Deusa Rodrigues - Travel Agent

Barra da Tijuca o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

17.fev.17 - atualizado em 12.dez.19



Viajei ao Rio de Janeiro para ficar num bairro totalmente diferente dos outros. Barra da Tijuca o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio. Na Barra tudo parece novo, os vários condomínios e shopping centers, tem uma “pegada” como Miami. Já estive várias vezes na Barra, tanto para curtir a praia como a trabalho e sempre tenho a sensação que um lugar independente do Rio, como uma outra cidade.  Gosto de pegar o Metrô e ao desembarcar na estação Jardim Oceânico e ouvir a frase: “Sorria, você está na Barra”. É uma ótima opção passar um final de semana prolongado na Barra da Tijuca para conhecer um outro lado do Rio de Janeiro.

Lobby do Grand Hyatt

 Sobre a Barra da Tijuca

O nome Barra da Tijuca tem origem indígena, que significa: “caminho em direção ao mar, vereda”.  A partir de 1970 que a ocupação da Barra da Tijuca, foi alavancada. A princípio várias empresas e pessoas compraram terrenos para investimento, por isso construiu-se vários condomínios principalmente depois da chegada do Shopping da Barra. Com a Olimpíada houve uma transformação com a nova estação do Metrô, com o Terminal BRT e as novas vias. Hoje é possível sair do centro da cidade e chegar em 30 minutos na Estação Jardim Oceânico. Surgiram vários hotéis tanto a beira mar, como em área dos condomínios.

Mapa Barra Tijuca

Leia também sobre: Rio de Janeiro melhores passeios.

Barra da Tijuca – Beira Mar Lúcio Costa

Para curtir praia, a avenida beira mar Lúcio Costa é bem extensa com infra estrutura. Decorrente das Olimpíacas a Barra da Tijuca houve um grande crescimento com novos hotéis, restaurantes e entretenimentos na beira mar.

Barra da Tijuca, o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

Praias da Barra da Tijuca – uma das atrações

A Barra da Tijuca e região tem ótimas praias como: da Barra, da Reserva, da Macumba, Grumari, etc. A Praia do Pepê no posto 2 é uma das mais famosas, o nome é homenagem ao falecido campeão mundial de Asa Delta.

Lagoa  de Marapendi – outra atração

Um passeio bacana é de barco pela  Lagoa de Marapendi, principalmente ao pôr do sol. Mesmo para quem não está hospedado na beira mar, os hotéis próximos aos condomínios residenciais no meio da Barra, tem transporte da lagoa a praia. Um charme no Rio de Janeiro !

Barra da Tijuca, o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

Grand Hyatt RJ Vista Grand Club Lagoa

Ilha da Gigóia – um segredo do bairro

A Ilha da Gigóia é um passeio diferente, tem um clima de interior, com diversos restaurantes e bares simples. O acesso para a Ilha da Gigóia é através de travessias em pequenas balsas.

Museu Sitio Roberto Burle Marx – natureza na Barra

O paisagista mais famoso do Brasil, fez de seu sítio um acervo paisagístico e museu de plantas vivas. Uma visita imperdível na Barra da Tijuca.

Cidade das Artes – complexo cultural

Numa área de 97.000 metros quadrados há galerias de arte, sala de ensaio, salas de aula, lojas, cafeteria e restaurante. Vale a pena fazer uma visita nesse complexo de arte.

Parque Nacional da Tijuca – passeios e trilhas

O Parque Nacional da Tijuca possibilita vários passeios em trilhas e caminhadas, com grutas, cachoeiras, vistas da cidade, etc.

Compras – vários shopping centers

O bairro da Barra da Tijuca é o paraíso dos shopping centers, há vários de ótima qualidade. Na década de 1980, houve um aumento de construções, porque havia amplos terrenos disponíveis na Barra da Tijuca, ideal para shopping centers e centros comerciais.

O Barra Shopping foi o primeiro a chegar. Passou por favor ampliações ao longo dos anos e é uma referência para compras. Localizado na Av. das Américas, 4666. Esse é um dos meus preferidos.

O New York City Center é outro destaque com 18 salas de cinema, muita opção entretenimento, gastronomia e compras. Localiza-se também na Avenida das Américas, 7770.

Outros shopping centers da Barra da Tijuca:

Barra Garden – Av. das Américas, 3.255

Barra Point – Av. Armando Lombardi, 350

Barra Square – Av. das Américas, 3.555

Barra World Shopping & Park – Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 580

Casa Shopping – Av. Ayrton Senna, 2.150

Città América – Av. das Américas, 700

Downtown – Av. das Av. das Américas, 5.000

Rio Design Barra – Av. das Américas, 7.770

Via Parque – Av. Ayrton Senna. 3.000

Libert

Aos domingos há a Feira do Ó, na Avenida Lúcio Costa próximo do posto 3. Além de artesanato, há várias outras barracas que vale a pena o passeio.

Ruas Olegário Maciel e Érico Veríssimo – bares e restaurantes

Na hora de escolher bares e restaurantes há vários concentrados nas Ruas Olegário Maciel e Érico Veríssimo. O movimento é grande principalmente nos finais de semana.

Melhores restaurantes da Barra da Tijuca

Na Barra não faltam bons restaurantes. Os mais sofisticados estão no Grand Hyatt Hotel. Outros que são destaque são: Duo, Pobre Juan, Pizzaria Braz, Le Vin Bistrô, La Plancha, Fratelli, Adegão Português, entre outros. Vários estão dentro de shopping centers.

Onde se hospedar na Barra da Tijuca

Há muitas opções interessantes para hospedagem, a chegada do Grand Hyatt Rio, trouxe a Barra da Tijuca um resort de luxo urbano com um jeito carioca.

Barra da Tijuca, o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

Grand Hyatt RJ

A construção é baixa e harmoniosa com a natureza. O grande diferencial é que os apartamentos tem vista mar ou para Lagoa de Marapendi. Ele tem espaços contemporâneos e abertos com iluminação natural. O restaurante Shiso do Grand Hyatt surpreende os fãs da culinária japonesa, já o italiano Tano Cusina faz sucesso aos domingos no brunch. Tem se especializado em eventos corporativos, bem como festas de casamento.

Grand Hyatt RJ

Na beira mar há também o Windsor Barra da Tijuca, com ótima localização e qualidade.

Outra boa opção é o  Hotel Bourbon Barra da Tijuca, não fica na beira mar, mas tem ótima localização.

O Ibis Barra da Tijuca, tem um decoração moderninha e ótimo custo benefício.

Para reservar hotéis no Rio de Janeiro entre neste link.

Como chegar à Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro tem voos dos principais aeroportos do Brasil, tanto para o charmoso Santos Dumont, como para o Galeão. Entre neste link para reservar e comprar as passagens aéreas para o Rio de Janeiro.

Para quem desembarca no Aeroporto de Santos Dumont, uma opção ir de taxi até alguma estação de Metrô próximo ao Centro do Rio e seguir pela linha Jardim Oceânico. A linha foi concluída para as Olimpíadas do Rio, destaque pelos belos murais de azulejos, obra de arte com tema da fauna brasileira.

Barra da Tijuca, o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

Dicas de viagem para a Barra da Tijuca

Prove o menu de degustação no Restaurante Shiso do Grand Hyatt Rio, imperdível.

Restaurante da Barra

Grand Hyatt RJ

Visite um dos bares descolados da Olegário Maciel.

Curta o pôr do sol da Barra da praia.

Por do sol

Curtir uma das incríveis praias da Barra da Tijuca e região.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel