Deusa Rodrigues - Travel Agent

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

12.set.17 - atualizado em 03.set.19

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil , no interior de São Paulo, são lugares que me marcaram em viagem. Em 12 de outubro de 2017 comemorou os 300 anos, que a imagem de Nossa Senhora apareceu Rio Paraíba. Fiz o tour tour guiado na Basílica e adorei conhecer os detalhes importantes da construção.  Volto sempre para renovar as energias positivas; essa é uma verdadeira viagem para a alma.

 

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

 

Aparecida do Norte – Santuário Nacional

A história da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, começou em 1717, no Rio Paraíba do Sul. Na ocasião três pescadores  foram surpreendidos com o aparecimento da imagem. Logo após com a abundância impressionante de peixes. Esse foi o primeiro milagre de muitos outros que vieram depois. No local foi construída uma capelinha, depois uma igreja e por último a Basílica Nacional.

Visitar o Santuário Nacional de Aparecida tem a mesma emoção de visitar o Santuário de Fátima em Portugal.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Fotografo Thiago Leon

Características do Santuário Nacional

A arquitetura é grandiosa e imponente. A visita à imagem de Nossa Senhora é feita pela lateral, em geral há uma fila. Está em um altar protegido por vidro blindado. Os murais contam um pouco da história de nossos animais e nossa flora. Quanto à arquitetura, o altar principal está no centro da Basílica, com bancos em volta, para comportar o maior número de fieis. Mesmo com tanta capacidade, está sempre lotada. Já recebeu visitas ilustres e também de três papas. Na comemoração dos 300 anos, o Papa Francisco enviou de presente para a Basílica, uma bela escultura de uma rosa de ouro. A viagem à Aparecida e Santuário Nacional é sempre emocionante.

Lugares consagrados à Nossa Senhora, sempre tem muita energia positiva, como na Casa de Virgem Maria na Turquia.

Santuário Nacional – 12 milhões de peregrinos

A cidade de Aparecida do Norte está no Vale do Paraíba, uma região com alguns polos atrativos. A maior atração no entanto é visitar o Santuário Nacional  que é o maior centro de evangelização católica do Brasil. Impressiona pelos números: recebe anualmente 12 milhões de peregrinos, numa área de 143 mil m2 de área construída.

 

Fotografo Thiago Leon

Memorial da Devoção de Nossa Senhora em Aparecida

O Memorial da Devoção de Nossa Senhora Aparecida é localizado dentro do Santuário. Ele abriga: Cine Padroeira, Museu de Cera, Cantinho dos Devotos Mirins, Espaço para Exposições e a loja de artigos religiosos. É uma ótima oportunidade para conhecer detalhes da história de  Nossa Senhora e do Brasil. Fica no pátio da Basílica, ao lado do Centro de Apoio aos Romeiros. Funcionamento de inclusive nos finais de semana.

Museu de Cera – Memorial em Aparecida

O Museu de Cera dentro do Memorial da Devoção, merece uma visita. Estão expostas 67 estátuas de cera em tamanho natural em 20 cenários diferentes. O acervo reúne figuras como Dom Pedro I, Princesa Isabel, Getúlio Vargas, Papa Francisco entre outros.

Bondinhos – Morro do Cruzeiro em Aparecida

Para visitar o Morro do Cruzeiro, uma das atrações de Aparecida, há os Bondinhos Aéreos. Em 2019 os Bondinhos completam cinco anos de funcionamento. Mais de 3 milhões de peregrinos já fizeram o trajeto entre a Basílica Nacional e o Morro do Cruzeiro. A programação de aniversário dos Bondinhos vai contar com uma exposição de fotos sobre a Via Sacra. Estarão dispostas 18 fotografias, no saguão térreo da torre mirante. A vista do bondinho para Aparecida – Santuário Nacional é espetacular.

 

Aparecida e lugares do Vale do Paraíba

Para visitar Aparecida num fim de semana é possível conjugar a viagem, com Taubaté, ou uma subida a Campos do Jordão ou Santo Antônio do Pinhal.

Se optar visitar Aparecida – Santuário Nacional e ficar hospedado no Hotel Rainha do Brasil, o ideal é ficar na cidade e curtir a infra-estrutura do hotel.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Fotografo Thiago Leon

O Vale do Paraíba tem bonitas paisagens, vale a pena conhecer as cidades turísticas na região.

Trem estilo retrô – Aparecida

Foi inaugurado o Trem do Devoto para percorrer o Caminho do Rosário e o Porto Itaguaçu. O trenzinho realiza o trajeto que os devotos fazem a pé. Trata-se de um monotrilho elétrico que vai percorrer um trajeto de 1,4 km, em cerca de 15 minutos. Tem um conceito retrô, modelo de uma locomotiva antiga, um charme. O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário em um total de 128 esculturas. O embarque e desembarque podem ser feito tanto pela estação localizada na Cidade do Romeiro quanto pela estação presente no Porto Itaguaçú. A implantação do Trem está a cargo da Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, que liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. O ingresso custa R$ 10,00, sendo que melhor idade e crianças pagam meia. Funciona todos os dias.

Aparecida – Hotel Rainha do Brasil

A melhor opção de hospedagem é o Hotel Rainha do Brasil, que pertence à igreja católica. Ele está próximo e conta com transporte frequente para o Santuário Nacional. É uma comodidade deixar o carro no estacionamento e utilizar os ônibus ou vans. O hotel tem sistema de café da manhã e almoço estilo buffet. Conta com piscina, sala de eventos e pequena boutique.

Somente quem se hospeda no hotel pode participar do tour guiado ao Santuário, de segunda-feira a sexta-feira. O tour é feito sempre a noite, 19h00 horário mais tranquilo, para conhecer os detalhes da história e arquitetura. Eu fiz e recomendo.

Outro diferencial para quem está hospedado no Hotel Rainha do Brasil é poder fazer o Caminho do Rosário as 16h00.

 

Opção de hospedagem – próximo à Aparecida

Entre nesse link e veja as opções de hotéis na região.

Pode-se optar pela hospedagem na vizinha cidade de Taubaté, no o Ibis Styles Music. Um estilo moderninho que tem a música como tema. Eu conferi o estilo e gostei.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Dicas de viagem ao Santuário Nacional

Comprar livros sobre a história do Santuário.

Fazer uma mentalização, com pensamentos edificantes.

Agradecimentos ao Hotel Rainha do Brasil e Santuário Nacional por conceder as fotos de: Fotografo Thiago Leon

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel