Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismo

08.set.13 - atualizado em 04.fev.20



Viena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismo. Uma cidade muito linda! Foi o que ouvi de vários amigos quando anunciei que iria visitar Viena. Cheguei pela noite no outono, sem poder observar muita coisa. Pela manhã, da vista do meu apartamento, abri da janela e vi um barco de turistas deslizando lentamente pelo Rio Danúbio, num lindo dia de sol de setembro. Foi amor à primeira vista de uma cidade com bela arquitetura, jardins, palácios e o charme da opera. A cidade é incrível e uma experiência de viagem inesquecível.

Confira as dicas dos pontos turísticos, melhores hotéis, passeios e detalhes imperdíveis.

Viena está próxima da Alemanha, e pode ser conjugada. Leia também sobre: Berlim uma cidade reinventada.

Viena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismo

O estilo aristocrático – um dos pontos turísticos d Viena

Para conhecer Viena a melhor maneira é utilizar o metrô, começar pela praça Karlsplatz e de lá para o calçadão de prédios imponentes – cada rua mostra um pouco da opulência do passado. Em cada esquina fui abordada por jovens, vestidos à moda do século XVIII, para oferecer ingressos diversos, principalmente para Opera. Em pontos turísticos, há charmosas carruagens que fazem tours românticos pelas ruas com turistas encantados. A riqueza do passado, se faz notar por todos os lados da cidade, nos maravilhosos palácios e prédios suntuosos. Diferente de Paris, que tem um estilo esplendoroso, com muito dourado, Viena tem um estilo arquitetônico mais sóbrio, mas também impactante.

A Áustria tem várias características da Alemanha. Leia também sobre a: Alemanha Romântica.

Viena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismo

Karlsplatz e Stephansplatz – começo dos pontos turísticos de Viena

Vale a pena circular pelo entorno das praças de Karlsplatz e Stephansplatz e começar a conhecer a bela arquitetura da cidade por esse lugar. Destaque para a catedral gótica de Santo Estevão (Stephansplatz), a qual possui telhado estilo alemão conhecido por “enxamel” – técnica de construção de madeiras, pedras e tijolos entrelaçados dando um aspecto muito bonito. O estilo “enxamel” está presente também na França. Confira no post: Dicas de viagem para a Borgonha.

A igreja barroca de São Carlos (Karlsplatz) tem uma magnífica cúpula. A cada esquina de Viena há uma surpresa com a bela arquitetura. Dentre os pontos turísticos de Viena, a bonita arquitetura se destaca.

Leia também sobre: Itália cidades mais visitadas.

Palácio Schonbrunn  – a melhor das atrações de Viena

Os museus de Viena são maravilhosos.  Um dos melhores pontos turísticos de de Viena é o Palácio Schonbrunn, que foi residência de verão da corte austríaca. Lá é possível conhecer um pouco da história através da visita aos aposentos reais. Depois é fundamental passear pelo magnífico e enorme jardim com vários níveis, que sobe até a parte alta da cidade, com uma vista incrível de Viena do alto do restaurante Gloriette. A sugestão para esse passeio é ficar dia inteiro para desfrutar da paz e beleza do lugar.

O palácio é esplendoroso e lembra outros da Europa. Leia sobre: Paris a cidade do bel prazer.

Viena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismo

Outros museus – pontos turísticos de Viena

Outros museus interessantes são o Museu da Sisi e Palácio Imperial, excelentes também para caminhar ao redor. O Museu Quartier, além de interessante opção cultural, tem uma ótima área de lazer com restaurantes em uma grande praça por onde circulam muitos jovens. O museu Albertina abriga obras mais modernas. Se tiver tempo procure conhecer melhor, porque há muita coisa a visitar.

Para quem gosta de museus, confira o post: Estações do ano em Nova York.

Viena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismoViena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismo

Opera de Viena – ponto alto das atrações de Viena

O prédio da Opera, além de bonito, é ponto de encontro de todos e também é onde começa o charmoso calçadão com inúmeros cafés e restaurantes com mesas na rua. Não se deve deixar de assistir a uma Opera na sala dourada. São espetáculos turísticos com operetas breves, algo muito interessante para a noite. Música clássica é muito procurada, principalmente graças a muitos dos mais famosos compositores eruditos mundo que nasceram na Áustria, entre os quais está Wolfgang Amadeus Mozart.

Sem dúvida é um dos pontos turísticos mais populares de Viena, assistir à uma opera, nesse prédio suntuoso, é uma experiência inesquecível.

No Brasil também há Teatros construídos para operas, como o Teatro Amazonas. Leia sobre: O que fazer em Manaus.

deusavien

Reserve neste link o: Tour para conhecer a Opera de Viena.

ONU em Viena – o lado moderno da cidade

O lado moderno da cidade está próximo à sede da Organização das Nações Unidas, com prédios de corporações. A ONU tem visita guiada e vale a pena conhecer. Aproveite para tomar um chocolate na cafeteria e comprar umas lembrancinhas da ONU.

Rio Danúbio – um dos principais pontos turísticos de Viena

O Rio Danúbio (Donau) corta a cidade e se divide em canais, como o Neue Donau, Donaukanal e Alte Donau. Muitos dos pontos nas margens são ótimas para passeios – são como “praias” no asfalto com espreguiçadeiras, bares, lanchonetes e muita gente bonita, principalmente no verão e primavera. O Rio Danúbio conta com muitos cruzeiros fluviais, uma das principais pontos turísticos de Viena.

Reserve neste link o: Cruzeiro de Viena à Bratislava.

Assim como o Rio Danúbio em Viena, entre a Holanda, França e Alemanha o Rio Reno também oferece vários cruzeiros fluviais.

Leia também: Cruzeiro pelo Rio Reno – rota dos castelos.

Viena – porta da entrada do Leste Europeu

Viena é a porta de entrada do leste europeu, ótima para seguir viagem e conhecer República Tcheca, Hungria e Eslováquia. Aproveite o tour de dia inteiro a Bratislava, a charmosa capital da Eslováquia, e volte de barco, em uma viagem linda de pouco mais de hora. No leito do rio Danúbio há muitas casas típicas de pescadores da região.

Você vai gostar de ler sobre minha experiência: Um dia em Bratislava.

Viena principais atrações de uma cidade com cultura e romantismo

Passeios pela região – outros pontos turísticos

Se tiver tempo disponível se programe para visitar Salzburgo e Wachau (rota romântica do Danúbio), ou a região do Tirol – Innsbruck. As paisagens são incríveis.

Austria

Sobre Viena e a Áustria

A Áustria é um dos países mais ricos no mundo, com um PIB nominal per capita de 43 570 dólares. A capital, Viena, tem uma população superior a 1,6 milhão. A cidade foi eleita por vários anos seguidos uma das melhores cidades do mundo em qualidade de vida. O país teve um passado brilhante de muito poder e dominação fruto do chamado império austro-húngaro, que compreendeu vários países do leste europeu. Antes da proclamação da república, foram séculos de dominação do Império Habsburgo. Católicos fervorosos, deixaram seu legado em inúmeras igrejas por toda Viena.

Você vai gostar de ler também sobre: Portugal pontos turísticos.

Um pouco da Áustria no Brasil

A nossa imperatriz Leopoldina veio da casa dos Habsburgo, uma das contribuições que deixou ao Brasil foi a cor amarela da bandeira, que era a cor da família. A cor verde vem dos Bragança de D.Pedro I. Portanto temos uma ligação histórica com a Áustria.

No Brasil o ideal para conhecer sobre um pouco da imperatriz Leopoldina é visitar os atrativos da Cultura e museus do Rio de Janeiro.

História de Sisi e o Imperador Carlos

O último foi o Imperador Carlos, que foi casado com a imperatriz Sisi, uma linda mulher independente que viajou o mundo e deixou impressa sua marca por todos os lados. Ficou ainda mais famosa depois do filme, estrelado por Romy Schneider, sobre a corte austríaca. Hoje as lembranças de Sissi são onipresentes em Viena.

Melhores hotéis de  Viena

A cidade conta com hotéis tradicionais e lindos – alguns palácios que foram adaptados. No centro há muitos hotéis que estão próximos de onde é possível ir caminhando até os principais pontos turísticos de Viena:

Sacher Wien, Grand Hotel Wien, Bristol, Palais Hansen Kempinski Vienna, Ambassador. etc.

Um ótimo custo benefício de preço:

Star Inn Wien perto do Palácio Schonbrunn fora do centro.

Entre neste link para reservar os hotéis em Viena.

Hotéis à margem do Danúbio

O Hilton Viena Danúbio fica fora do centro, sendo o único hotel ao lado do Rio. É mais tranquilo e com clima de relaxamento. Em outras áreas da cidade se encontram bons hotéis.

hiltonvien hilton-vienna-danube

Como se locomover em Viena

A rede de metrô e bondes é muito bem servida, alcançando a cidade toda. Há um trem rápido do aeroporto – CAT, City Air Terminal – para a estação de metrô Landstrabe, situada no centro.

Como chegar à Viena

Não há voos diretos de São Paulo para Viena, porém há conexões nas principais cidades de Europa, como Paris. A Air France é parceira comercial da Austrian Airlines, o que facilita, quando a portão de embarque próximo. Se tiver tempo para a viagem, opte por fazer um roteiro descolado e viajar com a Turkish Airlines ficando 2 noites na bela Istambul, em um hotel próximo do aeroporto, e siga viagem posteriormente para Viena. Em algumas épocas do ano a tarifa pode ser melhor.

Entre neste link para pesquisar, reservar e comprar passagens ou pacotes para Viena.

Melhor época para visitar Viena

Na Europa, situada no hemisfério norte, as estações são invertidas em relação ao Brasil.  O verão é incrível, o tempo é ótimo, porém é época de férias, com mais turistas e tarifas mais altas.

No inverno – de dezembro a fevereiro – o frio é mais rigoroso, mas com o diferencial de se conhecer as feiras de Natal, uma tradição na Áustria, Alemanha e regiões próximas no leste europeu.

Outros posts que para conferir:

Mercados de Natal em Viena. 

Mercados de Natal da Alemanha.

De modo geral é mais agradável viajar no outono ou primavera: Viagens no outono e na primavera.

Dicas sobre os pontos turísticos de Viena

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.

Provar a famosa torta Sacher, um dos principais pontos turísticos de Viena, é servida no restaurante do Hotel Sacher, próximo da Opera.

Degustar os pratos principais: Schnitzel vienense (frango ou porco empanado) e Spätzle (tipo de macarrão).

Ir a um café vienense, com mesas com vista para a bela cidade.

Visitar uma taverna antiga, sendo que há muitas pela cidade.

Degustar a bolacha Wanner e as salsichas e linguiças nas barracas de rua.

Conhecer as obras do pintor Gustav Klimt, uma referência na cidade.

Visitar a feirinha de Brastilava à beira do rio e degustar os produtos locais.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel