Deusa Rodrigues - Travel Agent

Os animais da América do Sul viagens e experiências

06.jul.18 - atualizado em 13.jun.23



Quando se viaja a observação da natureza faz parte da aventura. Assim como na África, os animais da América do Sul em viagens, proporcionam experiências de interação durante os passeios.

A diversidade de paisagem do nosso continente e a abundância da fauna encantam os viajantes. E eu pelas minhas viagens latino-americanas, tenho ótimas lembranças de ficar perto das lhamas do Peru, de observar os exemplares exóticos de Galápagos e tantas outras oportunidades.

Confira as viagens e dicas sobre os lugares para estar próximo dos incríveis animais da América do Sul.

Você vai gostar de ler também sobre:

Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo.
O que fazer em Quito – a cidade colonial mais preservada da América.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Sobre a América do Sul e os animais

A América do Sul tem características geográficas únicas: com a Cordilheira do Andes, a região da Patagônia, as Ilhas de Galápagos no Oceano Pacífico e nosso Brasil tão diverso.

Em função dessa grande variedade do território, a fauna é única e muito diferente. Os animais da América do Sul são um fator de atração para diversos destinos do continente.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Acompanhe os posts abaixo, você vai gostar de ler sobre:

Os animais de África e os safáris fotográficos.
Os animais da Oceania nas viagens pelo continente.

O animais do Chile – Do deserto à Patagônia

O Chile principalmente no Deserto do Atacama a interação com os animais faz parte das excursões. Avistar os flamingos nas lagunas ao pôr do sol é incrível. As lhamas são vistas circulando em todas as partes do deserto, durante vários passeios.

Booking.com

Saiba mais no post: Experiências no Deserto do Atacama.

Patagônia Chilena

No sul do Chile, na região da Patagônia é possível observar outros tipos de animais: Pinguim de Magalhães, Paloma Austral, Raposa Cinza, Guanacos que aliás estão por toda parte e Lobo marinho.

Em Punta Arenas outro passeio inesquecível é conhecer de perto os pinguins-reis em seu habitat natural. O Tour navega através do Estreito de Magalhães, numa balsa, para chegar a pitoresca aldeia de Porvenir, para conhecer o Parque Pinguim-Rei e observar esses animais fascinantes.

São cerca de 40 pinguins da espécie, que podem ser fotografados a pouca distância. Entre neste link para reservar: Excursão: Punta Arenas à Terra do Fogo e Parque Pinguim-Rei. 

Explore o potencial de Punta Arenas com a Navegação à Ilha Magdalena.



Booking.com

A extensão da costa chilena propicia o avistamento de baleias. O maior animal do planeta, pode ser encontrado de dezembro a maio, durante sua viagem até a Antártica. É possível ver a lendária baleia azul, a baleia Jubarte e a pequena Minke. Os pontos mais comuns para ver as baleias são em Arica com passeio de barco, na Ilha de Chiloé, em Punta Arenas e outros.

No Chile é comum a experiência da cavalgada. A atividade é uma tradição em lugares com grandes planícies amplas. Há passeios em  Torre del Paine, na região de Puerto Varas e Pucón, Cajon del Maipo, Deserto do Atacama, etc. Eu tive a experiência de fazer uma cavalgada em grupo na Patagônia, numa relaxante atividade num lindo cenário.

Saiba mais sobre o Chile em outros posts:

Chile paisagens espetaculares.
Santiago do Chile o que visitar.
Sky Costanera – mirante com 300 metros de altura.
Travessia dos Lagos Andinos.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Os animais de Galápagos – América do Sul

No Equador, especificamente nas Ilhas Galápagos, há uma fauna muito diferente, com animais pré-históricos. Em Galápagos os animais são o atrativo principal da viagem. Para ficar cara a cara com uma tartaruga gigante, basta ir a Estação Charles Darwin em Puerto Ayora. Para observar bem pertinho esses animais, é necessário fazer um cruzeiro pelas ilhas.

Eu fiz um mini cruzeiro de um dia e consegui ver a maioria dos animais, porém o mais recomendado é um com mais longo, em barcos maiores. Há vários tipos de cruzeiros de expedição, que circulam pelas ilhas.

O ideal é ficar hospedado 2 noites em Puerto Ayora para conhecer a Estação Charles Darwin e as lindas praias desertas. Eu indico o Finchy Bay Galápagos Hotel em Puerto Ayora, onde o ritual de ver a lua cheia é um espetáculo que deixa a cor do mar prateado.


Booking.com


Os animais de Galápagos mais procurados pelos turistas para fotos são: as Fragatas com seus papos vermelhos, os Piqueros de Patas Azuis e as tartarugas gigantes.

Confira também os posts:

Cultura e Folclore da América do Sul.

“Los Big 15” – Animais de Galápagos

Assim como na África há os Big 5, no Equador foi concebido por uma das empresas de cruzeiros de expedição, a lista chamada “Los Big 15” ou seja os 15 animais mais icônicos das ilhas:

Albatroz de Galápagos / Piquero de Patas Azul /Piquero de Nazca
Piquero de Patas Vermelhas/ Cormorão-das-galápagos
Flamingo Americano /Fragatas – Comum e Magnífica
Gavião de Galápagos /Iguana Terrestre /Iguana Marinha
Pinguim de Galápagos / Lobo Marinho de Galápagos
Lobo Peletero de Galápagos / Tortuga Gigante de Galápagos

O cientista e naturalista Charles Darwin concebeu a teoria da evolução, depois que conheceu Galápagos, durante sua viagem de 5 anos ao redor do mundo. Observar os animais das Ilhas foi determinante para obra prima: Origem das Espécies. O jovem cientista de 26 anos, em 1835 descobriu as evidências para os princípios da seleção natural. Hoje Galápagos é um Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela UNESCO.

Os animais do Peru – Diferencial da América do Sul

Na região da Cordilheira dos Andes no Peru, animais únicos bem adaptados as condições naturais, como a Lhama, Alpaca, Guanaco e a Vicunnha;  são primordiais para a vida da comunidade, principalmente quanto a utilização da lã para o vestuário. Esses animais podem ser observados durante os passeios na região do Vale Sagrado e Águas Calientes.

Na costa do Oceano Pacífico, próximo à Reserva Nacional de Paracas, as Ilhas Ballestas, abrigam uma variedade de aves e lobos do mar. As excursões de lancha a motor são uma das mais procuradas no Peru, onde os animais são os protagonistas da viagem.

Booking.com

Nas Ilhas Palomino é possível nadar com leões marinhos nas águas frias do Oceano Pacífico. O circuito começa no porto de Callao, cidade vizinha de Lima. A experiência de ficar lado a lado com os inofensivos mamíferos marinhos é incrível. Os barcos são acompanhados com aves marinhas para completar a experiência.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Confira o post: O que fazer no Peru – Machu Picchu uma viagem transformadora.

Animais da Patagônia Argentina

A Península Valdez é uma reserva única na Patagônia, com fauna e paisagens fascinantes. É possível encontrar entre golfos e falésias, animais como elefantes marinhos, lobos marinhos, baleia austral, etc.

A baleia-franca-austral chega a 18 metros de comprimento com 80 toneladas, elas visitam a Península Valdez de junho a dezembro. Esse é um santuário de vida animal do planeta.

No Ushuaia um dos tours mais procurados é para observação de pinguíns. O passeio de barco navega pelo Estreito de Beagle e passa por refúgios da vida selvagem. Visita-se a Ilha dos Pássaros e a colônia de pinguins na Ilha Martillo.

Você poder fazer um passeio no Ushuaia com Navegação Marítima à Ilha dos Lobos e Pinguinera.


Booking.com


A sugestão é conjugar a viagem com a bonita cidade de Buenos Aires.

Animais em Punta del Este  – Uruguai

No porto de Punta del Este é muito fácil observar os lobos marinhos, devido a abundância de peixes, além das gaivotas que colorem o céu.

Para quem deseja observar a vida animal, a dica é visitar a Ilha de Lobos que está a apenas 40 minutos de Punta del Este. Este lugar é uma das maiores reservas de lobos marinhos do mundo. Não se pode descer na Ilha, este passeio é apenas para observar a quantidade de animais e seus hábitos.


Booking.com


A cidade também é um santuário da vida marinha, com golfinhos e baleias. A melhor época para o avistamento de baleias é entre julho e novembro, elas podem ser observadas de vários pontos da península.

Saiba mais no post: Punta del Este belas praias, paisagens e cassinos.

O Porto de Punta del Este tem uma semelhança com o Fishermans Wharf, leia o post: São Francisco –EUA: uma das cidades mais bonitas da Califórnia.

Animais do Brasil – Diversidade

No Brasil há muito o que se observar de animais em viagens, o mais comum são os pássaros coloridos como araras e tucanos. Eles são encontrados em várias regiões de norte a sul do Brasil com muita diversidade.

Animais em Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu o Parque das Aves é uma referência de viagem para observação de pássaros. A interação dos turistas com as Araras azuis no Parque das Aves e a visita às Cataratas do Iguaçu. são momentos inesquecíveis.

O Parque das Aves é um Centro de Conversação Integrada da Mata Atlântica. É o segundo atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu. Além da observação, há a interessante interação com as aves.

Os turistas ficam no mesmo espaço das araras azuis, que voam de um lado ao outro sem se importar com os humanos.


Booking.com


Simplesmente incrível, tentei fazer vídeos da experiência, mas acabei me deixando levar pelo movimento das araras. As lembranças ficaram na memória.

Saiba mais sobre: Foz do Iguaçu, cataratas, natureza, animais e energia.

Foz do Iguaçu - PR

Botos Cor-de-Rosa na Amazônia

A interação com os famosos botos cor-de-rosa na Amazônia acontecem durante o passeio Encontro das Águas em Manaus. Depois do delicioso almoço se navega por 01h30 pelo Rio Negro, até chegar ao Boto Jacaré Ubal Turismo para interação.

A melhor opção é embarcar no Tour Experiência Amazônica.

O local é simples, um avarandado de palafita, mas com infraestrutura de banheiros, água, café e comprinhas. Os passageiros descem em uma plataforma de madeira, com coletes salva vidas, em grupos de 10 pessoas, que são divididos em 5 para interação com os botos cor-de-rosa. O guia oferece peixe aos botos e começa a interação com os lindos animais pelas águas.


Booking.com


Não é possível tocar nos botos, somente observar. É uma emoção e alegria estar próximos desses animais tão dóceis. Poder sentir de perto a respiração e aproximação dos botos é incrível. É um momento único no meio da bela paisagem do Rio Negro e experiência inesquecível de viagem.

Confira a experiência no post: O que fazer em Manaus – Amazônia.

O que fazer em Manaus na Amazônia: melhores passeios e experiências

Outro lugar onde se pode ter interação com golfinhos é no México – América do Norte. Veja o post: Cancún e atrações: praias, festas, passeios e mergulhos.

Parque Zoobotânico Museu Goeldi – Belém

O Parque Goeldi em Belém do Pará, tem exemplares da fauna e flora. Foi fundado em 15 de agosto de 1895 e recebe de 250.000 a 400.000 por ano. Numa área de 5,4 hectares conta com: Jacarandá, Vitória-régia, Pau Brasil e outras plantas.

Confira os animais da Amazônia no City Tour Ecológico de Belém.

Quanto a fauna é composta de mamíferos, répteis, aves e peixes. Eu adorei ver de perto: araras, gavião-rei, jacarés, jabutis, macacos e cotias soltas pelo parque, uma experiência incrível para quem gosta de animais.

Saiba mais no post: Melhores passeios de Belém, capital do Pará.

Animais do Centro Oeste

Outras regiões pelo Brasil os animais são as principais atrações como em Bonito e no Pantanal.

Há uma variedade imensa no Pantanal, no entanto como destaque estão: Arara-azul-grande, Tuiuiús, Garça-branca, Tucano, Veado-catingueiro, Jacaré-do-pantanal, etc.

Uma ótima oportunidade é passar o dia na Fazenda São Francisco em Miranda no Pantanal para um Safári Fotográfico.

Explore todo o potencial e observação de animais de Bonito.

Como chegar aos vários destinos da América do Sul

Os países da América do Sul tem voos diretos do Brasil, de algumas cidades. Consulte as rotas, companhias aéreas e preços.


Seguros Promo

Onde se hospedar na América do Sul

Há uma variedade de hotéis, resorts e refúgios incríveis pelo nosso continente.

Entre neste link para reservar os hotéis.

Dicas de viagem – animais da América do Sul

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para Viajar.

Levar roupas apropriadas e corta vento para as aventuras. Em alguns lugares as roupas térmicas são necessárias.  Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Utilizar sapatos confortáveis para caminhadas e para a água. A minha dica é adquirir os: Sapatos aquáticos de secagem rápida, que podem ser utilizados na água, piscina e para caminhar.

Aproveitar a energia positiva dos animais da América do Sul, para recarregar as “nossas baterias” e ficar em harmonia com a natureza.

Não ter receio, porque os tours com animais da América do Sul, são bem organizados.

Leia também sobre minha experiência em observação de animais nos safáris da África: Aventuras do Continente Africano.

Outros destinos com observação de animais

Há lugares incríveis com fauna rica e variada, que pode ser observada em viagens pelo mundo. Há passeios que incluem diversas experiências, cada uma mais incrível que a outra.

Se você gosta de animais assim como eu, confira alguns desses paraísos:

Montanha dos Gorilas em Ruanda.
Animais da Oceania nas viagens pelo continente.
Tanzânia e a Grande Migração de Animais.
Passeios em Punta Cana – nado com golfinhos.

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é um detalhe muito importante para sua segurança. No box abaixo consulte as seguradoras, as características e os preços para fazer a melhor escolha, conforme o seu perfil de viajante.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel