Deusa Rodrigues - Travel Agent

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

21.out.17 - atualizado em 04.jul.20



Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc, fazem parte do planejamento e das providencias necessárias. Viajar é muito bom, mas a preparação também pode ser prazerosa, porque nesse momento já inicia a conexão com o destino.

Eu gosto de me informar sobre o destino com antecedência para não perder nenhum detalhe. Viajei para mais de 60 países e realmente para aqueles pesquisei com antecedência, as experiências foram mais completas. Além das informações há necessidade de uma série de providencias.

Passei por muitas situações, algumas inusitadas, outras corriqueiras, assim preparei essas informações e dicas para viajar.

Passaporte – Dicas para viajar

Atenção para a validade ou tempo previsto para obtenção e renovação do passaporte. Há períodos que falta o impresso do passaporte no Brasil, portanto não deixe para última hora, antecedência é fundamental. Há países que exigem mínimo de 6 meses de validade. Atenção para documentação para menores de idade.

Veja no link do site da Polícia Federal com a ficha para obter o passaporte.

Por que fazer seguro viagem?

Vistos de entrada – detalhe para viajar

Verificar se o destino escolhido tem a necessidade de visto de entrada para brasileiros, quais as exigências e o tempo necessário. Hoje muitos são online, mas o preenchimento com falhas pode gerar atrasos. Eu já passei por isso com o visto Australiano, que tem várias páginas, por descuido não cheguei até o final de preenchimento do formulário e isso gerou atraso, quase perdi a viagem.

São vários países que necessitam de visto de entrada para brasileiros segue a lista de alguns:

Angola, Austrália, Butão, Cambodia, Qatar, Egito, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Nepal, Kenya, Tanzânia, Vietnam, Zâmbia, etc.

Depois que passarmos por esse momento de Pandemia, alguns dados podem mudar.

Mais informações sobre vistos consulte o link

Vacinas – Dicas para viajar

Vacinas são um item muito importante, contra febre amarela, é preciso ter o certificado internacional e a validade é de 10 anos de antecedência da viagem. Se tiver alergia deve consultar o médico. A Tailândia é um país muito exigente, quanto à vacina de febre amarela, por isso minha sugestão é anexar o certificado ao passaporte para não esquecer.

Saiba mais sobre a vacina de febre amarela, exigida para brasileiros para viagem a diversos países.

A África do Sul é um dos países que brasileiros devem apresentar o certificado internacional de vacina contra febre amarela.

Temperatura – detalhe nas dicas para viajar

O clima é um dado fundamental quanto ao destino escolhido. Vale lembrar que as estações do ano são opostas no Hemisfério Norte do Sul. Muitas vezes o destino dos sonhos, pode ter um inverno muito rigoroso como por exemplo o Canadá.

Booking.com

Cuidado com a época da Monções nos países asiáticos como a Índia. Também fique atento ao calor escaldante de países do Oriente Médico, como Dubai no auge do verão.

As chamadas meia estação, outono e primavera, são as melhores épocas para viajar, pois há temperaturas amenas. Saiba mais sobre: Primavera na Europa.

Consulte os sites de informações de temperatura antes de viajar.

Fuso horário – verifique seu destino

O fuso pode ser um item bem confuso, se não observar com atenção, quando se atravessa a linha internacional do tempo, na passagem do Ocidente para o Oriente e vice-versa. Devido a esse detalhe, o roteiro pode ganhar ou perder um dia.

A melhor maneira de lidar com os efeitos do fuso, principalmente quando a diferença é 10 a 12 horas, é tentar resistir e dormir somente a noite, para que o corpo se acostume. Isso acontece na Oceania e na Ásia, principalmente no Japão.

Booking.com

Para verificar o fuso horário entre nesse link.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

Bagagem – voos internacionais

Verificar na sua passagem – e-tkt da companhia aérea, as regras de volume e peso de bagagem. Há variações de acordo com a companhia aérea, destino, tipo de tarifa de passagem. Para viagens internacionais que partem do Brasil, o mais comum é o limite de bagagem de 23 kg., no entanto isso não é regra.

Para companhias “low-cost”, ou seja, de baixo custo é necessário pagar pela bagagem. Hoje no Brasil já estão operando algumas companhias aéreas low-cost: Sky Arline para o Chile e Norwegian para Londres, entre outras. Se for voar com essas companhias verifique as regras.

Se o destino for um safári no continente africano, com trechos em avionetas pequenas, há restrições para bagagem. Para voar nesse tido de aeronave, algumas exigem malas maleáveis, entre 15 e 20 kg apenas.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

Malas para viagens de trem

Para viagens que incluem trechos de trem, o ideal é utilizar uma mala pequena. Na Europa os terminais de trem são mais antigos com escadas, além malas menores facilitam na hora de embarcar; além do mais, nos trens tem pouco espaço.

Bagagem de mão nos voos nacionais

Atualmente de acordo com a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, as medidas permitidas de bagagem de mão são: 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. Esses tamanhos incluem a alça e as rodinhas das malas. As companhias aéreas utilizam uma caixa molde, para verificar o tamanho correto, se a mala couber, o passageiro pode levar na aeronave, caso contrário terá que despachar.  Fique atento no tipo de tarifa aérea da passagem, se dá direito a mala ou não. Tarifas mais baratas, não dão direito a despacho de malas, somente com pagamento adicional, cujo valor depende de cada uma.

Roupas – Dicas para viajar

As roupas devem ter uma atenção especial para viajar. Minha sugestão é praticidade e levar apenas, uma mala com “rodinhas”. Eu faço uma lista com as roupas a serem usadas, de acordo com o dia a dia – day-by- day da viagem. O ideal é começar a planejar com antecedência, procurar ter roupas de cores neutras que combinam umas com as outras, dessa maneira é possível fazer uma mala mais compacta.

Roupas térmicas – Dicas para viajar

Para destinos de inverno com neve, a melhor opção são roupas térmicas, e já levar daqui porque comprar no próprio local pode não ser uma boa ideia. Se for uma viagem de aventura, a sugestão são roupas com tecnologia para absorver o suor, com protetor solar, etc.

Safáris fotográficos – Roupas

Para safáris fotográficos na África, roupas de cores neutras e sapatos confortáveis. Não se deve usar roupas de cores fortes, pois atraem a atenção dos animais. As savanas africanas, tem clima semiárido, no inverno as temperaturas são baixas e os jeeps são abertos, durante o dia sobe a temperatura. Não esquecer de gorros, luvas e um bom casaco. O ideal são várias camadas de roupas, “estilo cebola”, que possam ser tiradas quando sobe a temperatura.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

Booking.com

Para viajar na Ásia – o que vestir

Para alguns países da Ásia, é necessário o uso de lenços ou véus para mulheres cobrirem a cabeça. Nos templos e mesquitas de Dubai, Abu Dhabi, Irã, etc., o lenço na cabeça é obrigatório. Para Índia, roupas discretas para mulheres é o ideal.

Vestido de noiva na bagagem – Dicas para viajar

Para lua de mel, que tal levar o vestido de noiva para ser fotografada em um cenário paradisíaco? Mesmo que o casamento tenha sido realizado no Brasil, esse detalhe será interessante nas fotos de recordação. Fica a dica!

Para Lua de Mel no Tahiti não esquecer dos sapatos de mergulho, são essenciais em praias de origem vulcânicas.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

Informações sobre o destino – Dicas para viajar

Para entrar no “clima da viagem”: mapas virtuais ou impressos, são sempre muito úteis para se situar. Há inúmeros livros, guias e relatos sobre viagens que podem colaborar para se conhecer e aproveitar melhor o destino.

Redes sociais para se informar de viagens.

Entre nas mídias referentes aos destinos, hotéis e atrações antes da viagem e comece com antecedência a “viajar nas fotos”. Eu convido a conhecer minhas páginas:

@deusamrodrigues       Blog Deusa Rodrigues       Deusa Rodrigues

Consulte Blogs como o meu e outros, pois há muitas informações interessantes chanceladas por quem já viajou para os diversos destinos.

https://blog.deusarodrigues.com.br

Câmbio de Moedas – Dicas para viajar

No Brasil algumas casas de câmbio comercializam moedas internacionais, assim já se pode sair com tudo organizado.

Entre neste link para compra online de um parceiro seguro e com boas taxas de câmbio.

Quando for fazer cambio no destino, atenção em vários lugares do mundo, as melhores taxas são no aeroporto, em outros as melhores são nas casas de câmbio da cidade, como no Chile ou Uruguai. Nos hotéis em geral tem as piores taxas cambiais.

Nos países do Cone Sul – Argentina e Chile se pode trocar reais por pesos argentinos e chilenos sem problema. O Banco Itaú tem agências nesses dois países e é possível utilizar caixas eletrônicos, porém verifique taxas antes de viajar.

Seguro Viagem – item essencial

Fazer o seguro viagem é essencial para ter tranquilidade. Imprevistos podem acontecer e os serviços de saúde no exterior tem valores muito elevados.

Consulte o post: Por que fazer seguro viagem?

Entre neste link para comparar os valores, coberturas e fazer seu seguro viagem com antecedência.

Dicas para a compra da viagem

Para passagens aéreas, o ideal para conseguir bons preços é antecedência. Há diversas opções com voos diretos ou com conexões.

Entre neste link para comparar as diversas tarifas e comprar as passagens aéreas.

Para reserva de hotéis entre neste para consultar e reservar.

Leia também: Economizar na compra da viagem: aéreo, hotéis e ingressos.

Energia positiva para viajar

Sugiro mentalizar tudo de bom antes e durante a viagem. Isso fará a diferença. Esteja aberto (a) a receber o melhor que o universo pode proporcionar.

Checklist na semana da viagem

Depois das providencias de ordem prática tomadas, na semana da viagem é o momento para fazer o checklist. Deve haver conferência dos documentos, bem como itens que devem compor a mala e mochila ou bolsa de mão.

Documentos – Checklist

Passaporte – observar o passaporte, validade, visto, etc. Uma dica tire uma cópia das duas primeiras páginas e guarde na sua carteira. Assim quando estiver no destino de viagem possa andar com esta cópia e deixar o passaporte no cofre do hotel ou outro lugar seguro.

Passagens aéreas, terrestres ou marítimas – ter impresso ou no celular. Importante destacar os localizadores de reserva.

Vacinas – comprovante da vacina de febre amarela, caso o país de destino tenha essa exigência.

Vouchers – comprovantes de reservas de hospedagem, bem como de atrações, passeios e aluguel de carro. Deixe o endereço do local de hospedagem impresso em lugar de fácil acesso, porque se ficar somente no celular, pode haver problema com carga da bateria.

Roteiro de viagem – importante mesmo que for uma viagem informal, ter um day by day com as atividades previstas.

Documentos Pessoais

Cartões de crédito – verificar se estão na carteira, não esqueça de avisar ao banco sobre a viagem.

Carteira de Motorista ou outro comprovante de identidade além do passaporte. É comum no exterior solicitar um documento de identidade – I.D. nas transações de compras com cartão de crédito.

Recursos financeiros

Travel Money ou Papel Moeda – verificar se os recursos suficientes em moeda estrangeira, seja dólar, euro ou outra são suficientes. Faça um planejamento do gasto por dia no destino, que inclui alimentação, passeios, deslocamento e depois multiplique pelos dias da viagem.  Eu viajo sempre com um porta-dólar ou euro, que possa ser colocado na cintura abaixo da roupa, para segurança. Dividir o dinheiro em uma carteira e outra parte junto ao corpo, por questão de segurança.

Chip para o celular

Não é possível mais viajar desconectado, para não pagar altas tarifas da operadora do celular, comprar um chip internacional com antecedência, que pode ser entregue em casa.

Entre neste link para compra do chip de celular.

Itens que não devem faltar na mala

Na mala de viagem além das roupas, há objetos que não podem faltar:

– Adaptador elétrico – de preferência ao universal, porque cada país tem um tipo de tomada. Nem sempre é possível comprar com facilidade, caso tenha esquecido o seu.

– Celular e carregador, são dois itens de primeira importância. Deletar imagens das pastas, para der espaço à novas fotos.

– Se usar máquina fotográfica, não esqueça de: carregador, memória, etc. Eu com a velha Nikon, sempre descarrego as imagens que possam estar na máquina, além deixa-la com carga de bateria.

Protetor solar e creme contra queimadura de sol. Todos devem se proteger, principalmente quem tem pele sensível, tanto para destinos de altas temperaturas como baixas. Estações de sky ou lugares com inverno rigoroso devem ter atenção redobrada.

– Necessaire com itens de higiene: pasta de dente, escova, pente, cremes de uso contínuo, shampoo, etc.

– Remédios não devem ser esquecidos. Eu costumo levar os remédios de uso continuo e vitaminas, bem como alguns outros por precaução para dor, febre, indisposição intestinal, para resfriado, etc.

– Se tiver um balança manual é interessante pesar a mala para ver se está de acordo com as regras da passagem.

Feche a mala na hora de sair de casa

Uma atitude importante, deixe para fechar a mala somente na hora de sair de casa, porque pode lembrar de algum detalhe na última hora.

Se for utilizar aeroporto pesquise antes

Se a viagem for aérea, pesquise antes sobre o aeroporto a ser utilizado, o terminal correto e principalmente qual transporte e tempo de percurso para chegar. Esse item é importante porque há cidades com dois aeroportos, que tem trafego intenso, como São Paulo.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel