Deusa Rodrigues - Travel Agent

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

31.out.16 - atualizado em 27.set.20



Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades. O país é uma surpresa no continente africano, a começar pela capital Windhoek. É uma cidade compacta, organizada, limpa, segura e próspera.

Comecei minha viagem pela capital e segui para safáris, fiquei em tendas de luxo e depois segui para o deserto. As paisagens são inesquecíveis, principalmente no pôr do sol. Ir para a Namíbia é certeza de uma viagem inesquecível.

Eu subi e desci de dunas e me encantei com o céu estrelado do deserto. Confira as dicas que preparei para sua viagem.

Você vai gostar de ler também sobre: Aventuras do continente africano.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

O que fazer na Namíbia

A viagem à Namíbia é uma das experiências que vivi no continente africano. As paisagens do deserto são surreais e diferente de tudo. O país tem desertos, savanas com safáris, tribos nômades e muita aventura. O ideal é conjugar a viagem com a Botswana, país vizinho.

É muito interessante observar da aeronave na divisa dos dois países os alagados do Delta do Okavango em Botswana.

Veja o que tem para fazer em Botswana.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Sobre o país Namíbia

O país passou por domínio alemão, inglês e sul africano. Somente em 1994 conseguiu sua independência. Quando se chega na capital da Namíbia, depara-se com uma cidade bem organizada e moderna. O nosso ex-presidente Lula, cometeu uma gafe internacional, quando sua visita oficial ao país, declarou “que nem parecia estar num país africano”.

Realmente a cidade é surpreende. A economia tem como ponto forte a mineração de diamantes e urânio. Quanto a geografia, a Namíbia tem áreas de deserto, semideserto e savanas.

Conheça também o post sobre: Cape Town – a cidade mais bonita da África do Sul.

Windhoek – capital da Namíbia

O nome é derivado da palavra afrikaans Wind-Hoek, que significa “canto do vento”. Windhoek é centro administrativo, econômico e cultural de Namíbia.

Booking.com

É a porta de entrada do país de paisagens impressionantes tanto nas savanas ou desertos alaranjados. Windhoek tem charmosos hotéis e vale a pena conhecer os restaurantes típicos.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Parque Nacional de Etosha

O Parque Nacional de Etosha, oferece safáris fotográficos. Os animais mais encontrados são: leões, elefantes, leopardos, antílopes e ainda rinocerontes brancos e pretos. No Etosha os animais circulam livremente pelas savanas, sem a interferência humana. Eu fiz um “Game Drive”, um safári organizado, em Jeep 4 x 4 com um ranger – um guia motorista.

Booking.com

Há também a possibilidade de fazer um “Self Drive” onde se pode utilizar o carro próprio; para isso há informações e regras a seguir.

Entre neste link para reservar: Excursão de 3 dias no Etosha Camping Safári.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Conheça mais sobre: Os animais da África e os safáris fotográficos.

Deserto de Sossusvlei – ponto alto da Namíbia

O cartão postal da Namíbia é o Deserto de Sossusvlei.  A experiência inclui:  subir dunas imensas, caminhar pelos canyons, sobrevoar o deserto de balão ao amanhece. O voo de balão está sujeito às condições do tempo.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

No passeio de balão na Namíbia, lembrei da experiência na Turquia. As paisagens são diferentes, mas a emoção é parecida.

Namíbia – safáris no deserto

Os safáris acontecem em Jeeps 4 x 4 . Há diversos momentos para subir as dunas, observar a paisagem. É possível encontrar um belo arco Iris ao longo dos passeios.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

No entardecer se deparar com pôr do sol que só a África tem, é realmente fascinante. No deserto há boas condições para que as fotos fiquem boas.

Booking.com

Essa é uma característica também do Deserto do Atacama, no Chile, aqui na América do Sul.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

A Namíbia tem o deserto mais antigo com dunas mais altas do mundo, que se moldam ao sabor do vento.  Há sempre uma nova paisagem a cada momento.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Há regiões de Canyons e pequenos riachos, que são explorados durantes os safáris pelo deserto. Parece um pequeno oásis no meio do deserto. É possível caminhar e fotografar essa paisagem tão diferente.

Entre neste link para reservar: Sossusvlei – 2 noites no Namib Desert Lodge.

Jantares no deserto – sob as estrelas

A noite os lodges prepararam de surpresa, jantar ao ar livre sob o céu estrelado. O cenário é típico, com fogueira ao centro, um costume dos habitantes.

Namíbia - jantar sob as estrelas

Tribo Himba – grupo étnico nômade

A tribo Himba é um grupo étnico antigo, nômades com características diferentes. A mulheres não tomam banho, utilizam como ritual de beleza uma mistura de banha animal e ocre. Os colares de madeira, usado pelas meninas representam a pureza.

site-wilderness-etinias-600x350

Conheça também o extremo sul do continente: Cabo da Boa Esperança.

Onde se hospedar na Namíbia

Windhoek:

Olive Grove Guest House, estilo uma casa moderna, contemporâneo com detalhes rústicos africanos.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Entre no link abaixo para reservar hotéis na região:

Parque Nacional de Etosha.

Ongava Game Reserve em tendas de luxo como Little Ongava, com tendas de luxo, no alto e ampla vista da savana.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Entre no link abaixo para reservar hotéis na região do Deserto:

Deserto  – Sossusvlei:

Little Kulala Lodge, um retiro de luxo em meio ao deserto vermelho. As acomodações são tendas em alvenaria que se fundem com a paisagem, varanda e vidraças amplas dão a dimensão do deserto atemporal. Há possibilidade de solicitar uma cama para a varanda do piso superior e dormir sob as estrelas.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Sossusvlei Desert Lodge

Kulala Desert Lodge

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Como se locomover na Namíbia

Um dos transportes mais comuns são os carros 4×4. Para visitar as regiões turísticas, uma das melhores maneiras é em avionetas. O custo é mais elevado, no entanto tem diferenciais: pilotos guias que dão informações da região além do conforto para aterrizar nos campos de pouso dos hotéis Lodges.

Como chegar à Namíbia

A melhor maneira de chegar à Namíbia é via África do Sul.

Entre neste link para comprar as passagens aéreas para Namíbia.

Dentro do continente africano, uma das companhias que se destacam, pelo serviço de bordo é sempre regado ao vinho da África do Sul, que é de ótima qualidade é a South African Airways. A companhia aérea da África do Sul operou no Brasil por 50 anos, porém agora interrompeu o serviço. Conheça minha experiência em voar com a South African Airways.

Voar com a South African Airways – dicas e detalhes

Dicas de viagem – Namíbia

A viagem para a Namíbia pode ser conjugada com a bonita cidade de Cape Town na África do Sul.

Booking.com

Toda viagem necessita de planejamento e providências, acompanhe o post: Dicas para viajar.

Conheça uma das línguas nativas africanas, com estalos no céu da boca.

Há boas compras com artesanato de bom gosto. Os objetos tem um design contemporâneo.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Que tal dormir “sob as estrelas” ao ar livre? Essa opção está disponível no Lodge Little Kulala.

Namíbia - dormir sob as estrelas

Aproveite as delícias da gastronomia saborosa da Namíbia. Se você gosta de comer bem, leia o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Que tal uma relaxante massagem com vista do deserto da Namíbia? Uma experiência incrível.

Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados. A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.

A costa da África conta com ilhas paradisíacas, confira no post: Viagens para o Oceano Índico.

Cada país tem seu diferencial, portanto convém observar as melhores épocas do ano em relação a temperatura e aos animais.

A fauna da Namíbia

Observe a fauna da Namíbia, há muita diversidade. Os animais mais encontrados são: leões, elefantes, leopardos, antílopes e ainda rinocerontes brancos e pretos.

Namíbia o que fazer: safáris pelo deserto, animais e tribos nômades

Extensão de viagem para Botswana

As viagens para Namíbia em geral são conjugadas com o país vizinho, a Botswana.

O Delta do Okavango, que fica em Botswana próximo da Namíbia e da Zâmbia é um espetáculo. Já do alto no avião, quando se voa a partir da Namíbia, é possível observar o vapor que sai da abundância das águas. A natureza é intocada, por isso há muitos animais selvagens. Os safáris podem ser realizados em Jeeps ou nos alagados.

Há as famosas canoas, chamadas de “Mokoro”, que deslizam suavemente pelas águas, com muitas flores de lótus, fazem parte dos safáris. Há diversas outras embarcações para avistar animais.

Sobre os animais da África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Que tal conhecer os animais de outro continente? Acompanhe o post: Animais da Oceania.

Os “Big Five” – 5 grandes animais

O importante nos safáris ou mesmo Grande Migração de animais,  é poder observar os “Big Five” – os 5 grandes África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Elefante e Leopardo. Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five, durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.

Assim como na África, na América do Sul,  as Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

O que são hotéis Lodges

O continente africano é muito bem servido de hotéis Lodges nas savanas, totalmente preparados para os safáris fotográficos. São construídos de forma integrados com a natureza, utilizam madeira, palha e rochas das regiões. Detalhe para a decoração criativa, o que faz toda a diferença na hospedagem.

Uma das regiões mais conhecidas é o Kruger National Park na África do Sul, no entanto há safáris grandiosos em outros países.

Saiba mais sobre o Turismo de Experiência na África.

África – safáris fotográficos

O Continente Africano e seus países com grande diversidade cultural, foram dominados e colonizados ao longo de séculos por várias nações. Sofreu com a violência da exploração de todo tipo e pela escravidão. A caça predatória dizimou muitos animais, caçadores buscavam recompensas financeiras e troféus.

Na atualidade os safáris permitidos são apenas fotográficos. Em vários países há estruturados hotéis Lodges na savana, que oferecem todo o conforto dos safáris, para turistas em busca de aventura.

Fazer um safári na África é como um grande jogo, visualizar os animais na imensidão das savanas; os africanos chamam isso de “Game Viewing”. Os safáris acontecem de manhã e à tarde, em Jeep 4 x 4 equipado com GPS, para melhor localização dos animais. O motorista, chamado de Ranger é o guia e um especialista em animais.

O que vestir nos safáris fotográfico

Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida, em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas.

Lua de mel na África do Sul: aventura, safáris e natureza

Outros destinos da África

Outras aventuras na África para conhecer:

Montanha de Gorilas na Ruanda.
Zâmbia e as Cataratas de Victoria Falls.
Kenya e Tanzânia

Saiba mais sobre as Ilhas paradisíacas da costa africana nos posts:

Experiências na Lua de Mel em Zanzibar.
Exclusividade na Lua de Mel em Seychelles.
Incríveis Resorts na Lua de Mel em Mauritius.
Exotismo na Lua de Mel em Moçambique.

A África do Norte também conta com incríveis experiências e aventuras. Saiba mais nos posts:

Viagem para Casablanca e Rabat no Marrocos.
Pontos Turísticos do Egito: pirâmides, templos ao longo do Rio Nilo.

Já fez o Seguro Viagem?

O Seguro Viagem é item fundamental para a segurança e conforto.  Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.
  1. Nosѕa, muito bom! Abraços! 😉

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel