23.jan.18

Parabéns São Paulo



São Paulo tem muitas atrações, seriam necessários mais que 365 dias para conhecer tudo. São verdadeiras experiências, numa cidade que se transforma a cada dia. Eu adoro viajar, mas gosto muito de voltar e principalmente morar em São Paulo. É muito bom fazer turismo na cidade e descobrir as novidades. Eu tenho sempre ótimas lembranças dos muitos centros culturais, dos museus, dos restaurantes sofisticados ou descolados, dos cafés charmosos, etc. Uma experiência inesquecível é ver a cidade do alto, a partir das coberturas, dos Rooftops como o imbatível Terraço Itália, ou o Skye e tantos outros. Conto um pouquinho do que visitei esse mês e como uma paulistana da “gema” presto minha homenagem a cidade: Parabéns São Paulo.

São Paulo completa 464 anos com muito desenvolvimento. Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil. De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização. A cidade recebeu emigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel.  Também se destaca nos serviços e comércio, há muita variedade de oferta. A Avenida Paulista hoje é um dos cartões postais e onde tudo acontece, São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante.

A cada dia surgem novas atrações na cidade. Uma das melhores maneiras de “curtir” a cidade de cima, há lugares incríveis no topo de prédio; é possível observar a famosa selva de pedras, o mar de prédios e constatar a grandiosidade de São Paulo

Terraço Itália é um deles, no topo do edifício Itália ou Circolo Italiano, uma das atrações mais tradicionais. Foi construído pela comunidade italiana, inaugurado em 1965 no centro, nas equinas da Av. Ipiranga com Av. São Luiz, tem 165 metros de altura. O Restaurante Terraço Itália e o Piano Bar estão no 41. andar do edifício, com uma privilegiada vista de 365 graus de São Paulo, que encantam paulistanos e turistas.

O Restaurante & Bar Skye está na cobertura do Hotel Unique na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, área nobre dos Jardins. Possui uma piscina avermelhada e um longe com vista espetacular do Parque do Ibirapuera e para o skyline da Av. Paulista.

É considerado um restaurante contemporâneo e sofisticado, com a grife do chef Emmanuel Bassoleil. Vale a pena um drink ao pôr do sol.

O Restaurante Esther Rooftop na Praça da República, além de charmoso tem uma bela vista do centro da cidade. O Chef e apresentador de TV, o francês Olivier Anquier transformou o apartamento, em que residia em um restaurante muito concorrido. No térreo do Edifício Esther, está a “padaria moderninha” – Mundo Pão do Olivier, que já é ponto de encontro de turistas e empresários, para uma parada estratégica para o cafézinho.

Museu do Futebol, está localizado numa área de 6.900m2 no avesso das arquibancadas, no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu. Tem exposição distribuída em 15 salas, é interativa e narra o futebol ligado a história do Brasil. No ingresso consta a frase “A história do Brasil por outro ângulo”. 

Eu achei muito interessante a exposição e eu curti a vista da arquibancada do Pacaembu de dentro do museu. No térreo tem um café com algumas refeições rápidas e aos sábados à tarde uma feirinha de artesanato e música. É um programa muito bacana no bonito bairro do Pacaembu.

Em São Paulo são muitos os centros culturais espalhados. O Instituto Tomie Ohtake, homenageia uma das mais criativas artistas contemporâneas, localiza-se em Pinheiros está num prédio de arquitetura de formas e volume marcantes, projeto de seu filho Ruy Ohtake, tem sido premiado uma bienal de arquitetura internacional. O complexo integra além do Instituo, dois prédios de escritório, centro de convenções e teatro. O Instituto está distribuído em 7.500 m2, com várias salas de exposição, sala para palestras e documentação. O piso térreo, com objetos de arte está integrado a um grande hall com restaurante, livraria e lojinha.

 Em São Paulo, tem inúmero mercados de abastecimento, alguns se tornaram atrações como Mercado de Pinheiros. Ele é relativamente pequeno, mas tem algumas novidades como as lojas do Projeto ATA, do Chefe Alex Atala, que divulgam e vendem produtos dos biomas do Brasil. Lá é possível encontrar produtos pouco conhecidos do Pampa, da Amazônia, da Caatinga, do Cerrado e da Mata Atlântica. Para almoçar uma das opções é o Mocotó Café do famoso chefe Rodrigo Oliveira.

O hotel Unique é uma das opções da cidade, tem uma arquitetura contemporânea e luxuosa.

Curta os restaurantes “descolados” de São Paulo, como o simpático Café Mocotó no Mercado de Pinheiros.

  1. Vera disse:

    Ah nosso px café quero na padaria do Olivier!

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel