15.jun.18

Guadalajara na Copa do Mundo de 2026



Lembranças da viagem

A cidade de Guadalajara tem forte ligação com o futebol e com o Brasil. Receberá a Copa do Mundo de 2026. O estádio Jalisco foi o principal palco do tricampeonato da seleção brasileira na Copa de 1970 e também recebeu jogos da Copa de 1986. Estive em Guadalajara recentemente e guardo ótimas lembranças das construções históricas e do estádio de futebol. Nesta semana, o México foi anunciado para ser, pela terceira vez, sede de uma Copa do Mundo, mas desta vez conjuntamente com Estados Unidos e México. Guadalajara será assim novamente uma das sedes de mais um mundial.

 

Um pouco de história

 

Guadalajara faz parte do estado de Jalisco a oeste do México. É um dos principais centros econômicos do país. Foi fundada em 05 de janeiro de 1532 por Cristóbal de Oñate. Durante o processo de Independência do México teve um papel importante, pois foi o local onde se decretou a abolição da escravatura. Depois da guerra de independência, e da proclamação do estado livre e soberano de Jalisco, Guadalajara tornou-se a capital do estado, até os dias atuais.

 

A cidade guarda detalhes da história, como a estrutura do Palacio de Gobierno de Guadalajara. A construção mostra em sua concepção, espaços acessíveis por pequenas salas em “cantos de esquina” , para se observar a movimentação externa ao prédio no nível da rua. Tais espaços podiam ser utilizados também para o posicionamento de canhões para a defesa contra ataques. Eu gostei do visual.

 

O que visitar

Plaza de la Liberación,  possui um letreiro gigante da cidade muito visado por turistas e visitantes locais para fotos, ideal para uma self.

 

A Fonte na Plaza de la Liberación, com vista ao funda da Catedral de Guadalajara,  fica entre as quatros praças centrais da cidade: Plaza Guadalajara, Plaza de Armas, Plaza de los Jaliscienses Ilustres e a Plaza de la Liberación. Os prédios ao lado da fonte na foto abrigam o Museu Regional e Palacio Legislativo. É um ponto de encontro de moradores e turistas.

 

O Teatro Degollado é imponente, teve início em 1855 quando o líder governamental José Santos Degollado colocou a pedra fundamental para sua construção. Hoje é sede da Orquestra Filarmônica de Jalisco e palco do Encontro Internacional de Mariachi.

 

O bonito Teatro Degollado, com pinturas no teto, conta com visitas guiadas em horários específicos.

 

A religiosidade do México se faz presente com igrejas bem ornamentadas. Vista interna da Catedral de Guadalajara, Basílica Asunción de María.

 

A Plaza de los Jaliscienses Ilustres, ao lado da Catedral, é um dos pontos turísticos de Guadalajara.

 

Destaque da Rotonda na praça acima, idealizada para homenagear celebridades e pessoas ilustres de Guadalajara e região (estado de Jalisco).

 

Painel no Palácio de Gobieno de Guadalajara, no centro da cidade,  representa a segunda guerra mundial e seus males, com diversos símbolos e personalidades da época. No México a arte em murais em prédios públicos é bem representativa.

 

Detalhes internos da construção do Palacio de Gobierno, que conta com painéis e várias salas utilizadas como museu da história e da arquitetura de Guadalajara e região.

 

O Estádio Jalisco, foi um dos palcos da Copa de 1970, conquistada pelo Brasil. Para os brasileiros essa é uma atração emblemática, sobre a história das conquistas da Copa do Mundo.

 

Para as fazendas de tequila há diversos tours no estilo passeio a vinícolas, mas voltados para a produção e degustação de tequila.

 

A região de Jalisco é forte produtora de tequila, a bebida típica do México.

 

A paisagem das fazendas de Tequila são bonitas e vale a pena a visita.

 

Onde ficar

Eu recomendo o Holiday Inn Expo Guadalajara, que dá para unir lazer e trabalho. Aos domingos oferece um brunch com música ao vivo.

 

Dicas de viagem

Se puder participe de uma festa mexicana.

 

Procure conhecer a música mexicana, sempre tão alegre.

 

Faça compras na região do centro da cidade, tanto lojas em galerias ao estilo de praças espanholas, quanto barracas de rua com venda de artesanato local. É possível encontrar itens como bonecas, roupas típicas, tecidos e outros utensílios.

 

 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel