Deusa Rodrigues - Travel Agent

Tanzânia e a Grande Migração de animais – safáris fotográficos incríveis

10.set.17 - atualizado em 31.Maio.20



O continente africano é fascinante, as viagens são grandes experiências no contato com a natureza e os animais. Na Tanzânia com a Grande Migração de animais, os safáris fotográficos são incríveis, porque são milhares de gnus que circulam em busca de pastagens.

Um espetáculo ligado à estação das chuvas e considerado uma das sete maravilhas da natureza da África. Eu tenho ótimas lembranças da paisagem com amplas savanas, árvores como Baobá, espalhadas pela imensidão marrom a perder de vista.

Estar próximo dos animais e assistir ao pôr do sol na África são momentos inesquecíveis. Siga minha dicas para viajar e observar a  grande migração.

Você vai gostar de ler também sobre: Cape Town a cidade mais bonita da África do Sul.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Sobre o país Tanzânia

O país só ficou independente como República em 1964 quando houve a união os dois estados Tanganica e Zanzibar, daí o nome Tanzânia. Antes disso foi colônia alemã de 1880 a 1919 e posteriormente de 1919 a 1961 colônia britânica. É considerado um dos berços da humanidade, devido aos fósseis datados de 2 milhões de anos.

Acompanhe também o post: Namíbia o que fazer nos desertos alaranjados.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Grande Migração de animais – Tanzânia

Os safáris são a grande atração do país. Todos os anos ocorre um dos maiores espetáculos da África, a Grande Migração dos animais. Eles cruzam a regiões do Serengeti na Tanzânia e Masai Mara no Kenya, mais de 1,5 milhão de animais se movem de uma região a outra no que é considerado o maior volume de animais em movimento de todo o planeta.

Confira o post: África do Sul safáris surpreendentes.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Época – Grande Migração de animais na Tanzânia

Entre janeiro e março é a época do nascimento dos filhotes no Serengeti. A partir de abril a junho, as manadas partem em direção ao norte. De junho a agosto, as manadas estão chegando ao Masai Mara. De setembro a novembro, as manadas encontram-se em Masai Mara. Entre dezembro e janeiro as manadas retornam ao Serengeti.

Uma dica, há opção de passeio de balão para observar a vasta savana, sem dúvida uma experiência inesquecível.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Espetáculos de natureza – Tanzânia e a grande migração de animais

Na Tanzânia os animais migram pela sobrevivência, devido ao fim das chuvas. O ciclo migratório está ligado as estações de seca e chuva, os animais se movem em busca de pastagens. Não há ponto de partida concreto para as grandes manadas. O impacto ambiental é gigantesco, durante o período migratório acredita-se que são consumidos por dia quatro mil toneladas de capim. Na Tanzânia a Grande Migração é considerada uma das sete maravilhas naturais da África.

A Grande Migração leva os animais da Tanzânia para o Kenya e vice versa. Por isso a viagem ideal é conjugar os dois países.

Eu tive o privilégio de fazer safáris fotográficos na Tanzânia e no Kenya, conheça os detalhes na: Aventuras do Continente Africano.

Serengeti National Park

Serengeti National Park, a maior concentração de vida selvagem na terra em uma área de 14.763 km2. Ponto inicial da famosa migração de wildbeast, zebras e gazelas. Todos os anos cerca de 1.5 milhão animais seguem seus instintos e viajam 1000 km em direção às savanas frescas de Masai Mara, cruzando o Rio Mara com seus lendários crocodilos. Na vasta planície ainda existe uma abundância de outros animais e predadores, como leões, leopardos, guepardos (Chita), rinocerontes negros e mais de 500 espécies de pássaros. Abriga mais de 70 espécies de grandes mamíferos.

O Serengeti é uma das maiores áreas de biodiversidade do continente africano. É considerado Patrimônio da Humanidade desde 1981.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Uma aventura que pode ser conjugada com a Tanzânia é visitar a Ruanda e a Montanha de Gorilas.

Ngorongoro Crater – vulcão patrimônio

Ngorongoro Crater, declarado Patrimônio Mundial desde 1978, data de 2 milhões de anos e foi um vulcão tão grande como o Mt.Kilimanjaro. Tem 265 m2 de extensão e 19 km de largura. A descida até a sua cratera leva a 610 m. para baixo. Santuário natural da vida selvagem, onde se pode ver os Big Five, os 5 grandes animais da África. A vista panorâmica desde os Lodges ao longo das margens da Cratera é espetacular.

Diferença dos safáris fotográficos – Tanzânia e a grande migração

A diferença dos safáris fotográficos da Tanzânia e do Kenya, em relação aos outros países africanos é a quantidade de animais. Há grandes manadas que percorrem a “planície infinita”. Outro diferencial é quanto ao horário dos safáris, enquanto na maioria dos países, é necessário começar cedo, horário que os animais saem para caçar e se alimentar, na Tanzânia em qualquer horário os safáris são incríveis.

Monte Kilimanjaro – cartão postal da Tanzânia

O Monte Kilimanjaro é um dos locais mais conhecidos do país. Está ao norte da Tanzânia, na fronteira do Kenya, é o ponto mais alto da África com 5895 m. Ele é coberto de neve e a sua imponência e se destaca na savana árida. O parque nacional que o Kilimanjaro é considerado Patrimônio da Humanidade. É muito procurado pelos adeptos das escaladas e aventuras.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Como chegar à Tanzânia

Entre neste link para reservar e comprar as passagens aéreas para a Tanzânia.

Dentro do continente africano a South African Airways é a melhor opção.  A partir de Johannesburg, pode-se conectar a vários países da África. O serviço de bordo é sempre regado com Licor Amarula e com vinho da África do Sul, excelente qualidade.

A South African tem sido minha parceira nas viagens pelo continente africano, saiba mais: Voar com a South African Airways – dicas e detalhes.

Onde se hospedar na Tanzânia

A Tanzânia tem ótimas opções de hospedagem, entre neste link para reservar hotéis no continente africano.

Singita Sabora Tented Camp – um lodge de super luxo, com decoração mais colonial.

Singita Faru Faru Lodge – super luxo com um design contemporâneo.

Singita Serengeti House – lodge de luxo com ar mais familiar.

Ilha de Zanzibar – paraíso na costa da África

Ilha de Zanzibar, para quem dispõe de tempo é interessante seguir depois do safári para as belas praias do Oceano Indico. Há excelentes hotéis na ilha, o ideal fazer os safáris fotográficos primeiro e depois relaxar nesse paraíso da costa africana. A Ilha de Zanzibar também é um destino de lua de mel.

Sobre os animais da África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Várias espécies estão presente na grande migração de animais na Tanzânia.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Os “big five” – 5 grandes animais

O importante nos safáris ou mesmo grande migração de animais,  é poder observar os “big five” – os 5 grandes África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Hipopótamo e Leopardo. Alguns lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big 5 durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.

Assim como na África, na América do Sul,  Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Elefantes –  maiores animais mamíferos

Os Elefantes são os maiores mamíferos vivo em terra, possuem um complexo sistema social, comunicam-se entre si através de sinais visuais, táteis e sons. Já estive em safáris que com elefantes adolescentes, com hormônios em ebulição, que se descontrolaram e partiram para cima do jeep, mas a habilidade do Ranger é impressionante e contorna situações diversas.

Leões – animais reis da savana na África

Leões africanos seu principal habitat são as savanas, principalmente no Kenya e Tanzânia. Ele é o rei entre os animais, em força e habilidade de caça. Ter a sorte de presenciar no safári fotográfico, o leão durante uma caça é uma experiência indescritível.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Eu fiz muitos safáris e tenho ótimas lembranças. São muitas aventuras e histórias para contar, como a cena abaixo em que fiquei no “tête-à-tête” com um leão na Zâmbia.

África: os animais, os safáris fotográficos e as experiências de viagem

Búfalos – animais de grandes dimensões nos safáris

Os Búfalos são herbívoro, de grandes dimensões. Possuem como predador natural o leão, que consegui ferir e matar búfalo sozinho. Estima-se que existem 900.000, sendo a maioria na savana da África oriental.

Bufalos

Rinocerontes – animais a serem preservados

Rinocerontes, são bastante pesados. Podem ser inesperadamente agressivos. São os animais que mais sofrem com a caça, estima-se que restam apenas 2 mil rinocerontes em todo o continente africano. Por isso encontrar rinoceronte nos safáris não é tão fácil.

Leopardos – beleza das savanas da África

Leopardos são felinos de incrível beleza e elegância das savanas. Encontrar o Leopardo exige sorte e habilidade do Ranger durante o safári, mas compensa. Eu tive a sorte de visualizar numa mesma cena: leopardo e leão juntos.

Savanas africano

Gorilas – observação na montanha da África

O safári mais inusitado de todos é visualizar Gorila, econtrado apenas na Ruanda e Uganda. Estive na “Montanha de Gorilas” na Ruanda e foi uma experiência incrível. Subimos a montanha, que estava toda florida pelas plantações, nosso pequeno grupo chegou a um platô com vegetação fechada, onde encontramos uma linda família de gorilas.

Montanha Gorilas

Girafas – animais em abundância na África

As girafas não são consideradas como Big Five, porém estão em abundância nas savanas. Os guias costumam comentar que “girafas são os lanches” dos leões.

Girafas na África

Dicas de viagem para a Tanzânia

Conheça a rica cultura da Tanzânia, com suas manifestações culturais.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Observe a natureza, que é a grande estrela da Tanzânia.

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para viajar.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel