Deusa Rodrigues - Travel Agent

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

05.abr.15 - atualizado em 11.out.19



Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul e o centro, conhecido como Outback. Esse é um país fascinante para se conhecer, assim como o Brasil tem dimensões territoriais, com vários estados e paisagens diferenciadas. No Nordeste da Austrália é sempre verão, dá para mergulhar na Barreira de Corais em qualquer época. O Sul guarda as características inglesas, e Sydney é espetacular. Considerada uma das baias e cidades mais lindas do mundo, não tem como não se apaixonar. Os australianos são simpáticos; gente bonita e de bem com a vida. Fiz duas viagens completas, mas ficou o gostinho que “ quero mais”.

Leia também: 16 passeios em Sydney, Austrália: a cidade mais bonita da Oceania.

5-deusa

Rota de viagem completa para a Austrália

A minha sugestão de viagem completa para a Austrália se inicia em Melbourne no Sul, segue para Queensland ao nordeste, a seguir para o centro do país e finaliza em Sydney. O final do roteiro de viagem pela Austrália é na fascinante cidade de Sydney, que na minha opinião é uma das 3 mais lindas do mundo. Uma paisagem que reúne o mar e montanha, assim como as concorrente Rio de Janeiro e Cape Town. Sydney é tão bonita que qualquer viajante experiente fica apaixonado e quer voltar sempre.

Leia também sobre: Cape Town uma das cidades mais bonitas da África do Sul.

Compare as atrações de Sydney com as do: Rio de Janeiro melhores passeios.

Melbourne sul da Austrália – começo da viagem

Comecei meu roteiro de viagem pelo Sul, em Melbourne, conhecida como “Cidade-Jardim” no estado de Victoria. Tem um charme inglês, no estilo vitoriano da arquitetura e nos parques e até no uniforme dos alunos. Melbourne é o centro cultural e da moda do país. Há inúmeros restaurantes, teatros, cafés à beira rio, com muitas atividades. A partir de Melbourne se pode conhecer a região vinícola e os 12 Apóstolos. O sul da Austrália deve fazer parte do roteiro de viagem completo.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Principais atrações de Melbourne

A cidade tem várias atrações e para conhecer bem é necessário ficar pelo menos 3 noites.

– Federation Square: Complexo arquitetônico ocupa 5 quarteirões com 20 galerias de arte.

– St.Kilda: Bairro eclético que concentra tanto surfistas como executivos.

– Old Melbourne Gaol: Antiga prisão desativada de 1929, estilo museu.

– Estação Flinders Street: Antiga estação ferroviária no centro de Melbourne.

– Rialto Towers: Torre que proporciona uma vista de 360graus da cidade.

– Casa do Capitão Cook: residência do descobridor da Austrália

– Royal Botanical Gardens: Jardim Botânico com 36 hectares e 12.000 espécies de plantas.

– Melbourne Star Observation Wheel: A Roda Gigante que oferece uma vista de 360 graus e de até 40 Km da cidade.

7-melbourne

Yarra Valley – região vinícola da Austrália

Eu fiz um passeio de dia inteiro a partir de Melbourne para Yarra Valley, a região da vinícolas. O vinho australiano é cada vez mais apreciado e os tipos são: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Shiraz. É possível fazer degustação e depois provar a gastronomia local, onde o carneiro é prato principal. A paisagem dos vinhedos é bonita e relaxante, é possível fazer um passeio de balão para apreciar melhor o visual.

Reserve um tour a partir de Melbourne para Yarra Valley.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Great Ocean Road – rota dos 12 Apóstolos

Para quem dispõe de mais tempo, a sugestão é seguir pela Great Ocean Road, uma belíssima estrada que contorna a costa australiana, até o Parque Nacional Port Campbell para conhecer a rota dos 12 Apóstolos, que são colunas calcárias que surgem a beira mar. Há ainda a inexplorada ilha da Tasmânia, que conta com hotel estilo refúgio de luxo.

Reservas para o Tour à Great Ocean Road a partir de Melbourne, para observar os 12 Apóstolos.

Nordeste da Austrália – roteiro de viagem completo

Do Sul, segui direto para o Nordeste no estado de Queensland. A Austrália é um país continental, a região de Cairns tem verão o ano todo. A Barreira de Corais mais grande do planeta, com 2000 km é a principal atração. Lá como o Nordeste Brasileiro, tem verão constante. A partir de Cairns saem os barcos para a Barreira de Corais. Na Austrália incluir a Barreira de Corais é fundamental para um roteiro completo de viagem.

Outra atração de Cairns é o teleférico Skyrail Rainforest Cableway, que segue através de uma floresta úmida, um Patrimônio Mundial. Visita à Aldeia Kuranda.

Em Cairns é possível fazer um passeio em barco com fundo de vidro, para observar os corais, com parada em uma ilha na Barreira de Corais. Reserve aqui o passeio de barco com fundo de vidro.

Mergulhos na Barreira de Corais

Chegar em Cairns foi como um sonho depois de muitos anos. O máximo foi fazer o passeio de dia inteiro em um catamarã, com direito praia da ilhota da barreira e mergulho. Os tours em barcos ou iates saem cedo para chegar à barreira e ter tempo para o mergulho, almoço no barco e volta com o pôr do sol. É um dia intenso, uma grande experiência.

Reserve o Tour à Grande Barreira de Corais a partir de Cairns.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Barreira de Corais

A segunda Barreira de Corais em extensão  é a do México, na região de Cancún, outro lugar que mergulho deve fazer parte da viagem.

Ilha paradisíaca na Barreira de Corais – Lizard

Mas o melhor ainda estava por vir: voei de Cairns, em uma avioneta de 10 lugares, direto para a paradisíaca, Lizard Island para hospedagem num hotel pé na areia muito exclusivo. Esse paraíso que fica na Barreira, é possível ver os corais bem pertinho do restaurante ou na praia.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

O serviço é muito especial, com o charme de amplos chalés espalhados pelo jardim. Os pontos altos foram: um happy hour no final da tarde em um iate e um pic nic numa ilhota deserta próxima ao hotel.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Lizar Island é um resort de luxo que se assemelha aos encontrados nas Ilhas Maldivas.

Outras ilhas da Barreira de Corais da Austrália

Há inúmeras ilhas ao longo dos 2000 km de Barreira, algumas com hotéis de luxo, como Hayman, que está localizada no coração da Austrália na Great Barrier Reef. Pertence às ilhas Whitsunday ao largo da costa de Queensland. Para se chegar à Hayman Island é necessário voar até Hamilton Island e seguir de iate do hotel. Uma comitiva vestida de branco, que recepciona os hospedes no pequeno píer, quando estive lá me senti como na ilha da fantasia.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Outra ilha famosa é Eron Island, que se destaca com a grande variedade de pássaros.

O deserto no roteiro completo de viagem na Austrália 

A região central Northen Territory, da Austrália é árida e conhecida por Red Center. A cidade de Alice Spring é como um oásis no meio do deserto. A cidade tem atividades ligadas ao deserto e passeios de balão. A região desértica tem formações rochosas, muitas consideradas sagradas.

Ayers Rock – Austrália roteiro de viagem completo

O Ayers Rock é o maior monólito rochoso do planeta. O nome original é Uluru tem 600 milhões de anos, com 348 metros de altura por 9,3 km de circunferência. Somente 1/3 é visível, sendo o restante está abaixo da terra. A região ficou famosa com o filme “Priscila, a rainha do deserto”. Essa área é símbolo sagrado para os aborígines. Um dos passeios mais bacanas é fazer um pic nic e observar a mudança de tons da rocha de acordo com a luz solar. À noite, nada melhor que seguir para o “jantar ao som do silêncio do deserto”, onde todos são convidados a ficar um minuto em silêncio para observar o deserto sob as estrelas. É um passeio inesquecível, apesar de ser distante de Sydney, incluir o deserto faz da viagem para a Austrália um roteiro completo.

Para conhecer o Uluru, é possível se hospedar em Alice Springs ou ficar no deserto Ayers Rock. Reserve neste link o passeio para o Uluru com churrasco.

O Deserto da Austrália tem semelhanças com o Deserto do Atacama no Chile, embora os passeios sejam bem diferentes.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Sydney – uma das 3 cidades mais bonitas do mundo

Sydney é marcada por uma beleza natural surpreendente, uma baía recortada, colorida por centenas de barcos ancorados e por belas praias. Foi justamente na cidade, mais especificamente em Bondi Beach que, segundo dizem, onde o surfe nasceu. O cartão postal da região é a Opera House impera na baía, além de ser um dos réveillons mais animados do mundo. Ao sul de Sydney está a bela área de Blue Mountain, que pode ser feito em passeio de dia inteiro com direito a Zoológico para conhecer de perto coalas e cangurus.

Leia também sobre: Viagens de Réveillon pelo mundo nos 5 continentes.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Fauna da Austrália – unica no mundo

A Austrália é ilha com dimensões continentais, cercada pelos oceanos Índico, Pacífico e Antártico. Com uma geografia diversa tem também uma fauna peculiar e única no mundo. Os animais como canguru e coala, o Diabo da Tasmânia, são espécies encontradas apenas na Oceania.

Leia também sobre os: Animais da América do Sul – viagens e experiências.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Sobre a Austrália – um país jovem

A Austrália surpreende os viajantes, é um país jovem, formado por imigrantes com excelente qualidade de vida. Os australianos gostam da natureza, da vida ao livre. A preservação ambiental é um tema importante no país. Na alimentação os produtos naturais e orgânicos estão em destaque. A gastronomia é leve e deve ser acompanhada de vinhos australianos de excelente qualidade.

É um país de dimensões territoriais, pôr isso o transporte aéreo é o ideal entre as várias regiões. Na Austrália assim como na Inglaterra, se dirige do lado esquerdo, portanto todo o cuidado para atravessar as ruas ou alugar carro.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Melhor época para visitar a Austrália

A Austrália está no Hemisfério Sul e pertence ao continente Oceania. Portanto, possui clima semelhante ao do Brasil. No nordeste do país, no estado de Queenland, é sempre verão. Já no Sul, de Sydney até a Tasmânia, as estações são bem definidas e o inverno nessa área registra média de 6 a 12 graus. O verão, especialmente no Réveillon, é muito procurado pelos turistas, principalmente Sydney. Por isso, faça sua reserva com antecedência.

Para visitar o Ayers Rock o ideal é na primavera, depois das chuvas no deserto as flores silvestres desabrocham.

Como chegar à Austrália

Para chegar à Austrália a melhor maneira é via Santiago do Chile pela Qantas, uma das melhores companhias aéreas do mundo. Há possibilidade de viajar também via Buenos Aires com a Air New Zealand, ou ainda com a Latam via Papeete no Tahiti. Outras possibilidades são via: Los Angeles ou Dubai com Emirates.

Sugestão de roteiro de viagem para Austrália

O roteiro mais comum é fazer Sydney, Melbourne e Cairns em 12 dias. Para quem tem mais tempo, o ideal é conjugar com Nova Zelândia. A partir da Austrália, também dá para conjugar com as ilhas Fiji, com a Nova Caledônia ou com o Tahiti.

Hospedagem na Austrália – roteiro de viagem completo

Hotéis em Sydney

Um dos melhores hotéis de Sydney é o Intercontinental, tanto pela localização quanto pela vista que os quartos oferecem.

Hotel australiano

O Four Seasons tem uma das melhores vistas da baía de Sydney, ideal para o Réveillon.

Four Seasons

Já o hotel Ovolo Wooloomooloo tem nome e proposta diferente, moderna de hotel-design, instalado em um antigo armazém de carga à beira mar. Vale pela grande oferta de restaurantes.

TAJ hotel

Já o Four Points by Sheraton tem o melhor custo benefício de localização com categoria primeira.

Four Points Sydney

Hotéis em Melbourne – sul da Austrália

Sofitel Melbourne on Collins – ótimo hotel e localização

Hotéis em Ayres Rock – deserto da Austrália

Desert Gardens Hotel  ou Longitude 131

Deserto Australiano

Hotéis no estado de Queensland – nordeste da Austrália

Lizard Island

É o maior resort do norte da Austrália, localizado na Barreira de Corais. A ilha conta com 24 praias de areia branca em um parque nacional que abrange 1.012 hectares de área preservada.  O hotel tem 40 suítes de luxo, harmonicamente distribuídas ao longo de uma passarela rodeado de jardim, considerado um dos Top Ten Hotéis do mundo.

Lizard Island

Hayman Island – ilha de fantasia na Austrália

O Intercontinental Hayman Island Resort, é uma propriedade de luxo surpreendente, destaque para a arquitetura, com a piscina no centro, rodeada pelo corpo do hotel. O acesso para Hayman Island, via aérea para Hamilton Island de lá por barco.

Hayman

 

Dicas de viagem para a Austrália

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. A Austrália solicita visto para brasileiros e vacina de febre amarela. Leia também: Dicas para Viajar.

Melbourne:

Visitar um dos charmosos cafés localizados em prédios estilo vitoriano.

Cairns:

Não esquecer do sapato para mergulho e canga para a praia no passeio da Barreira de Coral.

Austrália roteiro de viagem completo de norte a sul

Lizar Island:

Observar a vista maravilhosa da Barreira de Corais na avioneta. A hospedagem é de luxo, sendo que o custo benefício compensa muito.

4-LIZARD-VISTA-AEREA

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel