Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico

17.out.16 - atualizado em 11.jul.20



O México é um destino vibrante por sua história, pela rica cultura e por suas belas paisagens. A Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico há inúmeras atrações.

Os vários sítios arqueológicos são apenas um dos grandes atrativos do país, que tem ainda belas praias, cidades coloniais, ótimos serviços e excelente gastronomia. A “Dia dos mortos”, dos finados para nós, para eles é uma grande celebração: trata-se de uma experiência muito interessante observar a decoração típica pelas ruas, artesanato, culinária, etc.

Siga as dicas de um roteiro completo de costa a costa no México. Uma viagem para a alma!

Você vai gostar de ler sobre: Pirâmides do Sol e da Lua.

Pirâmides Sol e Lua

Viagem ao México roteiro de oeste à leste

O México é um país grande que vai da costa do Oceano Pacífico para a costa do Oceano Atlântico. Há uma grande diversidade de paisagens, altitudes e clima. Na costa do Pacífico, as duas cidades mais turísticas são: Los Cabos e Puerto Vallarta.

No centro há várias rotas a conhecer, como San Miguel de Allende em Guanajuato, a região de vai da Cidade do México até Acapulco, a parte cultural na região de Puebla e a Costa do Atlântico com Cancún e demais cidades. De norte a sul, na Costa leste ou Costa oeste, o México tem um pouco de tudo para tornar as férias inesquecíveis.

Cidade do México – início da viagem

A Cidade do México é o portão de entrada para o país. A capital mexicana é conhecida pelo seu tamanho e superpopulação mas também pelos: museus, ruínas coloniais, templos astecas, bons restaurantes e vida noturna agitada. As principais atrações são: Palácio de Belas Artes, Museu Nacional de Antropologia e História, Basílica de Guadalupe, Pirâmides do Sol e da Lua, Museu de Frida Khalo e Xochimilco, etc.

Leia mais sobre Xochimilco e outros passeios da Cidade do México.

frida-khalo-600x350

     Palácio de Bellas Artes

Interior del Palacio de Bellas Artes

Veja as ofertas de hotéis na Cidade do México:

Booking.com

San Miguel de Allende – roteiro da arquitetura colonial

A área central do México se caracteriza pela sua rica cultura, com pequenas cidades de influência colonial na arquitetura e costumes, como em San Miguel de Allende, considerada monumento nacional e está na lista dos Patrimônios Mundiais. Uma das mais bonitas cidades mexicanas.

Assim como San Miguel de Allende com um lindo conjunto colonial, a capital do Equador é uma das mais preservadas. Saiba mais em: O que fazer em Quito.

Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico


Booking.com

Cuernavaca, Taxco e Acapulco – roteiro de viagem ao México tradicional

O país tem várias regiões turísticas e uma das primeiras rotas exploradas foi de Cuernava, Taxco e Acapulco. As duas primeiras cidades são coloniais, se destacam pelos trabalhos em prata e os famosos cantores Mariaches, um símbolo mexicano.

Vejas as ofertas de hotéis:

Booking.com

Em Taxco lembrei de uma cidade similar no Brasil. Confira: Ouro Preto viagem no tempo pela arquitetura barroca.

Calles de Taxco

As belas praias de Acapulco ficaram famosas na metade do século passado, quando atores de Hollywood passaram a frequentar o balneário. Esse roteiro de viagem pelo México é muito tradicional.

Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico

Booking.com

Roteiro no México para a Baja Califórnia

Los Cabos, está na costa do Oceano Pacífico, na Baja Califórnia. Devido à localização geográfica próxima a Los Angeles, também recebe celebridades de Hollywood. As atrações são as belas praias com e as paisagens do Arco, uma formação rochosa que sai do Oceano. O mesmo pode ser fotografado de perto durante os passeios de iate ou barco. Los Cabos tem diversos passeios e muita diversão.

Que tal conjugar a viagem do México? Confira o post: Viagens para a Califórnia.

 Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico
Booking.com

Viagem ao México – praias do Oceano Pacífico em Puerto Vallarta

O roteiro de viagem para o México, além da Baixa Califórnia, há também Puerto Vallarta praias banhadas pelo Oceano Pacífico, no estado de Jalisco. O destino se destaca na preferência de viajantes, principalmente os atores de Hollywood. Já foi no passado um dos locais favoritos de Elizabeth Taylor.

A cidade de Puerto Vallarta está na Riviera Nayarit, é uma baia protegida por montanhas dos furacões. Tem um clima constante de 25 graus, uma oferta hoteleira, de restaurantes e atrações fantástica. O destino recebe visitantes sejam famílias, amigos, grupos, lua de mel, além de ser uma cidade gay friendly.

Os preços em geral são bons em relação a nosso real e com excelente qualidade. Tem diversidade de paisagens e a “Praia Escondida” que fica entre rochas é um cartão postal do México.


Booking.com

Guadalajara – estado de Jalisco

A segunda cidade do México em população e negócios, fica no norte, está na rota de Puerto Vallarta e vale a pena conhecer.

Guadalajara tem muita história, belas construções arquitetônicas e manifestações culturais. O Teatro Degollado com seu estilo neoclássico é um dos principais atrativos. O passeio às fazendas de tequila, com seu lindo visual é um dos diferenciais.

O México foi anunciado para ser, pela terceira vez, sede do mundial de futebol, serão 3 países sede: Canadá, Estados Unidos e México. A cidade será assim novamente visitada pelos brasileiros, que tem forte ligação com o futebol e o México. O estádio Jalisco foi o principal palco do tricampeonato da seleção brasileira na Copa de 1970 e também recebeu jogos da Copa de 1986.

Saiba mais no post: Guadalajara uma das sedes da Copa do Mundo de 2026.


Booking.com

Povos Mágicos de Puebla e Cholula – roteiro cultural

Puebla guarda a essência do México, com sua arquitetura colonial muito bem preservada. Ao lado está Cholula, com a incrível imagem da igreja no alto, parece uma montanha, no entanto foi construída sobre uma antiga pirâmide pelos colonizadores.

Considerada pelo Turismo do México como um Pueblo Mágico, denominação para pequenas cidades e comunidades que protegem a cultura e tradição do México.

Conheça mais no post: Viagem a Puebla a essência do México.

Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico


Booking.com

Região de Cancún – Praias e ruínas arqueológicas

Trata-se da região mais procurada pelos brasileiros que vão em busca de mar azul turquesa, muito sol e excelentes hotéis com ótimos serviços. A região possui vários sítios arqueológicos, principalmente de origem Maya, que são verdadeiros museus a céu aberto, como Chichén Itza, com vista mar, ou Tulum.

Conheça as: Melhores passeios de Cancún.

Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico


Booking.com

Cancún e região  – destino de casamento

A região do Caribe Mexicano é um grande destino para casamentos na praia. Os brasileiros vão muito com esse objetivo e o custo benefício é bom. Os hotéis estão estruturados com menu de tipos de casamento para que o casal possa escolher a cerimônia.

Leia também: Destination Wedding Cancún.

Playa del Carmen – Riviera Maya

A cidade de Playa del Carmen, está região da Riviera Maya, no sudeste do México. As belas praias tem areia branca e o mar com vários tons de azul. Diferente de Cancún, é um pouco mais rústica e estilosa.

Das minhas lembranças de viagem, gostei de observar o Píer para Cozumel, das praias e de circular pela vila.

Booking.com

Como chegar ao México

Para chegar há voos diretos para a Cidade do México, com conexão para Cancún, Los Cabos, Puerto Vallarta, etc.

Entre neste link para pesquisar e comprar passagens aéreas para o México.

Uma boa opção para chegar ao México, é fazer escala no Panamá, uma oportunidade de visitar 2 países numa mesma viagem. Leia sobre a matéria: Panamá oportunidade de escala e atrações.

Booking.com

Como se locomover no México

Nas regiões centrais o transporte rodoviário atende aos roteiros de viagem para o México. Outra possibilidade é alugar um carro para conhecer melhor a região.

Entre neste link para alugar um carro no México.

Onde se hospedar no México

O destino possui uma oferta de hospedagem cada dia mais sofisticada. Segue algumas sugestões dos melhores hotéis do México.

Entre neste link para reservar hotéis no México.

AcapulcoPrincess Mundo Imperial Riviera Diamante,

San Miguel de Allende: Belmond Casa Sierra Nevada, um hotel exclusivo e de luxo para ficar em alta estilo.

Hotel

Puebla: Presidente Intercontinental Puebla para ficar em alto estilo. Outra opção mais econômica é o NH Puebla no Centro Histórico.

Los Cabos:  One & Only – estilo colonial mexicano muito exclusivo.

Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico

2016 © Nickolas Sargent Photography

Las Ventanas del Paraiso –  um dos mais mais exclusivos de Los Cabos.

Las Ventanas del Paraiso

Puerto Vallarta: Sheraton Bungavillas Resort & Convention Center, perfeito e ótima localização.

Cancún: Palace Resorts – tem várias propriedades entre Cancún, Riviera Maya, Cozume, Isla Mujeres e Playa del Carmen.

Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico

Playa del Carmen: Playacar Palace All Inclusive.

México

Melhor época para visitar o México

Nas duas costas do Pacífico e Atlântico o clima é praticamente constante com verão o ano todo. Na cidade do México e área central as estações são mais definidas. Como o México está no hemisfério norte as estação são inversas ao Brasil.

Dias dos Mortos no México

Um dos melhores momentos no país, é na semana que se celebra o Dia de Los Muertos, para nós Dia de Finados. Para o México é uma festa de tradições, cores e sabores.

Dia dos Mortos no México é uma festa, há desfiles e oferendas; a população participa com roupas e maquiagem características. Adultos e crianças se vestem de morte para aguardar a visita dos falecidos. Desde 2003 o evento foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco.

É um dos melhores momentos para visitar o México. Estive na Cidade do México e vivenciei muitas experiências no Dia dos Mortos. É muito interessante ver que a morte é encarada de uma maneira diferente. As pessoas ficam felizes em lembrar dos entes queridos que se foram, por isso considero uma das maiores manifestações culturais do México.

Saiba mais em: Dia dos Mortos no México.

Sobre o México – cultura pré-colombiana

Antes da conquista dos espanhóis em 1512, o México vivenciou uma série de diferentes civilizações como os Mayas, os Olmecs, os Astecas, e outros. A atual cidade do México foi o reino de Montezuma II e as famosas Pirâmides de Teotihuacan foram locais cerimoniais.

Depois vieram os espanhóis, que dominaram o país até a independência. Hoje o México é uma mistura de etnias e culturas que fazem do país um lugar único, diferente e atraente. O povo é hospitaleiro, festeiro e sempre animado, por isso a frase “arriba México” está sempre presente, principalmente nos brindes com Tequila.

Sete Maravilhas do Mundo Moderno

O México tem várias com monumentos importantes, herança dos pré-colombianos. Na Cidade do México, uma das principais atrações são as Pirâmides do Sol e da Lua.

Há muitas outras áreas com sítios arqueológicos em todo o pais. Dentre os passeios em Cancún, as ruínas de Chichén Itza são consideradas uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Confira as outras 6 maravilhas.

Coliseu de Roma.
Muralhas da China,
Machu Picchu no Peru,
Taj Mahal na Índia,
Cristo Redentor no Rio de Janeiro
Petra na Jordânia.

Dicas de viagem para o México

Toda viagens necessita de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.

Sentir as boas energias dos templos e das pirâmides.

El Castillo - pirámide de Kukulcán

Conhecer o rico artesanato mexicano, pode ser comprado em várias cidades mexicanas.

Compras mexicanas

 

Bordados Artesanales de San Cristóbal de las Casas

Experimentar os drinks com Tequila são deliciosos, mas todo cuidado.

Tequila

Se esbaldar na gastronomia mexicana e esqueça a dieta: tacos, nachos, guacamole, tortilhas, etc.

Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico

Assistir a uma das várias manifestações culturais.

Se puder, viaje no final de outubro para aproveitar o “Dia dos mortos”.

Viagem ao México: roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico

Viagens para a alma – Templos e natureza

Dentro do meu conceito e desse Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado, devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como Machu Picchu e outros diversos templos.

Confira também: Egito e os pontos turísticos.

Nota da Autora

Agradecimentos ao Visist México e hotéis envolvidos pelas fotos.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel