01.nov.18

O Dia de Los Muertos no México é uma festa.



O Dia de Los Muertos no México tem oferendas, desfiles, uma verdadeira festa.  Adultos e crianças se vestem de morte para aguardar a visita dos falecidos. Desde 2003 o evento foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco.

É um dos melhores momentos para visitar o México. Estou aqui na Cidade do México e tenho muitas experiências para contar.

Um pouco de história

A origem do Dia de Los Muertos no México, tem origem nos povos: asteca, maia, totonacas, etc. Embora o período coincide com o Hallowen, dos Estados Unidos, são eventos diferentes. Inicialmente no calendário asteca, comemoravam em duas datas diferentes durante o ano. Devido a colonização espanhola, os festejos foram reunidos em novembro, época do dia de finados, influência católica.

As festas começam no dia 31 de outubro, e seguem até 02 de novembro. Segundo a crença popular, nessas ocasiões, mortos tem permissão de vir a terra, visitar seus parentes e amigos.

O que visitar:

Estive no Centro Histórico da Cidade do México, que foi fundada pelos Astecas aproximadamente em 1325. Era conhecida como Tenochtitlán. Com a conquista espanhola, foi o fim do império Asteca. A antiga cidade foi totalmente destruída. A maioria das construções históricas, usaram como base as pirâmides e templos Astecas.

 

O Zócalo e as oferendas

Praça da Constituição, é o ponto importante da cidade, é popularmente conhecida como Zócalo. Está localizada a Catedral Metropolitana. Nessa área é que acontece, oferendas do Dia de Los Muertos. 

O Zócalo é o ponto central da Cidade do México, o ponto de encontro de todos. Tudo decorado e muito bonito.

Encontrei esse cenário num dos restaurantes do Zócalo.

 

Pan de Muerto

Comer o Pan de Muerto, é um costume “sagrado” nesses dias. É um delicioso pão doce, polvilhado de açúcar. Visitei uma padaria típica, adorei a novidade e esqueci do regime.

 

 

Visitei a Padaria Ideal, que é um ícone da cidade. Muita gente comprando o pan de muerto.

 

A parte histórica da cidade, há belos edifícios como esse decorado de azulejos e onde funciona um café muito bonito e aconchegante.

Uma ótima comida mexicana, servido em um edifício histórico.

 

Desfiles pelas ruas

Assistir a um desfile de rua do Dia de Los Muertos é uma mega experiência.

Esse ano os desfiles aconteceram no último final de semana, na mesma época da Fórmula 1, a cidade ficou lotada de turistas.

Onde ficar:

Estou hospedada no Hotel Fiesta Americana Reforma, uma ótima opção.

 

https://www.fiestamericana.com/

 

Como chegar:

Os voos diretos da Latam, São Paulo, Guarulhos a Cidade do México, são a melhor opção para a viagem.

www.latam.com

As atrações que levam os brasileiros a Cancún

Dicas de viagem

A gastronomia do México é rica e variada. O restaurante Café Tacoba é uma ótima escolha.

Agradeço ao convite do Conselho de Promoção Turística do México e a Latam.

www.visitmexico.com

 

Travel Ace

Já providenciou seu seguro de viagens ?

Esse é um dos detalhes importantes para uma viagem com segurança. Imprevistos com saúde podem acontecer a qualquer momento, bem extravio de bagagem ou ainda algum problema legal, como acidente de trânsito. Problemas no exterior tem preços altos, principalmente relativos a saúde. Por isso é importante contratar um Seguro Viagem – Assistência ao Viajante, para ter tranquilidade. Eu recomendo a Travel Ace que cobre os 5 Continentes, tem experiência reconhecida, além da assistência telefônica em português. Eu viajo com a Travel Ace.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel