03.jul.18

Exposição Ex África no Centro Cultural BB



A cidade de São Paulo oferece muitas atrações, principalmente na área cultural. O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos pontos que vale a pena visitar no centro velho da cidade e se situa em um prédio histórico e “classudo” do Banco em um calçadão do centro velho, próximo da praça da Sé. Eu visitei a mostra e pude fazer interessantes observações a partir das obras. Gostei da proposta das últimas, que incentivam a reflexão. Eu recomendo.

O Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira criada no país – mas ainda como território português –, sendo inaugurado em 11 de dezembro de 1809 no centro do Rio de Janeiro. O Centro Cultural de São Paulo foi inaugurado em 21 de abril de 2001, com sede na Rua Álvares Penteado. O belo edifício, um exemplo da arquitetura do início do século passado, foi construído em 1901 e passou a ser propriedade do Banco do Brasil em 1923. A sede tem 4.182 metros quadrados, com salas de exposição, teatro, cinema, sala de vídeo e café.

A Exposição Ex Africa é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Banco do Brasil e vai até 16 de julho em São Paulo. Após 15 anos da realização da mostra Arte da África, foi retomada a temática com produção atual.

 

Estão espalhadas pelo Centro Cultural do BB 80 obras de 20 artistas, sendo desses 18 jovens, de diversos países africanos. O ponto mais importante é a reflexão sobre a herança africana no Brasil.O nome da Exposição se baseia numa frase de 2.000 anos atrás, quando o escritor do Império Romano, Caio Plínio Segundo, ao voltar de uma viagem pelo continente, escreveu em latim: Ex Africa semper aliquid novi” (da Africa sempre há novidades a reportar).

 

A série de fotos interessantes de penteados africanos que foram “clicados” nos anos 60 e continuam tão atuais.

 

A exposição de fotos com modelos africanos, bem-sucedidos e com elementos esportivos, fazem uma reflexão sobre a mobilidade social negra no campo do esporte.

 

Mostra de pinturas que lembram nossos navios negreiros, vistos sob ângulo inverso.

 

Os desenhos dos Lagos – Lagos Drawings, de Karo Akpokiere, é uma colorida mostra africana baseada na arte urbana.

 

Essa série que lembra brinquedo de criança, faz uma referência a migração africana pelo mundo, principalmente Brasil.

 

Conheça a programação, click no link:  Centro Cultural Banco do Brasil

 

Uma parada estratégica para um café, no térreo do edifício com varanda lateral para o calçadão do centro velho.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel