Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem à Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura.

14.nov.16 - atualizado em 27.set.20

Zâmbia e Chobe National Park

A viagem à Zâmbia e Chobe National Park tem: cataratas, safáris e aventura. Depois de conhecer alguns países do continente africano escolhi seguir para Zâmbia e Chobe National Park em Botswana.

Em Livingstone, a capital da Zâmbia a principal atração é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno: as Cataratas de Victoria Falls. As paisagens das são espetaculares e experiências incríveis, como atravessar a fronteira para a Botswana e conhecer o Chobe National Park.

Acompanhe minhas dicas da Viagem à Zâmbia e ao Chobe.

Conheça também outras atrações no post: Viagem para Botswana – Delta do Okavango.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Viagem à Zâmbia e passeio no Chobe em Botswana

Ficamos no Royal Livingstone, categoria luxo com excelentes chalés espalhados por uma grande área ajardinada com vista para as Cataratas. Das minhas ótimas lembranças, o que mais me marcou foi um deslumbrante voo sobrevoo de helicóptero às cataratas, um bucólico cruzeiro pelo Rio Zambeze e alimentar elefantes.  Adorei conhecer os dois países Zâmbia e Botswana numa mesma viagem.

Conheça também o sul continente: Cabo da Boa Esperança e região.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Sobre a Zâmbia e Botswana

A região foi durante muito tempo fechada a estrangeiros devido ao difícil acesso. O comércio de africanos escravizados que se estabeleceu na Zâmbia era controlado pelos mercadores árabes de Zanzibar e pelos portugueses. Em 1851 David Livingstone, um explorador escocês, fez uma expedição à região e em 1855 descobriu as famosas cataratas de Victoria Falls.

Booking.com

Em 1888 foram fundadas as colônias britânicas da Rodésia do Norte, hoje Zâmbia, e Rodésia do Sul, atual Zimbabwe. Em 1964 a Rodésia do Norte torna-se independente com o nome de Zâmbia. A Botswana foi um protetorado britânico e só se tornou independente em 30 de setembro de 1966.

Acompanhe minhas experiências de viagem: Aventuras no continente africano.

Victoria Falls – uma das maravilhas do mundo na Zâmbia

O ponto alto da Zâmbia é visitar as Cataratas de Victoria Falls, de duas maneiras, no passeio de helicóptero, que tem uma vista deslumbrante do alto das savanas marrom, sendo cortada pelo Rio Zambeze e com várias quedas d´agua, o desfiladeiro de Batoka.

Diferente da nossa Catarata de Foz de Iguaçu, que tem grande volume de água, em vegetação abundante, em Victoria Falls há uma paisagem totalmente diferente e encantadora. O ponto de embarque do helicóptero, está num ponto deserto das savanas, com venda de artesanatos bem diferentes.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

A outra maneira de conhecer Victoria Falls é através das caminhadas pelas passarelas ao redor dela. Caso a hospedagem seja no Royal Livingstone, do hotel é possível avista-la e há transporte grátis até a atração, caso contrario há tours que fazem esse passeio.

Confira também: Lua de Mel em Foz do Iguaçu.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Confira o post: Tanzânia e Kenya o que fazer.

Aventura no Devils Pool –  Victoria Falls

Há outros passeios de aventura na Zâmbia, como a emocionante exploração da “piscina de demônios” – Devils Pool. Quando o Rio Zambeze está alto, mais de 10 milhões de litros de água caem no abismo e formam as Cataratas de Victoria Falls.

No alto e junto às pedras, se forma a Ilha Livingstone, a emoção é nadar até essa área, onde há a piscina ou cova natural Devils Pool, e observar da beira do abismo as cataratas e a formação do arco íris, simplesmente fantástico.

No final a experiência termina com um delicioso almoço gourmet. Entre neste link para reservar: Cataratas e Ilha Livingstone e Devils Pool.

Você vai gostar de ler também sobre: Roteiro por Cape Town a cidade mais bonita da África do Sul.

Rio Zambeze  – passeios de barco e aventura

Há bucólicos passeios em barcos no pelo rio Zambeze ao pôr do sol, que se pode avistar animais tanto no rio como nas margens.  Esse é momento relax, que se pode observar a natureza e toda sua beleza. Uma verdadeira viagem para alma.  Há também outros passeios com aventura pelo rio Zambeze.

Conheça também outras viagens com cruzeiros nos posts:

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha França e Suíça.
O que fazer em Manaus na Amazônia: melhores passeios e experiências.
Viagem para o Vietnam – cruzeiro por Halong Bay.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Chobe National Park – Botswana vizinho da Zâmbia

Atravessamos a fronteira terrestre entre a Zâmbia e o Chobe, com barco e depois num jeep 4 x 4.  No Chobe National Park há safáris em barcos, grandes e pequenos. É possível observar os animais na água e nas margens.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Nos safáris em Jeep 4 x 4, a emoção fica por conta da abundância de animais, um lugar totalmente preservado na natureza.

Booking.com

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Sobre os animais da África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Que tal conhecer os animais de outros continentes? Acompanhe os posts:

Animais da Oceania nas viagens pelo continente.
Viagens e experiências com animais da América do Sul.

Os “Big Five” – 5 grandes animais

O importante nos safáris ou mesmo Grande Migração de animais,  é poder observar os “Big Five” – os 5 grandes África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Elefante e Leopardo. Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five,  durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.

Assim como na África, na América do Sul,  as Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Não nos hospedamos no Chobe, fizemos um passeio de dia inteiro e retornamos para a Zâmbia. Há possibilidades de fazer a viagem com hospedagem nos dois países.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Eu fiz belas fotos, sem filtro e com os animais muito perto do meu Jeep 4 x4. Fui uma aventura e tanto. As imagens são inesquecíveis, para quem gosta da vida em contato com a natureza.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Que tal conhecer também outro país da África? Acompanhe o post: Namíbia o que fazer.

Onde se hospedar na Zâmbia:

Para a pesquisa e reserva de hotel na Zâmbia, neste link.

Eu recomendo em Livingstone, o hotel Royal Livingstone by Anantara, ao lado das cataratas, do gramado do hotel é possível observar a “fumaça”, das águas de Victoria Falls.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

Onde ficar no Chobe – Botswana

Para pesquisa e reserva de hotéis em Botswana, entre neste link.

Eu indico o Chobe Game Lodge, um hotel exclusivo, que já recebeu hóspedes dos 5 continentes.

Zâmbia e Chobe National Park: cataratas, safáris e aventura

O que são hotéis Lodges

O continente africano é muito bem servido de hotéis Lodges nas savanas, totalmente preparados para os safáris fotográficos. São construídos de forma integrados com a natureza, utilizam madeira, palha e rochas das regiões. Detalhe para a decoração criativa, o que faz toda a diferença na hospedagem.

Uma das regiões mais conhecidas é o Kruger National Park na África do Sul, no entanto há safáris grandiosos em outros países.

Booking.com

Como chegar à Zâmbia e Chobe

A melhor maneira de chegar ao continente africano é com a Latam.

A partir da cidade de Johannesburg, pode-se conectar para a cidade de Livingstone na Zâmbia. Para o Chobe National Park é possível viajar por terra e atravessar a fronteira.

Booking.com

Entre neste link para comparar e comprar as passagens aéreas para a Zâmbia.

South African Airways

Dicas de viagem – Zâmbia e Chobe

Há detalhes importantes para viajar: passaporte, vistos, vacinas, etc. Saiba mais em: Dicas para viajar.

Cada país tem seu diferencial, portanto convém observar as melhores épocas do ano em relação a temperatura e aos animais.

Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados. A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.

Levar uma câmera fotográfica com zoom potente, para fazer belas fotos nos safáris e nas as Cataratas.

Observar os animais pela propriedade do Royal Livingstone.

Os almoços ou chá da tarde com vista para Victoria Falls são imperdíveis no Royal Livingstone.

Tomar café da manhã no gramado no Royal Livingstone Hotel e observe os macaquinhos.

Em Botswana, observar os habitantes, e quem sabe você tem a sorte de fotografar um casamento no barco como eu.

Observar as danças típicas na Zâmbia. há hotéis que fazem demonstrações.

Há boas compras na Zâmbia na entrada do parque das Cataratas de Victoria Falls, e no terminal do helicóptero, principalmente objetos de decoração feitos de pedras e madeira.

A viagem da Zâmbia pode ser conjugada com a bela cidade de Cape Town na África do Sul, confira as ofertas.

Booking.com

O que vestir num safári fotográfico

Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida, em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas.

A costa da África conta com ilhas paradisíacas, confira no post: Viagens para o Oceano Índico.

O que são hotéis Lodges

O continente africano é muito bem servido de hotéis Lodges nas savanas, totalmente preparados para os safáris fotográficos e muitas aventuras. São construídos de forma integrados com a natureza, utilizam madeira, palha e rochas das regiões. Detalhe para a decoração criativa, o que faz toda a diferença na hospedagem.

Uma das regiões mais conhecidas é o Kruger National Park na África do Sul, no entanto há safáris grandiosos em outros países.

Outros destinos da África

Outras aventuras na África para conhecer:

Montanha de Gorilas na Ruanda.
Zâmbia e as Cataratas de Victoria Falls.
Kenya e Tanzânia

Saiba mais sobre as Ilhas paradisíacas da costa africana nos posts:

Experiências na Lua de Mel em Zanzibar.
Exclusividade na Lua de Mel em Seychelles.
Incríveis Resorts na Lua de Mel em Mauritius.
Exotismo na Lua de Mel em Moçambique.

A África do Norte também conta com incríveis experiências e aventuras. Saiba mais nos posts:

Viagem para Casablanca e Rabat no Marrocos.
Pontos Turísticos do Egito: pirâmides, templos ao longo do Rio Nilo.

Já fez o Seguro Viagem?

O Seguro Viagem é um item fundamental. Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel