Deusa Rodrigues - Travel Agent

Escócia melhores lugares para visitar: Edimburgo, Loch Lomond e whisky

13.mar.17 - atualizado em 17.fev.24



Escócia melhores lugares para visitar: Edimburgo, Loch Lomond e a Rota do Whisky.

O país é um charme e a qualquer momento é possível encontrar homens com os famosos saiotes de lã xadrez e gaita de fole.

Edimburgo é uma cidade linda, com o castelo no alto que pode ser avistado de vários pontos.

Eu tive o privilégio de conhecer o país no verão com céu azul e os dias mais longos.

Confira as dicas dos melhores passeios e experiências na Escócia.

Essa viagem pode ser conjugada com o Interior da Inglaterra.

Escócia melhores lugares para visitar

Edimburgo – Melhores Lugares para Visitar na Escócia

A minha viagem começou por Edimburgo a capital e principal cidade da Escócia, é a porta de entrada do país.  O centro histórico medieval com muralhas em volta. É uma bonita cidade com destaque para a arquitetura.

Vale a pena caminhar e observar os mil anos de história, essa cidade é um dos melhores lugares para visitar na Escócia.

Fiquei hospedada nos melhores hotéis e ainda sobrevoei as famosas Highlands e o Loch Lomond num Seaplane.

A viagem para Escócia pode ser conjugada com: O melhor de Londres.

Escócia melhores lugares para visitar

Castelo Holyroodhouse – Escócia Melhores Lugares para Visitar

O Castelo Holyroodhouse, foi principal residência dos reis e das rainhas da Escócia desde o século XV.

Na visita os principais pontos são os salões da nobreza, os aposentos históricos da realeza e a sala do trono.

Escócia melhores lugares para visitar

Durante a Holyrood Week, no final de junho, a rainha utiliza como residência de verão. Os arqueiros reais tornam-se guarda-costas do cerimonial da soberana.

A visita a esse castelo é obrigatória, porque ele também é um dos melhores lugares para visitar na Escócia.

Escócia melhores lugares para visitar

A Europa, sua história, castelos são atrativos de viagem. Leia também sobre: Portugal e os pontos turísticos.

Escócia melhores lugares para visitar

Edinburgh Castle – Castelo no Topo do Rochedo

O Edinburgh Castle fica no alto em cima do rochedo, domina a paisagem da cidade. Durante a visita além vista impressionante de Edimburgo, pode-se conferir as armas e as joias da coroa. É uma fortaleza que foi residência da nobreza.

Booking.com

Durante três semanas, em agosto, a praça em frente ao Portão de Armas, serve de palco à Edinburgh Military Tatoo, uma parada militar famosa em todo o mundo. A noite há um tour para ver o castelo iluminado, com visual impressionante.

Que tal conhecer também: Viena e os pontos turísticos?

Escócia melhores lugares para visitar

O Edinburgh Castle fica em evidência na cidade e  é um dos melhores lugares para visitar na Escócia.

Escócia melhores lugares para visitar

Escócia melhores lugares para visitar

The Royal Scotsman – Trem de Luxo na Escócia

A estação de trem merece uma observação mais detalhada. A arquitetura histórica é um ícone de Edimburgo, e é de lá que parte “A journey on The Royal Scotsman”, emblemática rota do trem de luxo da Belmond, para o interior do país. As rotas oferecem experiências de gastronomia e vivências pelas Terras Altas da Escócia.

Essa viagem de trem, tem o charme semelhante ao trecho de Cusco à Machu Picchu no Peru. 

E empresa Belmond administra no Brasil o Copacabana Palace, saiba mais no post: Hospedagem no Rio de Janeiro.

Escócia melhores lugares para visitar

Eu não viajei nesse trem, porem fui conferir a check-in dos passageiros, que são recebidos com champanhe e mimos. Tem decoração clássica e sofisticada, é considerado um dos trens mais luxuosos do mundo.

Escócia melhores lugares para visitar

The Royal Yacht Britannia – Visita ao Iate Real

A visita ao iate da família real, que rodou o mundo por 40 anos é muito interessante. O iate não está mais na ativa e fica atracado definitivamente no porto, é uma das atrações turística de Edimburgo.

Escócia melhores lugares para visitar

Há cinco andares entre os aposentos reais, salas, deck, comissária, exposição com informações e fotos sobre a história das viagens da Rainha e sua família. Gostei da suíte que que hospedou o Príncipe Charles e Diane.Uma visita interessante para conhecer também as acomodações reais, onde príncipes dormiam durante os cruzeiros pelo mundo.

Escócia melhores lugares para visitar

Confira o post: Cruzeiro pelo Rio Reno.

Cruzeiro pelas Três Pontes – Forth

Um passeio interessante é fazer o Cruzeiro pelas Três Pontes, durante 90 minutos, onde é possível observar a paisagem urbana de Edimburgo e as três pontes, sendo que a Ponte do Forth é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

O visual de Edimburgo da perspectiva do mar é ainda mais bonito. Essa região é um dos melhores lugares para visitar na Escócia.

Herança do Harry Potter em Edimburgo

Depois que conheci Edimburgo pude observar como o belo cenário da cidade medieval, foi fonte inspiração para a escritora britânica J.K.Rowling escrever a série de livros de Harry Potter. Há alguns tours para conhecer melhor o mundo imaginário do jovem bruxo, há caminhadas guiadas pela cidade ou tour pelas locações do filme.

Reserve o: Excursão à pé pelas locações de Harry Potter.

Suíte do Balmoral Hotel – Inspiração para J.K.Rowling

O Balmoral Hotel é um dos mais tradicionais e luxuosos da Escócia. Pertence ao grupo hoteleiro Rocco Forte Hotels, além da elegância e serviço excelente, também uma referência, pois a escritora do Harry Potter ficou hospedada por seis meses para finalizar seu último livro.

Foi na suíte 552 que está devidamente identificada na porta e com uma placa na parede com o bilhete que J.K.Rowling deixou após finalizar o último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Esse é motivo de orgulho do hotel e eu pude conferir durante minha visita de inspeção junto com o gerente. Eu também tive o privilégio de me hospedar no Balmoral Hotel e confesso que foi uma experiência de viagem inesquecível, um dos melhores lugares para visitar na Escócia.

Sobre o livro Harry Potter

A escritora nasceu na Inglaterra e teve a inspiração de escrever em 1990 durante uma viagem de trem. Em 1992 casou com um português e foi morar em Portugal, onde começou a escrever o primeiro livro da série. Posteriormente se divorciou e retornou para o Reino Unido e se instalou na Escócia.

Com um filho para criar sozinha passou por uma situação financeira difícil até emplacar com o primeiro livro. A saga das aventuras de um aprendiz de bruxo chamado Harry Potter e de seus amigos na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, é um dos maiores sucessos editoriais, com uma série de sete livros, filmes, materiais publicitários, etc.

Entre neste link para reservar o tour às Locações do filme de Harry Potter.

Escola de Magia e Bruxaria – Mundo do Harry Potter

Mas se a Escócia ainda não está no seu planejamento de viagem, em Campos do Jordão, interior de São Paulo, há um passeio de imersão de dias na Escola de Magia e Bruxaria, com referências ao mundo de Harry Potter.

Saiba mais no post: Escola de Magia e Bruxaria de Campos do Jordão.

Edimburgo – Tour Assombrado Mary King

A cidade de Edimburgo soube aproveitar bem o mistério e magia ambientados nessa bela cidade histórica. Há tour pelas galerias subterrâneas da cidade, onde são apresentadas histórias de bruxas e lugares assustadores. O Tour Beco de Mary King, mostra os segredos assustadores desde o século XVII, outro apresenta os Fantasmas da Escócia, para voltar de viagem com muita história para contar.

Entre neste link para reservar o Tour Beco Mary King.

Tour à Câmera Obscura – World of Illusions

Um passeio diferente em Edimburgo é à Câmera Obscura com 100 ilusões interativas e bem coloridas para se distrair. Do terraço se tem uma das melhores vistas da cidade.

Reserve o tour: Câmera Obscura – World of Illusions

Destilaria de Whisky – Escócia Melhores Lugares para Visitar

No condado de Stirlingshire fica a Deanston Distillery, uma destilaria de whisky com visitas guiadas e degustação. Eu fiz um tour da destilaria, em que se aprende sobre a história, o processo de produção e claro com degustações.

Destilaria de Whisky

Tudo para conhecer melhor a bebida escocesa mais famosa, que foi levada para a América e se tornou um sucesso. O passeio faz parte da “Rota do Whisky” um dos melhores lugares para visitar na Escócia.

Degustação de Whisky na Escócia

Entre neste link para reservar: Tour de Destilaria de Whisky.

Esse passeio de degustação de whisky, lembra os tours de vinícolas em outros países, saiba mais nos posts:

Vinícolas no Chile qual visitar?
São Roque e a Estrada do Vinho.
Cabo Boa Esperança e as vinícolas da África do Sul.

Visita ao Castelo de Stirling

O castelo fica na pequena cidade de Stirling, no alto de uma colina de origem vulcânica. Tem grande representação, pois é símbolo da independência escocesa. Uma das principais atrações é o Palácio Real com seus aposentos. Para finalizar o passeio as caminhadas pelas muralhas, rende boas fotos porque tem uma vista panorâmica da região.

Entre neste link para reservar: Passeio ao Castelo Stirling.

Loch Lomond – Escócia Melhores Lugares para Visitar

O Loch Lomond é um lago de água doce na fronteira entre as Terras Baixas e Terras Altas, as famosas Highlands. São 39 km de comprimento e uma área de 72 quilômetros quadrados.

Booking.com

Eu me hospedei em um tradicional hotel nas margens do lago, o Cameron House. Na Escócia entre os melhores lugares para visitar é sem dúvida o Loch Lomong.

Cameron House Hotel

Sobrevoo – Escócia Melhores Lugares para Visitar

Eu fiz um sobrevoo em hidro avião – Seaplane, pelas Terras Altas. Para embarcar na aventura no hidroavião há uma explanação sobre segurança básica por parte do piloto e a necessidade de assinar um termo de consentimento. Eu embarquei na marina do hotel Cameron House, num lindo “Seaplane” amarelo, da empresa Loch Lomond Seaplanes, para o voo panorâmico.

Loch Lomond

No início deu um pouco de medo, por voar pela primeira vez num “Seaplane”, no entanto o sentimento foi logo compensado pela alegria de poder observar o visual incrível do lago Lomond e do Trossachs National Park. Lindas paisagens podem ser vistas através do sobrevoo pelo interior da Escócia.

Terras altas

Paisagens da Escócia

Cruzeiro de 2 horas pelo Lago Lomond

Eu fiz o cruzeiro Rainha dos Lagos Escoceses e gostei de observar a linda região das Terras Altas e Terras Baixas da Escócia.

Entre neste link para reservar: Cruzeiro de 2 horas

Onde Ficar na Escócia

Em Edimburgo as sugestões de hotéis:

Waldorf Astoria Edinburgh – The Caledonian é um hotel de luxo, bem localizado no coração de Edimburgo.

The Balmoral Hotel  é um hotel de luxo e prédio histórico muito bem localizado.

Em Loch Lomond as sugestões de hotéis:

Hotel Cameron House, um hotel alto luxo, estilo clássico escocês com localização a beira do lago.

Ibis Budget Edinburgh Park, para orçamentos mais econômicos.

Entre neste link para reservar outros hotéis na Escócia.

Como chegar à Escócia

Para a Escócia não voos diretos do Brasil, no entanto há conexões de várias cidades da Europa. Uma das melhores maneiras é voar até Londres e de lá seguir em trem para Edimburgo, numa viagem de 4h20.

Confira as rotas e promoções de passagens aéreas para o Reino Unido.


Seguros Promo

Gastronomia na Escócia

A gastronomia é saborosa e há bons restaurantes. Eu provei pratos deliciosos com carne e salmão, acompanhado de maravilhosas sobremesas.

Gastronomia escocesa

Pratos Típicos da Escócia

Scottish Breakfast, café da manhã tradicional com muita proteína devido ao inverno prolongado, muito parecido com o café da manhã inglês. Há ovos, bacon, salsichas, tomates grelhados, feijões e black pudding, um tipo de chouriço.

Fish and Chips, assim como todo Reino Unido o peixe à milanesa com batatas fritas é o lanche mais popular.

O salmão também é bem popular porque a Escócia é um dos produtores.

A deliciosa torta de carne tipo Aberdeen Angus, que é feita de malha folhada.

As sobremesas são deliciosas e não se pode deixar de prova-las.

Sobremesa da Escócia

Se você gosta de comer bem, leia também sobre: Gastronomia em viagens é sempre uma experiência inesquecível.

Sobre a Escócia e o Reino Unido

A Escócia faz parte do Reino Unido, United Kingdom – UK, que engloba também Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Tem em comum a Rainha soberana, as leis e costumes. A Escócia é ocupada desde a pré-história, passou pela ocupação romana e no século IX foi formado o reino da Escócia; posteriormente fundindo-se com Inglaterra como Grã-Bretanha.

Nos dias atuais depois do Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia, a Escócia está com as “manguinhas de fora”, para se tornar independente. Esse é assunto para o futuro…

Outro destino com castelos e paisagens surpreendentes é: As Montanhas Rochosas do Canada.

Escócia melhores lugares para visitar: Edimburgo, Loch Lomond e whisky

Dicas – Escócia Melhores Lugares para Visitar

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Leia também: Dicas para Viajar.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel