Deusa Rodrigues - Travel Agent

Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo

28.jul.17 - atualizado em 02.set.20



O Equador tem diversidade de paisagens e características únicas. No Equador  os pontos turísticos são: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo. Eu tive o privilégio de visitar o país algumas vezes e conhecer várias regiões.

Os destaques da viagem são: a arquitetura colonial preservada do centro de Quito, as paisagens dos vulcões e os animais diferentes das Ilhas Galápagos. É inesquecível caminhar entre albatrozes e patos de patas azuis, além da cor do mar esmeralda em Puerto Ayora.

Uma viagem com total harmonia da natureza, confira a dicas do Equador e os pontos turísticos.

Você vai gostar de ler também sobre: Chile e as paisagens espetaculares.

Quito – a porta de entrada do Equador

A capital do Equador, Quito está a 2880 metros de altitude e é praticamente toda cortada por morros. O centro histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, que engloba o conjunto de casas, igrejas e palácios.

Quito é a mais bem preservada cidade colonial espanhola da América Latina. O centro histórico é um dos principais pontos turísticos do Equador.

Saiba mais sobre: O que fazer em Quito.

É possível observar algumas semelhanças de arquitetura, devido à colonização espanhola com Cusco. Leia também sobre: Peru uma viagem transformadora.

Conjunto de igrejas em Quito – atrações

As igrejas estão por toda parte, como as que ficam na Rua das Sete Cruzes, que foram colocadas em cima de Sete Templos Incas. As três igrejas mais emblemáticas do Equador são: Basílica do Voto Nacional, Igreja de São Francisco e Companhia de Jesus.

A mais linda igreja da cidade é a da Companhia de Jesus, toda decorada em ouro no estilo Pérsia e Espanhol.

Que tal conhecer também a capital do Uruguai? Confira o post: Viagem a Montevidéu.

Praças principais – atrações de Quito

Duas praças são os pontos de atração dos turistas em Quito. A primeira é a Plaza de La Independencia, onde se localizam o Palácio Carondelet, sede do Governo, o Palácio Arcebispal, o Palácio Municipal e a Catedral Metropolitana.

A Plaza San Francisco é outro ponto turístico da cidade, onde se localiza a Igreja de São Francisco e Hotel Boutique Casa Gangotena. À noite o centro histórico todo iluminado, com restaurantes, bares e musica, vira ponto de encontro dos turistas do mundo todo, principalmente europeus.

Leia também sobre a capital no Paraguai no post: O que fazer em Assunção.

Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo

Centro histórico de Quito – Patrimônio

Está a 2880 metros de altitude do nível do mar, a cidade praticamente está entre morros. As igrejas estão por toda parte, como as que ficam na Rua das 7 Cruzes, que foram construídas em cima de 7 templos Incas, esta mistura de culturas que faz Quito ser tão fascinante.

Booking.com

A primeira cidade do mundo a ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, na década de 1970 foi Quito. Além das inúmeras igrejas, também os casarões e sobrados coloniais dos séculos XVI e XVIII, que estão muito bem preservados e foram transformados em charmosos hotéis, restaurantes, galerias, lojas, etc.

Outra cidade com rica arquitetura na América do Sul é Cusco, confira no post: O que fazer no Peru.

Igreja La Compañia – uma das melhores atrações de Quito

A igreja La Compañia de Jesus é considerada para alguns como a mais bonita do mundo. O interior de madeira é revestido por folhas de ouro que vão do chão ao teto no estilo Pérsia e Espanhol. Na construção e na fachada foram utilizadas pedras vulcânicas.

Catedral de Quito – uma das mais antigas

A Catedral de Quito de 1535 é uma das mais antigas da América do Sul. Além de ter uma grande coleção de obras de arte. Os destaques principais são: a pintura da Virgem Maria e a claraboia dourada.

É possível subir até as cúpulas para observar a vista da cidade. O esforço de subir por uma escada estreita, para quem está em forma, vale a pena pelo visual impactante do centro histórico.

Praza de La Independencia – palácios

Duas praças são os pontos de encontro dos turistas. A primeira é a Plaza de La Independencia, onde se localizam o Palácio Carondelet, sede do Governo, o Palácio Arcebispal, o Palácio Municipal e a Catedral Metropolitana.

Palácio Carondelet – sede do governo

O palácio domina um quarteirão da cidade com sua imponência. Ele é visível de vários ângulos e os destaques são para a bandeira equatoriana no topo e os guardas de honra cerimoniais posicionados na entrada, é um dos mais belos edifícios de Quito.

O que fazer em Quito, a cidade colonial mais preservada da América

Plaza e Convento San Francisco – ponto de encontro

A Plaza San Francisco, é outro ponto turístico da cidade, onde se localiza a Igreja e Convento San Francisco, um conjunto colonial importante. O Monastério de Santa Catalina de Siena conta com um museu de arte religiosa.

Na praça se encontra também o charmoso Hotel Boutique Casa Gangotena, um casarão colonial que foi todo remodelado e é um dos melhores de Quito.

Arcos de la Reina – arquitetura de Quito

Os Arcos da Rainha tem cores vivas ao lado da igreja de Carmen Alto. Foi construído em 1726, ao lado de uma antiga capela, com a finalidade de proteger os devotos indígenas da chuva. Esse é um exemplo da bonita arquitetura colonial de Quito.

Metade do Mundo – latitude Zero

O Monumento e museu Metade do Mundo ficam na latitude zero, está a 22 quilômetros de Quito. É possível visitar o museu improvisado e obter informações muito interessantes sobre os efeitos e características da linha do Equador e dos hemisférios Norte e Sul.

Aproveite, pois somente lá é possível pesar um quilo e meio a menos devido à força da gravidade no local. Essas são as curiosidades de estar geograficamente bem na “metade do mundo”, outro ponto turístico do Equador, que não pode ficar fora do roteiro.

Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo

Cotopaxi – um dos principais pontos turísticos do Equador

Cotopaxi é o vulcão mais visitado dos 58 que o Equador tem. Ao lado dele estão vários outros alinhados, os quais podem ser avistados do cume em dias abertos, compondo a rota conhecida como Avenida dos Vulcões.

O Cotopaxi impressiona com os 5.897 metros de altitude, sendo um dos mais altos do país. Para quem vai apenas para turismo, chega-se até os 3.880 metros. Trata-se de uma bonita paisagem, principalmente ao redor da Laguna Limpiopungo.

Reserve o tour pelo por um dos pontos turísticos do Equador: 01 dia no Parque Nacional de Cotopaxi, a partir de Quito.

Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo

Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo

Vulcão Quilotoa – patrimônio natural no Equador

A cratera do Vulcão Quilotoa fica a 4 horas de ônibus de Quito, mas vale a pena o esforço de ir até lá. Na cratera do vulcão inativo, formou-se uma linda lagoa, quando abre o sol, as águas ficam esverdeadas. Uma das paisagens mais incríveis do Equador.

Há um pequeno e simples restaurante, com comida saborosa com vista para o lago e um pequeno centro de artesanato. O ambiente transmite muita paz, sendo realmente uma viagem para alma.

Reserve: Excursão de dia inteiro à Lagoa do Quilotoa, a partir de Quito.

Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo

O Equador tem grandes paisagens assim como outro país da Oceania, saiba mais em: O que fazer na Nova Zelândia.

Otavalo – a maior feira de artesanato ao ar livre

Otavalo está a 95 quilômetros de Quito, é uma cidade entre altas montanhas ao norte do Equador. Abriga a maior feira ao ar livre de artesanato da América Latina.

Há uma variedade de peças coloridas, com design característico do povo Inca e Andino. Há hotéis nessa região, mas se pode também conhecê-la em passeio de dia inteiro.

Galápagos – ponto turístico mais visitado no Equador

Galápagos é o ponto turístico mais visitado do país. A partir de Quito segue-se em voo para o aeroporto de Baltra e, posteriormente, para Porto Ayora, onde está a Estação Charles Darwin. Foi o cientista que formulou a teoria da evolução a partir de observações nas ilhas e seus animais.

Da minha viagem para Galápagos, lembro com saudades dos passeios nas ilhas em uma paisagem árida, com um mar cor de esmeralda e muitos animais pré-históricos, como iguanas, albatrozes, patos de patas azuis, tartarugas e outros. Estive hospedada em Puerto Ayora no Finch Bay Galápagos Hotel. Além de curtir as ilhas, conheci a linda praia de Tortuga Bay.

Puerto Ayora – sede da Estação Charles Darwin

 A cidade de Puerto Ayora é muito interessante, com pequenos hotéis, restaurantes e turistas jovens. É um lugar descolado que lembram vilarejos de praias no Brasil ou no México.

Booking.com

Para conhecer as ilhas e os animais com característica tão diferentes, é necessário utilizar embarcações; há vários tipos de tours em iates, barcos de expedição e grandes navios. As saídas de embarcações acontecem de Puerto Ayora.

Reserve através deste link: Galápagos 5 dias de natureza

Os animais do Equador – principais atrações

As Ilhas Galápagos no Equador, tem uma fauna muito diferente, com animais pré-históricos. Para observar bem pertinho esses animais, é necessário fazer um cruzeiro pelas ilhas. Eu fiz um mini cruzeiro de um dia e consegui ver a maioria dos animais, porém o mais recomendado é um cruzeiro mais longo para poder conhecer melhor.

Leia também sobre: Animais da América do Sul viagens e experiências.

Durante a visita às ilhas de Galápagos, nas caminhadas pode se ficar próximo aos animais.

A Fragata e o Pato de Patas Azuis, são as “grandes estrelas” durante a expedição pelas ilhas Galápagos.

“Los Big 15” – Animais de Galápagos

Assim como na África há os Big 5, no Equador foi concebido por uma das empresas de cruzeiros de expedição, a lista chamada “Los Big 15” ou seja os 15 animais mais icônicos das ilhas:

Albatroz de Galápagos / Piquero de Patas Azul /Piquero de Nazca
Piquero de Patas Vermelhas/ Cormorão-das-galápagos
Flamingo Americano /Fragatas – Comum e Magnífica
Gavião de Galápagos /Iguana Terrestre /Iguana Marinha
Pinguim de Galápagos / Lobo Marinho de Galápagos
Lobo Peletero de Galápagos / Tortuga Gigante de Galápagos

O cientista e naturalista Charles Darwin concebeu a teoria da evolução, depois que conheceu Galápagos, durante sua viagem de 5 anos ao redor do mundo. Observar os animais das Ilhas foi determinante para obra prima: Origem das Espécies. O jovem cientista de 26 anos, em 1835 descobriu as evidências para os princípios da seleção natural. Hoje Galápagos é um Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela UNESCO.

Para quem gosta de fauna e observação de animais em viagens, confira o post: Animais da África e os safáris fotográficos.

Melhor época para visitar o Equador

De abril a junho é considerada a melhor época, pois está fora do período de chuvas. Quito está sempre na casa dos 18 graus, na região dos vulcões por ser mais alta, também faz mais frio. A dica é caprichar nos agasalhos.

Onde se hospedar no Equador

Em Quito há várias opções de hotéis destaco alguns, entre neste link para reservar.

Quito:

O Hotel Casa Gangotena é espetacular, uma casa histórica, localizada no centro totalmente remodelada e com ótimo restaurante com vista para a cidade.

Outras opções de hotéis que indico:

JW Marriott, Casa Cangotena e Hilton.
Park Inn by Radisson Quito.
Selina Quito.

Puerto Ayora:

Uma experiência bacana é ficar em uma pequena ilhota à três minutos de Puerto Ayora no Finch Bay Galapagos Hotel.

A partir de Puerto Ayora, há a possibilidade de fazer um mini cruzeiro em iate: Excursão Ilha Bartolome e Baia Sulivan.

Como chegar ao Equador

Há voo direto do Brasil para Quito, porém é possível também fazer conexões com outras cidades da América do Sul. Devido a pandemia pode haver mudanças na malha aérea.

Entre no link para comprar preços e reservar as passagens aéreas.

O chocolate do Equador

O chocolate equatoriano tem se destacado pela qualidade, conhecido como um dos melhores do mundo. O cacau da região amazônica está cada vez valorizado. Um dos melhores lugares para comprar chocolates é a República del Cacao.

Manifestações culturais do Equador

Assim como outros países andinos, o Equador tem manifestações culturais e folclóricas incríveis, uma mistura das culturas indígenas e espanhola.

Leia sobre: Cultura e folclore na América do Sul.

Compras no Equador

Há um bonito artesanato local, especialmente os chalés e mantas de lã.

Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo

Aproveitar para comprar os chales feitos de lã de Lhama,  que são muito potentes para enfrentar o frio equatorianos.

Comprar um chapéu, conhecido como Panamá, porém feito no Equador. 

Confira o post: Escala na Cidade do Panamá uma oportunidade para conhecer.

Sobre o Equador – história e atualidades

O homem chegou ao Equador há cerca de 9 mil anos, muito antes dos espanhóis. A história do país é subdivida em cinco períodos: era pré-colombiana, Conquista Espanhola, Era Colonial, Independência e República.

A civilização Inca teve como um de seus líderes Atualpa, que nasceu em Quito em 1502 e, depois de uma guerra com seu irmão Huascar, então Imperador em Cuzco, Peru, se tornou o Imperador dos Incas.

A cultura indígena se faz muito presente no Equador e uma das muitas línguas é o Quichia, similar ao Quechua falado no Peru. O país vive um momento de desenvolvimento com um pouco mais de qualidade de vida.

Dicas da viagem ao Equador

Ir à noite ao bairro La Ronda, local bem movimento e com muitos jovens e turistas. Conhecer o restaurante Mea Culpa na Praça de La Independencia.

Em Puerto Ayora – Galápagos, ir à praia Tortuga Bay, é uma praia deserta e uma das mas bonitas do Equador. É necessário fazer uma pequena caminhada por uma trilha, mas compensa.

Carimbar o passaporte na Metade do Mundo.

Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Confira os posts: Dicas para Viajar.
Economizar na compra da viagem.

Que tal um ajuda dos astros para decidir a viagem? Confira o post: Astrologia para viajantes, dicas de destino para cada signo.

Nos passeios aos vulcões é necessário estar muito bem agasalhado.

Já fez o Seguro Viagem?

Um item muito importante para a segurança, entre no link para comparar empresas e fazer a reserva do Seguro Viagem online.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel