Deusa Rodrigues - Travel Agent

Deusas e Deuses indianos e as viagens pelos pontos turísticos

20.mar.17 - atualizado em 30.jan.24



Deusas indianas representam diversos aspectos na cultura. Em viagens pelos pontos turísticos do país, é possível visitar inúmeros templos e lugares sagrados.

A Índia é um mundo de filosofias e crenças, totalmente diferente do Ocidente. Uma viagem a esses lugares de cultura milenar é simplesmente inesquecível.

Confira a dicas deusas e deuses da Mitologia da Índia, além dos bonitos pontos turísticos do país.

Você vai gostar de ler também sobre: Passagem para a Índia.

Deuses e Deusas da Índia

O Que Fazer na Índia

Conheça e reserve os Melhores Passeios da Índia, pelas diversas regiões do país.

Deusas e Deuses da Índia

São muitas deusas e deuses, cada qual tem características únicas. Estima-se que no Hinduísmo há milhões de entidades divinas. A cada lugar que se visita, há monumentos e templos com um ou vários deuses, que são reverenciados pela população.

Na Índia há inúmeros feriados e dias especiais para comemorar e fazer rituais aos diversas deusas e deuses.

Leia sobre os Lugares com Energia Positiva no Mundo.

Deusas e Deuses indianos

Shakti – Deusa Mãe

A Deusa Shakti é a grande mãe, um ser supremo. Tem características da força divina, da energia cósmica.

Cabe a ela equilibrar o universo nas mudanças do mundo. Muito importante quanto as deusas indianas.

Saraswati – Deusa do Conhecimento

Saraswati é a deusa do conhecimento, da arte, da música e da sabedoria. Portanto para quem busca conhecimento para entender o mundo e para se expressar verbalmente.

Aparece sentada em uma flor de lótus branco com o instrumento musical alaúde. Fundamental em tempos de inúmeras informações, deusas indianas.

Lakshmi – Deusa da Riqueza

A Deusa Lakshmi é responsável pela riqueza, tanto material como espiritual. Aparece sentada e distribuindo moedas de ouro.

Como representa também a beleza e pureza, sua imagem é muito popular nas residências indianas. No mundo de hoje com tantos problemas, é fundamental a riqueza espiritual, conceito das deusas indianas.

Deusas e Deuses indianos

Parvati – Deusa da Fertilidade

A Deusa Parvati está associada ao casamento, à fertilidade e à beleza.

A deusa é responsável pelo poder feminino e felicidade a dois. Uma entidade ligada também ao amor, deusas indianas.

Ganesh – Deus Elefante

O Deus Ganesh é o deus com cabeça de elefante e o favorito dos hindus, além de ser o mais popular.

Entre os seus diversos nomes, Ganesh é chamado de deus dos começos, para que no início de uma jornada, empreitada ou qualquer outra mudança de vida, grande ou pequena, seus guiamentos e sua proteção são fundamentais.

Ele também remove os obstáculos, além de inspirar a melhor decisão a tomar, para que não tenha problemas. Deuses e deusas da Índia.

Deusas e Deuses indianos

Acompanhe o post: Atitudes de Cura para o Planeta Terra.

Brahma – Deus da Força Criadora

O Deus Brahma é força criadora ativa no universo, que pela visão hindu é cíclica.

Ele é o primeiro da Trindade Hindu e protege o intelecto e a criatividade.

Quanto à aparência é representado por quatro rostos, que representam as escrituras sagradas do hinduísmo e quatro mãos, que seguram objetos importantes.

Deuses e Deusas indianas.

Que tal leituras transformadoras? Saiba mais no post: Livros para o Bem-Estar e Viagens.

Shiva – Deus da Destruição

Conhecido como o grande deus, o que dá esperança. Também associado à destruição ou à morte, para surgir espaço da criatividade. Ele mantém o processo da vida, o ciclo da eternidade.

Aparece com uma serpente em seu pescoço, representa a energia vital, chamada de Kundalini. Deusas e deuses da Índia.

Deusas e Deuses indianos

Krishna – Deus da Devoção

Krishna é o deus da devoção e o mais cultuado, assim como as deusas indianas. Está associado ao Deus supremo.

Representa o amor, o divino e também considerado como o protetor da Yoga. Visto como uma entidade de ensinamentos e alegria.

Aqui no Brasil é um pouco mais conhecido devido ao movimento Hare Krishna. Para quem deseja conhecer mais sobre yoga e meditação, a dica é se hospedar na Pousada e Spa Vrindávana.

Saiba mais no post: Hotéis SPAs Anti Stress no Brasil.

Deusas e Deuses indianos

Vishnu – Deus da Preservação

Vishnu é o deus da preservação. Ele sustenta os princípios da ordem, retidão e verdade. Em suma, possui quatro braços, que representam a onipotência e a onipresença.

Ele aparece sentado em cima de uma serpente, com o intuito de simbolizar a paz mesmo quando possuir medo. Ele também mantém o dharma, que é o comportamento digno e justo.

Deusas e Deuses da Índia – Diwali Festival das Luzes

O Diwali é o Festival das Luzes na Índia, um evento importante e muito bonito.

São quatro dias de festas que o país fica iluminado, as pessoas usam suas melhores roupas, há fogos de artifício e muita alegria.

Deusas e Deuses indianos

O evento acontece semestre do ano, de acordo como o calendário hindu, sendo que em 2022 será realizado no dia 24 de outubro.

Há várias lendas sobre a comemoração, uma delas está ligada à celebração do casamento de Lakshmi, a deusa da riqueza, com o Senhor Vishnu. Um evento das deusas indianas.

Outra versão é que Diwali simboliza, as luzes dentro de cada ser humano na destruição das forças do mal.

Essa grande manifestação cultural do país é um momento de fé e esperança, considerado um festival nacional na Índia.

Deusas e Deuses indianos

Namastê a Saudação

A saudação Namastê em que é pronunciada com as mãos postas sobre o peito, é das características do país, com um significado cheio de simbolismo: “O Deus que vivem em mim, saúda o Deus que existe em você”.

Deusas e Deuses indianos

Filosofias da Índia

A dica para conhecer melhor é com o livro Filosofias da Índia, que mostra com detalhamento as diversas tradições do pensamento indiano. Ideal para entender a rica cultura asiática.

Outra opção é o livro Deuses e Deusas Hindus, que mostra de forma clara como as entidades surgiram e as características das mais importantes.

Deusas indianas.

 Índia –  Principais Pontos turísticos

O roteiro ideal da Índia deve constar as várias cidades turísticas conforme menciono abaixo. Os detalhes da cultura são incríveis, como a dança, o teatro de bonecos-fantoches, os belos monumentos, os festivais, etc.

Há muito o que se descobrir, com templos e monumentos dedicados à deusas e deuses indianos.

Uma viagem intensa, uma viagem para a alma. Conheça mais sobre o conceito deste blog no post: Viagens para a Alma.

Deuses e Deusas da Índia

Bombaim ou Mumbai – Portal da Índia

Bombaim ou Mumbai nome atual, é a cidade com economia mais ativa, seja pelas empresas de serviços e tecnologia, seja pelo fato de ser a sede de Bollywood, maior produtora de cinema do mundo.

São 350 filmes ao ano, deixando os empresários de Hollywood muito atrás em termos de quantidade. Fiquei impressionada com as lavanderias públicas, uma atração da cidade. Uma a uma, as roupas são lavadas e penduradas juntas; essas lavanderias públicas estão em vários pontos da cidade.

 

Índia pontos turísticos

Um dos pontos turísticos da cidade é o Portal da Índia, à beira-mar. Foi construído na época da colonização britânica. Está num ponto estratégico de Bombaim, em frente do hotel icónico Taj Mahal Palace.

Jaipur e o Palácio dos Ventos

A cidade de Jaipur é famosa pelo Palácio dos Ventos, outro ponto turístico da Índia.  A construção apresenta treliças na janela, para possibilitavam no passado as mulheres indianas observar a cidade sem sair do palácio. Há outros belos monumentos e hotéis com vista para o Lago, como o Lake Palace Jaipur.

O Amber Fort é um dos principais passeios, sendo que a subida é feita em lombo de elefante. Na viagem à Índia,  Jaipur não pode ficar de fora do roteiro.

Conheça também os templos de Angkor Wat no Cambodia.

Deuses e Deusas da Índia

Taj Mahal – Principal Atração

A cidade de Agra é o ponto alto da viagem com o Taj Mahal. O passeio ao palácio deve começar cedo para se aproveitar a manhã e a luz para fotografá-lo. Além de maravilhoso, ele é muito bem conservado, todo em mármore branco, com muita simetria na arquitetura.

Todo encrostado de pedras semipreciosas e fios de ouro, foi construído entre 1630 a 1652 por 22 mil homens como um mausoléu. Remete ao romantismo de um homem apaixonado pela mulher amada, como conta a música de Jorge Ben Jor.

Visitar os dois locais mais turísticos de Agra é fundamental: Excursão guiada ao Taj Mahal e Forte de Agra.

Você pode também realizar um Tour Fotográfico.

Que tal casar ou renovar os fotos em Agra? Saiba mais no post: Casamento e Renovação de Votos no Exterior.

Deuses e Deusas da Índia

Sete Maravilhas do Mundo Moderno – Taj Mahal

O Taj Mahal é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

A magnífica lista das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, tem um carácter recreativo. São monumentos espetaculares espalhados pelos continentes.

O Brasil tem o privilégio de contar com uma das maravilhas, o Cristo Redentor. Os viajantes podem conhecer de perto no Rio de Janeiro. Confira as outras das Maravilhas do Mundo Moderno.

Coliseu de Roma.
Muralhas da China,
Machu Picchu no Peru,
Ruínas de Chichén Itza no México.
Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Templos Eróticos de Khajuraho

Khajuraho tem como principal atração um parque, com vários templos eróticos e incrivelmente bem conservados, que inspirou o autor do livro Kama Sutra. É realmente surpreendente visitar as esculturas. Os guias utilizam lanternas para mostrar todos os detalhes eróticos.

Deuses e Deusas da Índia

Na saída do parque os ambulantes, vendem pequenos livros do Kama Sutra, com muitas posições eróticas. Oferecem também pequenos objetos, para lembrar do ato sexual.

Varanasi e Ganges – Lugares Sagrados

A cidade de Varanasi, o maior centro de peregrinação do hinduísmo. Na margem do Rio Ganges, acontecem cremações e oferendas. Para o indiano o rio é sagrado. É um local para  testemunhar a fé, se purificar pelo menos uma vez na vida. Deve-se chegar cedo para observar os rituais.

Varanasi é um lugar com muita gente em busca de purificação, aglomerações e inúmeros vendedores. Mas deve ser visitado, para conhecer a essência da Índia.

Índia pontos turísticos

New e Old Delhi – Capital da Índia

Nova Delhi é a capital, uma cidade moderna, que convive bem com a Old Delhi. Há vários pontos turísticos importantes como: Mausoléu de Gandhi,  mesquitas,  diversos templos, metrô e 0 aeroporto moderno.

Eu visitei a Old Delhi e fiquei impressionada com as estreitas vielas e comércio; um verdadeiro labirinto.

Índia pontos turísticos

Rishikesh

A cidade é considerada como a capital e o portal da Yoga, para aqueles que desejam fazer uma imersão. O destino que está ao norte da Índia, em geral não faz parte dos roteiros tradicionais de turismo e sim para os praticantes de Yoga.

Um lugar perfeito para conhecer as Deusas indianas.

Lojas e Compras – Um dos Pontos Altos

Um dos maiores países em desenvolvimento do mundo, com mais de 1,366 bilhão de habitantes, é resistente aos costumes ocidentais. As mulheres se vestem de Saris lindos, trajes típicos coloridos e exóticos.

Eu como todas as turistas, experimentei um Sari em uma das lojas. Esse é truque dos vendedores das lojas de seda, para atrair clientes ocidentais.

Os indianos são insistentes no quesito de compras, tanto nas ruas como nas lojas. Não há como não comprar porque os produtos são lindos e super baratos. A Índia é assim: como um bom filme, que não esquece.

Loja de seda na Índia

Você vai gostar de ler sobre a Indochina – países que estão entre a Índia e China e conservam características de ambos os países.

Conheça também minha experiência de viagem: Passagem para a Índia.

Incredible Índia – Slogan do País

Muita coisa é incrível, como sugere a publicidade oficial do governo espalhada nos aeroportos: Incredible India! Ninguém vai embora do país sem cometer excessos nas compras, nas comidas, nos sentidos.

Não se resiste ao artesanato colorido porque é barato, porque é bonito, ou por simplesmente para se desvencilhar dos vendedores. É impossível não comer comidas picantes; para quem não gosta, sempre tem a possibilidade de restaurantes internacionais nos bons hotéis.

Índia e os pontos turísticos

Índia faz parte do BRICS

Hoje a Índia vive uma democracia e é uma promessa de futuro. Com uma das economias mais dinâmicas do mundo, faz parte do BRICS, sigla que se refere a  Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Destacam-se no cenário mundial como os principais países em desenvolvimento, embora o Brasil com o atual governo tem demonstrado pouco interesse no bloco, bem como, na política externa.

Taj Mahal

Onde Ficar na Índia

A Índia é especialista em hospitalidade. Exporta sua característica do bem servir. É possível encontrar indianos trabalhando como mordomos ou em outros postos da hotelaria pelo mundo todo.

Há muitas opções de hotel. Um detalhe importante, o ideal é não fazer economia, em geral hotéis três estrelas ou categoria turística, são precários. A dica é se hospedar em hotéis 4 ou 5 estrelas.

Segue algumas sugestões de hotéis que conheci e recomendo nas cidades a serem visitadas:

Udaipur

Veja as ofertas de hotéis em Udaipur:



Booking.com

O Taj Lake Palace Udaipur, está situado no meio do Lago Pichola. A propriedade oferece um spa de serviço completo com programas personalizados com sessões de Yoga do local. Um dos hotéis mais românticos do mundo.

Taj Lake - India tajlake1

Agra 

Veja as ofertas de hotéis na cidade de Agra:


Booking.com

O Oberoi Amarvilas Agra tem vista para o Taj Mahal, é tão emocionante como estar bem em frente a esse monumento, um dos mais belos do mundo. O hotel é um luxo e de todos os apartamentos e também do lobby, pode-se ver o monumento. O melhor é estar aí em noite de lua cheia e poder tomar um vinho indiano na varanda.

Deve-se desfrutar de um relax merecido na piscina azul profundo, ouvir a suave flauta ao cair da tarde, os cânticos Hindus que vem da cidade ou experimentar a vigorosa massagem Ayurvédica no Spa.

Agra Oberoi Amarvillas Agra-oberoi-Amarvillas-(3)

Jaipur 

Além de palácios em Jaipur há várias ofertas de hotéis:


Booking.com

O Hotel Raj Palace em Jaipur é de luxo, instalado em um antigo palácio que conserva ainda os aposentos e adereços dos príncipes. O restaurante tem um menu de degustação e o serviço é um verdadeiro ritual, com garçons que trazem vários pratos em bandejas de prata cobertas, fazendo qualquer mortal se considerar um verdadeiro marajá.

Índia - Raj Palace rajpalace12

Khajuharo 

Veja as ofertas de hotéis na cidade:


Booking.com

O Hotel Taj Chandela é refúgio de paz e tranquilidade. Tem fácil acesso para os templos de Khajuraho, ao Parque Nacional Panna Tiger Reserve e muito mais. E o jardim de 11 hectares é um espetáculo.

India Taj tajkhaju1

Varanasi 

A cidade tem algumas ofertas de hotéis:


Booking.com


The Hotel Gateway Kailash em Varanasi, é um refúgio tranquilo no antigo templo da cidade. Dispõe de uma piscina ao ar livre e um Spa, além de um serviço de quarto 24 horas. Está a 6 quilômetros do centro da cidade.

Índia - Taj hoteis Taj-veranasi1

Nova Delhi 

Em Nova Delhi tem muita opção de hotéis, confira as ofertas:


Booking.com

O Imperial Hotel New Delhi conta com lobby suntuoso com o piso de mármore, formando lindas mandalas, muitos arranjos de orquídeas, lustres fantásticos e peças de arte diferenciadas espalhadas pelos andares. Tudo com bom gosto e sofisticação. Uma das melhores opções na culinária é o Restaurante The Route of Spice, um dos 10 melhores restaurantes indianos do mundo.

Imperial Delhi imperialdelhi

Como Chegar na Índia

Para chegar na Índia a rota mais comum é via Dubai com Emirates, no entanto é possível chegar também via Europa, África ou América do Norte. Confira as companhias aéreas e preços.


Seguros Promo

Dicas para Viajar para Índia

Veja o post Dicas para Viajar e comece a se organizar.

Mulheres devem evitar roupas chamativas, decotes. Carregar um lenço ou Pashmina na bolsa para algumas visitas.

As mulheres devem experimentar um Sari, para fotos de lembranças de viagem, um detalhe para se sentir uma das deusas indianas.

Índia pontos turísticos

Experimente o delicioso pão indiano, feito no forno Tandor.

A viagem para Índia pode ser conjugada com o Nepal.

Fazer uma massagem em um hotel de luxo, há roteiros específicos de bem-estar.

Índia pontos turísticos

Livros Inspiradores

Para conhecer melhor a cultura indiana, eu recomendo o romance O Sari Vermelho, que conta a história de italiana que casa com um indiano.

O livro Filhas da Deusa – As Mulheres Santas da Índia, também é outra maneira de saber mais sobre o país e seu lado sagrado.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel