Deusa Rodrigues - Travel Agent

O que fazer em Tóquio: uma cidade moderna e tradicional

05.dez.16 - atualizado em 25.jan.24



O que fazer em Tóquio: uma cidade moderna e tradicional. Uma metrópole moderna, limpa, que mantém palácios, edificações medievais e um povo extremamente educado.

Eu circulei pela cidade, provei as delícias da gastronomia e até tentei aprender umas palavras em japonês, confira minhas dicas.

Você vai gostar de ler também sobre: Angkor Wat Templos do Cambodia.

Viagem a Tóquio: a mistura do modernidade com o tradição

O Que Encontrar em Tóquio

Há muitos contrastes, desde as belas avenidas com lojas de grife e seus letreiros luminosos, como os templos e bucólicos jardins.

Jovens se vestem com roupas típicas para curtir os passeios, é muito fácil encontra-las nos lugares turísticos.

Circular de Metrô é também uma atração. É sem dúvida uma das cidades mais incríveis para viajar.

Japão ou Nippon – Significado

No idioma japonês, Japão se traduz por Nihon ou Nippon, origem do sol e terra do sol nascente, devido à proximidade com o ponto do Oceano onde o primeiro raiar do sol do dia aparece no globo terrestre.

Conheça também outros destinos do país no posts: Viagem ao Japão

Viagem a Tóquio: a mistura do modernidade com o tradição

Foto: Autoral.

Tokyo Tower – Destaque no Horizonte

Tóquio é uma metrópole com 13,9 milhões de habitantes, sendo que na área com as cidades vizinhas, vivem 37 milhões de pessoas.

A Tokyo Tower tem uma estrutura vermelha que domina a vista da cidade, pode ser vista de vários ângulos. A minha viagem começou com a vista imponente da Tokyo Tower durante o transfer do aeroporto ao hotel.

Confira também outra cidade da Ásia com vistas incríveis dos prédios: Singapura e os pontos turísticos.

Vista de Tóquio

Palácio Imperial – Atração de Tóquio

A cidade é muito atraente e no centro concentra várias atrações, como o Palácio Imperial dentro de um lindo parque. O local é ótima opção para passeios numa área central da cidade.

O complexo conta com o teatro imperial, em estilo ocidental, que apresenta peças e musicais renomados. Faça sua reserva online para visitar o Palácio Imperial.

Palácio Imperial

Foto: Autoral.

A viagem para Tóquio, pode ser conjugada com outros países da Ásia. Confira os posts:

China viagens e curiosidades.
Burj al Arab – Dubai nos Emirados Árabes.

Templos de Tóquio – Xintoístas e Budistas

Há templos maravilhosos em Tóquio, e é um charme observar o contraste: o ideal é começar com uma visita ao passado pela manhã e à tarde seguir para os bairros modernos.

Os templos budistas, são cerimoniais, para marcar momentos importantes da vida, por esse motivo as celebrações de ano novo acontecem nesses lugares.

Os templos xintoístas, tem como principal característica o culto à natureza, ligados a um ser supremo. Em geral estão rodeados de jardins e árvores.

Os melhores pontos para visitar são: o Templo Senso-ji, o Santuário Meiji e Mercado de Tsukiji, que pode ser feito através do Passeio Turístico Privado, com reserva online.

Templo Sensō-ji

O Templo Sensō-ji é conhecido como Templo de Asakusa, devido ao nome do bairro.

Um tempo budista japonês e mais antigo de Tóquio, datado em 645 d.C. O local tem uma atmosfera muito boa dos lugares sagrados, e tem nas cores a predominância do vermelho.

Quando o assunto é sobre templos, a Ásia conta com destinos surpreendentes. Saiba mais em: Tailândia o que fazer.

Santuário Meiji

O Santuário Meiji, está localizado no bairro de Shibuya em Tóquio. Um templo xintoísta que é dedicado aos espíritos do Imperador Meiji e sua esposa, a Imperatriz Shōken.

Foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, mais totalmente reconstruído. O lugar é de paz em meio a um bosque.

Há uma energia positiva muito boa nesses locais, observe e reflita sobre uma viagem para a alma. Saiba mais em: 10 Destinos com energia positiva no mundo.

Mercado de Tsukiji

O Mercado de Tsukiji é o maior de peixes do mundo, um lugar incrível para conhecer a cultura japonesa.

Nesta viagem eu conheci também outros pelo interior do Japão.  A alimentação japonesa está fortemente ligada aos frutos do mar, por isso é fundamental conhecer esse lugar tão especial.

Museu de Arte Digital

Uma experiência tecnológica é visitar o Museu de Arte Digital, para conhecer as exposições de arte imersivas no teamLab Planets TOKYO. Vamos combinar que os japoneses são bons mesmo digital.

São instalações de arte digital feitas de luzes, sons e materiais exclusivos, incríveis para estimular todos os seus sentidos. Foi inaugurado em 2018, localiza-se nos arredores de Tóquio na ilha Odaiba. Confira e reserve: Digital Art Museum Entrance Ticket.

Tóquio tem várias ilhas que podem ser visitadas através do transporte de modernas lanchas.

Ginza – Bairro Chique de Tóquio

Ginza é o bairro chique e luxuoso, com várias ruas e avenidas largas estilo a Quinta Avenida em Nova York. São muitas as lojas de grifes renomadas, local excelente para compras e para passear.

Eu passei uma tarde no bairro para circular pelas lojas e com uma paradinha para um lanche. Adorei uma tarde de compras em Ginza, um passeio fundamental sobre o que fazer em Tóquio.

Você vai gostar de ler também sobre: Nova York nas quatro estações.

Ginza - Toquio

Akihabara  – Paraíso dos Eletrônicos em Tóquio

Akihabara é o paraíso dos eletrônicos, games, vídeos e lojas de manga. Os letreiros luminosos e as cores impactam muito. O  visual realmente é impressionante.

Foi nesse bairro que almocei em um restaurante, em que os funcionários e clientes se vestem como personagens do Mangá. Quanto ao que fazer em Tóquio a visita a Akihabara é imperdível.

Você vai gostar de ler sobre: Tailândia, Vietnam e Cambodia.

Tóquio - bairro da tecnologia

Fotos: Autorais.

Shinjuku – Centro Comercial

O bairro de Shinjuku é centro comercial e administrativo, com inúmeras lojas e restaurantes, muito interessante também para compras mais populares.

Uma das lojas mais famosas é a Don Quijote Store, que tem 45 mil itens para compras, desde roupas até bolsas de grife.

Conta com a estação do metrô mais movimentada do mundo: transitam por lá 3 milhões de pessoas todos os dias e noites.



Booking.com

Na viagem à Tóquio fiquei hospedada nesse bairro e foi ótimo para compras.

Shibuya – Maior Cruzamento do Mundo

Shibuya é o cruzamento mais louco que existe. Há 8 semáforos que fecham ao mesmo tempo e as pessoas cruzam em várias direções juntas. Trata-se, sem dúvida, do mais lotado do mundo e deixa “Times Square no chinelo”.

Em volta há muitos prédios modernos, lojas e restaurantes. Há muitas luzes, telas gigantescas com publicidade e gente, muita gente que circula por lá.

Foto: Pixabay.

Estátua do Cachorro Hachiko

Em frente à estação de Metrô de Shibuya é um ponto turístico, devido a uma estátua do cachorro Hadi ou Hachiko.

Reza a lenda que ele vinha todos os dias encontrar seu dono e, mesmo depois de sua morte, continuou por 11 anos a mesma rotina. A história foi inclusive tema do filme de Hollywood “Sempre ao seu lado”.

É irresistível fazer uma foto ao lado da estátua.

Tóquio

Fotos: Autorais.

New Tokyo – Bairro Moderno

A nova Tóquio, é um bairro moderno, onde o destaque é para o prédio da T.V., o shopping center e uma incrível vista da baía.  Gostei de conhecer a Estátua da Liberdade versão japonesa.

Visitei esse bairro utilizando o metrô e foi muito interessante observar um outro lado da cidade.

Tóquio

Fotos: Autorais.

Roda Gigante da Palette Town

Como toda cidade turística, Tóquio também tem a sua roda gigante com vistas panorâmicas de 360 graus, reserve online: Palette Town.

Metrô de Tóquio – Melhor Opção de Transporte

Utilizar o metrô, devido ao alto custo dos táxis, bem como do transito intenso, é a melhor opção para circular por Tóquio. Veja o mapa abaixo, não é fácil, porque tem muitas linhas e conexões, exige muita observação.

Confira o passe de Metrô – Tokyo Metro Pass.

Metro de Tóquio

Experiências com Taxi em Tóquio

Conhecer o Metrô no horário do rush e ver como é a vida do japonês, é realmente uma experiência de viagem. Um detalhe interessante é sobre o transporte em Tóquio, no último dia de viagem resolvi também pegar um táxi.

Essa experiência eu não recomendo, além do custo alto, há motoristas que não falam inglês. Foram alguns momentos de confusão dentro do táxi, utilizei a mímica e mostrei o cartão do hotel, assim consegui chegar ao meu destino.

Onde se Hospedar em Tóquio

Seja qual for sua opção a hotelaria de Tóquio é bem diversificada.

Eu recomendo o Keio Plaza Hotel. Categoria turística, muito bem localizado em um bairro central e comercial, está próximo ao metrô e estação de trem.

Keio Plaza - Toquio

New Otani Hotel é um dos mais tradicionais hotéis de Tóquio, próximo do Palácio Imperial. Categoria luxo.

New Otani Tóquio

Mandarin Oriental é incrível esse hotel de luxo. Tem uma vista maravilhosa da cidade e está integrado à estação de metrô.

Mandarin Oriental Tóquio

Entre neste link para reservar outros hotéis no Japão.

Como Chegar à Tóquio

Para Tóquio há necessidade de fazer conexões no Oriente Médio, Europa ou Estados Unidos.

Confira as rotas e as promoções para compras das passagens aéreas.

vai-de-promo

A minha experiência de viagem para o Tóquio, foi via Dubai nos Emirados Árabes. Fiquei hospedada 2 noites em Dubai, fiz alguns tours e depois segui para a capital do Japão em um voo de 09h25.

Melhores Épocas

As melhores épocas para visitar o Tóquio é de abril até outubro. O inverno costuma ser rigoroso e se puder evitar é melhor.

Sakura – Florada das Cerejeiras

Entre abril e maio é o auge da florada das cerejeiras. É a melhor época para visitar o Tóquio, sendo considerada altíssima estação, quando os preços de hospedagem ficam mais elevados.

Os parques ficam lotados, com piqueniques nos gramados para observar a Sakura, a flor das cerejeiras. As paisagens são deslumbrante.

Cerejeiras no Japão

Outono no Japão 

As cores do outono no Japão são uma atração, assim como na primavera. Os japoneses veem a cor vermelha como símbolo da vida, o outono é considerado um renascimento.

Um dos melhores lugares em Tóquio para conferir as cores do outono é no Showa Kinen Park.

A Maple Tree, ou bordo em português, é mesma família da Maple Leaf do Canadá se destaca pelo Japão. A árvore ou arbusto, é da espécie Aceraceae, tem mais de 100 espécies, sendo que a maioria é da Ásia.

No Japão assim como outros países, também há comemorações da boa colheita, com festas e desfiles.

Saiba sobre mais sobre outros destinos na meia estação no post: Viagens no Outono.

Verão em Tóquio

Estive em Tóquio no verão e considero também uma das melhores épocas. Eu pude circular de bermuda e blusa leve por toda a cidade.

Onde Comer em Tóquio

Em Tóquio, uma cidade cosmopolita se encontra bons restaurantes. Há uma variedade grande de comida internacional, como massas, pizza e outras delícias.

Eu comi muito bem por lá, meu método foi me informar qual o melhor prato de cada restaurante que visitava, destaque os pratos os frutos mar sempre muito frescos.

Uma dica é almoçar em Akihabara, em um dos pequenos restaurantes do mundo dos Mangas, as populares histórias em quadrinho japonesa.

Entre os restaurantes de Tóquio, alguns são especiais. O Sake-on-Ana, que se localiza em Ginza, oferece vários tipos de saquê.

O Hakobune tem o cardápio baseado na culinária da região de Hokuriku, também conta cm uma seleção de 100 tipos de saquê. O restaurante Kitcho, também em Ginza é um dos mais tradicionais.

Gastronomia em Tóquio

Restaurantes de Lámen

Você pode conhecer também o mundo do Lámen, aquele macarrão chinês delicioso servido com sopa. Faça um Tour Gastronômico de Lámen.

Restaurantes com Robots

Uma novidade no Japão são os restaurantes com garçons Robots, um deles é o Avatar Robot Café DAWN. Os clientes são atendidos por Robots, que são operados por trabalho remoto de pessoas com deficiência. Essa é uma iniciativa muito inovadora no mundo do trabalho.

Decoração dos Menus para Criança

Os japoneses são mestres  na beleza e harmonia visual na culinária. Os pratos conquistam as pessoas primeiro pela imagem. Eu observei até na gastronomia para crianças, o capricho da apresentação.

Tóquio

Quando o assunto é sobre comida, confira também o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

japao

Compras em Tóquio

Sair para as compras em Tóquio é muito bom, principalmente nas lojas de objetos típicos, pois há muita variedade de produtos.

Em Omotesando, um bairro vizinho de Shibuya, se localiza o Oriental Bazaar, que podem ser encontrados vários produtos japoneses típico como. Kimonos, porcelana, laca, máscaras, bonecas, colares de pérolas, todo tipo de artesanato e arte local.

A UNIQLO é  uma rede de lojas de roupas, com ótimos preços e presente também em Nova York, Londres, etc. As camisetas são leves e confortáveis e duráveis.

Eu só fã da UNIQLO principalmente para comprar casacos de inverno impermeáveis, forrados com pena de ganso, são ultraleves e quentes.

Compras em Tóquio

Isenção de Visto Brasil-Japão

A não obrigatoriedade de emissão de vistos vai permitir que turistas japoneses visitem o Brasil sem a necessidade do documento por até 90 dias.

O mesmo vale para brasileiros que desejem ir para o Japão pelo mesmo período. A medida vale a partir do dia 30 de setembro de 2023 e terá validade inicial de três anos.

Dicas de Viagem à Tóquio

Fique pelo menos 5 noites para aproveitar tudo o que a cidade oferece.

Observar os vasos sanitários, são totalmente high tech com várias funções higiênicas, sendo uma atração à parte nos hotéis.

Observar as jovens com roupas típicas, moda nos templos entre os jovens.

Tóquio

Para conhecer um pouco da cultura comece por São Paulo, com  Tour Liberdade com Museu da Imigração Japonesa.

Arriscar Palavras em Japonês

Ariscar palavras em japonês como: arigato, gozaimasu (muito obrigado), Pim Pom Pim (ótimo, muito bem, uma expressão de alegria), sayohara (até logo). Colocar a palavra San para se referir à pessoa (significa senhor ou senhora).

Sobre a História Milenar do Japão

A história do Japão começa a 20 mil a.C, no período conhecido como pré-Jomon, quando os habitantes viviam da caça e pesca.

Passou por diversos períodos como do do Shogun e Samurais, período Edo, da era Meiji. Posteriormente o país deixou de ser feudal e se converteu em uma potência industrializada com grande força militar.

Japão Fase Atual

A partir de 1926 começa a fase do Japão atual. Passou pela Segunda Guerra Mundial e nos dias de hoje, com regime monárquico, em que o poder é transmitido entre os descendentes da família imperial.

A constituição é de 1947 e atribui ao imperador Akihito o papel de representar o país, embora os poderes políticos sejam desempenhados pelo primeiro-ministro.

Japão

Fotos: Autorais.

Livros que Inspiram Viagens

Quando se visita um país é muito bom conhecer seus costumes e curiosidades. Com conhecimento prévio a jornada para qualquer destino é muito mais rica.

Eu recomendo o livro Os Japoneses, que mostra o universo do povo, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a Amazon.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viajar é a calça que vira bermuda: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Uma das melhores apostas de roupa para viajar, é a jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Para temperaturas mais frias, eu indico: Sobretudo jaqueta feminina com capuz removível.

Categorias: Ásia, Experiências, Japão

Postado por:

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel