Deusa Rodrigues - Travel Agent

Tanzânia e a Grande Migração de animais – safáris fotográficos incríveis

10.set.17 - atualizado em 23.ago.19



O continente africano é fascinante, as viagens são grandes experiências no contato com a natureza e os animais. Na Tanzânia com a Grande Migração de animais, os safáris fotográficos são incríveis, porque são milhares de gnus que circulam em busca de pastagens. Um espetáculo ligado à estação das chuvas e considerado uma das sete maravilhas da natureza da África. Eu tenho ótimas lembranças da paisagem com amplas savanas, árvores como Baobá, espalhadas pela imensidão marrom a perder de vista. Estar próximo dos animais e assistir ao pôr do sol na África são momentos inesquecíveis.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Sobre o país Tanzânia

O país só ficou independente como República em 1964 quando houve a união os dois estados Tanganica e Zanzibar, daí o nome Tanzânia. Antes disso foi colônia alemã de 1880 a 1919 e posteriormente de 1919 a 1961 colônia britânica. É considerado um dos berços da humanidade, devido aos fósseis datados de 2 milhões de anos.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Grande Migração de animais – Tanzânia

Os safáris são a grande atração do país. Todos os anos ocorre um dos maiores espetáculos da África, a Grande Migração dos animais. Eles cruzam a regiões do Serengeti na Tanzânia e Masai Mara no Kenya, mais de 1,5 milhão de animais se movem de uma região a outra no que é considerado o maior volume de animais em movimento de todo o planeta.

Leia também sobre a: África e os safáris fotográficos.

Época – Grande Migração na Tanzânia

Entre janeiro e março é a época do nascimento dos filhotes no Serengeti. A partir de abril a junho, as manadas partem em direção ao norte. De junho a agosto, as manadas estão chegando ao Masai Mara. De setembro a novembro, as manadas encontram-se em Masai Mara. Entre dezembro e janeiro as manadas retornam ao Serengeti.

Uma dica, há opção de passeio de balão para observar a vasta savana, sem dúvida uma experiência inesquecível.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Um dos maiores espetáculos de natureza

Na Tanzânia os animais migram pela sobrevivência, devido ao fim das chuvas. O ciclo migratório está ligado as estações de seca e chuva, os animais se movem em busca de pastagens. Não há ponto de partida concreto para as grandes manadas. O impacto ambiental é gigantesco, durante o período migratório acredita-se que são consumidos por dia quatro mil toneladas de capim. A Grande Migração é considerada uma das sete maravilhas naturais da África.

A Grande Migração leva os animais da Tanzânia para o Kenya e vice versa. Por isso a viagem ideal é conjugar os dois países.

Eu tive o privilégio de fazer safáris fotográficos na Tanzânia e no Kenya, conheça os detalhes na: Aventuras do Continente Africano.

Serengeti National Park

Serengeti National Park, a maior concentração de vida selvagem na terra em uma área de 14.763 km2. Ponto inicial da famosa migração de wildbeast, zebras e gazelas. Todos os anos cerca de 1.5 milhão animais seguem seus instintos e viajam 1000 km em direção às savanas frescas de Masai Mara, cruzando o Rio Mara com seus lendários crocodilos. Na vasta planície ainda existe uma abundância de outros animais e predadores, como leões, leopardos, guepardos (Chita), rinocerontes negros e mais de 500 espécies de pássaros. Abriga mais de 70 espécies de grandes mamíferos.

O Serengeti é uma das maiores áreas de biodiversidade do continente africano. É considerado Patrimônio da Humanidade desde 1981.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Uma aventura que pode ser conjugada com a Tanzânia é visitar a Ruanda e a Montanha de Gorilas.

Ngorongoro Crater – vulcão patrimônio

Ngorongoro Crater, declarado Patrimônio Mundial desde 1978, data de 2 milhões de anos e foi um vulcão tão grande como o Mt.Kilimanjaro. Tem 265 m2 de extensão e 19 km de largura. A descida até a sua cratera leva a 610 m. para baixo. Santuário natural da vida selvagem, onde se pode ver os Big Five, os 5 grandes animais da África. A vista panorâmica desde os Lodges ao longo das margens da Cratera é espetacular.

Diferença dos safáris fotográficos na Tanzânia

A diferença dos safáris fotográficos da Tanzânia e do Kenya, em relação aos outros países africanos é a quantidade de animais. Há grandes manadas que percorrem a “planície infinita”. Outro diferencial é quanto ao horário dos safáris, enquanto na maioria dos países, é necessário começar cedo, horário que os animais saem para caçar e se alimentar, na Tanzânia em qualquer horário os safáris são incríveis.

Monte Kilimanjaro – cartão postal da Tanzânia

O Monte Kilimanjaro é um dos locais mais conhecidos do país. Está ao norte da Tanzânia, na fronteira do Kenya, é o ponto mais alto da África com 5895 m. Ele é coberto de neve e a sua imponência e se destaca na savana árida. O parque nacional que o Kilimanjaro é considerado Patrimônio da Humanidade. É muito procurado pelos adeptos das escaladas e aventuras.

Ilha de Zanzibar – paraíso na costa da África

Ilha de Zanzibar, para quem dispõe de tempo é interessante seguir depois do safári para as belas praias do Oceano Indico. Há excelentes hotéis na ilha, o ideal fazer os safáris fotográficos primeiro e depois relaxar nesse paraíso da costa africana. A Ilha de Zanzibar também é um destino de lua de mel.

Como chegar à Tanzânia

A melhor maneira de chegar ao continente africano é com a  South African Airways – SAA.  A partir de Johannesburg, pode-se conectar a vários países da África. O serviço de bordo é sempre regado com Licor Amarula e com vinho da África do Sul, excelente qualidade. A South African é minha parceira nas viagens pelo continente africano, saiba mais: Voar com a South African Airways – dicas e detalhes.

Como o voo é via África do Sul, há a possibilidade de fazer uma escala na volta. O país tem muitas opções para férias.

Onde se hospedar na Tanzânia

A Tanzânia tem ótimas opções de hospedagem:

Singita Sabora Tented Camp – um lodge de super luxo, com decoração mais colonial.

Singita Faru Faru Lodge – super luxo com um design contemporâneo.

Singita Serengeti House – lodge de luxo com ar mais familiar.

Dicas de viagem para a Tanzânia

Conheça a rica cultura da Tanzânia, com suas manifestações culturais.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Observe a natureza, que é a grande estrela da Tanzânia.

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para viajar.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel