Deusa Rodrigues - Travel Agent

Abadiânia e Pirenópolis em Goiás, redutos de espiritualidade

08.out.18 - atualizado em 17.fev.24



Abadiânia e Pirenópolis em Goiás, redutos de espiritualidade.

Abadiânia ficou famosa por receber visitantes em busca da cura física e espiritual na Casa de Dom Inácio de Loyola.

Pirenópolis é uma bela cidade histórica entre montanhas, que recebe muitos visitantes pela beleza e eventos culturais.

Abadiânia e Pirenópolis estão uma do lado da outra, uma combinação perfeita de viagem para o coração do Cerrado Brasileiro. Muita energia positiva dos cristais. Uma verdadeira viagem para a alma, que é um dos pilares deste Blog.

Depois de inúmera visitas para a região que gosto muito, preparei as dicas para sua viagem.

Você vai gostar de ler também sobre: Viagens pelo Brasil.

Abadiânia e Pirenópolis em Goiás, reduto de espiritualidade

Abadiânia e Pirenópolis – Cidades Vizinhas

Abadiânia está próximo de Pirenópolis, cerca de 30 quilômetros, que é uma cidade colonial entre montanhas, tombada pelo patrimônio histórico. A região está repleta de pedras e cristais, que tem uma energia positiva intensa.

Os principais pontos próximos às duas cidades são Goiânia e Brasília. O estado de Goiás tem várias atrações turísticas para conhecer.

As duas cidades são redutos de espiritualidade e da natureza. Confira no final deste post sobre o conceito deste Blog sobre as viagens para a alma.

Confira também o post: O que fazer no Peru.

Sobre Abadiânia – Centro Ecumênico

A cidade de Abadiânia está a cerca de 01h30 de Goiânia ou Brasília. Ficou conhecida internacionalmente por sediar a Casa de Dom Inácio de Loyola. O centro de ecumênico de cura se estabeleceu nos anos 70. Inicialmente como uma humilde construção numa área de pasto, cedida pela prefeitura, época que não havia eletricidade.

Ao longo dos anos o local foi sendo ampliado, bem estruturado para receber centenas de pessoas por dia em busca pela cura, quer seja física ou mental.

O responsável por isso foi o médium João de Deus, que se tornou famoso internacionalmente, depois de ser entrevistado por Oprah Winfrey, além de muitos outros veículos da imprensa. O médium teve uma agenda internacional, visitou outros países, sempre fazendo o trabalho espiritual.

Booking.com

Durante anos a cidade de Abadiânia recebeu milhares de visitantes por mês, sendo considerado um dos principais pontos turísticos de Goiás no passado.

Atualmente o médium João de Deus, encontra-se em prisão domiciliar, por processos  de abusos sexuais em andamento. A casa continua com seus trabalhos, mas devido à pandemia e os protocolos de distanciamento, os trabalhos não estão sendo realizados. Sempre foi um reduto de cura e espiritualidade.

Confira também outro reduto de espiritualidade, que é a cidade de Fátima, no post: Portugal e os pontos turísticos.

Abadiânia – Casa de Don Inácio de Loyola

Em Abadiânia, os visitantes devem seguir as instruções de usar roupas brancas e chegar pontualmente nas duas seções diária, que acontecem as 8h00 e 14h00 de quarta-feira e sexta-feira.  O lugar é ecumênico, mas tem uma profunda tendência católica, herança do mentor espiritual da casa Don Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, em 1534.

Aqueles que se sentirem confortáveis podem ser voluntários na sala especial da corrente de meditação e oração. Devido à pandemia a Casa de Don Inácio de Loyola esteve fechada e atualmente está reaberta ao público, com os devidos protocolos de segurança, conforme informações nas redes sociais.

Você vai gostar de ler também sobre: Aparecida Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil.

Abadiânia – Harmonização com Cristais

A Casa de Dom Inácio oferece tratamento na “cama de cristal” com cromoterapia para alinhamento dos chakras, ou seja os pontos energéticos do corpo humano.

Na rua principal há boutiques simples, lojas de cristais, produtos de artesanato e bem estar, além de pequenos Spas com tratamento para corpo.

Comprinhas – Cristais e Artesanato

Na rua principal há várias boutiques simples, lojas de cristais e produtos de artesanato, além de pequenos Spas com tratamento para corpo.

No artesanato, destaque para as peças do Povoado Olhos D´Agua, que tem fama mundial.

Visitar o Outlet Premium Brasília, localizado na estrada, o único de grande porte no Centro Oeste.

Abadiânia reduto de espiritualidade

Lago Corumbá IV – Atração na Região

O Lago Corumbá IV  que foi formado artificialmente pela usina elétrica, é um polo turístico e Abadiânia é conhecida como portal para o empreendimento. Há condomínios a beira do lago como o Porto do Lago, com toda infraestrutura de lazer. Várias pessoas do estado tem casas de veraneio na região.

Para promover práticas saudáveis a cidade de Abadiânia recebeu o 1º Passeio Ciclístico Escarpas Eco Parque no Corumbá IV em 19 de dezembro.

Pirenópolis – Serra dos Pireneus

Pirenópolis está há 30 quilômetros de Abadiânia, é uma cidade história de 30.000 habitantes, cercada pela Serra dos Pireneus, sendo daí a origem do nome.

Foi fundada em 1727, sua história começa com a exploração do ouro, com garimpeiros comandados pelo bandeirante Anhanguera.

As ruas estreitas foram pavimentadas com pequenas pedras, um trabalho árduo dos africanos. A cidade une cultura, lazer, num cenário colonial que atrai muitos visitantes.

Booking.com

Você sabia que há um Museu do Barroco no México? Veja o post: Viagem à Puebla.

Abadiânia reduto de espiritualidade

Pirenópolis – O Que Visitar

Para conhecer Pirenópolis, deve-se começar pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. A construção secular, passou por um incêndio em 2002 e foi reconstruída; num dos altares laterais da santa, optaram por deixa-lo em barro, ao natural conforme a construção inicial,  oque dá uma aspecto rústico, bonito e original, em contraste com o altar principal em madeira.

Há outras cidades no Brasil, com características semelhantes da arquitetura colonial, confira nos posts:

Viagem para Olinda – uma joia colonial de Pernambuco.
Ouro Preto – viagem no tempo pela arquitetura barroca.

Abadiânia reduto de espiritualidade

Charme das Ladeiras de Pirenópolis

A partir da Igreja Matriz, é hora de circular pelas ladeiras e observar os casarões bem cuidados, alguns transformados em boutiques, atelier de joias, restaurantes e pousadas.

Abadiânia reduto de espiritualidade

A caminhada por Pirenópolis rende belas fotos do casario colonial. Vale a pena conhecer a história da cidade e das suas construções. Sempre há um segredo a ser descoberto!

Abadiânia reduto de espiritualidade

Na ladeira principal que desce da Igreja Matriz, há vários restaurantes e bares com mesas calçada durante os finais de semana, alguns com música ao vivo.

As ladeiras de Pirenópolis tem o mesmo charme de uma cidade histórica da América do Sul, acompanhe no post: O que fazer em Quito no Equador.

Abadiânia e Pirenópolis se completam entre si.

Pirenópolis – Muitas Cachoeiras

A cidade conta com muitas cachoeiras no entorno e é possível fazer vários passeios na região. São lugares de tranquilidade, reduto de espiritualidade. A natureza foi generosa com Pirenópolis, nos arredores há mais de 100 cachoeiras para escolher.

Entre as melhores cachoeiras estão: Abade, Bonsucesso, do Rosário, do Lázaro e Santa Maria, do Paraíso, do Coqueiro e da Garganta, Meia Lua, etc.

As regiões com pedras e cachoeiras tem muita energia positiva, que é um grande benefício para o corpo e para a alma. Confirma mais abaixo o conceito de “viagens para a alma”.

Para quem gosta de cachoeiras, a região de Presidente Figueiredo na Amazônia, também é privilegiada, confira no post: O que fazer em Manaus.

Eventos em Pirenópolis – Cavalhada

A cidade é conhecida pela Cavalhada, uma festa trazida pelos portugueses na colonização, que tem as mascaras de boi, como personagens principais. Aliás os bois e seus chifres, coloridos em papel marche,  estão espalhados pela cidade.

Cavalhadas são uma representação teatral das antigas lutas entre mouros e cristãos, que aconteceram no século VI. O evento é realizado no Cavalhódromo de Pirenópolis.

Os diversos cavaleiros se apresentam montados com máscaras coloridas, em cavalos devidamente ornamentados. É um espetáculo do folclore brasileiro. Estátuas de coloridos mascarados estão pelas praças para compor o cenário.

O Brasil bem como os países do nosso continentes, tem incríveis manifestações culturais como a Cavalhada, confira no post: Cultura e folclore da América do Sul.

Museus de Pirenópolis

Os museus de Pirenópolis mostram um pouco da cultura local, no entanto devido à pandemia alguns estão fechados, como o Museu das Cavalhadas.

O Museu do Divino, uma das festas folclóricas mais relevantes do Brasil, reabriu para visitação.

Hospedagem em Abadiânia

Em Abadiânia as pousadas são muito simples, um dos hotéis que já me hospedei e recomendo é o San Raphael.

Hospedagem em Pirenópolis

A sugestão é se hospedar em Pirenópolis. A cidade tem inúmeras opções de hotéis e pousadas. Entre neste link para reservar hotéis ou pousadas em Pirenópolis.

A Pousada Cavaleiro dos Pirineus é uma das melhores opções de hospedagem que se localiza distante 3 quilômetros do centro de Pirenópolis na Zona Rural. Conta com charmosos bangalôs distribuídos em uma grande área de jardim, cada decoração é única e exclusiva.

A Pousada Rancho do Ralf fica a poucos minutos do centro histórico de Pirenópolis, tem preço razoável e é uma grata surpresa, principalmente quanto ao belo jardim e piscina, bem como o café da manhã.

A Pousada dos Pirineus está situada na parte alta de Pirenópolis, distante apenas 300 metros do centro histórico. A hospedagem é ideal para que viaja com crianças, pois tem estilo Resort, com parque aquático e bela vista da cidade.

O Águas Vivas Hotel Fazenda tem decoração simples, comida da roça, animais e entretenimento. Se localiza na Zona Rural e é uma opção também para quem viaja com crianças.

A Pousada Olinda Pirenópolis é simples, no entanto acolhedora com atenção especial dos proprietários, próxima da Rua do Lazer.

Hospedagem em Containers – Pirenópolis

Uma opção diferente de hospedagem em Pirenópolis, é ficar em containers, uma tendência mundial.

O Moriá Village, projeto anexo ao complexo Shambala Piri, em meio às serras de Pirenópolis, é o primeiro condomínio com construções modulares para temporada na região e com características de sustentabilidade.

O local conta com 20 mil metros quadrados de vegetação, fauna e flora natural. Instalada em uma área de 20 mil metros quadrados, a menos de sete minutos de carro do centro histórico, a estância tem um projeto inovador que, no total, terá 12 cabanas de hospedagens em containers.

Atualmente houve o lançamento de 4 unidades que receberam nomes específicos: Green Roof Lodge, Summer Glass Home, Sunset Rooftop House e a Pop-up Tiny House.

Reserve com antecedência o Moriá Village e Condomínio Shambala Piri.

Como Chegar à Abadiânia e Pirenópolis

Para chegar às duas cidades de Abadiânia e Pirenópolis é possível desembarcar em Brasília ou Goiânia, para em seguida utilizar transfer, carro alugado, taxi ou ônibus regular  até as cidades.


Seguros Promo

Para conhecer é possível se hospedar em Brasília e fazer uma Excursão para Pirenópolis e Lago Corumbá.

As vantagens em estar com um carro alugado é poder percorrer as várias atrações, principalmente as cacheiras, entre as duas cidades de Pirenópolis e Abadiânia e ainda visitar Brasília ou Goiânia.

Entre neste link para reservar um carro na região.

Onde Comer

Abadiânia

O melhor restaurante é o Frutti´s em Abadiânia, no cardápio há deliciosos pratos, destaque para saladas, sucos e lanche. Se localiza na avenida Frontal, próximo da Casa de Dom Inácio.

Pirenópolis

Há várias opções para tomar um café colonial em Pirenópolis, que não fica devendo nada para os do Sul do Brasil. Dentre os mais bacanas, os destaques são para:

Fazenda Babilônia, está localizada num ambiente rural, uma propriedade do Século XVIII, oferece um café colonial farto estilo sertanejo do interior de Goiás. Conta com 40 itens deliciosos para a experiência gastronômica do Centro Oeste.

Outras opções de café colonial em Pirenópolis: Santuário VagaFogo, Pitoresco, Café Pand´oro, Pão de Ló Confeitaria e Café, Quintal Café com Prosa, etc.

A Lanchonete Dona Sebastiana Pão de Queijo, está num casarão do centro e é muito tradicional, tem um ar de “casa da avó” do interior.

O restaurante Tempero do Rosário no centro histórico de Pirenópolis, tem uma ótima variedade de comida goiana no sistema a quilo. A dica é provar as delicias: arroz de pequi e empadão goiano.

Quando o assunto é café colonial, não tem como não lembrar do Sul, acompanhe as dicas de: Gramado na Serra Gaúcha.

Conjugar a Viagem com Brasília

Nessa viagem também se pode conjugar com Brasília. Uma experiência interessante em uma das cidades criativas, categoria Design da Unesco. Explore Brasília e todo seu potencial turístico.



Booking.com

Veja no link minha experiência: Brasília e os pontos turísticos do centro do poder.

Conjugar a Viagem com Goiânia

A viagem também poderá ser conjugada com Goiânia, para conhecer um pouco mais a região do Centro Oeste do Brasil.



Booking.com

Dicas de Viagem

Abadiânia

Fazer cromoterapia na Casa de Dom Inácio de Loyola, conhecida como “Cama de Cristal”.

Meditar de frente ao pôr do sol e da paisagem do serrado.

Pirenópolis

Em Pirenópolis, provar o empadão goiano e outras delícias da região.

Fazer comprinhas em ambas as cidades, com opções de artesanato, pedras, joias e semijoias, etc.

Assistir a missa das 18h00 aos domingos na Igreja Matriz de Pirenópolis, é um evento bonito, com a participação da sociedade local.

Viagens para a Alma – Templos e Natureza

Dentro do meu conceito e deste Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado, devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como Pirenópolis e Abadiânia.

Confira também o post: 10 Destinos com energia positiva.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viajar é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir com a empresa Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues: Calça-Bermuda Trail Eco50+

O clima mesmo no verão pode mudar, por isso uma das apostas para roupa, é levar  uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

A dica é que há cachoeiras na região. Não esqueça de levar peças com estilo, confira as ofertas: Biquini Vintage Poá Preto e Branco   Biquini Vintage Poá Rosa.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel