Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem para Botswana: Delta do Okavango, um espetáculo da natureza

12.ago.16 - atualizado em 27.set.20



O continente africano proporciona inúmeras aventuras. Na viagem para Botswana, o Delta do Okavango é um espetáculo da natureza. É uma área enorme de alagados, que formam paisagens deslumbrantes.

O que mais gostei foi a experiência do safári em mokoro, um tipo de canoa. É uma tranquilidade deslizar suavemente pelas lagoas e observar flores aquáticas e animais.

Senti que nesse pedaço do mundo, um refúgio totalmente integrado à natureza. Siga as minhas dicas de viagem para Botswana.

Você vai gostar de ler também sobre: Namíbia o que fazer.

Viagem para Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Sobre Botswana –  terra dos Tsuanas

Botswana significa terra dos Tsuanas e foi um Protetorado Britânico. Tornou-se independente em 1885. A política de conservação adotada pelo país resulta em um turismo de qualidade e preservação. O território tem a aridez do solo típica das savanas, Ao norte país há um espetáculo da natureza: águas sobre planícies férteis formam o delta que, aos poucos, se dispersa no deserto do Kalahari.

Em Botswana, devido às suas características próprias de natureza selvagem, os safáris se tornam impressionantes. Há animais em abundância porque é mais selvagem.

Você vai gostar de ler também sobre: Cape Town uma das cidades mais bonitas da África do Sul.

Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Botswana – as diversas regiões na viagem

O país Botswana está situado entre os países: Zâmbia, Namíbia, Zimbabwe, Angola e África do Sul. O ideal é fazer a viagem conjugada com a Namíbia, porque as paisagens são diferentes e se complementam.

Os principais parques nacionais de Botswana são: Okavango Delta, Moremi Wildlife Reserve, Chobe National Park, Savute Reserve e Makgakikgadi Pans National Park.

O Delta do Okavango é a principal atração, está localizado ao norte próximo do Chobe National Park.

A África proporciona ao viajante muitas experiências incríveis de viagem. Veja também: As aventuras do continente africano.

Delta do Okavango – espetáculo da natureza na viagem à Botswana.

O maior delta do mundo é formado pelo Rio Okavango. Está espalhado por uma área de 15.000 quilômetros quadrados, na placa tectônica de Kalahari. Ás águas não chegam a nenhum mar ou oceano. Há uma evaporação natural, que pode ser observada das aeronaves. É considerada uma das “Sete Maravilhas da África”.

Booking.com

No continente há ainda o Delta do Nilo no Egito, que foi tão importante para a agricultura na antiguidade.

No Delta do Okavango há uma diversidade de animais selvagens, além de quatrocentas espécies de pássaros. Os safáris são feitos em Jeeps 4 x4, canos e barcos a motor. Na viagem para Botswana, o Delta do Okavango é um espetáculo da natureza.

Safáris – abundância de animais em Botswana

As atividades consistem em “game drives” em veículos abertos 4×4 acompanhados por guias experientes. É grande a quantidade de elefantes, leões, leopardos, chitas, búfalos, girafas, impalas, kudus e hipopótamos, oferecendo um espetáculo de rara beleza.

Durante os safáris, é possível observar vários tipos diferentes de animais na mesma área. Essa é a grande diferença com relação aos safáris de outros países. Saiba mais sobre: Os animais da África e os safáris.

Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Mokoros – canoas nos alagados de Botswana

Em Botswana há safáris em botes e canoas, talhadas em troncos e chamadas de “Mokoros”, que deslizam silenciosamente nos rios e canais, passando a metros de crocodilos e hipopótamos. Sobre as pequenas ilhotas é possível observar zebras, búfalos e leões.

Esses passeios nos barcos são marcantes, tanto pelas flores de plantas aquáticas, quanto pelos aos animais. Eu conheci de perto a Flor de Lótus e flor do papiro. Trata-se de uma bela paisagem em meio ao céu azul e clima quente. Um safári distinto, em perfeita harmonia com o ecossistema.

Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Piquenique nas savanas – beira dos alagados de Botswana

Um diferencial é o piquenique nas savanas, ou à margem dos alagados, são um verdadeiro charme. O serviço de petiscos e drinks é impecável no meio da natureza exuberante. Um detalhe simplesmente inesquecível na viagem para Botswana. 

Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Chobe National Park

O Chobe National Park fica na divisa da Zâmbia e é possível conjugar os dois países numa mesma viagem.

Há safáris vários tipos de embarcações, grandes e pequenas, como também em Jeep 4 x 4. É possível observar os animais na água e nas margens dos rios. E emoção fica por conta da abundância de animais, um lugar totalmente preservado na natureza. Confira no post: Viagem à Zâmbia e Chobe National Park – cataratas e safáris.

Onde se hospedar em Botswana

Há várias opções de hospedagem e uma das melhores experiências de viagem é ficar em tendas no meio da savana. Há tendas de luxo com toda a infraestrutura em Botswana.

Veja minhas dicas e faça reservas de hotéis em Botswana neste link.

Links para reservas de hotéis nas principais áreas de Botswana:

Booking.com

Delta do Okavango.
Moreli Game Reserve.
Chobe National Park.

Hospedagem no Delta do Okavango

O Vumbura Plains Camp no Delta do Okavango, é composto por dois luxuosos e distintos camps com sete tendas cada. Este camp se destaca por detalhes únicos na decoração e suas enormes e elegantes tendas.

Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Há muita opção de hospedagem no Delta do Okavango em Botswana, entre elas estão: Safári de Sandibe Okavango e & Beyond Nxabega tendem acampamento Okavango.

Hospedagem em Tendas

As tendas Chitabe Main Camp estão localizadas em uma das mais bonitas ilhas ao sul do famoso delta, junto à Moremi Game Reserve. Na chegada do lodge, uma equipe de anfitriões faz as honras da casa com as primeiras dicas dos safáris. A área é cercada por rios e lagoas.

Booking.com

As acomodações consistem em tendas de estilo africano, espaçosas e luxuosas, com banheiro privativo, instaladas sobre plataformas elevadas. As varandas oferecem vistas deslumbrantes. Ficar em tendas na Viagem a Botswana é realmente inesquecível.

Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Rio Linyanti – norte de Botswana

Mais um voo rápido de 45 minutos e se chega a Linyanti – Kings Pool Camp. Localizado em uma reserva privativa na região dos rios Linyanti e Savute, na parte norte de Botswana, na fronteira oeste do Chobe National Park.

O camp está estrategicamente posicionado às margens da Kings Pool Lagoon e do Rio Linyanti para o norte. As lagoas de junco e papiro são o habitat para inúmeras espécies de aves.  As acomodações consistem em nove tendas luxuosas, com piscina particular, e vista para a lagoa cheia de hipopótamos.

Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Como chegar à Botswana

A melhor maneira de chegar à Botswana é via África do Sul. Depois fazer conexão com a South African Airways.

Entre neste link para comparar preços, reservar e comprar as passagens para Botswana.

Dentro do continente africano, uma das companhias que se destacam, pelo serviço de bordo é sempre regado ao vinho da África do Sul, que é de ótima qualidade é a South African Airways. A companhia aérea da África do Sul operou no Brasil por 50 anos, porém agora interrompeu o serviço. Conheça minha experiência em voar com a South African Airways.

Transportes internos – viagem para Botswana

A partir do aeroporto da cidade de Maun, pode-se seguir em avionetas, em um voo de 30 minutos, para o Delta do Rio Okavango. Esse meio de transporte representa um ótimo custo-benefício em relação ao tempo, uma vez que a aterrissagem se dá no próprio Lodge. Sobrevoando a região, é possível avistar o vapor das terras úmidas deste lugar único, formado por vários ecossistemas.

Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Dicas de viagem para Botswana

Para essa aventura há necessidade de planejamento e providências. Leia também: Dicas para viajar.

Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados. A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.

A costa da África conta com ilhas paradisíacas, confira no post: Viagens para o Oceano Índico.

Cada país tem seu diferencial, portanto convém observar as melhores épocas do ano em relação a temperatura e aos animais.

Relaxe e aproveite a natureza: lá os celulares não recebem sinal.

Há “comprinhas” interessantes de objetos de decoração africana em Botswana.

Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Fique atento nos voos de avionetas: é possível observar o vapor do Delta do Okavango, um espetáculo da natureza!

Faça um brinde ao pôr do sol em meio aos alagados, será uma experiência inesquecível.
Viagem à Botswana: o espetáculo do Delta do Okavango

Botswana extensão para a Namíbia

O mais comum é conjugar a viagem de Botswana, Delta do Okavango com o país vizinho, a Namíbia.

O país é uma surpresa no continente africano, a começar pela capital Windhoek. É uma cidade compacta, organizada, limpa, segura e próspera.

Os safáris  no deserto, são uma das grandes atrações. As paisagens são inesquecíveis, principalmente no pôr do sol.

O Parque Nacional de Etosha, oferece safáris fotográficos. Os animais mais encontrados são: leões, elefantes, leopardos, antílopes e ainda rinocerontes brancos e pretos. No Etosha os animais circulam livremente pelas savanas, sem a interferência humana.

A tribo Himba é um grupo étnico antigo, nômades com características diferentes na Namíbia. A mulheres não tomam banho, utilizam como ritual de beleza uma mistura de banha animal e ocre. Os colares de madeira, usado pelas meninas representam a pureza.

O que vestir num safári fotográfico

Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.

Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco.

Booking.com

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas. Em geral no país o ideal são roupas informais.

Sobre os Big Five – 5 grandes animais

O importante nos safáris é poder observar os “Big Five” – os 5 grandes animais da África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Elefante e Leopardo. Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five, durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Alguns Lodges oferecem um “diploma”, ou certificado quando os clientes conseguem visualizar os Big Five.

Assim como na África, na América do Sul, Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Sobre os animais da África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Que tal conhecer os animais de outro continente? Acompanhe o post: Animais da Oceania.

O que são hotéis Lodges

O continente africano é muito bem servido de hotéis Lodges nas savanas, totalmente preparados para os safáris fotográficos. São construídos de forma integrados com a natureza, utilizam madeira, palha e rochas das regiões. Detalhe para a decoração criativa, o que faz toda a diferença na hospedagem.

Uma das regiões mais conhecidas é o Kruger National Park na África do Sul, no entanto há safáris grandiosos em outros países.

Outros destinos da África

Outras aventuras na África para conhecer:

Montanha de Gorilas na Ruanda.
Zâmbia e as Cataratas de Victoria Falls.
Kenya e Tanzânia

Saiba mais sobre as Ilhas paradisíacas da costa africana nos posts:

Experiências na Lua de Mel em Zanzibar.
Exclusividade na Lua de Mel em Seychelles.
Incríveis Resorts na Lua de Mel em Mauritius.
Exotismo na Lua de Mel em Moçambique.

A África do Norte também conta com incríveis experiências e aventuras. Saiba mais nos posts:

Viagem para Casablanca e Rabat no Marrocos.
Pontos Turísticos do Egito: pirâmides, templos ao longo do Rio Nilo.

Já fez o Seguro Viagem?

O Seguro Viagem é item fundamental para a segurança e conforto.  Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.


Booking.com

 

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.
  1. Rose caldana disse:

    Ameiiii seu post ! Quem sabe , sabe ❤️

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel