Deusa Rodrigues - Travel Agent

Primavera Árabe no Egito misto de férias com revolução

12.mar.11 - atualizado em 28.jul.23



Eu conheci a Primavera Árabe no Egito durante as férias, num momento histórico.

De todas as viagens que já realizei pelos países por onde andei, o Egito foi sem dúvida o lugar que “fez minha cabeça intelectualmente”.

Voltei após 4 anos, em 28 de janeiro de 2011, de férias com meu filho para vivenciar tudo de novo, inclusive mesmo hotel em Cairo, mesmo cruzeiro, mesmo guia, etc.

Depois da minha chegada ao Cairo a revolução se intensificou, fiquei somente o final de semana. Voltei para Dubai e reorganizei minha viagem para curtir os Emirados Árabe.

Foi uma experiência diferente, que ficou na minha memória.

Você vai gostar de ler também: Egito pontos turísticos.

A Primavera Árabe no Egito

Eu havia visto na TV ainda em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 2011, as manifestações que estavam ocorrendo. Porém, em uma ditadura de 30 anos, imaginei que nada iria acontecer e seguimos alegres para nossas férias organizadas.

Tudo mudou quando cheguei em 28 de janeiro no Cairo via Dubai com Emirates. A revolução tinha começado e nossos operadores locais estavam gentilmente nos esperando no aeroporto como na viagem anterior.

Eu, por educação, perguntei da situação política, crente que era apenas um simples protesto. Estava em plena Primavera Árabe no Egito sem me dar conta da situação.

Saiba mais sobre: Origem dos Obeliscos – atrativos de viagem espalhados pelo mundo.

Primavera Árabe no Egito

Primeiro Dia de Viagem – Egito na Revolução

Apesar da ótima recepção, nossos operadores demonstraram preocupação, pois não sabiam como o Egito iria reagir diante das primeiras manifestações na história do país. Havia toque de recolher e pelas ruas, desde o aeroporto até o Hotel Marriott, era possível observar muitos carros num trânsito intenso, incêndios e gente.

Os satélites estavam bloqueados para Internet e celulares. Teríamos que aguardar os acontecimentos. Jantamos no hotel com nossos anfitriões e aguardamos até o dia seguinte.

Conheça também: Dubai – Hotel Burj al Arab

Visita às Pirâmides no Meio da Revolução.

Já tínhamos agendado às 10h00 o passeio das Pirâmides. Para nossa surpresa, o guia apareceu no hotel às 8h00 para o passeio. Nesse momento, o operador também ligou preocupado, porém eu disse que gostaria de tentar seguir a programação e, assim, seguimos felizes de táxi, pois o carro e chofer não haviam chegado.

No caminho, o caos estava estabelecido com tanques pela cidade, muitas boates queimadas, guardas com metralhadoras, etc.

Foto Rara das Pirâmides Sem Visitantes

As Pirâmides foram fechadas e tivemos que nos contentar em fotografá-las do muro do Hotel Oberoi Mena House que fica do lado.  Consegui essa foto sem turistas nas Pirâmides, um feito inédito.

Essa foi nossa experiência na Primavera Árabe no Egito.


Primavera Árabe no Egito

Egito na Revolução – Celulares Bloqueados

Os celulares foram bloqueados, mas voltaram a funcionar durante a Primavera Árabe no Egito.

Salvo Conduto para Prosseguir

Nesse momento, nosso guia recebeu uma ligação para nos levar de volta, mas não havia mais táxis e ele teve que improvisar um carro do hotel em frente às pirâmides e assinar um “salvo conduto” para prosseguirmos.

O guia foi mudando em prazo de horas, de alegre e confiante para triste e desolado. Soubemos também que o aeroporto havia sido fechado por horas.

Egito na Revolução – Final de Semana no Hotel

Ficamos no Marriott Hotel que, aliás, é um excelente hotel e ótimo locar para “ficarmos sitiados”. Valeu muito almoçar nos jardins desse antigo palácio, provar o delicioso sanduíche Kafta kebab.

Notícias na T.V. pela Al Jazeera

Víamos as notícias pela CNN, Al Jazeera e dormimos enquanto a TV mostrava “thousand & thousand of people on the street”. Pela janela observamos as manifestações. Pela noite ouvíamos barulho e gritos, bem como som das mesquitas.


Booking.com

Saída do Egito para Dubai

No domingo, que no Egito é como segunda-feira, os bancos, bolsa de valores, escolas e comércio fecharam. Todas as atrações turísticas do país também foram fechadas. Nosso operador se reuniu conosco, para informar que teríamos que sair do país o mais rápido possível.

Liguei imediatamente para o celular de emergência no Brasil, acordei o gerente e ele conseguiu com muito esforço lugares no voo para Dubai no dia seguinte, segunda-feira. A remissão do tkt aéreo foi possível graças a ajuda dos operadores turísticos de Dubai.

Primavera Árabe no Egito Egito - saí de férias na revolução e vivi um momento histórico

Tahrir Square – Egito na revolução

O dia foi de incertezas, pois o toque de recolher foi antecipado para 16h00 e duraria até às 08h00 do dia seguinte. Porém, o povo foi às ruas e não o obedeceu.

O ditador não teve dúvidas e colocou os aviões caças supersônicos para sobrevoar o Cairo e amedrontar a população no início do toque de recolher às 16h00. Mas todos continuaram na rua.

Nós fotografamos o incêndio no prédio do partido do presidente Mubarak com minha nova máquina, com zoom potente, adquirida na conexão em Dubai com objetivo de fotografar melhor os templos.

Ela foi útil para acompanharmos do 11º andar do Marriott a movimentação nos viadutos e na Tahrir Square, centro da cidade e local escolhido pelo movimento.

Primavera Árabe no Egito

Saída do Cairo na Segunda-Feira

Na segunda-feira, 31 de janeiro, saímos às 8h00 do hotel, enfrentamos um transito caótico. Havia muitos carros nas ruas deixando a cidade do Cairo, considerei o “segundo Êxodo do Egito”. No aeroporto hiper lotado, filas homéricas.  Graças ao nosso operador e seu assistente que falavam árabe, embarcamos com destino a Dubai.

Continuação das Férias em Dubai

Nossas férias foram transferidas para compras no Dubai Festival e passeios pela cidade. Fui a Abu Dhabi, visita à sua bela mesquita e o Ferrari World.

De volta a Dubai, seguimos à noite para safári e jantar no deserto e, no final da viagem, relax on the beach no Le Meriden Hotel na região da marina de Dubai.

O Presidente do Egito Renunciou

Alguns dias depois e já de volta a São Paulo, estou feliz porque o presidente renunciou. Como os egípcios pediram, “deu o fora”. Quero voltar aos templos ao longo do Nilo.

Nessa viagem eu fiz parte da história do país. Eu amo o Egito e seu povo hospitaleiro.

Primavera Árabe no Egito

Como Começou a Revolução no Egito

A Revolução no Egito em 2011, também conhecida como Dias de Fúria, foi uma série de manifestações de rua, protestos e atos de desobediência civil que ocorreram no Egito de 25 de janeiro até 11 de fevereiro de 2011.

Os organizadores das manifestações contaram com a recente revolta da Tunísia para inspirar as multidões egípcias a se mobilizarem, assim como ocorreu em grande parte do mundo árabe.

Os principais motivos para o início das manifestações e tumultos foram os problemas estruturais e o desejo de derrubar o regime do presidente Hosni Mubarak, que esteve no poder durante 30 anos.

O Egito é um país lindo e vale a pena visitar:  O Cairo é um dos lugares mais visitados, devido às pirâmides e museus.

Melhor Roteiro do Egito – Cruzeiro

O melhor roteiro é seguir de Aswan para Luxor em um cruzeiro pelo Rio Nilo. É incrível visitar os templos em toda sua rota. Os passeios acontecem pela manhã e à tarde e as refeições sempre nos barcos.

 Egito - saí de férias na revolução e vivi uma momento histórico

A vista das margens do Nilo é incrível, com suas palmeiras, principalmente no pôr do sol.

Egito - saí de férias na revolução e vivi um momento histórico Egito - saí de férias na revolução e vivi um momento histórico

Abu Simbel é um dos mais impressionantes complexos arqueológicos, constituído por dois grandes templos escavados na rocha.
Visitar as belas praias de Sharm El-Sheik também vale a pena.

Onde se Hospedar no Egito.

Há bons hotéis em Cairo, como o Fairmont e Marriott, os dois com vista para o Rio Nilo.

Entre neste link para reservar hotéis no Egito.

 

Como Chegar ao Egito

Há opções via Dubai com Emirates, via Paris com Air France ou via Istambul com Turkish Airlines, além de outras possibilidades via Europa e Oriente Médio.

A partir de segundo semestre de 2023 o Brasil passará a ter voo com a Egyptair de São Paulo para Cairo.


Seguros Promo

Melhor Época para Conhecer o Egito

Somente o verão que deve se evitar devido ao intenso calor, o que prejudica a caminhada pelos templos.

Dicas de Viagem para o Egito

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Leia também:  Dicas para viajar.

Ler o livro Ramses. É muito interessante conhecer um pouco da história antiga do Egito antes da viagem.

Levar um tênis para as caminhadas nos templos.

Roupas leves, mas também agasalho para a noite.

Provar a deliciosa comida árabe.

Tomar chá com hortelã na praça ao lado do mercado do Cairo e observar o movimento.

Cuidado ao experimentar o narguilé, o fumo árabe, pois é forte para quem nunca usou.

Fazer compras em todos os lugares; os preços são incríveis.

Tentar aprender um pouco da língua árabe.

Conhecer um pouco da religião muçulmana; vale a pena.

Fazer um passeio no lombo de um camelo em Aswan

Fazer passeio numa Feluca, a embarcação típica do Rio Nilo.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel