Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem à Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura.

14.nov.16 - atualizado em 22.fev.24

Zâmbia e Chobe National Park

A viagem à Zâmbia e Chobe National Park reúne cataratas, safáris e aventura.

Depois de conhecer alguns países do continente africano escolhi seguir para Livingstone, a capital do país.

As paisagens das são espetaculares e experiências incríveis, como atravessar a fronteira para a Botswana e conhecer o Chobe National Park.

Acompanhe minhas dicas que eu preparei.

Conheça também outras atrações no post: Viagem para Botswana – Delta do Okavango.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Viagem à Zâmbia e Passeio no Chobe em Botswana

Ficamos no Royal Livingstone, categoria luxo com excelentes chalés espalhados por uma grande área ajardinada com vista para as Cataratas.

Das minhas ótimas lembranças, o que mais me marcou foi um deslumbrante voo sobrevoo de helicóptero às cataratas, um bucólico cruzeiro pelo Rio Zambeze e alimentar elefantes.  Adorei a viagem à Zâmbia e Chobe, uma boa oportunidade para conhecer os dois países.

Conheça também o sul continente: Cabo da Boa Esperança e região.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Sobre a Zâmbia e Botswana

A região foi durante muito tempo fechada a estrangeiros devido ao difícil acesso. O comércio de africanos escravizados que se estabeleceu na Zâmbia era controlado pelos mercadores árabes de Zanzibar e pelos portugueses.

Em 1851 David Livingstone, um explorador escocês, fez uma expedição à região e em 1855 descobriu as famosas cataratas de Victoria Falls.

Booking.com

Em 1888 foram fundadas as colônias britânicas da Rodésia do Norte, hoje Zâmbia, e Rodésia do Sul, atual Zimbabwe.

Em 1964 a Rodésia do Norte torna-se independente com o nome de Zâmbia. A Botswana foi um protetorado britânico e só se tornou independente em 30 de setembro de 1966.

Acompanhe minhas experiências de viagem: Aventuras no continente africano.

Victoria Falls – Uma das Maravilhas da Natureza

O ponto alto da Zâmbia é visitar as Cataratas de Victoria Falls, de duas maneiras, no passeio de helicóptero, que tem uma vista deslumbrante do alto das savanas marrom, sendo cortada pelo Rio Zambeze e com várias quedas d´agua, o desfiladeiro de Batoka.

Diferente da nossa Catarata de Foz de Iguaçu, que tem grande volume de água, em vegetação abundante, em Victoria Falls há uma paisagem totalmente diferente e encantadora. O ponto de embarque do helicóptero, está num ponto deserto das savanas, com venda de artesanatos bem diferentes.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

A outra maneira de conhecer Victoria Falls é através das caminhadas pelas passarelas ao redor dela. Caso a hospedagem seja no Royal Livingstone, do hotel é possível avista-la e há transporte grátis até a atração, caso contrario há tours que fazem esse passeio.

A visita às cataratas é o ponto alto da viagem viagem à Zâmbia e Chobe

Confira também: Lua de Mel em Foz do Iguaçu.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Confira o post: Tanzânia e Kenya o que fazer.

Aventura no Devils Pool –  Victoria Falls

Há outros passeios de aventura na Zâmbia, como a emocionante exploração da “piscina de demônios” – Devils Pool. Quando o Rio Zambeze está alto, mais de 10 milhões de litros de água caem no abismo e formam as Cataratas de Victoria Falls.

No alto e junto às pedras, se forma a Ilha Livingstone, a emoção é nadar até essa área, onde há a piscina ou cova natural Devils Pool, e observar da beira do abismo as cataratas e a formação do arco íris, simplesmente fantástico.

No final a experiência termina com um delicioso almoço gourmet. Entre neste link para reservar: Cataratas e Ilha Livingstone e Devils Pool.

Você vai gostar de ler também sobre: Roteiro por Cape Town a cidade mais bonita da África do Sul.

Rio Zambeze  – Passeios de Barco e Aventura

O Rio Zambeze tem vários passeios, um deles é fazer um cruzeiro no final da tarde, para curtir o pôr do sol. O barco circula suavemente pelo rio e os passageiros observar os animais tanto na água, como nas encostas que estão em abundância.

A disposição interna é muito legal, porque há mesas e poltronas que ficam de frente para o rio, enquanto os passageiros tomam um lanche.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Conheça também outras viagens com cruzeiros fluviais pelo mundo nos posts:

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha França e Suíça.
O que fazer em Manaus na Amazônia: melhores passeios e experiências.
Viagem para o Vietnam – cruzeiro por Halong Bay.

Chobe National Park – Botswana Vizinho da Zâmbia

Atravessamos a fronteira terrestre entre a Zâmbia e o Chobe, com barco e depois num jeep 4 x 4.  No Chobe National Park há safáris em barcos, grandes e pequenos. É possível observar os animais na água e nas margens.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Nos safáris em Jeep 4 x 4, a emoção fica por conta da abundância de animais, um lugar totalmente preservado na natureza.

Booking.com

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Sobre os Animais da África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

O Continente Africano e seus países com grande diversidade cultural, foram dominados e colonizados ao longo de séculos por várias nações. Sofreu com a violência da exploração de todo tipo e pela violência da escravidão. A caça predatória dizimou muitos animais, caçadores buscavam recompensas financeiras e troféus.

Na atualidade os safáris permitidos são apenas fotográficos. Em vários países há estruturados hotéis Lodges na savana, que oferecem todo o conforto dos safáris, para turistas em busca de aventura.

A viagem viagem à Zâmbia e Chobe é também uma imersão no mundo animal.

Os “Big Five” – 5 Grandes Animais

O importante nos safáris ou mesmo Grande Migração de animais,  é poder observar os “Big Five” – os 5 grandes África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Elefante e Leopardo. Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five,  durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos.

Assim como na África, na América do Sul,  as Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Não nos hospedamos no Chobe, fizemos um passeio de dia inteiro e retornamos para a Zâmbia. Há possibilidades de fazer a viagem com hospedagem nos dois países.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Eu fiz belas fotos, sem filtro e com os animais muito perto do meu Jeep 4 x4. Fui uma aventura e tanto. As imagens são inesquecíveis, para quem gosta da vida em contato com a natureza.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Que tal conhecer também outro país da África? Acompanhe o post: Namíbia o que fazer.

A viagem viagem à Zâmbia e Chobe, simplesmente incrível toda a experiência.

Onde Ficar na Zâmbia:

Para a pesquisa e reserva de hotel na Zâmbia, neste link.

Eu recomendo em Livingstone, o hotel Royal Livingstone by Anantara, ao lado das cataratas, do gramado do hotel é possível observar a “fumaça”, das águas de Victoria Falls.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Onde Ficar no Chobe – Botswana

Para pesquisa e reserva de hotéis em Botswana, entre neste link.

Eu indico o Chobe Game Lodge, um hotel exclusivo, que já recebeu hóspedes dos 5 continentes.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

O Que São Hotéis Lodges

O continente africano é muito bem servido de hotéis Lodges nas savanas, totalmente preparados para os safáris fotográficos. São construídos de forma integrados com a natureza, utilizam madeira, palha e rochas das regiões. Detalhe para a decoração criativa, o que faz toda a diferença na hospedagem.

Uma das regiões mais conhecidas é o Kruger National Park na África do Sul, no entanto há safáris grandiosos em outros países.

Booking.com

Como Chegar à Zâmbia e Chobe

Para chegar ao continente africano uma das maneiras é via África do Sul. A partir da cidade de Johannesburg, pode-se conectar para a cidade de Livingstone na Zâmbia. Confira as rotas e companhias aéreas.


Seguros Promo

Para o Chobe National Park é possível viajar por terra e atravessar a fronteira.



Booking.com

Dentro do continente africano, uma das companhias que se destacam, pelo serviço de bordo é sempre regado ao vinho da África do Sul, que é de ótima qualidade é a South African Airways.

A companhia aérea da África do Sul operou no Brasil por 50 anos, fez uma pausa, mas a boa notícia é que voltaram os voos do Brasil paa Johnnesburg e Cape Town.

Conheça minha experiência em voar com a South African Airways.

South African Airways

Dicas de Viagem – Zâmbia e Chobe

Há detalhes importantes para viajar: passaporte, vistos, vacinas, etc. Saiba mais em: Dicas para viajar.

Cada país tem seu diferencial, portanto convém observar as melhores épocas do ano em relação a temperatura e aos animais.

Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados. A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.

Levar uma câmera fotográfica com zoom potente, para fazer belas fotos nos safáris e nas as Cataratas.

Observar os animais pela propriedade do Royal Livingstone.

Os almoços ou chá da tarde com vista para Victoria Falls são imperdíveis no Royal Livingstone.

Tomar café da manhã no gramado no Royal Livingstone Hotel e observe os macaquinhos.

Em Botswana, observar os habitantes, e quem sabe você tem a sorte de fotografar um casamento no barco como eu.

Observar as danças típicas na Zâmbia. há hotéis que fazem demonstrações.

Há boas compras na Zâmbia na entrada do parque das Cataratas de Victoria Falls, e no terminal do helicóptero, principalmente objetos de decoração feitos de pedras e madeira.

A viagem pode ser conjugada com a bela cidade de Cape Town na África do Sul, confira as ofertas.

Booking.com

O Que Vestir no Safári Fotográfico

Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida, em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas.

A costa da África conta com ilhas paradisíacas, confira no post: Viagens para o Oceano Índico.

Outros Destinos da África

Outras aventuras na África para conhecer:

Montanha de Gorilas na Ruanda.
Zâmbia e as Cataratas de Victoria Falls.
Kenya e Tanzânia

Saiba mais sobre as Ilhas paradisíacas da costa africana nos posts:

Experiências na Lua de Mel em Zanzibar.
Exclusividade na Lua de Mel em Seychelles.
Incríveis Resorts na Lua de Mel em Mauritius.
Exotismo na Lua de Mel em Moçambique.

A África do Norte também conta com incríveis experiências e aventuras. Saiba mais nos posts:

Viagem para Casablanca e Rabat no Marrocos.
Pontos Turísticos do Egito: pirâmides, templos ao longo do Rio Nilo.

Já Fez o Seguro Viagem?

O Seguro Viagem é um item fundamental. Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel