Deusa Rodrigues - Travel Agent

Flores de Holambra e a Expoflora – conheça a cidade e a maior exposição

29.abr.17 - atualizado em 18.jan.24



As flores de Holambra e a Expoflora: conheça a cidade e a maior exposição. Localizada no interior de São Paulo, na região de Campinas é um pedacinho da Holanda no Brasil, como o nome diz uma mistura dos dois países. 

A pequena cidade ensolarada é surpreendente. As paisagens dos campos de flores são incríveis, além da arquitetura e pequenos detalhes que remetem à colonização holandesa.

Confira as dicas das várias atrações, onde comer e onde ficar.

Conheça também outras cidades no post: Hotéis Refúgios no Interior de São Paulo.

Sobre Holambra e os Holandeses

A história de Holambra começou em 1948, pós-segunda guerra, com a imigração de 500 holandeses católicos, incentivados pelo governo para se estabelecer na região e criar gado; mas a atividade fracassou devido as doenças tropicais que atingiram os animais.

Somente em 1951 com a chegada de holandeses produtores de flores, que a história mudou, com muito trabalho e dedicação Holambra prosperou e hoje corresponde a 45% da produção nacional de flores e plantas no Brasil.

Holambra está à apenas 140 quilômetros da cidade de São Paulo, na região de Campinas.

Para conhecer é possível também fazer uma Excursão para Holambra a partir de São Paulo.

Expoflora – 30 de Agosto a 29 de Setembro 2024

A Explofora 2024 acontece  Agosto e Setembro a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas da América Latina. Um evento que dá as boas-vindas para a primavera.

41ª Expoflora 2024

Um impulso e tanto para a economia de Holambra. No período são gerados inúmeros empregos diretos e indiretos. É uma das grandes atrações turísticas do interior de São Paulo.

A Expoflora tem destaque na Exposição de Arranjos Florais, a Mostra de Paisagismo, a Parada das Flores, a Chuva de Pétalas, o Shopping das Flores, o Passeio Turístico (que inclui City Tour por Holambra e visita a uma fazenda produtora.

Há também danças típicas e a culinária holandesa, além de parque de diversões, mini sítio e visita ao Museu de Holambra.

O parque da Expoflora tem área de 250 mil metros quadrados, grande parte coberta para conforto dos visitantes. O evento recebe cerca de 300 mil turistas a cada edição.

Orquídeas de Holambra

Final de Semana em Holambra

Um ótimo programa para um final de semana em Holambra, onde é possível circular pelos vários galpões de revenda de flores, os “gardens”, pelo lago e almoçar na Rua Turística.

Para fechar com chave de ouro, fazer um passeio aos campos de flores e postar muitas fotos fantásticas.

A energia positiva da natureza em Holambra é contagiante, da conhecida cidades das flores. Uma viagem para a alma com a harmonia da natureza.

Acompanhe outros destinos e opções no estado de São Paulo.

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

Para quem ama a natureza, conheça também: O que fazer em Manaus na Amazônia.

Portal de Holambra

Na entrada da cidade está o Portal de Holambra, um dos pontos turísticos mais visitados. Ele tem estilo das construções típicas da Holanda.

Em frente ao Portal de Holambra está o Memorial do Imigrante, uma estátua que retrata um dos casais fundadores da cidade. Esse é um ótimo ponto para fazer a foto de lembrança da viagem.

Se você gosta de flores vai gostar de ler também sobre: Primavera na Europa e outros continentes.

Moinho Povos Unidos

O Moinho Povos Unidos também é um dos pontos turísticos de Holambra e a foto está como destaque deste post. Ele tem 38,5 metros de altura e seu funcionamento é a base da força dos ventos.

A construção segue os modelos da Holanda e tem um grande simbolismo para a região. Algumas vezes são realizadas mostras e apresentações nesse espaço.

O interior de São Paulo conta com várias opções de viagem, confira também os posts:

São Roque e a estrada do vinho.
Viagem à Botucatu e Barra Bonita.

Lago Vitória Régia

Um dos lugares mais bonitos de Holambra é Lago Vitória Régia, com uma área ajardinhada e o famoso Deck do Amor, um lindo coração vermelho vazado,  com o nome de Holambra, ideal para a foto de lembrança da viagem.

Para selar o amor os casais colocam cadeados na cerca de arame próximas do Deck do Amor.

Em torno do lago há bonitas residências e a Confeitaria Zoet en Zout com mesas no jardim e vista da paisagem. A dica é saborear a sobremesa mais pedida, a torta holandesa.

Gardens de Holambra – Galpões de Flores

Em qualquer época do ano, é possível visitar os espaços de vendas de flores no centro e nas estradas de Holambra. 

Explore os passeios e experiências do estado de São Paulo.

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

Grandes galpões, decorados e bem estruturados, conhecidos como “gardens”. Esses centros de flores oferecem diversos tipos de orquídeas, rosas, bromélias, lírios, etc. Há ainda folhagens diversas e tudo com excelentes preços.

É um deleite para quem gosta de natureza observar o colorido das coleções. A cada temporada podem surgir novos tipos de flores, devido a constante pesquisa dos produtores, que estão sempre em contato com a Holanda para trazer novidades para o Brasil.

Importante para saber, todos os lugares tem acessibilidade, contam com cadeiras de rodas, além de lanchonete.

Flores de Holambra

Garden Orquídea

O Garden Orquídea está bem próximo do Centro de Holambra e da Rua Turística, oferece variedade de plantas, objetos de jardim e decoração.

Você vai gostar de ler também sobre outra atração do interior de São Paulo: Aparecida e o Santuário Nacional.

Campos de Flores – Holambra

Uma opção bem bacana é conhecer os campos de flores e circular pelas plantações, na cidade há mais de 300 produtores.

Há Tours organizados para visitar as plantações e conhecer de perto o cultivo, como o Parque das Rosas. Há rosas em campo e em estufa, bem como outras flores.

Durante o passeio aos campos de flores há demonstrações do cultivo,  processo de produção com as técnicas de corte e informações gerais.

Há uma grande diversidade de espécies de flores entre elas estão: Crisântemos, Lisianthus, Crista de Galo, Gérberas, Girassóis e Rosas.

Uma ótima oportunidade para fazer um ensaio fotográfico, com profissionais da cidade, em meio aos campos floridos de Holambra.

Holambra - flores

Bloemen Park

O Bloemen Park está situado no Sítio Laguna na Estrada Municipal HBR. O espaço conta com vários jardins e alamedas, um deck para observar o pôr do sol, área de compras de flores e uma simpática praça de alimentação.

A ala das lavandas além de formar uma paisagem linda, é um dos lugares mais perfumados.

O local mais “instagramavel” é o lindo jardim de girassóis, que produz flor o ano todo.

Outra área imperdível é das rosas, em uma parte coberta, com vários tipos e cores.

Conheça também o litoral de São Paulo, no post: Guarujá – melhores praias Enseada e Pernambuco.

Museu Histórico de Holambra

O Museu Histórico de Holambra é um dos atrativos para conhecer a fundação. Há exposição de fotos, filmes e objetos, bem como maquinários e tratores antigos na área externa.

O museu conta também com réplicas das casas dos primeiros imigrantes, internamente mobiliadas, para mostrar como era a vida no passado. Funciona somente aos finais de semana e feriados das 10h00 às 17h00.

Durante o evento Expoflora, nos finais de semana, na lanchonete do museu são vendidos deliciosos doces e salgados da culinária holandesa, como: ‘oliebollen’ (bolinhos de neve); ‘vlaaien’ (tortas holandesas); ‘kroketten’ (croquetes).

Turismo Rural

Holambra conta também com turismo rural, um dos empreendimentos é o Oswaldo Sia Camping & Pesca, uma área de 16.000 mil metros quadrados em meio ao campo. Há opções de pesca, trilhas, piscina e churrasco.

O Rancho da Cachaça é outro programa para ter contato com a natureza, animais e compra de cachaça e licores artesanais. O local também conta com pousada e restaurante que serve comida feita no fogão à lenha.

Natal em Holambra

No mês de dezembro acontece o Natal de Holambra no Parque da Expoflora, a 43 quilômetros de Campinas. O evento, que acontecerá os dias 25 de novembro a 18 de dezembro, somente nos fins de semana, sendo às sextas-feiras e sábados das 16h00 à meia-noite e, aos domingos, das 16h00 às 23h00.

Foto divulgação: Juliana Lazarini.

Parque Expoflora

O Natal em Holambra é realizado no Parque da Expoflora e terá suas árvores e as fachadas.com arquitetura holandesa iluminadas com cerca de 250 mil microlâmpadas de Led e os espaços enfeitados com motivos e personagens natalinos.

A decoração temática começa no pórtico de entrada de Holambra, e também nos famosos moinhos holandeses, que contará com os ambientes da Fábrica de Brinquedos, do Vale Nevado, da Casa dos Doces, do Presépio, do Parque dos Duendes e do Jardim das Bolas Gigantes. O ambiente fica ainda mais mágico durante a noite com destaque da iluminação.

Atrações do Natal em Holambra

A presença constante do Papai Noel, shows musicais, apresentações artísticas e bandas, teatro, dança típica holandesa, personagens itinerantes, coral, “Parada de Natal” e “Chuva de Neve”, estão entre as atrações para o público.

Foto divulgação: Juliana Lazarini.

Quanto aos comes e bebes há uma praça de alimentação com farta diversidade da culinária, inclusive pratos típicos do Natal.

Acompanhe outros posts sobre viagens para o período do Natal.

9 Viagens no Natal pelo Brasil.
Para onde viajar no Natal?

Holambra no Carnaval

A cidade das flores também comemora o Carnaval, acontece em fevereiro com o desfile de carros alegóricos, na Alameda Maurício de Nassau.

O desfile conta com cinco carros alegóricos, puxados por tratores e 30 blocos de carnaval em Holambra. Para a decoração serão doze mil hastes e 20 mil vasos de flores e plantas ornamentais.

Há concurso com jurados escolhidos pelo público, a alegria e alto astral estão garantidos. A cidade de 15 mil habitantes recebe 10 mil turistas para o Carnaval, quanto à programação  ainda não está indefinida, devido à pandemia.

Quando o assunto é sobre Carnaval, confira o post: Carnaval pelo mundo.

Onde Ficar em Holambra

A viagem para Holambra dá para fazer um bate e volta, no entanto é mais interessante se hospedar na cidade. Holambra há alguns hotéis e pousadas.

Existe também a possibilidade de se hospedar em Jaguariúna ou Campinas, principalmente durante a Expoflora, período considerado alta estação.

Hotéis em Holambra

Veja as ofertas de hotéis em Holambra:

Booking.com

O Hotel 1948 é um dos mais novos em Holambra. Esta é uma propriedade 4 estrelas, com estilo contemporâneo e varandas privativas.

O Vila de Holambra Parque Hotel é simples, mas conta com a beleza e o conforto do interior. Fica localizado em parque próximo do Moinho, um dos pontos turísticos de Holambra. O hotel está em meio a um lindo jardim, com piscina, muitos pássaros e ar puro do interior.

Um hotel para descanso e tranquilidade. Mas quem deseja fazer uma imersão maior na natureza não deve perder os passeios de turismo rural na região. Um dos hotéis refúgios no interior entre as flores.

Dentre outros hotéis que eu indico estão:

Parque Hotel Holambra

Holambra Garden Hotel

Rancho da Cachaça – Pousada e Restaurante do turismo rural.

Hotéis em outras cidades

Há outras cidades da região e a indicação é o Hotel Matis Jaguariúna.

Para ficar em alto estilo a dica é se hospedar em Campinas no: Royal Palm Plaza Resort.

Como Chegar à Holambra

Para quem está na cidade de São Paulo, a melhor rota é via Rodovia dos Bandeirantes e seguir depois pela Rodovia Dom Pedro I.

A dica para quem está em outras cidades do Brasil, o aeroporto de Viracopos em Campinas é o mais próximo. Confira as empresas aéreas, rotas e preços.

vai-de-promo

Seguro Viagem

Encontre tudo em um só lugar, aproveite a opção no banner acima para compra do Seguro Viagem, um item muito importante.

Para Circular

Uma das melhores maneiras de circular e chegar em Holambra é com um carro alugado.

Outra opção é fazer uma Excursão para Holambra a partir de São Paulo.

Onde Comer em Holambra

A Rua Dória Vasconcelos é conhecida como a Rua Turística, há um boulevard de uma quadra bem decorada, onde se concentram restaurantes, sorveteria, confeitaria e diversas lojinhas.

Rua Turística

O movimento de visitantes nos finais de semana é intenso na Rua Dória Vasconcelos, conhecida como a Rua Turística.

Restaurante Martin Holandesa

Na Rua Turística há o Restaurante Martin Holandesa com cardápio bem variado.

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

Restaurante Casa Bela

O Restaurante Casa Bela, também na Rua Turística, é um dos mais charmosos com mesinhas na calçada.

A dica é pedir a especialidade da culinária holandesa o prato Tafel Hollandese, que reúne joelho de porco, linguiça, lombinho, repolho, purê de batatas e cenoura, purê de maça, acompanhado de molhos.

 

Restaurante Holam Bistrô

O Restaurante Holam Bistrô está situado na Rua Campo do Pouso, bem próximo da Rua Turística, o cardápio e a decoração são típicas da Holanda, no entanto, há também variedade com outros pratos e sanduíches.

Restaurante Dejá Vù

O Restaurante Dejá Vù é outra opção na Rua Campo do Pouso, com cardápio variado.

Confeitaria Zoet en Zout

Para sobremesa a Confeitaria Zoet en Zout, na rua dos Girassóis, tem tortas maravilhosas e linda vista do lago.

Sweet Virginia

Uma novidade, sobremesa de flores no Sweet Virginia. Prove o sorvete de rosas com Waffle ou a Geleias de Rosas ou Lavanda na Rua Turística. Eu provei e recomendo, faz sucesso por lá.

Para quem gosta de comer bem deve ler: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Alguns gardens tem opção de café com comidinhas.

Se você gosta de conhecer novos restaurantes leia sobre: Chefs peruanos em restaurantes de São Paulo.

O Que Comprar em Holambra

Leve para casa lembrancinhas típicas de Holambra a cidade das flores.

Compre flores com bons preços para sua casa. Depois que visitei Holambra repenso em comprar flores nas floriculturas, porque lá os preços são excelentes. Aproveite que há “promoções” nas vendas de flores.

Há alguns centro de flores que vendem materiais de decoração para casa e jardim.

Comprar as deliciosas geleias de flores na Rua Turística.

Lua de Mel com Flores

Holambra também é um destino romântico, afinal a paisagem com flores é inspiradora. Para uma viagem de Lua de Mel, o que não pode faltar é a visita aos campos de flores.

Uma opção bem bacana é o casal poder fazer um ensaio fotográfico no meio colorido das rosas, girassóis, flores do campo, etc. Uma dica é levar o vestido de noiva e fazer fotos em meio às flores.

O Deck do Amor em Holambra é um pedacinho romântico da cidade, ao lado do Lago Vitória Régia. Os casais podem colocar seus nomes em cadeados.

Além do visual diferente, Holambra tem uma excelente gastronomia e compras irresistíveis.

Saiba mais no post: Lua de Mel em Holambra.

Diferenciais de Holambra

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

A interessante arquitetura de Holambra, faz referências a da Holanda.

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

Dicas da Viagem de Holambra

Fique 2 noites em Holambra para aproveitar melhor a região.

Alguns floristas de Holambra prestam serviço para festas e casamentos nas cidades da região e em São Paulo. Uma dica que pode baratear um evento, com contato direto com os produtores.

Volte para casa com as energias renovadas. Essa é uma viagem para a alma, em Holambra a cidade das flores.

Para conhecer melhor a história, eu indico o Livro: Holambra a Arte de Cooperar, relato sobre a importância do coletivo para o progresso da comunidade.

Roupas para Viajar

Em lugares com tantas possibilidades de atividades, trilhas e passeios, eu recomendo utilizar uma das peças mais versáteis em viagem, a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica ter na mala roupas de banho com estilo, confira as peças: Biquini Vintage Poá Preto. 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel