Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagens para Berlim uma cidade reinventada artes e monumentos

22.jun.14 - atualizado em 25.jan.24



Viagens para Berlim, uma cidade reinventada com artes e monumentos.

A primeira impressão é de uma bela cidade moderna, descolada e jovem que está em constante mutação. Tem  muita história, eventos e arte por todos os lugares.

É o tipo de lugar que se pode retornar com frequência porque está sempre se renovando.

Confira as dicas do que fazer em uma das cidades mais descoladas da Europa.

A Alemanha também é um destino para viagem a dois, saiba mais no post: Lua de Mel na Alemanha romântica.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Viagens para Berlim – Cidade Que Se Reinventou

Atraídas pelos aluguéis baratos, muitas galerias de arte foram estabelecidas em Berlim. Vieram novas empresa e gente jovem e criativa começou a chegar. O berlinense é um “bicho de hábitos noturno” como eles se definem. Assim a noite se transformou e ficou para lá de amimada, com muitos clubes e festas.

Hoje Berlim é uma cidade vibrante, com muitas gruas de construção por todas as partes. Essa é uma cidade exemplo, um “case de sucesso”, de que é possível mudar e, mais do que isso, mudar para melhor.

Que tal viajar para ver: Os Mercados de Natal na Alemanha.

Muro de Berlim um Ícone

A cidade de Berlim ao longo da história passou por muitos problemas, com altos e baixos. Como capital da Alemanha, passou pela primeira guerra mundial. Depois voltou a ser sede do poder nos anos vinte e foi o centro do comando nazista.

Virou centro das atenções com a rendição alemã e a divisão da cidade pelo fatídico Muro de Berlim.

Geograficamente o Muro de Berlim separou a cidade em duas regiões: da antiga União Soviética e do Ocidente.. Essa divisão, fez com que famílias e amigos fossem separados de um dia para outro.

O Mural é o atrativo mais emblemático, no entanto a cidade tem inúmeros lugares para visitar. Para começar a conhecer as atrações de Berlim eu recomendo um tour que se pode ter uma visão geral da cidade. A dica é utilizar o Ônibus Hop-On Hop-Off tour, conjugado com um mini cruzeiro de barco.

Que tal conjugar a viagem de Berlim com Viena? Leia também sobre:

Viena principais atrações de uma cidade com cultura e romantismo.
Viena e os mercados de Natal: um programa bacana na Áustria.

A Transformação do Muro de Berlim

Por muito tempo foi um lugar esquecido, foco de tragédias para aqueles que se aventuraram em fugir do lado soviético. Como o muro era duplo, havia também um espaço entre os dois, chamado de “terra de ninguém”. Mas tudo mudou em novembro de 1989, quando caiu o muro.

O povo comemorou muito e houve investimento intenso do governo alemão para recuperar a antiga parte oriental soviética. Hoje é um ponto turístico, cenário de grafites criativos, ótimo local para fotos em Berlim.

Você vai gostar de ler também sobre: Portugal e os pontos turísticos.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Pontos turísticos – Viagens para Berlim

Os pontos altos para visitar Berlim são: Portão de Brandemburgo, os pedaços do muro, o Checkpoint Charlie, os parques, a Ilha dos Museus, Torre da TV, entre outros lugares históricos.

Os passeios de barco são uma ótima alternativa para para conhecer a arquitetura de Berlim a partir da vista do rio Spree.

Conhecer o Olympiastadion, o estádio Olímpico histórico é também essencial.

Parlamento Alemão  – Viagens para Berlim

Destaque para o Reichstag, o parlamento alemão, bela cúpula de vidro. A arquitetura moderna contrasta com um lindo prédio estilo Neo Renascentista de 1894 do outro lado. Assim como a cidade o Parlamento tem o lado tradicional e o moderno, que convivem juntos.


Booking.com


Eu visitei o Parlamento de Berlim e recomendo.

Confira também o post: Itália cidades mais visitadas.

Mercados de Natal na Alemanha: gastronomia, eventos e luzes

Ilha dos Museus – Viagens para Berlim

Há muita cultura com 440 galerias de arte e cerca de 180 museus. Destaque para o Neus Museum na Ilha dos museus. Sua coleção egípcia conta com o busto original da rainha Nefertiti, imperdível para quem gosta de história.

Visitar a Ilha dos Museus tem a vantagem de poder visitar vários na mesma região.

E por mencionar em antiguidade, saiba sobre: Egito pontos turísticos – pirâmides, cruzeiro pelo nilo, templos e cultura.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Pergamon –  Portal de Entrada da Babilônia

Visitar o Museu do Pergamon é uma das melhores experiências nas viagens para Berlim. A famosa Porta de Ishtar de uma das entradas da Babilônia, se encontra no museu. Foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, os enormes portais são revestidos de linods tijolos esmaltados.

Tem na sua decoração touros, leões e dragões em alto relevo. Predomina a cor azul anil, porque representa a pedra semipreciosa lápislázuli, considerada com ótima vibração.

A Porta de Ishtar tem 14 metros de altura e 30 metros de largura e impressiona pela grandiosidade e beleza. Foi construída entre 604 e 562 a.C, em homenagem à deusa babilônica Ishtar, por ordem de Nabudonosor II. Entre 1902 e 1914 foi escavada e reconstruída com os tijolos originais em 1930 no Museu do Pergamon.

Berlim do Alto – Panoramapunkt

Para conhecer a cidade do alto uma das possibilidades é visitar o Panoramapunkt, que tem as melhores vistas de Berlim e da Torre de TV. A plataforma mirante está a 100 metros de altura; o acesso é feito pelo elevador mais rápido da Europa até o 24º andar. A dica é admirar a paisagem panorâmica com um copo de Crémant (um espumante francês incrível). Um passeio imperdível, que você pode reservar antecipadamente: Panoramapunkt e Panoramacafé.

O mirante está no prédio Kollhoff Tower, fica na Potsdamer Platz, que tem o estilo arquitetônico do começo do século passado, que contrasta com os edifícios modernos da cidade.

Triciclo Motorizado – Viagens para Berlim

Circulei por duas horas em um triciclo motorizado. O que, a princípio, parecia difícil, depois de um tempo se torna simples quando se pega o jeito. Dessa maneira, pude passear pelas ciclovias da cidade.

Visitei os resquícios do antigo Muro de Berlim, o Portão de Brandemburgo e circulei de metrô e ônibus pela bela cidade, muito bem arborizada. Depois de 4 dias de experiências, recebi um certificado do Visit Berlin com o título de cidadã berlinense: “Ich Bin ein Berliner”.

Adorei ver os habitantes de bicicleta e curtindo as belezas da cidade na primavera europeia. O Triciclo motorizado – Trike Tour –, que também tem guia acompanhante.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Arquitetura de Berlim – Monumentos e Grafites

A melhor maneira de se conhecer a cidade é com o city tour “Arquitetura de Berlim, memórias e monumentos”. Há muita história importante na cidade, que fica ainda melhor contada por um guia profissional e historiador que vivenciou muitos dos momentos importantes da cidade.

Berlim é realmente dinâmica e com uma mistura de estilos. Há becos e ruas com arte de rua, grafites que estão em constante renovação.

Para quem gosta de grafite, confira outras opções de viagens:

 Wynwood e South Beach e Miami – Estados Unidos.
Grafites de Valparaíso – a cidade renovada do Chile.

Restaurantes e Bares de Berlim

Os restaurantes estão por toda a parte da cidade, desde os mais simples, sendo alguns alternativos, até os sofisticados. Berlim é a cidade alemã, com mais restaurantes com estrela Michelin. Participei de um “gastro rallye” – um evento gastronômico com três restaurantes. O viajante degusta a entrada em um restaurante, depois come o prato principal em outro e, para concluir vai saborear a sobremesa em mais um.

Os bares, os clubes variados e criativos, colaboram para propagar a fama da lendária noite berlinense. Para um happy hour no verão, o ideal é saborear coquetéis em bares na margem do Rio Spree.

Para quem gosta de gastronomia, conheça o post: Gastronomia em viagens é sempre uma experiência inesquecível.

Arborização em Berlim  – Cidade dos Parques

O fato de Berlim ter ficado isolada por tanto tempo colaborou para que a região tenha se mantido muito verde, com parques por todos os lados. Entre os melhores parques de Berlim estão: Tiergarten, Britzer Garten, Treptower Park, Pfaueninsel, Wannsee, entre outros.

KPM – Compras na Fábrica Tradicional de Porcelana

A KPM, a mais tradicional fábrica de porcelana da Alemanha, tem design arrojado e visitas guiadas. É possível até agendar uma vivência em pintura de porcelana e depois levar a peça para casa.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Outras Compras em Berlim

Procure fazer compras em supermercado: os produtos alemães têm excelente qualidade.

Visitar o shopping Bikini Berlin, que conta com novos designers de roupas e novas tendências.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Visitar o Sony Center na Praça – Postdamer Platz.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc Sony Center

Outro destino de compras imperdíveis é em: Dubai – Emirados Árabes.

Dirigir um Trabi – Carro Antigo

Uma das experiências legais de Berlim é dirigir um “carro oficial” da antiga Alemanha Oriental época de domínio da União Soviética, o Trabi. Os carros com pintura coloridas, são um puro charme, além de poder conhecer a cidade de uma maneira diferente. Você pode fazer a reservar antecipadamente: Trabi-Safari ou Trabi-World.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Novidades em Berlim

A cidade sempre se reinventa, pós pandemia apresenta várias novidades, dicas da viagens para Berlim.

Aeroporto Novo

O aeroporto novo é um dos destaques, além da possibilidade de reservar horário para fazer o controle de segurança antes do voo na saída, o que torna a viagem mais confortável.

Gastronomia

No quesito gastronomia conta com 30 restaurantes com estrelas Michelin e os nos mercados gastronômicos se encontra comida de vários lugares do mundo.  O Festival de Gastronomia também atrai muitos viajantes.

Novos Hotéis

Os preços mais baixos em relação ao resto da Europa é uma das atrações, além do mais, há vários novos hotéis na cidade.

Hotel Oderberger o prédio da antiga piscina de Berlim foi remodelada e virou um opção charmosa.

Wilmina, o hotel é uma antiga cadeia feminina com edificação original e única.

Huttenpalast o nome em alemão significa palácio da cabana, tem um estilo retrô, jeitão alternativo e localizado em um acampamento coberto, os banheiros são compartilhados e tem  preço econômico.

Outros Hotéis de Berlim

A boa notícia na hospedagem fica por conta da grande quantidade de leitos, fazendo com que os preços sejam melhores que os de outras capitais. Viagens para Berlim com muitas possibilidades hoteleiras.

Hotéis Econômicos

Ibis Styles Hotel Berlin Mitte.
Holiday Inn Berlin City-West.

Hotéis de Luxo

Há várias opções de hotéis de luxo em Berlim para todos os gostos.

Hotel Regent Berlin

O Hotel Regent Berlin é considerado pela Condé Nast Traveller como um dos ‘melhores lugares para ficar no mundo’. e também para se hospedar. O serviço  impecável, além de amenidades de primeira classe no coração da cidade.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Rocco Forte Hotel

O Rocco Forte Hotel de Rome, está num prédio histórico, sendo um dos mais requintados. Categoria luxo, está localizado em ponto estratégico da cidade.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Hotel Adlon Kempinski

O Hotel Adlon Kempinski é categoria luxo, também de estilo clássico. Situado ao lado do portão de Brandemburgo, conta com ótima vista dos apartamentos.

Adlon Kempinski Adlon Kempinski

Hotel Grand Hyatt

O Hotel Grand Hyatt é categoria luxo, moderno e contemporâneo.

GRAND HYATT Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Hotel The Ritz Carlton

Hotel The Ritz Carlton é categoria luxo, destaque para o bar com coquetéis inspirados em perfumes. Uma experiência sensorial incrível.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc 133

Hotel Das Stue

O Hotel Das Stue é categoria luxo, moderno e dentro do parque Tiergarten, conceito de tranquilidade.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Hotel Steinplatz

Hotel Steinplatz é categoria luxo boutique, estilo retrô.

Hotel Steinplatz Hotel-Steinplatz12

Como Chegar em Berlim

Melhor opção com Lufthansa, com conexão em Frankfurt. No entanto há muitas outras conexões possíveis na Europa. Confira as rotas e promoções para compra de passagens aéreas.


A maioria dos destinos mencionados podem ser alcançados pelas ótimas estradas do estado de São Paulo.

Confira as ofertas de hotéis em Frankfurt:

Booking.com

Dicas de Viagem para Berlim

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para viajar.

O transporte público é bem organizado. Utilizar o cartão Berlin Welcome Card, que integra ônibus e metrô e dá descontos para várias atrações.

Se puder viaje no verão, pois Berlim fica irresistível. No outono e primavera as cores são surpreendentes.

Extensão de Viagem para Frankfurt

A cidade de Frankfurt é a porta da entrada na Alemanha, então a dica é fazer uma escala. Uma cidade que impressiona por seus arranha-céus.

Há lugares muito interessantes como Römerberg, maravilhosamente restaurado, uma praça medieval no coração histórico da cidade às margens do rio Reno, com seus museus. Conhecer os bares de sidra em Sachsenhausen, o “Fressgass“, o calçadão com muitas opções de restaurantes, cafés e delícias da Alemanha. A elegante Rua Goethe também vale a visita.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Para trilhas e caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Livros que Inspiram Viagens

Para entrar no clima da viagem, que tal conhecer a história? A minha indicação é o livro Berlim:1961

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel