Deusa Rodrigues - Travel Agent

Barra da Tijuca o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

17.fev.17 - atualizado em 06.dez.20



Viajei ao Rio de Janeiro para ficar num bairro totalmente diferente dos outros. Barra da Tijuca o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio. Na Barra tudo parece novo, os vários condomínios e shopping centers, tem uma “pegada” como Miami.

Já estive várias vezes na Barra, tanto para curtir a praia como a trabalho e sempre tenho a sensação que um lugar independente do Rio, como uma outra cidade. Nas viagens de Metrô ao desembarcar na estação Jardim Oceânico, é muito legal ouvir a frase: “Sorria, você está na Barra”. 

Eu recomendo passar um final de semana prolongado na Barra da Tijuca, para conhecer um outro lado do Rio de Janeiro.

Você vai gostar de ler também sobre: Viagens pelo Brasil.

Lobby do Grand Hyatt

 Sobre a Barra da Tijuca

O nome Barra da Tijuca tem origem indígena, que significa: “caminho em direção ao mar, vereda”.  A partir de 1970 que a ocupação da Barra da Tijuca, foi alavancada. A princípio várias empresas e pessoas compraram terrenos para investimento, por isso construiu-se vários condomínios principalmente depois da chegada do Shopping da Barra.

Com a Olimpíada houve uma transformação com a nova estação do Metrô, com o Terminal BRT e as novas vias. Hoje é possível sair do centro da cidade e chegar em 30 minutos na Estação Jardim Oceânico. Surgiram vários hotéis tanto a beira mar, como em área dos condomínios.

Mapa Barra Tijuca

Leia também sobre: Rio de Janeiro melhores passeios.

Barra da Tijuca – Beira Mar Lúcio Costa

Para curtir praia, a avenida beira mar Lúcio Costa é bem extensa com infra estrutura. Decorrente da Olimpíada na Barra da Tijuca houve um grande crescimento com novos hotéis, restaurantes e entretenimentos na beira mar.

Barra da Tijuca, o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

Que tal conhecer uma capital do Nordeste do Brasil? Saiba mais no post: Atrações de Maceió.

Praias da Barra da Tijuca – Uma das atrações

A Barra da Tijuca e região tem ótimas praias como: da Barra, da Reserva, da Macumba, Grumari, etc. A Praia do Pepê no posto 2 é uma das mais famosas, o nome é homenagem ao falecido campeão mundial de Asa Delta.

A Praia da Reserva é uma das que receberam a certificação da Bandeira Azul. O local tem poucas habitações e por esse motivo, tem a característica de águas límpidas. Fica na Reserva de Marapendi, área de proteção ambiental, na Barra da Tijuca.

Praias com selo ecológico – Programa Bandeira Azul

O selo ecológico do Programa Bandeira Azul, analisa a qualidade da água para o banho de mar, além de outros detalhes como segurança, acessibilidade, infraestrutura, etc.

Para obter a certificação desenvolvida pela FEE (Foundation for Environmental Education), é avaliado a qualidade da água para o banho de mar, a infraestrutura, segurança, acessibilidade, etc. O Programa Bandeira Azul certificou 13 praias no Brasil, sendo a Praia da Reserva a única do estado do Rio de Janeiro.

Conheça também: Praias para relaxar no verão: São Paulo, Rio e Janeiro e Santa Catarina.

Lagoa  de Marapendi – outra atração

Um passeio bacana é de barco pela  Lagoa de Marapendi, principalmente ao pôr do sol. Mesmo para quem não está hospedado na beira mar, os hotéis próximos aos condomínios residenciais no meio da Barra da Tijuca, tem transporte da lagoa a praia. Um charme no Rio de Janeiro!

Já que há semelhanças, acompanhe o post sobre Miami: South Beach e Wynwood.

Barra da Tijuca, o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

Grand Hyatt RJ Vista Grand Club Lagoa

Ilha da Gigóia – um segredo do bairro

A Ilha da Gigóia é um passeio diferente, tem um clima de interior, com diversos restaurantes e bares simples. O acesso para a Ilha da Gigóia é através de travessias em pequenas balsas. Há pitorescos passeios de barco para explorar a região, um lugar que vale a pena conhecer.

Museu Sitio Roberto Burle Marx

O paisagista mais famoso do Brasil, fez de seu sítio um acervo paisagístico e museu de plantas vivas. Burle Marx viveu no local de 1973 a 1994, e hoje é um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Conta com três mil quinhentas e cinquenta espécies de plantas tropicais do Brasil. Um das coleções mais importantes de plantas vivas do mundo. Durante o ano há atividades culturais, como concertos e jornadas. Uma visita imperdível na Barra da Tijuca.

Cidade das Artes – complexo cultural

Numa área de 97.000 metros quadrados há galerias de arte, sala de ensaio, salas de aula, lojas, cafeteria e restaurante. Vale a pena fazer uma visita nesse complexo de arte.

Saiba mais sobre: Cultura e museus no Rio de Janeiro.

Parque Nacional da Tijuca – Passeios e trilhas

O Parque Nacional da Tijuca possibilita vários passeios em trilhas e caminhadas, com grutas, cachoeiras, vistas da cidade, etc.

Compras – Vários shopping centers

O bairro da Barra da Tijuca é o paraíso dos shopping centers, há vários de ótima qualidade. Na década de 1980, houve um aumento de construções, porque havia amplos terrenos disponíveis na Barra da Tijuca, ideal para shopping centers e centros comerciais.

O Barra Shopping foi o primeiro a chegar. Passou por favor ampliações ao longo dos anos e é uma referência para compras. Localizado na avenida das Américas, 4666. Esse é um dos meus preferidos.

O New York City Center é outro destaque com 18 salas de cinema, muita opção entretenimento, gastronomia e compras. Localiza-se também na avenida das Américas, 7770.

Booking.com

Outros shopping centers da Barra da Tijuca:

Barra Garden – Av. das Américas, 3.255

Barra Point – Av. Armando Lombardi, 350

Barra Square – Av. das Américas, 3.555

Barra World Shopping & Park – Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 580

Casa Shopping – Av. Ayrton Senna, 2.150

Città América – Av. das Américas, 700

Downtown – Av. das Av. das Américas, 5.000

Rio Design Barra – Av. das Américas, 7.770

Via Parque – Av. Ayrton Senna. 3.000

Libert

Aos domingos há a Feira do Ó, na Avenida Lúcio Costa próximo do posto 3. Além de artesanato, há várias outras barracas que vale a pena o passeio.

Quando o assunto é sobre compras, outro destino que se destaca está na América Central, confira o post: Escala no Panamá.

Melhores restaurantes da Barra da Tijuca

Na Barra da Tijuca não faltam bons restaurantes. Os mais sofisticados estão no Grand Hyatt Hotel. Outros que são destaque são: Duo, Pobre Juan, Pizzaria Braz, Le Vin Bistrô, La Plancha, Fratelli, Adegão Português, entre outros. Vários estão dentro de shopping centers.

Ruas Olegário Maciel e Érico Veríssimo

Na hora de escolher bares e restaurantes há vários concentrados nas Ruas Olegário Maciel e Érico Veríssimo. O movimento é grande principalmente nos finais de semana.

Para quem gosta de comer bem, deve acompanhar o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Onde se hospedar na Barra da Tijuca

Há muitas opções interessantes para hospedagem. Entre neste link para reservar hotéis na Barra da Tijuca.

A chegada do Grand Hyatt Rio de Janeiro, trouxe a Barra da Tijuca um resort de luxo urbano com um jeito carioca.

Barra da Tijuca, o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

Grand Hyatt RJ

A construção é baixa e harmoniosa com a natureza. O grande diferencial é que os apartamentos tem vista mar ou para Lagoa de Marapendi. Ele tem espaços contemporâneos e abertos com iluminação natural.

O restaurante Shiso do Grand Hyatt Rio de Janeiro, surpreende os fãs da culinária japonesa, já o italiano Tano Cusina faz sucesso aos domingos no brunch. Tem se especializado em eventos corporativos, bem como festas de casamento.

Grand Hyatt RJ

Na beira mar há também o Hotel Windsor Barra da Tijuca, com ótima localização e qualidade.

Outra boa opção é o  Hotel Bourbon Barra da Tijuca Residence, não fica na beira mar, mas tem ótima localização.

O Ibis Rio de Janeiro Barra da Tijuca, tem um decoração moderninha e ótimo custo benefício.

Para conhecer outras opções de hotéis em outros bairros, confira o post: Hospedagem no Rio de Janeiro.

Aluguel de Casas e Apartamentos

Uma tendência atual é a hospedagem com aluguel de casas e apartamentos, a Barra da Tijuca é um lugar ideal devido aos inúmeros condomínios. Confira as oportunidades, uma parceria com a empresa líder no setor, a Airbnb na Barra da Tijuca.

Como chegar à Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro tem voos dos principais aeroportos do Brasil, tanto para o charmoso Santos Dumont, como para o Galeão. Entre neste link para reservar e comprar as passagens aéreas para o Rio de Janeiro.

Uma das melhores opções é circular de carro, para conhecer melhor praias e passeios. Ente neste link para: alugar carro no Rio de Janeiro.

Para quem desembarca no Aeroporto de Santos Dumont, uma opção ir de taxi até alguma estação de Metrô próximo ao Centro do Rio e seguir pela linha Jardim Oceânico. A linha foi concluída para a Olimpíada do Rio, destaque pelos belos murais de azulejos, obra de arte com tema da fauna brasileira.

Barra da Tijuca, o que fazer no bairro que parece outra cidade do Rio

Dicas de viagem para a Barra da Tijuca

Prove o menu de degustação no Restaurante Shiso do Grand Hyatt Rio, imperdível.

Restaurante da Barra

Grand Hyatt RJ

Visite um dos bares descolados da Rua Olegário Maciel.

Curta o pôr do sol da Barra da Tijuca na praia, o cenário é mágico.

Por do sol

Curtir uma das incríveis praias da Barra da Tijuca e região.

Sobre o Rio de Janeiro

cidade do Rio de Janeiro tem paisagens indescritíveis que a colocam no patamar de uma das cidades mais lindas do mundo.

Segundo os guias de turismo que conheci em viagens pelo mundo, há um “ranking informal” das cidades mais bonitas nos 5 Continentes: Rio de Janeiro, Cape Town na África do Sul, Sydney na Austrália, Hong Kong na Ásia, São Francisco nos Estados Unidos e Paris na Europa.

Eu tenho o privilégio de conhecer as 5 cidades e considero o Rio de Janeiro, Cape Town e Sydney as mais bonitas no conjunto: baia, praias e montanhas.

O Rio de Janeiro tem muitas opções de passeios. A cidade entre morros e penhascos tem vários mirantes naturais. Podemos dividir a cidade nos passeios ligados às belezas natureza e outros referente à cultura e história.

Melhores Passeios do Rio de Janeiro

Entre os melhores passeios do Rio de Janeiro estão: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico, Forte de Copacabana, Rio Star, Sobrevoo de Helicóptero, entre outros.

Confira o post: Melhores passeios do Rio de Janeiro.

Rio Cultural

Uma cidade abençoada pelas belezas naturais, mas também oferece outras opções culturais. O centro do Rio de Janeiro pós Olimpíadas foi renovado e revitalizado. O conjunto do Boulevard Olímpico com o Museu do Amanhã é um dos principais pontos de atração. A chegada pelo Aeroporto Santos Dumont tem uma vista inesquecível.

O Rio de Janeiro como sede da coroa portuguesa, tem muita história para contar. Um centro renovado, resgata um pouco do passado glorioso. Vários prédios foram reformados e retornou um pouco do charme do Rio Antigo. Circular pelo Centro do Rio, rota do VLT é poder resgatar um pouco do passado glorioso.

Vários prédios foram reformados e retornou um pouco do charme. Há uma revitalização na região com o Boulevard Olímpico, um convite a caminhadas. As docas que foram remodeladas, onde com frequência acontecem eventos. No lado oposto os prédios e casarões receberam belos grafite, cenário para fotos dos turistas. Há algumas opções de food truck e lanchonetes.

Saiba mais no post: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

Esta área do Boulevard Olímpico, lembra a região revitalizada do Waterfront em Cape Town na África do Sul.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viajar é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir com a empresa Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para o clima no inverno ou para os trajetos de avião, uma das apostas para roupa, é levar  uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Na Barra da Tijuca há opções para compra de biquínis, no entanto leve na mala para garantir nos primeiros dias de praia. A minha dica é comprar peças com estilo, confira as ofertas: Biquini Vintage Poá Preto e Branco   Biquini Vintage Poá Rosa.

Livros que inspiram viagens

Nas viagens é sempre muito bom conhecer mais sobre cada destino, há relatos que são inspiradores e instigantes. Eu não abro mão de me aprofundar sobre os lugares do Brasil e do mundo. Para conhecer um pouco mais sobre a história do bairro eu indico dois livros: Barra da Tijuca – O presente do futuro e Barra da Tijuca – O Lugar, parceria com a empresa Amazon.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos ao Grand Hyatt  Rio de Janeiro, pelas fotos concedidas e pelo convite.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel