Deusa Rodrigues - Travel Agent

Checklist para viajar – lista de todos os itens importantes

27.mar.17 - atualizado em 23.mar.20



Fazer um checklist para viajar, lista de itens essenciais para não esquecer nada. Vários detalhes devem ser observados para que tudo transcorra da melhor maneira.

Quando se planeja uma viagem, a primeira ação é fazer um planejamento com diversas providências a serem realizadas. Essas ações devem ser feitas com antecedência e envolvem: definição de roteiro, passaporte, vistos, vacinas, transporte, hospedagem, etc.

Para maiores detalhes sobre planejamento e providências leia o post: Dicas para viajar.

O checklist, deve ser começado, na semana da viagem para verificação dos últimos detalhes, uma vez que o planejamento e providencias já foram feitos. É necessário fazer conferência dos documentos, bem como itens que devem compor a mala, bolsa ou mochila de mão.

Checklist para viajar - lista de todos os itens importantes

Documentos e comprovantes – Checklist para viajar

Passaporte e vistos:

Observar o passaporte, sua validade e os vistos, caso o destino tenha essa exigência. Atenção porque algumas pessoas tem o visto americano em um passaporte que já não está válido e viaja com o novo, nesse caso será necessário levar os dois.

Uma dica interessante é ter uma cópia das duas primeiras páginas e guardar sua carteira. Assim quando estiver no destino de viagem, possa andar com esta cópia e deixar o passaporte no cofre do hotel ou outro lugar seguro.

E por mencionar os Estados Unidos, leia também sobre: Nova York nas quatro estações.

Checklist para viajar - lista de todos os itens importantes

Vacinas:

Comprovante da vacina de febre amarela, caso o país de destino exija, eu costumo anexar à ultima folha do passaporte para não esquecer.

Passagens:

Passagens aéreas, terrestres ou marítimas – ter impresso ou no celular. Importante destacar os localizadores de reserva.

Vouchers:

Os voucher – comprovantes de reservas de hospedagem, bem como de atrações, passeios, aluguel de carro, seguro viagem, etc. Uma dica: deixe o endereço do local de hospedagem impresso em lugar de fácil acesso, porque se ficar somente no celular, pode haver problema com carga da bateria.

Leia também: Por que fazer seguro viagem?

Verificar o transporte a ser utilizado na chegada do destino, até o lugar de hospedagem.

Se não tiver transfer programado, entre neste link e faça a reserva.

Roteiro de viagem:

Um detalhe importante, mesmo que for uma viagem de férias, faça um roteiro com o dia a dia e as atividades previstas ou desejadas. As reservas de passeios, shows e atrações podem ser feitas online, antes ou durante a estadia, entre nestes links:

Passeios nos 5 continentes.

Ingressos para shows e parques temáticos no Exterior e Brasil.

Identificação pessoal – Checklist para viajar

Cartões de crédito – verificar se estão na carteira, não esqueça de avisar ao banco sobre a viagem.

Carteira de Motorista ou outro comprovante de identidade além do passaporte. É comum no exterior solicitar um documento de identidade – I.D. nas transações de compras com cartão de crédito.

Leia também sobre: O que fazer em Montevidéu.

Recursos financeiros – Checklist para viagem

Travel Money ou Papel Moeda – verificar se os recursos são suficientes em moeda estrangeira, seja dólar, euro ou outra são suficientes. Faça um planejamento de gastos por dia no destino, que inclui alimentação, passeios, deslocamento e depois multiplique pelos dias da viagem.  Eu viajo sempre com um porta-dólar ou euro, colocado na cintura abaixo da roupa, para segurança. Dividir o dinheiro em uma carteira e outra parte junto ao corpo, por questão de segurança é uma atitude prudente.

Você pode comprar moeda estrangeira, online e receber em casa, o ideal é fazer isso com antecedência de alguns dias da data de embarque.

Para compra de moeda estrangeira online entre neste link.

Chip para o celular – Checklist para viajar

Não é possível mais viajar desconectado, para não pagar altas tarifas da operadora do celular, o ideal é comprar um chip com antecedência, que pode ser entregue em casa.

Entre neste link para compra do chip de celular.

Itens importantes – checklist para viagem

A sugestão é fazer um checklist para não ter surpresas no destino. Na mala de viagem além das roupas, há objetos que não podem faltar:

– Adaptador elétrico – de preferência o modelo universal, porque cada país tem um tipo de tomada. Nem sempre é possível comprar com facilidade, caso tenha esquecido o seu.

– Celular e carregador, são dois itens de primeira importância. Deletar imagens das pastas, para der espaço à novas fotos.

– Se usar máquina fotográfica, não esqueça de: carregador, memória, etc. Eu com a velha Nikon, sempre descarrego as imagens que possam estar na máquina, além deixa-la com carga de bateria.

– Protetor solar e creme contra queimadura de sol. Todos devem se proteger, principalmente quem tem pele sensível, tanto para destinos de altas temperaturas como baixas, estações de ski ou inverno rigoroso é necessário ter atenção redobrada.

– Necessaire com itens de higiene: pasta de dente, escova, pente, cremes de uso contínuo, shampoo, etc.

– Remédios não devem ser esquecidos. eu costumo levar os de uso continuo, vitaminas, bem como alguns outros por precaução para dor, febre, indisposição intestinal, para resfriado, etc.

Há países que tem que haver precauções redobradas, leia a dicas de viagem do post: Passagem para a Índia.

Sobre a mala – Checklist para viajar

Dê preferência às malas leves, com rodinhas e de tamanho pequeno ou médio. Saber viajar com pouca roupa é muito importante. Verificar sua passagem, e-tkt da companhia aérea, e as regras de volume e peso de bagagem. A maioria das companhias aéreas o limite é 23 kg, se possível pese a mala em casa, se tiver uma balança portátil exclusiva para bagagem.

Checklist para viajar - lista de todos os itens importantes

Roupas para a viagem

Minha sugestão é fazer uma lista do roteiro – dia a dia da viagem, com as roupas a serem usadas. Procure levar roupas de cores neutras que combinem entre si e possam fazer composições variadas. Durante viagens aéreas longas, o ideal é usar roupa confortável e prática e atenção para ter agasalho na bagagem de mão, porque o sistema de ar condicionado é bem variável de acordo com cada companhia aérea, algumas parecem “um freezer”. Leve também uma muda de roupa na mochila ou mala de mão, caso tenha extravio da bagagem despachada, eu já passei por isso é posso afirmar que a situação é bem complicada.

Leia também sobre a África do Sul e as roupas para safáris fotográficos.

Web Check in no site – companhia aérea

Uma das maneiras de otimizar o tempo de aeroporto, é o fazer web check in no site da companhia aérea em casa, assim você garante o lugar de sua preferência na aeronave, caso não esteja marcado. Com o comprovante impresso, o tramite de despacho de malas, caso houver é mais rápido. Em caso de ir somente com bagagem de mão, pode-se ir direto para o portão de embarque.

Atenção para observar nos painéis eletrônicos do aeroporto, se não houve mudança de portão de embarque, que aliás é muito comum.

Entre neste link para pesquisar sobre companhias aéreas.

Aeroporto e terminal de embarque – Checklist para viajar

Se a viagem for aérea, pesquise antes sobre o aeroporto a ser utilizado, o terminal correto e principalmente qual transporte e tempo de percurso para chegar. Esse item é fundamental porque há cidades com dois aeroportos e que tem trafego intenso, como São Paulo. Os mesmos procedimentos devem ser seguidos para viagens de navio, trem ou ônibus.

Você vai gostar de ler sobre: Economizar na compra da viagem.

Checklist para viajar - lista de todos os itens importantes

Feche a mala na hora de sair de casa

Uma atitude importante, deixe para fechar a mala somente na hora de sair de casa, porque pode lembrar de algum detalhe na última hora.

Consulte os Blogs de viagem

Os blogs de viagem são uma fonte importante de informação, uma vez que relatam e há dicas de pessoas que estiveram nos destinos turísticos. Neste Blog há diversos relatos nos 5 continentes para auxiliar os viajantes.

Leia sobre: Vinícolas no Chile qual visitar?

Viaje com pensamentos positivos

É muito importante viajar tranquilo e com pensamentos positivos, isso faz a diferença. Mentalize sempre coisas boas e viaje com serenidade.

Leia sobre: 10 destinos com energia positiva pelo mundo.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel