Deusa Rodrigues - Travel Agent

Safáris na África do Sul surpreendentes e com a beleza das paisagens

01.jun.18 - atualizado em 25.jan.24



Safáris na África do Sul surpreendentes com a beleza da paisagens natural.

É um dos países que mais visitei e sempre há uma emoção nova. A região do sul do país tem inúmeras atrações, aliada a boa gastronomia e vinhos de alta qualidade.

Não posso deixar de mencionar sobre a hospitalidade africana. O povo brasileiro tem muitas semelhanças com os africanos, devido a miscigenação. A alegria e a música estão sempre presentes no dia a dia do país.

Depois de participar de vários safáris eu preparei dicas imperdíveis.

Conheça também o post: Lua de Mel na África do Sul.

Sobre – Safáris Fotográficos na África do Sul

Desde a minha primeira viagem à África do Sul há mais de 20 anos, já visitei muitos Lodges, como são chamados os hotéis da região dos safáris.

Kruger National Park – Safáris na África do Sul

Os melhores safáris da África do Sul estão na região do Kruger National Park. São muitas opções a escolher desde luxuosos Lodges integrados a natureza até os mais simples e rústicos.

Onde ficar

Um das propriedades de Safáris na África do Sul mais visitados pelos brasileiros e com ótimo custo benefício é o Kapama.

Outros Lodges de luxo que também tem excelente serviço são: Mala Mala, Ulusaba, Sabi Sabi, entre outros.

África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza

África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza

Safáris  no Pilanesberg National Park

Pilanesberg National Park. que é uma área de safáris free de malária, pode ser uma ótima opção para quem viaja com crianças. Está localizado a 23 quilômetros do Complexo de Sun City.

Outra vantagem da região é a proximidade de Johanesburgo, que pode baratear a viagem.

Há possibilidade de ficar hospedado no Complexo de Sun City e fazer safáris confira o Tour Game Drive de 3 horas.

Um passeio que é muito procurado é o Safári de Balão, que o os passageiros devem embarcar no amanhecer para observar a savana e os animais do alto.

Eastern Cape – Região do Cabo

Na região sul Eastern Cape, próximo de Port Elizabeth na Rota Jardim, há  também bons safáris como o Shamwari Private Game Reserve e outros no Addo Elephant Park.

Na região do Cabo, há outras opções como o Aquila Private Game Reserve, distante duas horas de Cape Town.

Booking.com

É possível conjugar a viagem à África do Sul com os países vizinhos, como a Zâmbia, 

Aventuras – Safáris Fotográficos da África do Sul

É sempre é uma emoção diferente participar de safáris fotográficos. Já passei por aventuras que fizeram meu coração bater mais forte. Um dos episódios foi com um leopardo, sem dúvida meu animal preferido da savana.

Para minha surpresa, quando estive no Mala Mala Lodge, um leopardo fez uma aparição pela noite e fez os Rangers ficarem de prontidão armados. Realmente ver o leopardo, da janela do meu chalé, passeando no gramado da piscina não tem preço! A África do Sul é sempre surpreendente.

Em outros países da África, há safáris extraordinários. Saiba mais no post: Aventuras do Continente Africano.

Experiências nos Safáris Fotográficos

Fazer safáris na África do Sul é como um grande jogo, visualizar os animais na imensidão das savanas; os africanos chamam isso de “Game Viewing”.

Os safáris acontecem de manhã e à tarde, em Jeep 4 x 4 equipado com GPS, para melhor localização dos animais. O motorista, chamado de Ranger é o guia e um especialista em animais.

Nos safáris fotográficos à tarde há parada para o lanche ou piquenique no meio da savana em algum lugar seguro. Essa é uma experiência espetacular para observar a natureza e confraternizar com o grupo de visitantes e o Ranger,  aliás o guia, que é fundamental durante o safári.

África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza

Outra experiência imperdível é participar de um jantar iluminado por tochas sob as estrelas num autêntico “Boma Africano”.

Esses jantares típicos recriam os antigos acampamentos, costume das etnias africanas, normalmente ficam numa área com piso de terra batida ou areia, cercada por troncos de árvores ou Sapés, com uma fogueira ao centro e grelha estilo churrasqueira. Prove a carne da caça.

Poder tomar banho nas savanas, alguns hotéis Lodge contam com chuveiros ao ar livre, ótima experiência no verão.

Ganhar o diploma por ter visto os Big Five, os 5 grandes animais da África: leão, elefante, rinoceronte, búfalo e leopardo.

Lua de mel na África do Sul: aventura, safáris e natureza

Animais dos Safáris da África do Sul

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Já passei por situações em que os elefantes com suas crias, impediram a passagem do nosso Jeep, também foi inesquecível. Com muita calma o nosso Ranger falou palavra de carinho para que os elefantes nos deixassem passar.

Foi muito bom também ver o leão e a leoa em cena de romance bem na nossa frente ao vivo. Esta cena também foi  surpreendente na África do Sul.

África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza

Os “Big Five” – 5 grandes animais

O importante nos safáris é poder observar os “Big Five” – os 5 grandes África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Hipopótamo e Leopardo. Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.

Assim como na África, na América do Sul,  Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Elefantes –  Maiores animais mamíferos

Os Elefantes são os maiores mamíferos vivo em terra, possuem um complexo sistema social, comunicam-se entre si através de sinais visuais, táteis e sons. Já estive em safáris que com elefantes adolescentes, com hormônios em ebulição, que se descontrolaram e partiram para cima do Jeep, mas a habilidade do Ranger é impressionante e contorna situações diversas. Nos safáris fotográficos eles estão sempre presentes.

Rinocerontes – Animais a serem preservados

Rinocerontes, são bastante pesados. Podem ser inesperadamente agressivos. São os animais que mais sofrem com a caça, estima-se que restam apenas 2 mil rinocerontes em todo o continente africano. Por isso encontrar rinoceronte nos safáris não é tão fácil.

Leões – Animais reis da savana na África

O leões africanos tem seu principal habitat são as savanas. Ele é o rei entre os animais, em força e habilidade de caça. Ter a sorte de presenciar no safári fotográfico, o leão durante uma caça é uma experiência indescritível.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Búfalos – Animais de grandes dimensões

Os Búfalos são herbívoro, de grandes dimensões. Possuem como predador natural o leão, que consegui ferir e matar búfalo sozinho. Estima-se que existem 900.000, sendo a maioria na savana da África oriental.

Bufalos

Leopardos – Beleza das savanas da África

Leopardos são felinos de incrível beleza e elegância das savanas. Encontrar o Leopardo exige sorte e habilidade do Ranger durante o safári, mas compensa. Eu tive a sorte de visualizar numa mesma cena: leopardo e leão juntos.

Savanas africano

Outros Animais dos Safáris da África do Sul

As girafas não são consideradas como Big Five, porém estão em abundância nas savanas. Os guias costumam comentar que “girafas são os lanches” dos leões.

Os Suricates são animais da África, presentes em vários países como na África do Sul. Quando encontrados em safáris, são lembrados devido aos simpáticos personagens do filme Rei Leão da Disney, onde uma dupla composta de um Suricate e um javali, faziam suas aventuras nas savanas.

Outras Atrações da África do Sul

A África do Sul é um país com várias atrações além dos safáris fotográficos. Uma das melhores rotas é voar do Brasil para Johanesburgo, seguir para dois noites no Kruger National Park para fazer os safáris e depois aproveitar para conhecer o sul.

A região do Cabo no extremo do continente africano tem paisagens e experiências espetaculares.

Johanesburgo a porta de entrada

A porta de entrada da África do Sul, para voos do Brasil. É uma cidade cosmopolita com muitos prédios, hotéis e compras.

Um dos principais atrativos é a praça Nelson Mandela, um dos lugares mais visitados e ponto de encontro.

Onde ficar

A região de Sandton é uma das melhores para se hospedar, a dica é ficar no Radisson Blu Hotel.

Para quem gosta de sofisticação, o Saxon Hotel Villas e SPA, é a uma das opções: um hotel boutique por onde passou Nelson Mandela em 1990. Mandela esteve aí hospedado durante 6 meses ao escrever sua autobiografia.

SUBIRSAXON

Complexo de Sun City – Oásis

O Complexo de Sun City é uma área verde com 4 hotéis, piscina de ondas, cassinos, restaurantes, bares, boutiques, lago e campo de golfe. Está a 2 horas de Johanesburgo, próximo a Pretória.

É uma excelente opção para relaxar antes de seguir para o safári na área do Kruger National Park. Observar o campo de golfe verde no meio da região árida é surpreendente.

África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza

Cape Town Região Sul

Cape Town ou Cidade do Cabo é uma bela cidade conta com muitas atrações. A Table Mountain – Montanha da Mesa, vista de diversos pontos da cidade, tem paisagens espetaculares.

O Waterfront, área portuária e turística é incrível, devido a variedade de restaurantes, museus, shopping, lojas diversas, aquário e espaço para manifestações culturais. É o coração da cidade.

O belo estádio de futebol, construído para a Copa do Mundo, fica à beira mar agora é um dos cartões postais.

Na África do Sul, foi surpreendente fotografar o estádio do topo da Montanha da Mesa.

África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza

Saiba mais sobre a região de Cape Town.

Belos passeios

Na região do Cabo são diversos passeios imperdíveis. O  Cape Point – Cabo da Boa Esperança fica numa região belíssima. Vale a pena visitar, subir de funicular e observar o encontro dos dois oceanos: Atlântico e Índico.

África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza

Saiba mais no post: Cabo da Boa Esperança e região.

Onde ficar em Cape Town

Muitas são as opções de hospedagem localizadas no Waterfront, é um dos mais exclusivos com vista para a marina.

O The Table Bay Hotel está num imponente prédio conjugado com o shopping center na melhor localização do Waterfront.

O Taj Cape Town Hotel está no centro da cidade, com incrível vista da Montanha da Mesa.

Por fim, o Cape Royale Luxury Suites está muito próximo do estádio da cidade e possui serviço excelente. Seu diferencial é o bar da cobertura.

Conheça outros hotéis do Waterfront de Cape Town.

Sobre a África do Sul

África do Sul é um país extenso, com grande diversidade de cultural. Foi “descoberta” por Bartolomeu Dias que em 1.488 com sua chegada a Mossel Bay, enquanto outro explorador, Vasco da Gama, tinha descoberto a rota para Índia, e passou pela região do Cabo em 1.497. A Ilha Robben foi durante muitos anos utilizada por navegadores portugueses e holandeses como posto de reabastecimento.

A colonização no extremo sul

O extremo sul da África do Sul ficou conhecido como Cabo das Tormentas, devido aos inúmeros naufrágios em consequência das águas agitadas e dos ventos no encontro dos Oceanos Atlântico e Índico. O rei de Portugal, para incentivar os navegadores, mudou o nome para Cabo da Boa Esperança.

Nessa época, a região era habitada pelos povos Khoisan, Xhosa, Zulu entre outros. Em 6 de abril de 1652, Jan Van Riebeeck, da Companhia Holandesa das Índias Orientais, promoveu a colonização da região e fundou a Cidade do Cabo no sul do continente, no sopé da Montanha da Mesa. Depois em 1795 vieram os britânicos.

A cidade do Cabo e região é um destino de lua de mel. Leia mais em: Lua de Mel em Winelands e Rota Jardim.

África do Sul no século XX e XI

Já no século XX, o país esteve por muito tempo sob o regime racista do Apartheid e foi o líder Nelson Mandela um dos responsáveis em transformar a África do Sul em um pais mais igualitário. Ainda há muito o que fazer, mas atualmente negros e brancos tem os mesmos direitos.

O país passa por grandes transformações. Quanto a oferta de turismo com o evento da Copa do Mundo, vieram novidades quanto a oferta hoteleira e serviços em geral. Hoje é um país em crescimento com grande atrações para atrair visitantes.

Como chegar a África do Sul

Confira as rotas e promoções para compra de passagens aéreas.


Seguros Promo

A South African Airway voltou a operar no Brasil, saiba os detalhes da minha experiência em voar com a South African.

África do Sul surpreendente: safáris, paisagens e beleza

Onde se hospedar na África do Sul

Entre neste link para reservar os hotéis na África do Sul.

O que vestir nos safáris fotográficos

Há sempre uma dúvida quanto às roupas para serem utilizadas nos safáris. Recomenda-se calça e camiseta de manga comprida em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.

Usar sempre tênis ou bota com meia e lenço no pescoço.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco.

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas. Em geral nos países o ideal são roupas informais.

Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda, principalmente para ser utilizada nos safáris da África.

Outro item importante é o chapéu, devido ao sol e vento durante os deslocamentos de Jeep nos safáris.

O continente africano também é destino para romance, leia também: Lua de Mel na África do Sul.

Lua de mel na África do Sul: aventura, safáris e natureza

Melhor época para visitar a África do Sul

Em todas as épocas do ano se pode visitar a África do Sul. No inverno é possível ver mais animais, mas é necessário estar bem agasalhado nos safáris. Já no verão, as áreas de safáris mudam para a cor verde nas savanas e tudo fico muito mais bonito.

Dicas de viagem

Nos safáris

Tomar uma taça de vinho ao pôr do sol num dos safáris fotográficos.

Degustar um licor de Amarula no lobby do hotel Lodge depois do jantar. Durante os safáris é possível observar a árvore e a frutinha que é um alimento dos animais, o Ranger sempre dá uma explicação sobre.

Na região do Cape Town

Comprar o belo artesanato local na região do Cabo. As peças para decoração nas lojas do Waterfront são imperdíveis.

DICA1

Em Hout Bay, fazer o tour de barco para conhecer a ilha das focas.

África do Sul safáris surpreendentes, paisagens e beleza

Cuidado com os babuínos no Cabo da Boa Esperança: eles costumam pegar comidas e guloseimas dos turistas.

Comprar o delicioso chá Rooibos Tea, muito popular também na versão “caffeine free” para o chá das Cinco.

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Na maioria dos destinos da África, há a necessidade de vacina de febre amarela, confira o post: Dicas para viajar.

Cada país tem seu diferencial, portanto convém observar as melhores épocas do ano em relação a temperatura e aos animais.

Livros que inspiram viagens

Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados. A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.

Observação de animais – Outros destinos

Há lugares incríveis com fauna rica e variada, que pode ser observada em viagens pelo mundo. Há passeios que incluem diversas experiências, cada uma mais incrível que a outra.

Se você gosta de animais assim como eu, confira alguns desses paraísos:

Animais da América do Sul – viagens e experiências.
Montanha dos Gorilas em Ruanda.
Animais da Oceania nas viagens pelo continente.
Foz do Iguaçu e o Parque das Aves.
Tanzânia e a Grande Migração de Animais.
Passeios em Punta Cana – nado com golfinhos.

Já fez Seguro Viagem?

Um item fundamental para a segurança, entre no link para comparar empresas e preços para fazer a reserva do Seguro Viagem online.

África do Sul surpreendente: safáris, paisagens e beleza

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel