Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagens para Berlim: uma cidade reinventada: artes e monumentos

22.jun.14 - atualizado em 03.mar.20



Viagens para Berlim: uma cidade reinventada: artes e monumentos. Embora eu conheça bem a Alemanha, depois de algumas viagens já realizadas para lá, foi a primeira vez que visitei Berlim. A primeira impressão é de uma bela cidade moderna, descolada e jovem que está em constante mutação. A cidade tem muita história, eventos e arte por todos os lugares. É o tipo de lugar que se pode retornar com frequência porque está sempre se renovando.

Confira as dicas do que fazer em uma das cidades mais descoladas da Europa.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Viagens para Berlim – cidade que se reinventou

Atraídas pelos aluguéis baratos, muitas galerias de arte foram estabelecidas em Berlim. Vieram novas empresa e gente jovem e criativa começou a chegar. O berlinense é um “bicho de hábitos noturno” como eles se definem. Assim a noite se transformou e ficou para lá de amimada, com muitos clubes e festas.

Hoje Berlim é uma cidade vibrante, com muitas gruas de construção por todas as partes. Essa é uma cidade exemplo, um “case de sucesso”, de que é possível mudar e, mais do que isso, mudar para melhor.

Que tal viajar para ver: Os Mercados de Natal na Alemanha?

Muro – um ícone nas viagens para Berlim

A cidade de Berlim ao longo da história passou por muitos problemas, com altos e baixos. Como capital da Alemanha, passou pela primeira guerra mundial. Depois voltou a ser sede do poder nos anos vinte e foi o centro do comando nazista. Virou centro das atenções com a rendição alemã e a divisão da cidade pelo fatídico Muro de Berlim. Geograficamente o Muro de Berlim separou a cidade em duas regiões: da antiga União Soviética e do Ocidente.. Essa divisão, fez com que famílias e amigos fossem separados de um dia para outro.

Que tal conjugar a viagem de Berlim com Viena? Leia também: Viena principais atrações.

A transformação do Muro de Berlim

Por muito tempo foi um lugar esquecido, foco de tragédias para aqueles que se aventuraram em fugir do lado soviético. Como o muro era duplo, havia também um espaço entre os dois, chamado de “terra de ninguém”. Mas tudo mudou em novembro de 1989, quando caiu o muro. O povo comemorou muito e houve investimento intenso do governo alemão para recuperar a antiga parte oriental soviética. Hoje é um ponto turístico, cenário de grafites criativos, ótimo local para fotos em Berlim.

Você vai gostar de ler também sobre: Portugal e os pontos turísticos.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Pontos turísticos – Viagens para Berlim

Os pontos altos para visitar Berlim são: Portão de Brandemburgo, os pedaços do muro, o Checkpoint Charlie, os parques, a Ilha dos museus, Torre da Tv e outros pontos históricos.

Os passeios de barco são uma ótima alternativa para para conhecer a arquitetura de Berlim a partir da vista do rio Spree. Faça a reserva neste link do passeio de barco.

Parlamento Alemão  – viagens para Berlim

Destaque para o Reichstag, o parlamento alemão, bela cúpula de vidro. A arquitetura moderna contrasta com um lindo prédio estilo neo renascentista de 1894 do outro lado.  Eu visitei e recomendo.

Compre no link o ingresso para a Sala do Plenário e Cúpula do Parlamento Alemão.

Mercados de Natal na Alemanha: gastronomia, eventos e luzes

Ilha dos museus – Viagens para Berlim

Há muita cultura com 440 galerias de arte e cerca de 180 museus. Destaque para o Neus Museum na Ilha dos museus. Sua coleção egípcia conta com o busto original da rainha Nefertiti, imperdível para quem gosta de história.

E por mencionar em antiguidade, saiba sobre: Egito pontos turísticos – pirâmides, cruzeiro pelo nilo, templos e cultura.

Faça a reserva do tour: Ilha dos Museus.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Triciclo motorizado e outros transportes – Viagens para Berlim

Circulei por duas horas em um triciclo motorizado. O que, a princípio, parecia difícil, depois de um tempo se torna simples quando se pega o jeito. Dessa maneira, pude passear pelas ciclovias da cidade. Visitei os resquícios do antigo Muro de Berlim, o Portão de Brandemburgo e circulei de metrô e ônibus pela bela cidade, muito bem arborizada. Depois de 4 dias de experiências, recebi um certificado do Visit Berlin com o título de cidadã berlinense: “Ich Bin ein Berliner”.

Adorei ver os habitantes de bicicleta e curtindo as belezas da cidade na primavera europeia. O Triciclo motorizado – Trike Tour –, que também tem guia acompanhante.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Arquitetura de Berlim – monumentos e grafites

A melhor maneira de se conhecer a cidade é com o city tour “Arquitetura de Berlim, memórias e monumentos”. Há muita história importante na cidade, que fica ainda melhor contada por um guia profissional e historiador que vivenciou muitos dos momentos importantes da cidade.

Berlim é realmente dinâmica e com uma mistura de estilos. Há becos e ruas com arte de rua, grafites que estão em constante renovação. Há um interessante passeio para conhecer os cantos mais escondidos: Tour arte de rua por 3 horas.

Restaurantes e Bares de Berlim

Os restaurantes estão por toda a parte da cidade, desde os mais simples, sendo alguns alternativos, até os sofisticados. Berlim é a cidade alemã, com mais restaurantes com estrela Michelin. Participei de um “gastro rallye” – um rallye gastronômico –, com entrada em um restaurante, prato principal em outro e, para concluir, a sobremesa em mais um.

Os bares, os clubes variados e criativos, colaboram para propagar a fama da lendária noite berlinense. Para um happy hour no verão, o ideal é saborear coquetéis em bares na margem do Rio Spree. Berlim é uma cidade incrível, há um interessante passeio para conhecer os Bares e Boates alternativas, entre no link e reserva essa experiência.

Para quem gosta de gastronomia, conheça o post: Gastronomia em viagens é sempre uma experiência inesquecível.

Arborização em Berlim  – muitos parques

O fato de Berlim ter ficado isolada por tanto tempo colaborou para que a região tenha se mantido muito verde, com parques por todos os lados.

KPM – compras na fábrica tradicional de porcelana

A KPM, a mais tradicional fábrica de porcelana da Alemanha, tem design arrojado e visitas guiadas. É possível até agendar uma vivência em pintura de porcelana e depois levar a peça para casa.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Outras compras em Berlim

Procure fazer compras em supermercado: os produtos alemães têm excelente qualidade.

Visitar o shopping Bikini Berlin, que conta com novos designers de roupas e novas tendências.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Visitar o Sony Center na Praça – Postdamer Platz.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc Sony Center

Dicas – viagens para Berlim

Para conhecer Berlim é necessário planejamento e providências. Leia também: Dicas para Viaj

O transporte público é bem organizado. Utilizar o cartão Berlin Welcome Card, que integra ônibus e metrô e dá descontos para várias atrações.

Alugar uma bicicleta para passear pela cidade. O trânsito é tranquilo e existem muitas ciclovias.

Trabi-Safari: tours pela cidade em antigos carros da época da União Soviética com pintura coloridas, puro charme.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Conhecer o Olympiastadion, o estádio Olímpico histórico.

A Alemanha também é um destino para viagem a dois. Veja: Lua de Mel na Alemanha romântica.

Melhores hotéis de Berlim

Os hotéis são maravilhosos e tem para todos os gostos. A boa notícia fica por conta da grande quantidade de leitos, fazendo com que os preços sejam melhores que os de outras capitais.

Segue abaixo os melhores hotéis que visitei em minha viagem a Berlim. Entre neste link para reservar os hotéis em Berlim.

Hotel Regent Berlin – um dos melhores hotéis

O Hotel Regent Berlin é considerado pela Condé Nast Traveller como um dos ‘melhores lugares para ficar no mundo’, o Regent Berlin é um dos melhores lugares para se hospedar e que orgulha-se em um serviço impecável e amenidades de primeira classe no coração da cidade.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Rocco Forte Hotel – prédio histórico

O rocco Forte Hotel de Rome, está num prédio histórico, sendo um dos mais requintados. Categoria luxo, está localizado em ponto estratégico da cidade.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Hotel Adlon Kempinski – um clássico

O Hotel Adlon Kempinski é categoria luxo, também de estilo clássico. Situado ao lado do portão de Brandemburgo, conta com ótima vista dos apartamentos.

Adlon Kempinski Adlon Kempinski

O Hotel Grand Hyatt é categoria luxo, moderno e contemporâneo.

GRAND HYATT Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Hotel The Ritz Carlton é categoria luxo, destaque para o bar com coquetéis inspirados em perfumes. Uma experiência sensorial incrível.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc 133

O Hotel Das Stue é categoria luxo, moderno e dentro do parque Tiergarten, conceito de tranquilidade.

Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc Berlim o que fazer numa cidade reinventada: artes, monumentos e história, etc

Hotel Steinplatz é categoria luxo boutique, estilo retrô.

Hotel Steinplatz Hotel-Steinplatz12

Como chegar à Berlim

Melhor opção com Lufthansa, com conexão em Frankfurt. No entanto há muitas outra conexões possíveis na Europa.

Entre neste link para pesquisar, reservar e comprar as passagens aéreas para Berlim.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel