Deusa Rodrigues - Travel Agent

Rio de Janeiro melhores passeios: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e muito mais

03.set.17 - atualizado em 03.fev.20



Uma das cidades mais bonitas do mundo, o Rio encanta a todos. Rio de Janeiro os melhores passeios: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, os vários mirantes, exploram a natureza e a paisagem exuberante. O Rio é uma cidade localizada numa linda baia recortada, rodeada de montanhas. A estátua do Cristo Redentor domina a paisagem e pode ser vista de vários ângulos. O morro do Pão de Açúcar forma um belo conjunto com os jardins do Aterro do Flamengo. Com a revitalização do centro pós os eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas, o Rio ganhou o vibrante Museu do Amanhã e o Boulevard Olímpico. Surgiram novas atrações culturais e o charme do Rio antigo voltou. Viajar para o Rio de Janeiro e fazer seus melhores passeios, é uma grande experiência de viagem.

Rio de Janeiro melhores passeios: natureza e cultura

A cidade do Rio de Janeiro tem paisagens indescritíveis que a colocam no patamar de uma das cidades mais lindas do mundo. Segundo os guias de turismo que conheci em viagens pelo mundo, há um “ranking informal” das cidades mais bonitas nos 5 Continentes: Rio de Janeiro, Cape Town na África do Sul, Sydney na Austrália, Hong Kong na Ásia, São Francisco nos Estados Unidos e Paris na Europa. Eu tenho o privilégio de conhecer as 5 cidades e considero o Rio de Janeiro, Cape Town e Sydney as mais bonitas no conjunto: baia, praias e montanhas.

O Rio de Janeiro tem muitas opções de passeios. A cidade entre morros e penhascos tem vários mirantes naturais. Podemos dividir a cidade nos passeios ligados às belezas natureza e outros referente à cultura e história.

Leia também sobre: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro melhores passeios: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e muito mais

Cristo Redentor – o melhor passeio do Rio

O Cristo Redentor é sem dúvida o tour mais bacana que tem no Brasil. A estátua do Cristo, estilo art déco tem 709 metros acima do nível no mar, no topo do Morro do Corcovado, Parque Nacional da Tijuca. Pode ser visto de vários pontos da cidade, mas o melhor é a vista que ele proporciona do alto, um dos passeios imperdíveis. O visual é impactante, engloba o Pão de Açúcar, praias, Jockey Club etc. A ideia de ter um símbolo religioso no ponto mais alto da cidade, o Morro do Corcovado, vem desde o império. O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. É um dos Patrimônios da Humanidade, ícone do Rio de Janeiro e considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. O Cristo Redentor é um dos grandes monumentos do mundo, assim como a Torre Eiffel em Paris, ou a Muralha da China.

Além da beleza da paisagem, há uma vibração de energia positiva no Corcovado.

Rio de Janeiro melhores passeios: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e muito mais

Há algumas maneiras para fazer o passeio, subir de carro ou vans que fazem o traslado, ou de pelo trem que sobe o morro. Essa é a melhor maneira, porque a subida corta a Mata Atlântica além da beleza  é bem relaxante, uma tradição da cidade. O melhor passeio do Rio de Janeiro.

Compre seu ingresso com antecedência e evite filas para o Trem do Corcovado.

Rio de Janeiro melhores passeios: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e muito mais

7 Maravilhas do Mundo Moderno – Cristo Redentor

Dentre os melhores passeios do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Confira as outras 6 maravilhas.

Coliseu de Roma.

Muralhas da China.

Machu Picchu no Peru.

Taj Mahal na Índia.

Ruínas de Chichén Itzá no México.

Petra na Jordânia.

Pão de Açúcar – passeio imperdível no Rio

O cenário com os morros da Urca e do Pão de Açúcar, integrados à baia de Guanabara e o Aterro do Flamengo, é inesquecível. Esse é o caminho para o Aeroporto Santos Dumont para as praias e vice-versa. No retorno da viagem esse quadro de beleza, me faz sentir saudades do Rio de Janeiro antes de partir, já pensando na próxima estadia.

Rio de Janeiro melhores passeios: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e muito mais

Visitar o Morro do Pão de Açúcar é também um dos melhores passeios do Rio de Janeiro. De lá se tem uma vista também espetacular. Só atenção o dia deve estar claro e não ter nuvens no topo do morro. A subida é feita através dos famosos “bondinhos do Pão de Açúcar”, um teleférico que proporciona visual 360 graus, foi produzido na Alemanha e inaugurado em 27/10/1912. O teleférico vai da Praia Vermelha em duas etapas, primeiro para o Morro da Urca e depois Morro do Pão de Açúcar.

O teleférico do Pão de Açúcar é um ícone da cidade, assim como o teleférico da Table Mountain é para Cape Town na África do Sul. Leia também sobre: Cape Town a cidade mais bonita da África.

Compre seu ingresso antecipado para evitar filas para o Pão de Açúcar. 

Rio Star: roda-gigante novidade no verão carioca

A Rio Star é a grande novidade da temporada 2019/2020. A maior roda-gigante da América Latina proporciona uma vista espetacular do alto dos seus 88 metros de altura. Acomoda 432 pessoas e cada 15 minutos. Está localizada próximo à várias outras atrações no Boulevard Olímpico, ao lado do AquaRio. Sem dúvida um dos melhor passeios do Rio de Janeiro.

Forte de Copacabana – passeio e visual da Praia

Do Forte de Copacabana é o lugar perfeito para observar a praia e Pão de Açúcar. O Forte de Copacabana abriga um museu de peças do exército. Há uma filial da Confeitaria Colombo, um patrimônio carioca cuja sede está no centro da cidade. Dá para fazer a visita, observar a paisagem com comidinhas gostosas. A dica é um chá da tarde com vista de Copacabana.

Mirante do Leme – vista de Copacabana

O Mirante do Leme é um ponto bacana para ter uma bela vista da Praia de Copacabana. Há alguns bares e lanchonetes simples e uma simpática estátua da escritora Clarice Lispector sentada com seu livro de anotações. Para chegar ao mirante basta caminhar até a Pedra do Leme a esquerda de Copacabana.

Novidade Rio de Janeiro

Pôr do Sol no Arpoador –  ponto de encontro

O pôr do sol na pedra do Arpoador reuni visitantes e moradores do Rio de Janeiro.  É um espetáculo da natureza sem custo, basta estar no lugar na hora certa. O Mirante está entre as praias de Copacabana e Arpoador. De lá a sugestão é visitar a praia mais cool do Rio, Ipanema. Uma dica legal é jantar em Ipanema, há diversos restaurantes charmosos com mesas nas calçadas. Esse é um dos melhores passeios do Rio de Janeiro,  com lindo visual e sem custo.

Mirante do Leblon – passeio estratégico do Rio

O Mirante do Leblon é um espaço com decks de madeira sobre as rochas num ponto mais alto próximo do morro e dos penhascos. Proporciona uma vista incrível da Praia do Leblon e orla marítima do Rio de Janeiro. Para chegar basta caminhar do final da Praia do Leblon para a Av. Niemeyer. O ideal é fazer a visita ao pôr do sol e numa noite de lua de cheia, quando o mar fica prateado, simplesmente inesquecível. Esse é um dos melhores passeios do Rio de Janeiro.

O Leblon é o bairro chic do Rio de Janeiro, mais tranquilo e morada de muitos “bacanas”. Uma ótima opção para jantar e compras.

Passeio do Jardim Botânico – natureza do Rio

O Jardim Botânico é uma das áreas verdes mais preservadas no Rio de Janeiro. O destaque é para as palmeiras imperiais. Tem grande diversidade de flora brasileira e estrangeira. Foi fundado em 13/06/1808, Dom Pedro II foi um dos maiores incentivadores do projeto. Está junto ao Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico. É possível fazer a visita ao Jardim Botânico conjugado o Parque Nacional da Tijuca.

Vista Chinesa – passeio espetacular no Rio de Janeiro

O passeio ao Parque Nacional da Floresta da Tijuca tem paisagens fantástica do Rio de Janeiro, como a Vista Chinesa, além de observar a Cascatinha Taunay e a Mata Atlântica. Essa atividade deve ser feita com caminhadas em grupo com guias cadastrados. Click aqui para fazer a reserva do passeio à Vista Chinesa.

Passeio de Helicóptero – o melhor do Rio de Janeiro

Esse é um passeio top, sobrevoar por 30 minutos os ícones do Rio de Janeiro: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, praia de Copacabana, etc. Em Foz do Iguaçu há uma experiência semelhante com tour de helicóptero que sobrevoa as Cataratas do Iguaçu.

Sem dúvida o passeio de helicóptero no Rio de Janeiro é inesquecível .Entre no link, faça reserve e compre o passeio de helicóptero.

Passeios culturais no Rio de Janeiro

O turismo do Rio de Janeiro mudou para melhor, há várias opções de museus, centros culturais, salas de espetáculos, bibliotecas, aquário e o famoso Estádio do Maracanã.

Museu do Amanhã – cultura no Rio

Só observar a arquitetura arrojada do Museu do Amanhã já vale a pena. A obra do premiado arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava tem em comum o aço e o vidro com formas modernas. Algumas obras de Calatrava estão espalhadas pelo mundo, como a Ponte Mulher em Puerto Madero Buenos Aires e o Complexo das Olimpíadas de Athenas.

O Museu do Amanhã está totalmente integrado ao Porto Maravilha ou Boulevard Olímpico na Praça Mauá. O acervo é muito bom, pois é um museu de ciências diferente, moderno e interativo, para induzir à reflexão. O Museu do Amanhã propõe colocar o visitante dentro do contexto do Planeta Terra. São várias salas de exposição interativas, a que mais gostei foi observar um imenso painel do teto eletrônio, deitada sobre as almoçadas, para observação sob outra perspectiva. Como será o amanhã? De onde viemos e para onde vamos? Essas e outras perguntas são provocações instigantes para os visitantes.  Este é o melhor passeio cultural do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro melhores passeios: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e muito mais

Boulevard Olímpico – melhores passeios do Rio

O Boulevard Olímpico ou Porto Maravilha vai desde a Praça Mauá, até o AquaRio, diversas docas antigas do porto, foram remodeladas. Os grafites coloridos trouxeram a modernidade para uma região que foi praticamente abandonada no passado. É o local do Rio de Janeiro com muitas manifestações culturais, muitas mostras são temporárias, ótimo para o visitante que sempre tem novidades.

Escada Selarón passeio e cenário para fotos

A Escada Selarón, está na Lapa e dá acesso a Santa Tereza. O artista chileno Jorge Selarón começou nos anos 90 a decorar com azulejos as escadarias na porta da sua casa, que estavam em péssimo estado de conservação e foi assim até conseguir preencher todos os degraus. Criou uma obra de arte urbana, que é um dos pontos turísticos que mais recebe visitantes no centro. É um ponto popular como cenário para fotos nas redes sociais.

Essa área lembra o bairro Loma San Jeronímo em Assunção do Paraguai, com casarões, vielas e escadas coloridas.

Como chegar ao Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é servida por 2 aeroportos: Galeão e Santos Dumont. O mais prático e bonito é o Aeroporto Santos Dumont, tem um estilo arquitetônico único. Está praticamente no centro do Rio de Janeiro, o que facilita muito na chegada.

Entre neste link para pesquisar e comprar passagens aéreas com preços promocionais.

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro há uma oferta enorme de bons hotéis, principalmente pós Copa do Mundo e Olimpíadas. Eu selecionei apenas alguns que recomendo.

Para reservas de hotéis no Rio de Janeiro, entre neste link.

Hotéis no Centro do Rio

Selins Hotel é moderninho, ocupa dois casarões imponentes do patrimônio histórico e fica ao lado do Arcos da Lapa, Escadaria Selaron e Sala Cecília Meirelles. Foi no passado o Grande Hotel Bragança e já hospedou personalidade como Noel Rosa e Di Cavalcanti.

Foi no passado o Grande Hotel Bragança e já hospedou personalidade como Noel Rosa e Di Cavalcanti. A bela foto dos Arcos da Lapa e Catedral foi feita de uma das varandas do 55 Rio.

Rio de Janeiro melhores passeios: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e muito mais

Vila Galé Rio Hotel, está num prédio histórico remodelado, uma amostra da imponência do Rio antigo. Destaque para a decoração e para a área da piscina, que tem em volta os apartamentos com arquitetura colonial. Aos domingos oferece uma tradicional feijoada.

Para uma estadia econômica o Ibis atende muito bem.

Hotéis em Copacabana

O Belmond Copacabana Palace é o hotel mais icônico do Rio de Janeiro. Ele é uma referência de luxo e exclusividade que, que faz parte da história do Rio de Janeiro, desde de 1923.

Rio de Janeiro melhores passeios: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e muito mais

Hilton Copacabana, é o hotel que no passado foi Le Meridien, conhecido pela cascata do Reveillon. Desde maio pertence ao Hilton e tem no serviço de luxo a principal característica.

A nova decoração valoriza o estilo vanguardista, com o contemporâneo, com muito bom gosto. O lobby com a escultura em madeira no teto é uma das atrações. Suítes e Restaurante tem uma linda vista da praia e Pão de Açucar.

O Arena Hotel está na ponta do Leme, um bom hotel com ótima localização.

Hotéis em Ipanema

Não faltam hotéis bacanas em Ipanema. O Sofitel é um dos melhores, seguido do Praia Ipanema Hotel, Sol Ipanema,  que estão de frente para o mar na conceituada Avenida Vieira Souto. O Fasano Rio é o preferido dos artistas e modernos em geral.

A linha de Metrô para a Barra da Tijuca, tem estações em Ipanema. Leia também sobre: Rio de Janeiro estilo Ipanema.

Hotel em São Conrado

Gran Meliá Nacional Rio de Janeiro foi projetado por Oscar Niemeyer e fundado em 1972. Foi um hotel de prestigio, porem em 1995 foi fechado por problemas financeiros. Somente 21 anos depois foi reaberto, depois de uma reforma. A nova decoração valoriza o estilo vanguardista, com o contemporâneo, com muito bom gosto. O lobby com a escultura em madeira no teto é um dos principais destaques do hotel.

Com a linha de Metrô sentido Barra da Tijuca, conta com a estação São Conrado.

Hoteis na Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é como se fosse uma outra cidade, devido à distância. O bairro cresceu com os condomínios residenciais de prédios e casas. O lugar já foi tranquilo e a lagoa é um dos principais atrativos. Com a chegada do Metrô, o bairro ficou mais conectado, houve um grande crescimento com novos hotéis, restaurantes e atrações. É ideal é ficar hospedado no bairro para aproveitar os passeios da região e o visual da lagoa. O melhor hotel é o Grand Hyatt, um resort urbano de frente para o mar. Há outros hotéis que estão na parte interna do bairro como o Bourbon Hotel, fora da beira mar, no entanto com transporte para a Lagoa Marapendi.

Leia também sobre a Barra da Tijuca.

Agradeço as fotos concedidas: Hilton Copacabana, Gran Meliá Nacional Rio,  Hotel Grand Hyatt, Sofitel Ipanema, Arena Copacabana, Belmond Copacabana Palace.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  1. Neide Santiago disse:

    Parabéns pelo artigo.
    Muito bom conhecer a cidade maravilhosa além do lugar comum.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel