29.jun.18

O Rio de Janeiro também é cultural



O Rio de Janeiro é uma cidade abençoada pelas belezas naturais, mas também oferece muitas opções na parte cultural. O centro do Rio de Janeiro pós Olimpíadas foi renovado e hoje é um grande atrativo. Tenho ótimas lembranças da chegada no Aeroporto Santos Dumont, de circular pelas ruas do centro e da bela vista da barca a caminho de Niterói e do MAC.

O Rio de Janeiro como sede da coroa portuguesa, tem muita história para contar. Um centro renovado, resgata um pouco do passado glorioso. Vários prédios foram reformados e retornou um pouco do charme do Rio antigo. O Boulevard Olímpico é um convite às caminhadas e não faltam opções culturais.

O roteiro cultural do Rio pode começar pela Praça Mauá no Museu do Amanhã. É uma obra arquitetônica arrojada e muito bem integrada ao Porto Maravilha. A mostra do acervo é um convite a reflexão: como nosso planeta começou, as transformações e o que será o amanhã? É um dos museus mais criativos do Brasil.

Na Praça Mauá conta também com o MAR – Museu de Arte do Rio, o edifício é muito característico, uma arquitetura moderna que chama a atenção dos viajantes. Possui um bom acervo de quadros com exposições frequentes. O restaurante da cobertura tem uma das melhores vistas do Porto Maravilha.

O Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, está num edifício estilo palácio. Foi inaugurado oficialmente 1937, no entanto seu acervo começou com chegada da Família Real Portuguesa em 1808, que trouxe um conjunto de obras de arte.

Ao longo da história foi se ampliando e hoje conta com 15.000 peças em uma área de 6 733,84 metros quadrados de exposição.

O Museu de Belas Artes retrata várias passagens da história do Brasil através da pintura.

O Real Gabinete Português de Leitura, é uma linda biblioteca aberta ao público em 1900. Foi fundada por portugueses em 1837 para promover e preservar a cultura. O prédio tanto externo como interno tem o estilo arquitetônico “neomanuelinho”. No acervo todos os livros são portugueses, inclusive com raridades. Visitar o Real Gabinete é como entrar num túnel do tempo; o local vem sendo utilizado como cenário para TV e cinema.

O MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói é ótimo passeio. A começar pela experiência de cruzar a baia de Guanabara de barca e observar a vista da cidade maravilhosa. 

O MAC é um cartão postal com o selo de arquiteto Oscar Niemeyer. É destinado a arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje. Alguns acreditam que a vista da cidade do Rio de Janeiro, a partir de Niterói é ainda mais bonita. Vale conferir.

Almoçar no MAR – Museu de Arte do Rio e ter uma vista privilegiada da Praça Mauá, do Museu do Amanhã e da baia.

Ir para Niterói de barca pública e curtir a vista linda da baia de Guanabara.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel