Deusa Rodrigues - Travel Agent

Azulejos de Brasília uma das atrações da arte de Athos Bulcão

26.set.18 - atualizado em 25.jan.24



Azulejos de Brasília, uma das atrações da arte de Athos Bulcão em Brasília, um artista que deixou seu legado no Brasil.

Trata-se de peças de arte na cor predominante azul e branco, que é a marca registrada do artista.

O Distrito Federal é como um museu a céu aberto das obras tanto da arquitetura arrojada do mestre.

Acompanhe as dicas que preparei.

Você vai gostar de ler também: Brasília e os pontos turísticos.

Atrações de Athos Bulcão em Brasília - a arte em azulejos

Quem foi Athos Bulcão?

Quando Brasília começou a ser planejada, Athos Bulcão recebeu um convite de Oscar Niemeyer para integrar a equipe de trabalho. Já na sua inauguração, a nova capital contava com várias de suas obras. Ele se estabeleceu no distrito federal e seus trabalhos são grandes atrativos locais.

O cidadão Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro e por influência da família, começou a cursar medicina, mas desistiu posteriormente para se dedicar à arte. Sua primeira exposição individual foi em 1944 no Instituto dos Arquitetos do Brasil. Mudou-se para Paris e, quando retornou, trouxe na bagagem diversas influências. Dedicou-se a vários tipos de trabalho ligados à arte no Rio de Janeiro.

Brasília tem várias atrações ligadas aos azulejos de Athos Bulcão e muito mais.

Para começar há diversos passeios e experiências para explorar Brasília.

Atrações de Athos Bulcão em Brasília - a arte em azulejos

 Azulejos de Brasília

A arquitetura de Brasília é um dos principais atrativos do Distrito Federal, principalmente o conjunto do Eixo Monumental que inclui a Sede do Poder Legislativo, o Congresso Nacional e na outra extremidade a Torre de T.V.

O projeto arquitetônico do mestre Oscar Niemeyer, tem como principal destaque, as duas cúpulas da Câmara dos Deputados e o Senado Federal, que mais parecem dois pratos em posições invertidas.

Internamente há obras de arte na composição da decoração, como os trabalhos de Athos Bulcão no Congresso Nacional.

Booking.com

Para conhecer mais sobre Oscar Niemeyer, na capital do Paraná há o museu sobre o arquiteto, acompanhe o post: Natal em Curitiba e os meninos cantores.

Painel com Azulejos de Brasília – Câmara dos Deputados

O painel de azulejos de Athos Bulcão, na parede posterior do Salão Verde da Câmara dos Deputados, é uma das obras mais famosas. É composto de formas geométricas, junto à um jardim interno, projetado por Roberto Burle Marx. Esse ambiente com frequência pode ser visto nas reportagens sobre política.

Na visita guiada à Câmara dos Deputados é possível observar de perto e fotografar.

Assim como Brasília, a capital federal dos Estados Unidos tem vários atrativos, acompanhe o post: Viagem à Washington D.C. a partir e Nova York.

Atrações de Athos Bulcão em Brasília - a arte em azulejos

Melhores Passeios de Brasília

A Capital Federal oferece várias experiências diferentes para a sua viagem.

O ideal é fazer um Tour Panorâmico de reconhecimento dos principais pontos.

O Planalto Central é um lugar perfeito também para fazer um Passeio de Bike.

O Tour Privado pelos Mirantes é a oportunidade de conhecer Brasília do alto e depois terminar no Rooftop Bar 16 do B Hotel para ver o pôr do sol.

Para quem gosta de curtir a noite, a dica é fazer o Tour pelos Bares Modernos da Capital Federal.

Que tal um passeio com violinista na Concha Acústica? Além de curtir o pôr do sol com piquenique no Tour Brasília com Música e Aperitivos.

Outro boa opção é fazer o Tour do Café, que visita três cafeterias.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Catedral – Painéis com Azulejos de Brasília

A Catedral de Brasília é uma joia da arquitetura e deve ser visitada tanto de noite, para ver as luzes, como de dia, para observar internamente os efeitos dos raios solares pelos vitrais.

Considerada um dos principais pontos turísticos, mas visitados do distrito federal. A obras de Athos Bulcão estão em bonitos painéis, que contam a história de Jesus.

O belo vitral do teto foi uma obra da ousadia e maestria da artista franco-brasileira Marianne Peretti, única mulher da equipe de Oscar Niemeyer.

A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, lembra a Catedral de Brasília, pelas linhas modernas e vitrais coloridos internos.

Atrações de Athos Bulcão em Brasília - a arte em azulejos

Relações Exteriores – Athos Bulcão

O Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores conhecido como Palácio dos Arcos, é uma obra prima do arquiteto e tem o melhor acervo de obras artísticas do Distrito Federal.

O destaque é o bonito painel colorido de Athos Bulcão, em formato treliça de madeira e ferro. O ambiente é utilizado para recepções internacionais, que também poderá ser conhecido durante as visitas guiadas do Ministério das Relações Exteriores.

Conheça também cidades do interior de Goiás, próximo à Brasília,  saiba mais em: Abadiânia e Pirenópolis.

Atrações de Athos Bulcão em Brasília - a arte em azulejos

Que tal um passeio de barco pelo Lago Paranoá?

Hospedagem

Para fazer uma imersão completa nas obras do artista, durante a viagem à Brasília, a hospedagem pode ser em dois hotéis que contam com painéis de Athos Bulcão, o Brasília Palace Hotel e o Manhattan Plaza Hotel.

Hotéis com Azulejos de Brasília

O Brasília Palace Hotel é uma construção histórica de 1958, o primeiro de Brasília, um detalhe interessante é que o projeto de arquitetura foi assinado pelo próprio Oscar Niemeyer. Um dos painéis de Athos Bulcão é grande e ocupa uma das paredes. Há também uma obra com azulejos azuis nos jardins do hotel, vale a pena conhecer.

O Manhattan Plaza Hotel tem um painel em mármore e granito em relevo de Athos Bulcão. É uma construção mais recente de 1991, assinada pelos arquitetos Regina Fittipaldi e Sérgio Fittipaldi.

Outras opções de hospedagem

O Naoum Lifestyle é um ótimo hotel, que eu recomendo, fiquei na minha última viagem e tem uma localização muito boa. O edifício não tem azulejos de Brasília, no entanto tem a arquitetura singular da década de 60.

Em Brasília há muitas opções de hotéis para todos os gostos e orçamentos. Entre neste link para reservar o hotel em Brasília.

Torre de T.V. – Painel de Azulejos de Brasília

A Torre de T.V. de Brasília é o ponto que se deve começar o roteiro pelo Distrito Federal, do seu mirante, a vista é panorâmica para conhecer o Plano Piloto.

Uma das mais bonitas obras do artista, está no prédio da Torre de T.V. O painel grande cobre uma parede, que dá para a ampla vidraça com vista impactante para o Eixo Monumental. Apesar do valor artístico do painel, que está localizado no primeiro andar Torre de T.V. o local é vazio e sem muitos cuidados.

Na cidade de São Paulo, também há passeios a mirantes para melhor a cidade. Acompanhe nos posts:

Pôr do Sol no Farol Santander.
O que fazer na avenida Paulista.

Palácio do Planalto – Azulejos de Brasília

O Palácio do Planalto é outro ponto turístico da capital. Há um bonito painel dos azulejos de Brasília, nas cores verde e azul, o estilo mais comum do artista Athos Bulcão.

Aos domingo é possível fazer o tour guiado pelo Palácio do Planalto e visitar o gabinete do presidente, uma vez que não há expediente. O tour é muito interessante pois a guia conta detalhes e curiosidades sobre os presidentes e o palácio.

Além dos painéis com azulejos, há aspectos arquitetônicos diferenciados, com as linhas harmoniosas do mestre Oscar Niemeyer. O jardim com plantação de lavandas dá um toque e cor especial ao lugar.

Outras Obras – Athos Bulcão em Brasília

Numa viagem à Brasília nos deparamos com muitas obras de Athos Bulcão, que algumas vezes passam despercebidas

Painel no Aeroporto

No Aeroporto Internacional de Brasília conta também com bonitos painéis de azulejos, em tons variados nas salas de embarque.

Memorial JK

O Memorial JK é um dos passeios interessantes para conhecer melhor a cidade e o seu fundador. O monumento do JK de longe, lembra a foice e o martelo, numa referência ao comunismo, outra herança da ousadia de Oscar Niemeyer.

No Memorial Juscelino Kubitschek tem um visual impactante, com a câmara mortuária feita em granito, rodeada por dois painéis circulares, obras de Athos Bulcão.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Nossa Senhora de Fátima

Na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, há um painel de azulejos, em uma das paredes laterais externas. A cor predominante é o azul forte, que contrasta com as formas modernas da arquitetura.

Parque da Cidade

No meio do Parque da Cidade há uma Parada de Descanso, que tem ao fundo um bonito painel com os azulejos de Brasília.

Há também outros trabalhos, com azulejos, obras de Athos Bulção espalhados em prédios comerciais, residências particulares, etc.

Obras com Azulejos em Outras cidades

O artista produziu muito e seus projetos também estão em outros lugares, como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, além de outros países.

No Rio de Janeiro, Athos Bulcão está presente com um painel em tons pastéis, com predominância do azul, no Sambódromo.

Leia também sobre: Rio de Janeiro melhores passeios.

Versatilidade de Athos Bulcão – Azulejos de Brasília

O artista trabalhou não só a arte em azulejos, bem como outros materiais como madeira, mármore, etc. No material produzido há referências ao seu interesse por medicina e pelo Carnaval, uma das suas paixões.

Outra faceta da versatilidade de Athos Bulcão, que também criou desenhos para a liturgia; em conjunto com um estilista, foram confeccionados vestuários para os clérigos da Catedral Metropolitana de Brasília.

Em alguns painéis há um jogo de palavras que se contrastam, para atiçar a imaginação das pessoas.

Na viagem à Brasília se tiver tempo dê uma esticada até: Pirenópolis a cidade histórica de Goiás.

100 anos de Athos Bulcão – Azulejos de Brasília

Em 2018 se o artista estivesse vivo, completaria 100 anos. Para comemorar houve a Exposição 100 anos de Athos Bulcão no CCBB de São Paulo.

Estive presente e foi uma oportunidade de conhecer o trabalho desse artista único. A mostra foi interessante, também do ponto de vista estético, pelo efeito dos contrastes entre os painéis de azulejos modernos, com estilo tradicional do edifício histórico CCBB de São Paulo.

No entanto o melhor foi conhecer de perto o legado de Athos Bulcão, em uma viagem para Brasília.

Saiba mais no post: Centro Cultural BB São Paulo – Egito Antigo.

Como Começou a Arte dos Azulejos

A arte de azulejos vem desde a antiguidade e o nome é derivado da palavra árabe Al-zulaij, que quer dizer pedra polida.

Babilônia

Os povos antigos começaram a decorar casas e templos com tijolos esmaltados na cor azul. A magnífíca Porta de Ishtar da Babilônia, que se encontra no Museu de Pergamón em Berlim, foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, tem na sua decoração os tijolos esmaltados.

Península Ibérica

Os impérios muçulmanos aprimoraram a arte dos azulejos e foram muito utilizados na arquitetura islâmica. Os azulejos chegaram à Península Ibérica no domínio dos mouros, com isso a Espanha e depois Portugal se especializaram.

Brasil

No Brasil os azulejos chegaram pelas mãos dos portugueses e holandeses, o revestimento impermeável, de fachadas constituíram um fator de praticidade na arquitetura colonial. Há belos exemplos no Norte e Nordeste do Brasil.

Athos Bulcão deu modernidade à arte de azulejos de Brasília, com suas formas geométricas simples e diferenciadas, que combinou bem com a nova capital.

Um destino que soube aproveitar a influência europeia e é uma referência no assunto, está no interior do México. Saiba mais no post: Viagem à Puebla a essência do México.

Cerâmica Talavera México

No Brasil outro exemplo de arquitetura com azulejos é em São Luís do Maranhão.

Como Chegar em Brasília

Há uma boa oferta de voos para Brasília das várias cidades brasileiras. Confira as promoções para compra das passagens aéreas e Seguro Viagem.

Reserve os Transfers chegada e saída de Brasília.

vai-de-promo

Como se Locomover em Brasília

Com um mapa na mão e depois de entender a lógica do Plano Piloto, do formato de avião, ter uma noção da Asa Norte e Asa Sul, Setor Hoteleiro, Eixo Monumental, etc., é possível alugar um carro para circular.

Entre neste link para alugar carro em Brasília.

Extensão de Viagem

Uma das dicas é, se tiver disponibilidade de tempo, conjugue a viagem.

A região oferece várias experiências com cidades e vilarejos para conhecer o estado de Goiás, o coração do Brasil.

Pirenópolis

Você poderá esticar a viagem para Pirenópolis.  e também conhecer a cidade vizinha Abadiânia.

Reserve a Excursão Pirenópolis e Salto do Corumbá.

Piri como é chamada carinhosamente a cidade de Pirenópolis é uma graça. Uma pequena cidade história, cercada de serras que nos primórdios fizeram os colonizadores lembrar dos Pireneus.

O bonito conjunto arquitetônico colonial cercado pelas serras, formam uma paisagem irresistível. A cidade é cercada por diversas cachoeiras e vegetação preservada do Cerrado Brasileiro. Nos finais de semana a cidade recebe muitos visitantes e há opções de restaurantes e música e serenata ao vivo.



Booking.com

Chapada dos Veadeiros

A outra possibilidade é ir para a região do Cerrado Brasileiro. A sugestão é embarcar em uma Excursão para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Um destino com paisagens incríveis, cachoeiras, cânions imponentes, fauna e flora exuberante.

O roteiro inclui trilhas, caminhadas, banhos de cachoeira e muita experiência no meio da natureza. Um lugar mágico para esquecer dos problemas.

Dicas para Viajar

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira também o post: Dicas para Viajar.

Livros que Inspiram Viagens

Uma das maneiras melhores maneiras de conhecer um destino é saber sobre sua história, a dica é ler o livro: De Nova Lisboa a Brasília – a invenção de uma capital (séculos XIX-XX), parceria com a Amazon.

Outro livro que indico é Brasília, que com registros fotográficos da história incrível da construção da nova capital. O livro Expresso Brasília: história contada por Candangos, mostra uma outra realidade.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Para trilhas e caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel