05.jun.18

Jamaica Jamaica, em São Paulo



Uma ilha caribenha tão perto do Brasil, não na questão geográfica, mas na música, essa é a proposta da exposição: Jamaica Jamaica no Sesc 24 de maio em São Paulo.  Eu estive várias vezes no país do Reggae e desde a primeira vez senti essa ligação com o Brasil.

Os jamaicanos são alegres, gostam de dançar, assim como os brasileiros; a herança vem da escravatura dos negros africanos em ambos os países. Visitei a exposição  e fiquei com saudades da ilha do Reggae. É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a Jamaica e estimular a vontade de viajar.

A Ilha do Reggae é uma das mais animadas e belas do Caribe. Sua posição estratégica, mais próxima ao continente a protege de furações. Foi colonizada pelos britânicos e assim como o Brasil, recebeu inúmeros escravos, a maioria da Etiópia, como mostra a exposição – Jamaica Jamaica.

 

O país ficou conhecido pelo reggae de Bob Marley, seu cidadão mais ilustre. O povo hospitaleiro, muita energia musical e a beleza natural, atraem turistas do mundo inteiro.

 

A Exposição Jamaica Jamaica,  foi concebida pela Cité de la musique, Philharmonie de Paris e produzida e realizada pelo Sesc 24 de maio até 26 de agosto de 2018.

 

O acervo é resultado de garimpos de peças entre colecionadores dos Estados Unidos e Grã-Bretanha. As peças, gravuras e instrumentos parecerem ser da Bahia, tamanha é a identificação.

 

A mostra temática, sobre o universo sonoro e cultura da Jamaica, além do reggae, outros ritmos surgiram na ilha.

 

A exposição: Jamaica Jamaica, está bem montada, num ambiente clean do Sesc 24 de maio. Em várias peças da exposição, se observa os laços de amizade e intercâmbio cultural entre o Brasil.

 

A cidade de São Paulo é bacana porque proporciona muitas experiências para conhecer sobre a cultura de outros países.

Eu curti o antigo ditado jamaicano:  “Os problemas chegam a cavalo e vão embora a pé”, em dialeto jamaicano, guardanapo bordado, peça de colecionador.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel