21.out.17

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc



 

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc. Viajar é muito bom, mas a preparação também é prazerosa. Há diversos detalhes a observar e providenciar. Nesse momento já começa a conexão com a viagem. Eu gosto de me informar sobre o destino com antecedência para não perder nenhum detalhe. Viajei para mais de 60 países e realmente para aqueles pesquisei com antecedência, as experiências foram mais completas. Eu acredito que é  importante estar preparado (a), para aproveitar melhor a estadia. Passei por muitas situações, algumas inusitadas, outras corriqueiras, todas muito importantes. Confira as minhas dicas.

 

Passaporte – observações para viajar

 

Fique atento (a) à validade ou tempo previsto para obtenção ou renovação do passaporte. Há períodos que falta o impresso do passaporte no Brasil, portanto não deixe para última hora, antecedência é fundamental. Há países que exigem mínimo de 6 meses de validade. Atenção para documentação para menores de idade.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

Veja no link do site da Polícia Federal com a ficha para obter o passaporte.

 

Vistos de entrada – detalhe para viajar

 

Verificar se o destino escolhido tem a necessidade de visto de entrada para brasileiros, quais as exigências e o tempo necessário. Hoje muitos são online, mas o preenchimento com falhas pode gerar atrasos. Eu já passei por isso com o visto Australiano, que tem várias páginas, não cheguei até o final e isso gerou atraso, quase perdi a viagem.

São vários países que necessitam de visto de entrada para brasileiros segue a lista de alguns:

Angola, Austrália, Butão, Cambodia, Qatar, Egito, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Nepal, Kenya, Tanzânia, Vietnam, Zâmbia, etc.

Mais informações sobre vistos consulte o link.

 

Vacinas importantes para viajar

 

Item muito importante quanto a vacinas, contra febre amarela, é preciso ter o certificado internacional e a validade é de 10 anos. Se tiver alergia deve consultar o médico. A Tailândia é um país super exigente,  quanto à vacina de febre amarela, por isso minha sugestão é anexar o certificado ao passaporte para não esquecer.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

 

Saiba mais sobre a vacina de febre amarela, exigida para brasileiros para viagem a diversos países.

A África do Sul é um dos países que brasileiros devem apresentar o certificado internacional de vacina contra febre amarela.

 

 

Temperatura – importante detalhe para viajar

 

O clima é um dado fundamental quanto ao destino escolhido. Vale lembrar que as estações do ano são opostas no Hemisfério Norte do Sul. Muitas vezes o destino dos sonhos, pode ter um inverno muito rigoroso como o Canadá.

Cuidado com a  época da Monções nos países asiáticos como a Índia. Também fique atento ao calor escaldante de países do Oriente Médico, como Dubai no auge do verão.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

As chamadas meia estação, outono e primavera, são as melhores épocas para viajar pois há temperaturas amenas. Saiba mais sobre viagens nas duas estações.

Consulte os sites de informações de temperatura antes de viajar.

 

Fuso horário – verifique seu destino

 

O fuso pode ser um item bem confuso, se não observar com antecedência, principalmente quando se atravessa a linha internacional do tempo, na passagem do Ocidente para o Oriente e vice versa. Devido a esse detalhe, o roteiro pode ganhar ou perder um dia. A melhor maneira de lidar com o fuso, principalmente quando é 10 a 12 horas, é tentar resistir e dormir somente a noite, para que o corpo se acostume. Isso acontece na Oceania e na Ásia, principalmente no Japão.

 

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

Para verificar o fuso horário entre nesse link.

 

Bagagem – volume e peso voos internacionais

 

Verificar no seu e-tkt da companhia aérea, as regras de volume e peso de bagagem. Há variações de acordo com a companhia aérea, destino, tipo de tarifa de passagem aérea. Para viagens internacionais que partem do Brasil,  o mais comum é 32 kg., no entanto isso não é regra. Para companhias “low-cost” é necessário pagar pela bagagem. Hoje no Brasil já estão operando 2 companhias aéreas low-cost: Sky Arline para o Chile e Norwegian para Londres. Se for voar com essas companhias verifique as regras.

 

 

Se o destino é um safári no continente africano com trechos em avionetas pequenas, há restrições para bagagem. Para voar em avionetas algumas exigem malas maleáveis, entre 15 e 20 kg apenas.

 

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

 

Malas para viagens de trem

 

Para viagens que incluem trechos de trem, o ideal é utilizar uma mala pequena. Na Europa os terminais de trem são mais antigos com escadas, além malas menores facilitam na hora de embarcar.

 

Bagagem de mão nos voos nacionais

 

Atualmente de acordo com a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, as medidas permitidas de bagem de mão são: 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. Esses tamanhos incluem a alça e as rodinhas das malas. As companhias aéreas utilizam uma caixa molde, para checar o tamanho correto, se a mala couber, o passageiro pode levar na aeronave, caso contrário terá que despachar.  Fique atento no tipo de tarifa aérea da passagem, se dá direito a mala ou não. Tarifas mais baratas, não dão direito a despacho de malas, somente com pagamento adicional, cujo valor depende de cada uma.

 

 

 Dicas sobre roupas para viajar

 

As roupas devem ter uma atenção especial para viajar. Minha sugestão é praticidade e levar apenas 01 mala com “rodinhas”. Eu faço uma lista com as roupas a serem usadas, de acordo com o day-by- day da viagem. O ideal é começar a planejar com antecedência, procurar ter roupas de cores neutras que combinam umas com as outras, dessa maneira é possível fazer uma mala mais compacta.

Roupas térmicas e com tecnologia

 

Para destinos de inverno com neve, a melhor opção são roupas térmicas, e já leva-las daqui porque buscar no próprio local pode não ser uma boa idéia. Se for uma viagem de aventura, a sugestão são roupas com tecnologia para absorver o suor, com protetor solar, etc.

 

Roupas para safáris fotográficos na África

 

Para para safáris fotográficos na África, roupas de cores neutras e sapatos confortáveis.Não se deve usar roupas de cores fortes, pois atraem a atenção dos animais. As savanas africanas tem clima semi árido. No inverno as temperaturas são baixas e os jeeps são abertos, durante o dia sobe a temperatura. Não esquecer de gorros, luvas e um bom casaco. O ideal são várias camadas de roupas, “estilo cebola”, que possam ser tiradas quando sobe a temperatura.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

 

Para viajar na Ásia – o que vestir

 

Para alguns países da  Ásia,  é necessário o uso de lenços ou véus para para mulheres cobrirem a cabeça. Nos templos e mesquitas de Dubai, Abu Dhabi, Irã, etc o lenço na cabeça é obrigatório. Para Índia, roupas discretas para mulheres é o ideal.

 

 

Lua de Mel – vestido de noiva na bagagem

 

Para lua de mel, que tal levar o vestido de noiva para ser fotografada em um cenário paradisíaco? Mesmo que o casamento tenha sido realizado no Brasil, esse detalhe será interessante nas fotos de recordação. Fica a dica !

Para Lua de Mel no Tahiti não esquecer dos sapatos de mergulho, são essenciais em praias de origem vulcânicas.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

 

 

Informação para viagens:  livros, blogs, redes sociais, etc

 

Para entrar no “clima da viagem”: mapas virtuais ou impressos, são sempre muito úteis para se situar. Há inúmeros livros, guias e relatos sobre viagens que podem colaborar para se conhecer e aproveitar melhor o destino.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

 

 

Redes sociais para se informar de viagens

Entre nas mídias referentes aos destinos, hotéis e atrações antes da viagem e comece com antecedência a “viajar nas fotos”. Eu convido a conhecer minhas páginas:

@deusamrodrigues       Blog Deusa Rodrigues       Deusa Rodrigues

                                                                                                                 

Consulte  Blogs como o meu e outros, pois há muitas informações interessantes chanceladas por quem já esteve no lugar.

https://blog.deusarodrigues.com.br

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

Câmbio – real x moeda local

 

No Brasil algumas casas de câmbio comercializam moedas internacionais, assim já se pode sair com tudo organizado. O mais comum no entanto é fazer o câmbio de real por dinheiro local direto no destino, na chegada. Em vários lugares do mundo o melhor câmbio é no aeroporto, em outro as melhores taxas são das casas de câmbio da cidade, como no Chile. Nos hotéis em geral tem as piores taxas cambiais.

Nos países do Cone Sul – Argentina e Chile se pode trocar reais por pesos argentinos e chilenos sem problema. O Banco Itaú tem agências nesses dois países e é possível utilizar caixas eletrônicos, porém verifique taxas antes de viajar.

 

Seguro Viagem – item essencial

 

Fazer o seguro viagem é essencial para ter tranquilidade. Imprevistos podem acontecer e os serviços de saúde no exterior tem valores muito elevados. Veja o post: Por que fazer seguro viagem?

 

Energia positiva para viajar

 

Sugiro mentalizar  tudo de bom antes e durante a viagem. Isso fará a diferença. Esteja aberto (a) a receber o melhor que o universo pode proporcionar.

 

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

 

 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel