08.out.18

Abadiânia e Pirenópolis, espiritualidade e patrimônio



A pequena e bucólica Abadiânia, em Goiás no Serrado Brasileiro, é um reduto de espiritualidade. Ficou famosa por receber visitantes em busca da cura física e espiritual na Casa de Dom Inácio de Loyola. O médium João de Deus atende semanalmente a milhares de pessoas, de várias cidades do mundo e do Brasil.

Pôr sol em Abadiânia

Ao lado de Abadiânia está Pirenópolis, uma cidade colonial entre montanhas, tombada pelo patrimônio histórico. A região está repleta de pedras e cristais, que tem uma energia positiva intensa.  Tenho visitado as duas cidades com frequência, sempre acompanhando grupos de passageiros.  Acabei de retornar de mais uma viagem, fiquei nas duas cidades e vi que formam uma combinação perfeita. Uma verdadeira viagem para a alma.

Pirenópolis

A cidade de Abadiânia está a cerca de 01h30 Goiânia ou Brasília, é conhecida internacionalmente por sediar a Casa de Dom Inácio de Loyola, presidida por João Teixeira de Faria – João de Deus. O centro de cura se estabeleceu nos anos 70, como uma humilde construção numa área de pasto, cedida pela prefeitura, época que não havia eletricidade. Hoje o local está ampliado, muito bem organizado e atende bem os visitantes.

 

Pirenópolis, está há 30 km de Abadiânia, uma cidade história de 30.000 habitantes, cercada pela Serra dos Pireneus, sendo daí a origem do nome. Foi fundada em 1727, sua história começa com a exploração do ouro, com garimpeiros comandados pelo bandeirante Anhanguera. As ruas estreitas foram pavimentadas com pequenas pedras, um trabalho árduo dos escravos. A cidade une cultura, lazer, num cenário colonial que atrai muitos visitantes.

 

 

Em Abadiânia, os visitantes devem seguir as instruções de usar roupas brancas e chegar pontualmente nas duas seções diárias as 8h00 e 14h00 de quarta-feira e sexta-feira.  O lugar é ecumênico, mas tem uma profunda tendência católica, herança do mentor espiritual da casa Don Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, em 1534.

 

Aqueles que se sentirem confortáveis podem ser voluntários na sala especial da corrente de meditação e oração. Todos exceção entram em fila e passam na presença do médium João de Deus. Nesse momento são realizadas cirurgias espirituais, sem cortes somente. Quando o médium se encontra ausente, o que é não é comum, os trabalhos acontecem normalmente, porém sem as cirurgias.

 

A Casa de Dom Inácio oferece tratamento na “cama de cristal” com cromoterapia para alinhamento dos chakras. Na rua principal há várias boutiques simples, lojas de cristais, produtos de artesanato e bem estar, além de pequenos SPAs com tratamento para corpo.

 

A viagem ideal é combinar Abadiânia com Pirenópolis. Uma joia da arquitetura colonial no centro do Brasil, cercada por cachoeiras e um com muito alto astral.

cachoeiras

 

Para conhecer Pirenópolis, deve-se começar pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. A construção secular, passou por um incêndio em 2002 e foi reconstruída; num dos altares laterais da santa, optaram por deixa-lo em barro, ao natural conforme a construção inicial,  oque dá uma aspecto rústico,  bonito e original, em contraste com o altar principal em madeira.

 

A partir da Igreja Matriz, é hora de circular pelas ladeiras e observar os casarões bem cuidados, alguns transformados em boutiques, atelier de jóias, restaurantes e pousadas. 

 

A caminhada por Pirenópolis rende belas fotos do casario colonial. Vale a pena conhecer a história da cidade e das suas construções. Sempre há um segredo a ser descoberto!

 

Na ladeira principal que desce da Igreja Matriz, há vários restaurantes e bares com mesas calçada durante os finais de semana, alguns com música ao vivo.

 

A cidade é conhecida pela Cavalhada, uma festa trazida pelos portugueses na colonização, que tem as mascaras de boi, como personagens principais. Aliás os bois e seus chifres, coloridos em papel marche,  estão espalhados pela cidade.

Fazer cromoterapia na Casa de Dom Inácio de Loyola, conhecida como “Cama de Cristal”.

Meditar de frente ao pôr do sol e de frente a paisagem do serrado.

Em Pirenópolis, provar o empadão goiano e fazer comprinhas.

 

 

Já providenciou o seguro saúde ?

Esse é um dos detalhes importantes para uma viagem com segurança. Imprevistos com saúde podem acontecer a qualquer momento, bem extravio de bagagem ou ainda algum problema legal, como acidente de trânsito. Mesmo para os destinos do Brasil, é recomendável o seguro saúde. Por isso é importante contratar um Seguro Viagem – Assistência ao Viajante, para ter tranquilidade. Eu recomendo a Travel Ace que cobre os 5 Continentes, tem experiência reconhecida, além da assistência telefônica em português. Eu viajo com a Travel Ace.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel