18.maio.18

Cultura e Folclore na America do Sul



A cultura e o folclore da América do Sul são diversificados. A maioria dos países teve influencias diversas dos indígenas, dos colonizadores e dos escravos; dessa mistura resultou danças, música, festas, ricas e atraentes. Das minhas viagens pelo continente, tenho na lembrança festas e manifestações coloridas, alegres e inesquecíveis.

A história dos países da América do Sul é repleta de batalhas com o objetivo de posses territoriais. Assim como no Brasil, os nossos vizinhos do continente também tiveram miscigenação das raças, adaptações das regiões e costumes. A religião católica e os rituais indígenas e dos escravos, formaram as festas folclóricas muito interessantes. Uma das manifestações que mais atrai viajantes é o Inty Raymi no Peru, na cidade de Cusco no mês de junho, considerada é altíssima estação.

CHILE

No Chile as manifestações culturais e folclóricas são variadas de acordo com a região. A festa La Tirana, no norte do país, é uma manifestação de carácter religioso. É a maior festa religiosa do Norte e a segunda mais popular.

 

Cueca é uma dança típica de alguns países da América do Sul. No Chile é considerada a dança nacional. A bonita e colorida dança representa a conquista amorosa.

 

COLÔMBIA

Na Colômbia, a Feira das Flores na cidade de Medelin, conhecida como primavera eterna, devido ao clima temperado, é uma das manifestações atraentes. Acontece em início de agosto, um lindo desfile de “sileteros”, espécie de armação de madeira repleto de flores pelas ruas. Um espetáculo para os turistas.

Em Cartagena, a “marca registrada” da cidade são as Palenqueras, vendedoras de frutas, com seus vestidos coloridos e turbantes. O nome deve ser originado do “palenque” língua criola, falada por escravos que conseguiam a liberdade ou fugiam dos seus senhores.

EQUADOR

No Equador no terceiro sábado de junho acontece a Fiesta del Dançante ou Corpus Christ, que tem raízes na tradição indígena, espanhola e no catolicismo. De modo geral é um costume antigo dos indígenas para agradecer a colheita.

PERU

No Peru, exatamente no solstício de inverno, acontece a Inty Raymi, Festa do Sol, herança dos Incas em adoração ao astro rei e agradecimento pela colheita.

É a maior festa folclórica do país, em vários locais de Cusco há encenações.

 

Milhares de pessoas acomodadas em arquibancada assistem ao espetáculo em Cusco, na esplanada de Sacsayhuaman, um belo centro arqueológico dos Incas.

 

Para viajar nessa época das festas e manifestações folclóricas, a melhor dica é fazer reservas com antecedência.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel