Deusa Rodrigues - Travel Agent

Pontos turísticos de Bordeaux e região da Aquitaine na França

10.fev.17 - atualizado em 07.set.20



Pontos turísticos de Bordeaux e região da Aquitaine na França. É uma ótima opção de viagem. Fui várias vezes a Paris e sempre o mesmo deslumbramento. Porém depois de conhecer o interior da França, também me apaixonei também pelo mundo dos vinhos.

A cidade de Bordeaux é a maior da região de Aquitaine, e ponto de partida para conhecer os vinhedos. Há a beleza arquitetônica aliada às paisagens dos vinhedos, do mar e a excelente gastronomia.

Veja as dicas do roteiro por uma das mais belas regiões francesa, com a certeza de uma grande experiência de viagem.

Leia também: Dicas de viagem para a Borgonha – região de vinhos.

Paris

Região dos vinhos: Aquitaine, Alsácia e Borgonha

A convite da Atout France, comecei pela região da Alsácia com belas paisagens e história dos vinhos brancos, depois fui de férias para a região de Borgonha, Dijon. Aí a combinação de file com molho de mostarda e uma boa taça de vinho são lembranças inesquecíveis.

Mas foi em Bordeaux que me encantei com a região da Aquitaine e os vinhos tintos. Passear por essas cidades, com o charme das construções históricas, da diversidade na oferta cultural é uma experiência incrível. Mergulhei no mundo dos vinhos sem a preocupação de conhecer a fundo, mas pelo prazer de apreciar.

Conjugar a viagem de Bordeaux com Paris, é sempre imperdível.

Pontos turísticos de Bordeaux e região da Aquitaine na França

Bordeaux  – capital regional de Aquitaine

Bordeaux é uma bela cidade, capital regional  e porta de entrada da região de Aquitaine. Lembra um pouco Paris, classificada como patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. Uma cidade muito charmosa, repleta de construções históricas.

A cidade conta com a La Cité du Vin, um prédio com a arquitetura moderna e arrojada à beira do rio. As exposições podem ser visitadas, durante o tour, se pode ter uma vista panorâmica da região, no 8º do edifício.  O passeio finaliza com uma degustação de 20 tipos de vinhos. Esta atividade é imperdível em Bordeaux.

Que tal conhecer também a: Disneyland de Paris?

Pontos turísticos de Bordeaux e região da Aquitaine na França

Pontos Turísticos de Bordeaux

Suas construções históricas, ficam ainda mais belas com a iluminação a noite, que se destacam pelas suas belezas arquitetônicas. Os espaços públicos para pedestres são bonitos, um convite a caminhar pelas ruas da cidade ou a beira do Cais.

Ao longo do rio estão vários pontos turísticos de Bordeaux. Um dica é iniciar pela Pont de Pierre, pois é magnífica. Depois vem o Hótel de la Bourse, um prédio antigo da Bolsa de Comércio.

A Esplanade de Quinconces, é a maior praça da Europa onde está o Monument aux Girondins, monumento a Robespierre. Um dado interessante, é que a estátua foi escondida à noite, durante a ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial, para evitar que fosse derretida.

Maison du Vin poderá ser o início de várias outras degustações que a região de Bordeaux, oferece.

Grand-Théâtre, o prédio da ópera nacional, é uma obra-prima neoclássica. A decoração do auditório tem uma decoração incrível, com ouro e predominâncias de azul e branco.

O bairro dos mercadores, hoje conta com interessantes lojas de antiguidades. Não deixe de visitar o Musée d´Art Contemporain, que tem uma bela arquitetura de arcos de pedra.

Outros museus que devem ser visitados: Musée d´Aquitaine, des Beaux-Arts e des Arts Décoratifs.

A Cathédrale St.André, é do século 11, tem uma estilo único. Outra igreja imperdível é a Basilique St.-Michel, que tem um campanário com 114 metros de altura.

Pontos turísticos de Bordeaux e região da Aquitaine na França

Bordeaux é uma cidade para caminhar e conhecer. Faça a reserva para o tour: Excursão a pé com degustação de vinhos.

Sobre a região de Aquitaine na França

Foi Julio César que deu o nome à região: Aquitaine, terra das águas. Ele foi o primeiro que escreveu sobre a “Aquitainii” durante sua Guerra Gaulesa. A região prosperou pela importante produção de vinhos.

Depois de ler o livro Guerra & Vinho, vi a importância do vinho para a França. Há livros que nos inspiram para viagens, como também o contrário. Quanto mais conhecimento de uma região, melhor será a experiência de viagem.

O vinho é a essência do França, os vinhedos passam de pai para filho há gerações, uma história de muito trabalho e dedicação. Na Aquitaine o vinho se aprimorou e ganhou o mundo. Os melhores vinhos do mundo, vem de lá, escrevo isso, não como especialista em vinhos, porem sou apreciadora da bebida.

Leia sobre Winelands, a região de vinhos do continente africano nos posts:

Cape Town – roteiro pela cidade mais bonita da África do Sul.
Cabo da Boa Esperança e região.

Pontos turísticos de Bordeaux e região da Aquitaine na França

 O Brasil também tem regiões de vinho, confira nos posts:

Estrada do Vinho em São Roque, interior de São Paulo.
Lua de Mel em Gramado.

Degustações – um dos pontos turísticos de Bordeaux

 Mais de 2000 anos de vida comum propiciaram uma relação de proximidade entre o homem e a vinha. A videira e o vinho fazem parte de cotidiano da região. A vida da Aquitaine e vinhedos estão sempre ligados, uma característica presente nos vinhos de Bordeaux e região.

Várias vinícolas estão na estrada, Route du Vin, ao norte de Bordeaux. As mais importantes são: Châteu Siran, foi residencia da família de Toulouse-Lautrec, destaque na decoração de luxo.

O Châteu Margaux é top no quesito vinhos. O Châteu Maucaillou está junto ao Musée des Arts et dos Métiers de la Vigne et du Vin, uma fortaleza do século 17 e muito bonito.

Outra vinícola com um castelo incrível é Château Mouton-Rothschild, há um mostruário de rótulos com design de Pablo Picasso, Salvador Dali, etc. Um detalhe interessante, para criarem esses rótulos, os artistas receberam com garrafas de vinho.

O Château Lafite-Rothschild, conta com um grande parque e bonita paisagem.

Para visitar essa região, o indicado é alugar um carro, ou reservar uma excursão a partir de Bordeaux.

 

Pontos turísticos de Bordeaux e região da Aquitaine na França

Vinhos de Bordeaux

As vinícolas estão pela região de Aquitaine. Um detalhe, que também é visto nas vinícolas do Chile, se plantam rosas entre os vinhedos, elas são como sentinelas, um alarme, se alguma praga as ataca, há perigo para a plantação. De maneira a região as paisagens ficam coloridas e mais bonita.

Os vinhos de Bordeaux são o ponto alto! A cidade que deu seu nome ao primeiro vinhedo, no mundo tem 57 denominações – appellations, para uma reputação à altura de todos os paladares! No centro da cidade, diversas adegas oferecem uma vasta escolha e preciosos conselhos. Para degustar antes de comprar, o Bar dos Vinhos do Conselho Interprofissional dos Vinhos de Bordeaux, oferece vinhos na taça.

Nos Estados Unidos também tem regiões de vinícolas, confira no post: Viagem para São Francisco.

França a bela região de vinhos de Aquitaine: Bordeaux e outras cidades

O que visitar – Pontos turísticos de Bordeaux

Aquitaine é a região do Sudoeste francês, compreende desde a península de Pointe de Grave até a cadeia dos Pirineus, do Atlântico ao sopé das montanhas Massivo Central. A diversidade está presente em níveis étnicos e culturais e de suas paisagens: vastas extensões de praias enfileiradas com dunas, vinhas, florestas, montanhas, lagos e canais, castelos, arquiteturas urbana e rural.

Para conhecer melhor a cidade de Bordeaux, que está catalogada como Patrimônio Mundial da Unesco, a sugestão é fazer um Cruzeiro com almoço.

Principais cidades da região de Aquitaine: Bordeaux, Arcachon e Saint-Emilion.

A beleza da região de vinícolas de Aquitaine me fez lembrar do Chile.

Pontos turísticos de Bordeaux e região da Aquitaine na França

Arcachon – praias de Aquitaine

Ao todo são 250 km de praias com areias brancas, banhadas pelo oceano Atlântico, estações balneárias preservadas como Arcachon. O destaque da cidade é para as belas paisagens e pela produção de ostras.

Há passeios a partir de Bordeaux para conhecer a região, entre neste link para reservar: Excursão à Baía de Arcachon.

A cidade de Arcachon tem semelhanças com outra cidade litorânea do Chile, embora com paisagens totalmente diferentes, mas próximas de vinícolas, acompanhe o post: Viña del Mar – uma das cidades mais visitadas do Chile.

Arcachon

Saint-Émilion – cidade medieval na região de Bordeaux

A região tem preciosidades como Saint-Émilion, charmosa uma cidade medieval, com belos castelos cercada de vinhedos. Essa cidade tem cenários que parecem de contos de fadas. Caminhar pelas vielas, entrar em pequenos cafés, observar as boutiques, são experiências da viagem à Saint-Émilion.

Há ainda para conhecer: Médoc, Bergerac ou Irouléguy.

Você pode fazer uma excursão à tarde a partir de Bordeaux para Saint-Émilion com degustação de vinhos, entre neste link para reservar.

Interior da França

Leia também sobre: Itália as cidades mais visitadas.

Gastronomia harmonizada – vinhos de Bordeaux

O vinho está aliado a boa gastronomia e a região oferece a cozinha à base de produtos regionais: foie gras, confits, cous farcis. Os frutos do mar, também são atrativos, como as ostras de Arcachon, as sardinhas de Saint-Jean-de-Luz, os peixes da Gironde. Ao fim de uma refeição, les cabicous – queijo de cabra, com “Tome de Brebis dos Pirineus” – com geleia de cerejas negras ou com geléia de marmelo.

Se você gosta de comer bem, leia também: Gastronomia em viagens – sempre uma experiência inesquecível.

França a bela região de vinhos de Aquitaine: Bordeaux e outras cidades

Uma boa opção de passeio é fazer um cruzeiro no happy hour, com degustação e observação da arquitetura do seculo XVIII.

Reserve neste link: Cruzeiro Apéritif no Rio Garonnne

Ostras e foie gras com vinhos – Pontos turísticos de Bordeaux

Há delícias regionais para degustar: as trufas de Périgord, as ostras de Arcachon, o foie gras de Landes, sem esquecer as visitas-degustação com petiscos nos castelos com vinhedos de denominação prestigiosa de Bordeaux, Saint-Emilion, Médoc, Bergerac ou Irouléguy.

França a bela região de vinhos de Aquitaine: Bordeaux e outras cidades

Quantos aos restaurantes, há desde os estrelados com chefs consagrados, menu sofisticado aos tradicionais e simples para se conhecer a verdadeira cozinha camponesa.

França a bela região de vinhos de Aquitaine: Bordeaux e outras cidades

Onde se hospedar em Bordeaux

Há hotéis excelentes para se hospedar em Bordeaux e região, entre eles estão:

O InterContinental Bordeaux Le Grand Hotel, é um ícone na cidade. Um antigo palácio localizado em uma área central de Bordeaux. Tem decoração esmerada, com peças dos séculos passados, que mostram a opulência da França na história. Os destaques são para os restaurantes.

Outras recomendações: Radisson Blu Hotel Bordeaux, Yndo Hotel, Hotel Le Palais Gallien, etc. Para orçamentos menores a dica é o Ibis Budget Bordeaux Lac.

Confira as ofertas de hotéis em Bordeaux:

Booking.com

Uma das minha sugestões é conhecer Bordeaux através de cruzeiros fluviais.

França a bela região de vinhos de Aquitaine: Bordeaux e outras cidades

Onde ficar em Paris

Em Paris se quiser e puder ficar em alto estilo, eu indico na categoria luxo o Mandarin Oriental ou Four Seasons Hotel George V.

Outro hotel que está na categoria primeira e eu recomendo é o Le Littré, fica entre Saint-Germain-des-Prés e Montparnasse. Há apartamentos dos quais se pode observar a linda vista dos telhados de Paris.

Se gostar de um hotelzinho descolado a dica é o Mama Shelter, que também possui uma unidade brasileira em Santa Teresa – Rio de Janeiro.

Hotéis mais econômicos são:
Grand Hotel Lévêque
Ibis Montmartre

Entre neste link para reservar hotéis em Bordeaux e outras cidades da França.

Como chegar à Bordeaux

Para chegar à Bordeaux, deve-se voar para Paris e seguir em voo,  trem TGB ou carro alugado.

Entre neste nos links abaixo:

Link para pesquisar, reservar e comprar as passagens aéreas para a França.

Aluguel para aluguel de carro.

Melhor época – Bordeaux e os pontos turísticos

As melhores épocas são na “meia estação”, ou seja, na primavera e no outono. As temperaturas são mais amenas e com preços melhores nos serviços turísticos.

No verão tudo é lindo, porém é alta estação, os preços sobem mais e no interior a temperatura pode chegar aos 30 graus.

Confira os posts da meia estação:

Viagens no outono nos hemisférios norte e sul.
Primavera na Europa e em outros continentes.

 

França a bela região de vinhos de Aquitaine: Bordeaux e outras cidades

Dicas da região de Bordeaux

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para viajar.

Fazer um piquenique em uma vinícola, uma experiência inesquecível.

Conhecer a história do lugar, contada pelo proprietário da vinícola.

França a bela região de vinhos de Aquitaine: Bordeaux e outras cidades

Comprar vinho direto do produtor.

França a bela região de vinhos de Aquitaine: Bordeaux e outras cidades

Conhecer o transporte do trem TGV, uma das maneiras de visitar o interior da França.

França a bela região de vinhos de Aquitaine: Bordeaux e outras cidades

Visitar uma feira livre no interior da França, poder ver seus produtos e o povo francês. Uma experiência inesquecível para conhecer a vida francesa, observar os produtos e o povo.

Feira livre francesa

Já fez o Seguro Viagem?

Esse é um detalhe fundamental para os viajantes, entre neste link para comparar empresas, preços e fazer a reserva do Seguro Viagem online.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel