31.jul.18

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas na Liberdade



Nesse último final de semana aconteceu no bairro da Liberdade em São Paulo, o Tanabata Matsuri, Festival da Estrelas. Atualmente a festa é uma das mais populares no Japão e no Brasil além de São Paulo, outras cidades também comemoram. Eu como todo ano, escrevo os meus desejos e espero que as estrelas atendam. Gosto do evento colorido e também porque transmite muita energia positiva e fé para os visitantes. O bairro da Liberdade é um dos mais atrativos para o turista, é como fazer uma viagem ao Japão em São Paulo.

 

O Tanabata atualmente é um dos festivais mais populares no Japão. No Brasil além de São Paulo, outras cidades também comemoram. Originado de uma lenda japonesa quando o pai de uma princesa triste sem amor, apresenta a filha a um pastor. Eles se apaixonam imediatamente e passam a viver somente de amor e esquecem os afazeres e obrigações. O pai contrariado os separa, os obriga a viverem como estrelas em pontos opostos da Via Láctea. A princesa fica muito triste e o pai comovido, permite que o casal se reunia uma única vez no mês de julho e realize todos os milhares de desejos vindos da terra.

 

O Tanabata é caracterizado pelos lindos arranjos coloridos pendurados sobre as ruas como estrelas.

 

Ha vários galhos de bambus espalhados,  onde são amarados papéis coloridos, tipo etiquetas, com desejos. Posteriormente  são queimados e a fumaça vai para o céu, para que as estrelas atendam aos pedidos. As cores das etiquetas simbolizam: branco – paz, rosa – amor, verde – esperança, azul – tranquilidade e amarelo – dinheiro.

 

Há interessantes personagens como estátuas vivas.

 

A comunidade japonesa se faz presente com danças e apresentações. Ha também as barracas de comida japonesa, que fazem a festa dos visitantes.

 

O show de tambores japoneses, o Taikô, é um dos mais interessantes. A energia das batidas parece espantar as energias negativas.

 

Os personagens dos Mangás, os gibis japoneses também circulam no festival, como os da Escola de Mangá – Japan Sunset do talentoso Fabio Shin.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel