Deusa Rodrigues - Travel Agent

Turismo de experiência na África que só esse continente oferece

08.ago.17 - atualizado em 14.set.23



Turismo de experiência na África que só esse continente oferece ao viajante. Lugares que guardam várias surpresas.

As melhores atrações são: safáris com interação com animais, paisagens surpreendentes, templos com cultura milenar, mesquitas incríveis e muito mais.

A hospitalidade, a alegria e a gastronomia são detalhes fazem a diferença nas viagens.

Eu tive o privilégio de visitar vários países africanos e sou apaixonada pelo continente. Acompanhe as dicas que preparei.

Você vai gostar de ler também sobre: Lua de Mel em Zanzibar.

Novo Voo – São Paulo – África do Sul

A partir de Outubro de 2023 a companhia South African Airways volta a operar no Brasil. Essa é uma grande oportunidade para voar até a África do Sul e a partir de lá fazer as várias conexões para o continente.

África – Culturas e Experiências

O continente africano é considerado berço da humanidade, com vestígios de nossa ancestralidade. Nas margens férteis do Rio Nilo, uma civilização poderosa se formou e durante muito tempo foi uma referência.

Depois o continente africano passou por guerras tribais, pela ganância dos mercadores de escravizados, pelo domínio de países europeus e asiáticos, por genocídios, enfim por muitos problemas, no entanto hoje mais estabilizado, oferece vários destinos turísticos.

Cada país segue seu caminho em busca do desenvolvimento econômico e social. No turismo houveram investimentos criativos, com conforto e principalmente com ênfase na cultura local. O turismo de experiência é uma tendência entre viajantes.

Experiências nos Países da África

O Turismo de Experiência na África há diversas opções nos diversos países: conhecer os magníficos templos da antiguidade, visitar mesquitas lindas, navegar pelas águas de rios emblemáticos, fazer safáris grandiosos em savana amplas e interagir no habit de animais selvagens.

O países contam também com praias deslumbrantes da costa africana, é possível vislumbrar grandes paisagens, fazer degustação de vinhos, comprar objetos coloridos e criativos, etc.

Sim o turismo de experiência na África tem inúmeras possibilidades.

Você vai gostar de ler sobre: Aventuras do Continente Africano.

 África do Sul – Turismo Diversificado

Dos países para viajar no continente é o mais visitado pelos brasileiros é a África do Sul, principalmente pela conexão direta da companhia South African Airways, que operou no Brasil por 50 anos até início de 2020, atualmente ficou com voos no continente africano.

Os safáris fotográficos são uma das atrações da África do Sul. Há uma variedade de Lodges, hotéis nas savanas do Kruger National Park totalmente integrados com à natureza.



Booking.com

A região de Cape Town no extremo do continente, tem paisagens deslumbrantes, seja no topo da Table Mountain e no Cabo da Boa Esperança.

As experiências são conjugadas com passeios à Praia dos Pinguins, degustações em charmosas vinícolas, numa região entre a montanha e o mar. Em um único país muitas experiências e aventuras.

Saiba mais nos posts:

África do Sul safáris surpreendentes
Cape Town uma das cidades mais bonitas da África do Sul.
Cabo da Boa Esperança e região.

Turismo de experiência na África que só esse continente oferece

Kenya – Turismo de Experiência na África com Safáris

O Kenya é um paraíso da vida animal selvagem. Durante a Grande Migração milhares de animais circulam do Kenya para a Tanzânia em busca de pastos e esse é um dos maiores espetáculos da natureza na África.

O ponto alto da viagem são as visitas ao Parque Nacional de Masai Mara e ter a experiência de estar numa autêntica aldeia Masai.


Booking.com


Dos países para viajar na África, é ideal  para conhecer os costumes e cultura, bem como estar numa paisagem de infinitas savanas amplas com milhares de animais é uma experiência espetacular e inesquecível.

Você vai gostar de ler também sobre: A Grande Migração de Animais

Turismo de experiência na África que só esse continente ofereceente oferece

Tanzânia – Turismo de Experiência na África e Animais

No turismo de experiência na África, a Tanzânia é um dos mais completo, conta com as paisagens da Grande Migração de animais, entre o Kenya, há os vulcões Ngorongoro e Kilimanjaro e ainda tem a linda ilha de Zanzibar.

A experiência de fazer safári fotográfico dentro da cratera do vulcão Ngorongoro, é única no mundo. Na cratera há um eco sistema de vida animal selvagem indescritível.

A viagem ainda guarda surpresas, as lindas praias de Zanzibar na costa da Tanzânia, é um paraíso para mergulhos com hotéis paradisíacos.

Saiba mais sobre: Tanzânia o que fazer

Turismo de experiência na África que só esse continente oferece

Botswana – Turismo de Experiência no Okavango

Botswana se destaca por safáris emocionantes. Com a natureza bem preservada os safáris são incríveis, é possível observar vários tipos de animais no mesmo lugar da savana.

Nos alagados do Delta do Okavango, outro espetáculo africano, é possível fazer passeios em canoas, conhecidos como Mokoros que deslizam suavemente pelas águas entre flores de Lotus. Há também safáris em lanchas a motor.

Que tal um café da manhã na savana, na beira dos alagados para observar os animais? Essa é uma experiência possível em Botswana.

Conheça mais em: Botswana e o Delta do Okavango

Turismo de experiência na África que só esse continente oferece

Namíbia – Turismo de Experiência na África Desértica

A Namíbia o melhor safári é nas dunas do deserto.

As paisagens do deserto de Sossusvlei  são cinematográficas, que ficam ainda mais bonita no pôr do sol e é um momento mágico.

É possível viver a experiência de conhecer as tribos nômades do deserto. Os lodges no deserto são totalmente integrados à natureza e com muito conforto. A noite o céu é um dos mais estrelados do mundo.

Leila sobre: Namíbia o que fazer.

Turismo de experiência na África que só esse continente oferece

Outra experiência fascinante em deserto é no Chile, confira o post: Atacama.

Zâmbia – Turismo de Experiência em Victoria Falls

Na Zâmbia a maior atração é as Cataratas de Victoria Falls, com vários rios que cortam a terra vermelha de uma região árida do país.

Há muitas experiências a descobrir na Zâmbia: voos de helicóptero que sobrevoam as Cataratas de Victoria Falls, passeios em barco bucólicos ou Rafting pelo rio Zambeze.

É possível atravessar a fronteira até o país vizinho a  Botswana para conhecer o Chobe National Park e fazer safáris fascinantes.

Leia também: Viagem à Zâmbia e Chobe National Park.

Turismo de experiência na África que só esse continente oferece

O Brasil também se destaca com a beleza de: Foz do Iguaçu.

Zimbabwe – Turismo de Experiência com Elefantes

O Zimbabwe tem safáris no lombo de elefantes, em um cenário de paisagem árida que contrastam com lagos e o céu azul, um momento inesquecível. O passeio pode ser feito no mesmo dia a partir da Zâmbia, com travessia da fronteira.

Egito  – Turismo de Experiência com Templos

O Egito tem uma cultura antiga, é considerado o berço da civilização. As pirâmides contam um pouco da história da humanidade. O cruzeiro pelo Rio Nilo ainda tem as mesmas paisagens que a Cleópatra desfrutava durante suas viagens. Na margem férteis do Rio Nilo as civilizações antigas se desenvolveram e construíram templos impactantes, que podem ser visitados.

A cada parada do cruzeiro há um novo templo a ser desvendado. Uma história milenar contada nas construções e rochas. Dos países para viajar na África, o Egito é a maior contribuição para o conhecimento histórico.

Conheça o post: Egito pontos turísticos e cruzeiro pelo Rio Nilo.

Ruanda – Turismo de Experiência com Gorilas

A Ruanda oferece a experiência mais inusitada de todos os países da África, avistar os gorilas em seu habitat natural. A aventura consiste em subir a Montanha de Gorilas com uma paisagem exuberante, para encontrar uma das famílias dos animais e observa-los como interagem.

Estar lado a lado com gorilas, principalmente quando há bebês é inusitado. Uma viagem para guardar para sempre, talvez a maior experiência com interação de animais que o continente oferece.

Você vai gostar de ler sobre: Ruanda a Montanha de Gorilas

Etiópia – Turismo de Experiência Patrimônio Mundial

A Etiópia passou a ser uma rota para brasileiros, desde que a Companhia Aérea Ethiopian Airlines passou a voar para o Brasil. A conexão em Adis Abeba é uma interessante experiência de viagem. A Etiópia também é o berço da humanidade, segundo os arqueólogos referente à origem da espécie humana.

No Museu Nacional da Etiópia há mostras do ancestral humano mais antigo de 3 milhões de anos.

Uma das melhores atrações está em Lalibela, cidade a 645 quilômetros de Adis Abeba, via aérea pela Ethiopian. Estão lá o conjunto de igrejas monolíticas, esculpidas em rocha no século 12.

A Igreja Ordoxa Etíope é declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, um lugar de peregrinação. Os templos foram construídos abaixo do nível do chão em rochas e são impressionantes.

Marrocos – Turismo de Experiência com Mesquitas

A viagem para Casablanca e Rabat é uma experiência inesquecível no Marrocos. Para quem não dispõe de muito tempo, uma semana é ideal. As duas cidades se completam e podem ser visitadas em uma semana de viagem.

A cidade de Casablanca está à beira mar, sendo as principais atrações a Mesquita Hassan II, o famoso Rick’s Café, cenário de filme de Hollywood, e o Boulevard beira mar.

Rabat é a capital, sendo assim a cidade em que o rei reside, bem mais tranquila e organizada. Suas principais atrações são a Torre Hassan, o Mausoléu de Mohammed V, além da praia. A gastronomia marroquina é deliciosa, com pratos únicos. Conheça também o post: Viagem a Casablanca e Rabat.

Para quem gosta de comer bem, deve acompanhar o post: Gastronomia em viagens sempre uma inexperiência inesquecível.

Como Chegar aos  Países da África

Os voos comerciais diretos ligam o Brasil ao continente com as companhias aéreas: South African Airways, Ethiopian Airlines, TAG e Latam. Pode-se chegar à África via Europa ou Oriente Médico com TAP, Emirates ou Qatar.

Para chegar aos países da África do Norte, Egito e Marrocos, o ideal são voos via Europa, com diretos com a Royal Air Maroc.

Confira no banner as promoções para compra das passagens aéreas.


vai-de-promo

Os voos internos nos países da África podem ser feitos em avionetas que chegam diretamente do campo de pouso dos Lodges. Sinta-se como um filme de Hollywood, com embarques cinematográficos na savana.

Onde se Hospedar na África

Os países da África contam hospedagem de qualidade internacional. Entre no link para reservar os hotéis na África.

Turismo de Experiência na África – Gastronomia

A gastronomia africana é uma mistura saborosa de influências das várias tribos africanas, do Oriente e da Europa.

As grandes navegações que passaram pelos costas africanas deixaram as especiarias orientais, que deram um sabor especial à gastronomia africana. As carnes de caça estão presentes em vários países da África, mas há outras opções.

Experiências de Compras na África

Há muitos objetos de bom gosto na África, sempre com muitas cores. O artesanato é bem variado de acordo com a riqueza cultural que a África proporciona ao visitante.

Há boas experiências de compras no continente, com ótimos preços e peças com muita personalidade. As melhores opções estão em feiras de artesanato próximas das atrações turísticas ou nos hotéis.

Dicas para Viajar na África

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post Dicas para Viajar.

Cada país tem seu diferencial, portanto convém observar as melhores épocas do ano em relação ao clima e aos animais.

Livros sobre a África

Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados. A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.

A costa da África conta com ilhas paradisíacas, para o Turismo de Experiência em praias, confira no post: Viagens para o Oceano Índico.

O Que Vestir na África

Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida, em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

Sobre os Animais da África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Várias espécies estão presentes na Grande Migração de Animais na Tanzânia.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Sobre os Safáris Fotográficos 

Fazer um safári na África é como um grande jogo, visualizar os animais na imensidão das savanas; os africanos chamam isso de “Game Viewing”.

Os safáris acontecem de manhã e à tarde, em Jeep 4 x 4 equipado com GPS, para melhor localização dos animais da África. O motorista, chamado de Ranger é o guia e um especialista em animais. No Kenya e Tanzânia os veículos 4×4 são um pouco diferentes, mais fechados, porém com abertura no teto, para que os passageiros possam observar os animais, ao longe nas savanas.

Leia também sobre: África do Sul surpreendente, safáris, paisagens e beleza.

“Big Five” – Turismo de Experiência na África

O importante nos safáris ou mesmo Grande Migração de animais,  é poder observar os “Big Five” – os 5 grandes África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Elefante e Leopardo. Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five,  durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.

Assim como na África, na América do Sul,  Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel