Deusa Rodrigues - Travel Agent

As aventuras do continente africano: experiências de viagem

20.out.18 - atualizado em 30.jan.24

Aventuras do continente africano

As aventuras do continente africano com grandes experiências de viagem.

A África é um continente que oferece incríveis vivências, várias culturas e paisagens deslumbrantes para os viajantes.

O início deste Blog foi justamente depois que voltar da Ruanda e subir a montanha, para ficar lado a lado com uma família de gorilas, quando resolvi compartilhar os relatos.

Confira os diversos países africanos e as várias viagens possíveis.

Saiba mais sobre os Animais da África e os safáris fotográficos.

Sobre o Continente Africano

Uma sugestão para fazer uma imersão no continente é fazer um Safári de 3 dias por Masai Mara.

O continente africano e seus países, com grande diversidade cultural, foram dominados e colonizados ao longo de séculos por várias nações. Sofreu com a violência da exploração de todo tipo e pela escravidão. A caça predatória dizimou muitos animais, onde caçadores buscavam recompensas financeiras e troféus.

Na atualidade os safáris permitidos são apenas fotográficos, para alegria dos turistas. O pôr do sol nas savanas africanas é sempre inesquecível.

Em vários países há estruturados hotéis Lodges nas savanas, que oferecem todo o conforto dos safáris, integrados à natureza, com animais próximos. As aventuras pelo continente africano são muitas, para orçamentos mais econômicos ou de luxo. S

ão passeios bem estruturados, destinados a adultos de todas as idades e até criança, em alguns hotéis Lodges. Acompanhe a seguir os relatos pelos países que visitei.

Conheça também o post sobre: Cape Town a cidade mais bonita da África.

Aventuras do continente africano

Safáris Fotográficos na África 

Fazer um safári na África é como um grande jogo, visualizar os animais na imensidão das savanas; os africanos chamam isso de “Game Viewing”. Os safáris acontecem de manhã e à tarde, em Jeep 4 x 4 equipado com GPS, para melhor localização dos animais. O motorista, chamado de Ranger é o guia e um especialista em animais.

No Kenya e Tanzânia os veículos 4×4 são um pouco diferentes, mais fechados, porém com abertura no teto e os passageiros ficam em pé, para que possam observar os animais, ao longe nas savanas.

Leia também sobre: África do Sul surpreendente, safáris, paisagens e beleza.

África: os animais, os safáris fotográficos e as experiências de viagem

Os “Big Five” – 5 Grandes Animais

O importante nos safáris ou mesmo Grande Migração de animais,  é poder observar os “Big Five” – os 5 grandes África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Elefante e Leopardo.

Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five,  durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.

Assim como na África, na América do Sul,  as Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Sobre os Animais da África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas.

São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Que tal conhecer os animais de outro continente? Acompanhe o post: Animais da Oceania.

Kenya e Tanzânia – Aventuras na África

Conheça o Safári de 8 dias pelo norte da Tanzânia.

 Nas savanas do Kenya e Tanzânia os safáris são espetaculares, com muitos animais na amplitude imensa da paisagem. Os dois países africanos, tem safáris que surpreendem pela quantidade de animais que circulam no período da Grande Migração. São momentos grandiosos que ficarão nas lembranças de viagem.

Aventuras do continente africano

Devido à grande quantidade de animais, não há tanta necessidade de madrugar como em outros países da África, praticamente o dia todo tem ótimas cenas para fotografar. A qualquer horário se pode realizar os safáris. Os milhares de gnus que são vistos de uma aeronave ou dos Jeeps, são como manchas negras nas savanas.

Sem dúvida é um espetáculo único da natureza. O fenômeno da Migração, onde milhares de Gnus que circulam de um país ao outro é a grande atração.

Uma das aventuras da Tanzânia e no Kenya é possível dormir em tendas de luxo, hotéis Lodges, com todo o conforto.

Aventuras do continente africano

Aventuras Entre Dois Países

No Kenya a interação com a Tribo Masai Mara, é incrível. Eles recebem os visitantes na savana, numa espécie de feira de artesanato e depois pode-se visitar as casas, na sua maioria tipo ocas.

Um dos melhores passeios é sobrevoar as savanas com um Passeio de Balão em Masai Mara.

Na Tanzânia há safáris no Serengeti National Park, na cratera do Vulcão Ngorongoro, além das lindas praias da Ilha de Zanzibar, banhadas pelo Oceano Índico. Saiba mais no post: Lua de Mel em Zanzibar.

Estar no Kenya e Tanzânia, em contato com o esplendor da vida animal é muito gratificante e relaxante. Uma das aventuras no continente africano.

Conheça o extremo sul do continente africano no posts: Cabo da Boa Esperança.

Aventuras do continente africano

Ruanda – Aventura na Montanha de Gorilas na África

Reserve o Tour de 7 dias por Ruanda, 

Quando recebi o convite para avistar gorilas na Montanha em Ruanda, aceite rápido porque sabia que era algo incomum e muito especial.

Aventuras do continente africano

Após receber os informativos da preparação para a viagem, com dicas do que levar e os itens da mochila, eu fiquei preocupada. Segui à risca as instruções, com receio de não dar conta. Mas acordar de madrugada, passar pela entrada do parque nacional, ouvir as instruções dos guias, subir a montanha florida, para finalmente encontrar a família de gorilas, foi sensacional. Essa foi a maior das aventuras do continente africano que participei.

Aventuras do continente africano

Sobre a Preservação dos Gorilas

A Ruanda é um lugar emblemático, ganhou notoriedade devido à saga da pesquisadora americana Dian Fossey para preservar os primatas. Ela passou a viver na Montanha de Gorilas e desafiou os caçadores ilegais. Com as atitudes de proteção aos gorilas, passou a ser perseguida e em 1985 foi brutalmente assassinada.

Esse fato trágico ganhou muita visibilidade e mais tarde a história deu origem ao filme A Montanha dos Gorilas. Atualmente a fundação Dian Fossey Gorilla Fund International, continua com o trabalho de preservação.

Para saber mais sobre os fatos, a indicação é o livro, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a Amazon:

Gorillas in the Mist: A Remarkable Story of Thirteen Years Spent Living with the Greatest of the Great Apes (English Edition)

Veja o post sobre: Montanha de gorilas Ruanda.

Aventuras do continente africano

Namíbia  – Aventuras nas Dunas dos Desertos

Reserve a Excursão com Namíbia, Botswana e Zâmbia.

Os safáris da Namíbia acontecem nas dunas dos desertos alaranjados. O contraste do céu azul, com as dunas que se movimentam, formam uma paisagem única. Poder observar os animais do deserto, os pequenos oásis, enfim tudo é inspirador.

Aventuras do continente africano

À noite no jantar, os hotéis preparam fogueiras, num ambiente acolhedor. O céu é um dos mais estrelados que já vi. Em geral no deserto tem ótima visibilidade para observar as estrelas.

Conhecer a tribos Himba, um grupo étnico antigo, nômades com características diferentes também é uma das aventuras do continente africano. A mulheres não tomam banho, utilizam como ritual de beleza uma mistura de banha animal e ocre. Os colares de madeira, usados pelas meninas representam a pureza.

Nessa viagem lembrei do Deserto do Atacama no Chile.

Aventuras do continente africano

Botswana – Aventura nos Alagados

O Delta do Okavango, que fica em Botswana próximo a Namíbia e a Zâmbia é um espetáculo. Já do alto no avião é possível observar o vapor que sai da abundância das águas. A natureza é intocada, por isso há muitos animais selvagens. Os safáris podem ser realizados em Jeeps ou nos alagados.

Aventuras do continente africano

Há as famosas canoas, chamadas de “Mokoro”, que deslizam suavemente pelas águas, com muitas flores de lótus, fazem parte dos safáris. Há diversas outras embarcações para avistar animais. Essas são as aventuras do continente africano.

Saiba mais no post: Viagem para Botswana: Delta do Okavango

Aventuras do continente africano

Zâmbia – Aventura nas Cataratas de Victoria Falls

A Zâmbia oferece uma série de aventuras. Uma delas é o rafting no Rio Zambeze. Mas eu gostei muito do passeio de barco, ao pôr do sol, com a possibilidade visualizar vários animais no rio e nas margens.

O passeio helicóptero foi marcante na minha viagem, porque lá de cima, dá para observar o contraste da savana seca com a Cataratas de Victoria Falls.

Há outros passeios de aventura na Zâmbia, como a emocionante exploração da “piscina de demônios” – Devils Pool. Quando o Rio Zambeze está alto, mais de 10 milhões de litros de água caem no abismo e formam as Cataratas de Victoria Falls.

No alto e junto às pedras, se forma a Ilha Livingstone, a emoção é nadar até essa área, onde há a piscina ou cova natural Devils Pool, e observar da beira do abismo as cataratas e a formação do arco íris, simplesmente fantástico.

No final a experiência termina com um delicioso almoço gourmet. Entre neste link para reservar: Cataratas e Ilha Livingstone e Devils Pool.

Que tal ler também sobre: Foz do Iguaçu – PR: animais, cataratas e energia positiva.

Eu fui corajosa e fiquei tête-à-tête com o leão e alimentei elefantes em um dos parques. Outras das aventuras do continente africano.

Aventuras do continente africano

África do Sul – Safáris, Paisagens e Vinhos

Conheça os melhores passeios da África do Sul.

A África do Sul oferece aventuras, conjugadas belas paisagens e cidades turísticas. As savanas são mais fechadas, os guias dos Jeeps tem que ser mais habilidosos para achar os animais, no entanto é possível ficar mais próximo deles. Os Lodges são charmosos e integrados a natureza.



Booking.com

Há degustação de vinhos tanto no meio dos safáris, como na região sul, Winelands. A cidade de Cape Town, é uma das mais belas do mundo, e a região possibilita outras aventuras: bike, treking, mergulho com tubarões, passeio de helicóptero, caminhadas, etc.

A África do Sul tem as aventuras mais completas do continente africano.

Como Chegar ao Continente Africano

Uma das maneiras de chegar ao continente africano é via Johannesburg, para depois conectar à vários outros países.


Seguros Promo

Dentro do continente africano, uma das companhias que se destacam, pelo serviço de bordo é sempre regado ao vinho da África do Sul, que é de ótima qualidade é a South African Airways.

A companhia aérea da África do Sul voltou a operar no Brasil, com voos tanto para Johannesburg, como para Cape Town.

Conheça minha experiência em voar com a South African Airways.

Onde se Hospedar no Continente Africano

O continente africano conta com hotéis incríveis tanto nas cidades, como nas savanas e praias. Há opções charmosas de Lodges integrados com a natureza.

Entre neste link para reservar os hotéis na África.

O Que São Hotéis Lodges

O continente africano é muito bem servido de hotéis Lodges nas savanas, totalmente preparados para os safáris fotográficos e muitas aventuras. São construídos de forma integrados com a natureza, utilizam madeira, palha e rochas das regiões. Detalhe para a decoração criativa, o que faz toda a diferença na hospedagem.

Uma das regiões mais conhecidas é o Kruger National Park na África do Sul, no entanto há safáris grandiosos em outros países.

Dicas de Viagem para África

Há detalhes importantes para viajar: passaporte, vistos, vacinas, etc. Saiba mais em: Dicas para viajar.

Cada país tem seu diferencial, portanto convém observar as melhores épocas do ano em relação a temperatura e aos animais.

A costa da África conta com ilhas paradisíacas, confira no post: Viagens para o Oceano Índico.

O Que Vestir nas Aventuras do Continente Africano

Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida, em cores suaves na tonalidade caqui, bege ou  marrom para mesclar com a savana.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Usar sempre tênis ou botas com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

Nas regiões de safáris, no inverno pela manhã e à noite é frio, há necessidade de roupas térmicas ou casaco, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas.

Outros Países da África para Conhecer

A África do Norte também conta com incríveis experiências e aventuras. Saiba mais nos posts:

Viagem para Casablanca e Rabat no Marrocos.
Pontos Turísticos do Egito: pirâmides, templos ao longo do Rio Nilo.

Livros Inspiradores

Os livros são fonte de inspirações para nossa viagens pelo mundo. A minha dica é O Livro para quem não tem medo de aventura. Incríveis relatos de aventuras como observar gorilas na Ruanda, visitar as ruínas de Machu Picchu, curtir a guerra de tomates na Espanha, etc.

Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados. A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.

  1. MARLENE SILVA disse:

    Adorei as fotos e informações sobre estes lugares lindos.

  2. Lucia Barreto disse:

    Deusa, AMO suas postagens, me senti lá! Aliás, é um destino que está na minha lista…obrigada pelo conteúdo!

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel