Deusa Rodrigues - Travel Agent

Museu do Ouro de Bogotá e outros atrativos da Colômbia

12.out.18 - atualizado em 25.jan.24

Bogotá pela primeira vez

O Museu do Ouro de Bogotá e outros pontos turísticos da Colômbia faz da cidade a atração para os brasileiros.

As semelhanças culturais, o futebol, as facilidades de transporte, o custo de vida, são fatores da procura pelo destino.

A viagem à Bogotá é uma ótima experiência, confira as minhas dicas.

Você vai gostar de ler também sobre: Punta del Este.

Museu do Ouro de Bogotá

A viagem para Bogotá, devido às conexões pode ser conjugada com:

Peru uma viagem transformadora.
Santiago do Chile o que visitar: mirantes, parque, shopping e história.

Museu do Ouro de Bogotá e outros atrativos da Colômbia

Atrativos de Bogotá

Bogotá é uma das capitais mais altas do mundo com 2.640 metros de altitude, é uma cidade circundada por montanhas e conta várias zonas. A agitada Zona T reúne diversos hotéis, bares e restaurantes.

O movimento é constante tanto de dia como de noite. É bacana observar a grande quantidade de jovens que circulam pela região. Há vários atrativos para curtir a cidade.

O Museu do Ouro é espetacular, além da região histórica, a Praça Bolivar, a arte de Botero e o agito noturno, que conquistaram os turistas.

Museu do Ouro de Bogotá

A paisagem da cidade com as montanhas ao fundo, mostra como a cidade é bonita e imponente.

Museu do Ouro de Bogotá

Museu do Ouro de Bogotá

O Museu do Ouro tem uma incrível coleção de ourivesaria pré-hispânica. Um dos mais importantes museus da América Latina, conta um grande acervo de metais preciosos e cerâmica.

O Museo del Oro – Museu do Ouro, está situado no centro de Bogotá, fica a menos de 10 minutos a pé da Plaza Bolívar.

O Museu do Ouro reúne diversas peças do metal nobre e apresenta regiões em que o mesmo é extraído. Há também informações sobre como se dá o processamento do minério de modo que o mesmo se transforme nos itens expostos no museu.

Há 34 mil peças de ouro que são lindas, além do valor histórico. Dentre os destaques está o famoso o “poporo quimbaya”, uma vasilha indígena que era usada para mastigação das folhas de coca, considerada como identidade cultural da Colômbia.

Museu do Ouro de Bogotá

Outra mostra icônica é a jangada muisca, que deu origem à famosa lenda de El Dorado, da qual existia um lugar na América do Sul que tudo era feito de ouro.

O cacique de Guatavita, um indígena famoso nos primórdios, se apresentava todo coberto de ouro e navegava numa jangada no meio de uma lagoa, o que reforçou ainda mais a lenda do El Dorado.

No século XVI, os europeus buscavam esse lugar fantástico que nunca foi encontrado, no entanto muitos objetos  foram achados com os indígenas e fazem parte da coleção do Museu do Ouro.

Museu do Ouro de Bogotá

 

Museu do Ouro

As bonitas peças expostas do Museu do Ouro contam um pouco da história dos povos pré-colombianos e sua riqueza. Gosto de comparar o design de joias do passado, como influenciaram os atuais. Parece incrível que muito do que se usa em joias hoje, foi criado num passado remoto

Essa percepção se tem também quando se visita lugares de civilização antiga como o Egito, no Museu do Cairo se pode também conhecer joias belíssimas que foram criadas no passado. Outro lugar que se compara com o Museu do Ouro de Bogotá é Museu de Pérgamo em Berlim na Alemanha.

Saiba mais nos posts:

Egito e os pontos turísticos.
Viagem para Berlim.

Colômbia Terra das Esmeraldas

A Colômbia além do ouro, também é conhecida como terra das esmeraldas, elas podem ser encontradas pela cidade e em lojas do aeroporto. No passado o filme de Hollywood, de aventura e romance “Tudo por uma esmeralda”, deu fama à Colômbia com algumas cenas gravadas no país.

Um passeio interessante para conhecer melhor e comprar essas pedras preciosas tão cobiçadas é o Caribe Jewelry Museum & Factory.

Plaza Bolívar e Catedral de Bogotá

A Catedral de Bogotá, que fica na Plaza Bolívar, é ponto de encontro e turístico da cidade. A visita é imperdível nesse templo construído em 1539, foi a primeira igreja de Bogotá.

O Museu do Ouro e a Praza Bolívar são considerados os locais mais importantes de Bogotá.

Museu do Ouro de Bogotá

Museu Botero – Arte Colombiana

Assim como o Museu do Ouro de Bogotá, o Museu Botero, é também é imperdível. Ele fica bem próximo à Plaza Bolívar em uma rua no centro da cidade.

Nesse região central estão concentrados diversos restaurantes turísticos; ótimo lugar para circular e conhecer a parte histórica.

Museu do Ouro de Bogotá

A área interna do Museu Botero, tem jardins bem no estilo dos casarões coloniais. A entrada é gratuita e fica em um mesmo complexo de construções junto ao Museu da Casa da Moeda da Colômbia.

Museu do Ouro de Bogotá

O Museu Botero possui diversos tipos de esculturas e pinturas, tanto do próprio pintor, bem como de outros artistas, cujas obras fazem parte do acervo doado para a instituição.

Fernando Botero é um dos artistas mais famosos da Colômbia, que se consagrou pelo estilo figurativo. Na pintura como nas esculturas os personagens tem como principal características, serem rechonchudos ou roliços.

O trabalho de Botero teve influências do Muralismo Mexicano e do Renascimento Italiano, mas sem dúvida, sua criatividade criou um estilo próprio e inconfundível, reconhecido pelo mundo.

Museu do Ouro de Bogotá

No local é possível encontrar obras interessantes e pitorescas, como versão de Botero para o quadro da Monalisa. A obra é uma releitura do quadro de Leonardo da Vinci, que Botero produziu na década de 60, período em fixou residência em Nova York.

Museu do Ouro de Bogotá

As obras de Botero também podem ser encontradas pela cidade em espaços públicos.

Bogotá pela primeira vez

Museu Nacional da Colômbia

O Museu Nacional da Colômbia é o mais antigo do país, está localizado no bairro La Merced. O acervo é bem completo com peças históricas do país, que somam ao todo vinte mil peças em várias salas. As coleções vão do período colonial aos dias atuais.

Vale a pena a visita para conhecer ainda mais sobre a Colômbia e também observar o bonito prédio histórico do Museu Nacional.

Cerro de Monteserrate

Um moderno teleférico leva os visitantes ao cerro de Monserrate, ponto turístico muito famoso de Bogotá. É interessante notar os contrastes da cidade, entre os prédios históricos e os modernos.

A cada dia mais brasileiros estão indo para Bogotá pela primeira vez. A Colômbia tem muitos atrativos a revelar.

Bogotá pela primeira vez

O Que Comer em Bogotá

Provar Ajiaco, prato típico da região de Bogotá. É uma espécie de sopa bem consistente à base de batata que leva também frango, alcaparras e milho. É servido com arroz e abacate.

A gastronomia é um dos atrativos em viagens. Leia o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Bogotá pela primeira vez

O delicioso Ajiaco , que pode ser encontrado em restaurantes do centro de Bogotá.

Bogotá pela primeira vez

Restaurantes de Bogotá

Visitar o concorrido restaurante La Puerta Falsa. Na entrada, há balcão em que é possível comprar diversos tipos de doces e salgados locais. Já no restaurante, que fica no andar superior, acessível por escada, é possível comer pratos típicos como Ajiaco, certamente o mais famoso de Bogotá.

Bogotá pela primeira vez

Da lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, há duas propriedades de Bogotá: El Chato e Leo.

Confira a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina de 2019.

Se vai a Bogotá, que tal conhecer também o Equador?

Um pouco de história

O nome Bogotá, tem origem no idioma chibcha, do povo indígena pré-colombiano. Os colonizadores espanhóis incorporaram a região ao Vice-Reinado do Peru em 1550, designada inicialmente como Vice-Reino de Nova Granada.

Como a maioria das capitais da América do Sul, passou por batalhas, mas foi no “Levante de Bogotá” em 20 de julho de 1810, que recebeu de Simón Bolívar, o título de Estados Unidos da Colômbia.

No passado recente passou por inúmeros problemas políticos e sociais. Na cultura seus expoentes mais ilustres são: Gabriel Garcia Márquez e Fernando Botero. Hoje vive um crescimento econômico e um descobrimento para o turismo.

Leia também sobre: Lua de Mel no Caribe.

Como Chegar à Bogotá

Há voos diretos entre o Brasil e Bogotá, além de possibilidade de conexão em vários países da América do Sul.

Onde Ficar em Bogotá

Há muitas possibilidades de hospedagem em Bogotá. Veja as ofertas:

Hotéis em Bogotá


Booking.com

 

Os 4 melhores bairros para se hospedar são:

La Candelária

– Onde está o Centro Histórico de Bogotá.

A sugestão é o NH Collection Bogota WTC Royal, com ótima localização.

Chapinero

– Preferido dos jovens, um bairro boêmio.

Um dos melhores hotéis de Bogotá é o Sofitel Bogotá Victoria Régia, com um estilo clássico que se localiza no bairro de Chapinero.

Outra indicação é o moderninho Selina Chapinero Bogotá.

Zona Rosa ou Zona T

– Concentração de bares e lojas, com vida noturna intensa.

Um hotel que sempre gosto de indicar, pelo excelente custo-benefício, turístico ou seja 3 estrelas bem localizado é o ibis Bogotá Museo.

Chicó

– Bairro mais requintado.

Confira o Hotel Casa Chicó 101.

Dicas de Viagens para Bogotá

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Leia também: Dicas para viajar.

Se tiver tempo o ideal é estender a viagem à Cartagena, uma das principais cidades turísticas da Colômbia.

Confira o bonito e colorido artesanato colombiano, há uma opção de peças com bons preços.

Sobre a Colômbia

A Colômbia recebe cada vez mais visitantes brasileiros em busca da diversidade que oferece. Há uma certa semelhança com o Brasil, devido a herança africana, além de algumas características tropicais principalmente em Cartagena, Ilha de San Andrés e Medellín.

Extensão para Cartagema

A Colômbia é um destino incrível para viajar e o maior destaque é para Cartagena, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A beleza arquitetura colonial da antiga cidade murada a beira mar e a cultura efervescente é um grande atrativo de viagem.

Dentre seus principais atrativos estão a Torre do Relógio e o Castelo de San Felipe de Barajas.

Palenqueras em Cartagena

Em Cartagena, a “marca registrada” da cidade são as Palenqueras, vendedoras de frutas, com seus vestidos coloridos e turbantes. O nome deve ser originado do “palenque” língua criola, falada por africanos escravizados que conseguiam a liberdade ou fugiam dos seus senhores.

Cultura e Folclore como atrativo de viagem na America do Sul

Hotel Sofitel Santa Clara – Cartagena

O Hotel Sofitel Legend Santa Clara é um ícone de Cartagena, um antigo convento construído no século XVII. Os apartamentos tem vistas para o Mar do Caribe ou para o magnífico jardim do hotel.

A empresa Sofitel conta com alguns hotéis lendários, denominado Legend, que são lugares históricos, palácios e conventos remodelados. Assim como Cartagena também as propriedades no Uruguai e Vietnam.

Confira nos posts hotéis Legend em outros países.

Sofitel Montevideo Casino Carrasco & SpaO que fazer em Montevidéu.
Sofitel Legend Metropole Hotel em HanoiLua de Mel no Vietnam.

Extensão para Medellín 

A Feira das Flores na cidade de Medellín, conhecida como primavera eterna, devido ao clima temperado, é uma das manifestações atraentes da cultura e folclore da Colômbia.

Acontece em início de agosto, um lindo desfile de “sileteros”, espécie de armação de madeira repleto de flores pelas ruas. Um espetáculo que encanta os visitantes.

Saiba mais sobre outros destinos no post: Cultura e folclore na América do Sul.

Cultura e Folclore como atrativo de viagem na America do Sul

Sugestão de hotel

Quanto à hospedagem a sugestão é ficar no Hotel Dann Carlton Medellín.

Roupas para Viajar

Em um lugar com tantas possibilidades de atividades, praias, trilhas e passeios, eu recomendo utilizar uma das peças mais versáteis em viagem, a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica é levar roupas de banho com estilo, para estender a viagem para Cartagena, confira o Biquini Vintage Poá Preto, disponível na Amazon.

Livros Que Inspiram Viagem

Para conhecer a Colômbia nada melhor que ler um dos autores mais importantes da América do Sul, Gabriel Garcia Márquez. Um dos representantes mais ilustres do país, ganhou em 1982 o Prêmio Nobel da Literatura com o famoso livro Cem Anos de Solidão.

Outro livro que também é um sucesso de público é o Crônicas de uma morte anunciada.

 Já Fez o Seguro Viagem?

Um item essencial em uma viagem é a segurança, entre neste link para comparar empresas, preços e fazer a reserva do Seguro Viagem online.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos ao Turismo da Colômbia pelo apoio.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel