observar os rituais. É uma verdadeira muvuca, muita gente em busca de purificação e muitos vendedores. Mas deve ser visitado, para conhecer a essência da Índia.

Índia pontos turísticos

Nos pequenos templos com muitas escadarias, são chamados de Ghats, são onde os indianos se banham, lavam roupa, fazem oferendas, se purificam e também fazem cremação de mortos a céu aberto.

A melhor maneira de conhecer esses 90 Ghats ao longo de 6 quilômetros, é fazer um passeio de barco em Varanasi. Durante o trajeto as pessoas lançam flores e velas no Rio Ganges, como oferendas. A vida e a morte andam juntas nesse local sagrado da Índia. Uma verdadeira viagem para a alma.

Que tal fazer yoga pela manhã a beira do Rio Ganges?

Bodhgaya ou Gaya

A cidade de Bodhgaya é onde o indiano Sidarta Gautama, sentou embaixo de uma figueira, fez meditação e depois de três dias atingiu a iluminação. A partir desse fato passou a ser conhecido como Buda, que deu origem a religião budismo. Junto a essa figueira foi construído o Templo Mahabodhi, um dos lugares sagrados da Índia.

A cidade recebe centenas de peregrinos, especial de novembro a fevereiro. Está a 2 horas de trem, ou 01h30 de avião de Varanasi. Uma verdadeira viagem para a alma.

Rishikesh

A cidade é considerada como a capital e o portal da Yoga, para aqueles que desejam fazer uma imersão. Localizada ao norte da Índia, em geral não faz parte dos roteiros de turismo e sim para os praticantes da Yoga.

Templos Eróticos de Khajuraho

Khajuraho tem como principal atração um parque, com vários templos eróticos e incrivelmente bem conservados, que inspirou o autor de Kama Sutra. É realmente surpreendente visitar as esculturas.

Os guias utilizam lanternas para mostrar todos os detalhes eróticos. Na saída do parque os ambulantes, vendem pequenos livros do Kama Sutra, com muitas posições eróticas. Oferecem também pequenos objetos, para lembrar do ato sexual.

Índia programas de bem-estar

Como Chegar

Para chegar na Índia a rota mais comum é via Dubai com Emirates, no entanto é possível chegar também via Europa, África ou América do Norte. Confira as companhias aéreas e preços.


Seguros Promo

Viagens Para a Alma – Templos e Natureza

Dentro do meu conceito e desse Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado, devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como o Taj Mahal, Varanasi, Bodhgaya e outros diversos templos.

Confira também: Egito e os pontos turísticos.

Dicas para Índia: Programas de Bem-Estar

Para viajar para a Índia é necessário visto de entrada para brasileiros. Leia também: Dicas para Viajar.

Utilizar somente água mineral do frigobar dos hotéis.

Evitar saladas ou frutas cruas.

Usar roupas leves.

Procurar conhecer um pouco da ciência Ayurveda.

Kerala - Festival

Se houver disponibilidade de tempo, conhecer a parte turística da Índia: Agra, Varanasi e Jaipur.

Se puder, continuar para o Nepal como extensão de viagem.

Taj Mahal - Índia

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel