Deusa Rodrigues - Travel Agent

Dicas para viajar: passaporte, vistos, reservas, vacinas, bagagem, etc

21.out.17 - atualizado em 24.jan.24



Dicas para viajar: passaporte, vistos, reservas, vacinas, bagagem e outros itens que fazem parte do planejamento e das providências necessárias.

Viajar é muito bom, mas a preparação também pode ser, porque nesse momento já inicia a conexão com o destino.

Passei por muitas situações, algumas inusitadas, outras corriqueiras, assim preparei essas informações e dicas para viajar.

Você vai gostar de ler também sobre: Hotéis Refúgios no Interior.

Planejamento da Viagem – Dicas para Viajar

Dentre uma das primeiras ações para viajar é o planejamento. Comece pela escolha do destino e depois as reservas, que podem ser online neste Blog.

Eu gosto de me informar sobre os lugares a serem visitados com antecedência para não perder nenhum detalhe. Viajei para mais de 60 países e realmente para aqueles pesquisei com antecedência, as experiências foram mais completas.

Confira as dicas para viajar como passaporte, vistos e outros detalhes importantes.

Escolha do Destino

Para entrar no “clima da viagem”: mapas virtuais ou impressos, são sempre muito úteis para se situar. Há inúmeros posts em blogs com relatos sobre viagens, além de livros e guias, que podem colaborar para conhecer e aproveitar melhor o destino.

Na escolha do destino considere as dicas para viajar quanto ao prazo do passaporte e vistos necessários.

Dicas para viajar: passaporte vistos

Redes Sociais

Entre nas mídias referentes aos destinos, hotéis e atrações antes da viagem e comece com antecedência a “viajar nas fotos”.

Eu convido a conhecer minhas páginas:

Instagaram  @deusamrodrigues

Facebook  Blog Deusa Rodrigues

Pinterest Deusa Rodrigues

Consulte Blogs como o Deusa Rodrigues, e em outros, pois há muitas informações interessantes chanceladas por quem já viajou para os diversos destinos.

Reservas – Dicas para Viajar

A boa notícia é que tudo pode ser reservado online, com as empresas parceiras do Blog Deusa Rodrigues. Abaixo segue algumas, no entanto no final deste post há o Box de Serviços com várias outras opções.

Você encontrará ótimas dicas para viajar, no entanto observe a data de validade do passaporte e necessidade de vistos.

Passagens Aéreas

Quanto às passagens aéreas o ideal para conseguir bons preços é reservar com antecedência. Saiba mais no post: Economizar na Compra da Viagem.

Há diversas opções com voos diretos ou com conexões, confira as rotas e ofertas da Passagenspromo.

vai-de-promo

Antes de fechar a compra das passagens observe as dicas para viajar sobre passaporte e vistos.

Reserva de Hotéis e Pousadas

As reservas de hotéis são um dos itens mais importantes, quanto antes forem feitas, será melhor para garantir preço e lugar. Importante quanto à reserva de hotéis é verificar a localização, através dos mapas.

Vários posts deste blog contam com ofertas de preços com a Booking, que mudam diariamente conforme a disponibilidade dos hotéis, a dica é “fique de olho”, como por exemplo na cidade de Campos do Jordão.

Booking.com

Aluguel de Carro

Com a Rentcars é possível comparar as diversas locadoras, os vários tipos de veículos e preços conforme as datas da viagem, aproveite e confira no quadro abaixo.

Dicas para Viajar e circular, além do passaporte e vistos.

Passeios e Experiências

Para reservar passeios e experiências pelo mundo é muito fácil, podem ser feitas online com antecedência, ou durante a viagem é só entrar no Blog Deusa Rodrigues e consultar a Civitatis.

A empresa que oferece tours, excursões e traslados no Brasil e diversos países. Confira o passeio com ônibus turístico em Miami.

Passaporte – Dicas para viajar

Atenção para a validade ou tempo previsto para obtenção e renovação do passaporte. Há períodos que falta o impresso do passaporte no Brasil, portanto não deixe para última hora, antecedência é fundamental. Há países que exigem mínimo de 6 meses de validade. Atenção para documentação para menores de idade.

Veja no link do site da Polícia Federal com a ficha para obter o passaporte.

Dicas para viajar: passaporte vistos

Dicas para viajar  – passaporte, vistos são itens fundamentais.

Vistos de Entrada – Detalhes para Viajar

Verificar se o destino escolhido tem a necessidade de visto de entrada para brasileiros, quais as exigências e o tempo necessário.

Atualmente muitos são online, mas o preenchimento com falhas pode gerar atrasos. Eu já passei por isso com o visto Australiano, que tem várias páginas, por descuido não cheguei até o final de preenchimento do formulário e isso gerou atraso, quase perdi a viagem.

São vários países que necessitam de visto de entrada para brasileiros segue a lista de alguns:

Angola, Austrália, Butão, Cambodia, Qatar, Egito, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Nepal, Kenya, Tanzânia, Vietnam, Zâmbia, etc.

Visto Americano – Como Tirar

Dicas para viajar: passaporte vistos

O Blog Deusa Rodrigues é afiliado da empresa Mundos dos Vistos, consulte informações sobre documentação e taxas.

 

Para quem deseja ir para os Estados Unidos, as dicas para viajar sobre passaporte e visto americano, são itens importantes para providenciar com antecedência devido ao tempo de obtenção.

Vacinas – Dicas para viajar

Vacinas são um item muito importante, contra febre amarela, é preciso ter o certificado internacional e a validade é de 10 anos de antecedência da viagem. Se tiver alergia deve consultar o médico.

A Tailândia é um país muito exigente, quanto à vacina de febre amarela, por isso minha sugestão é anexar o certificado ao passaporte para não esquecer.

Saiba mais sobre a vacina de febre amarela, exigida para brasileiros para viagem a diversos países.

A África do Sul é um dos países que brasileiros devem apresentar o certificado internacional de vacina contra febre amarela.

Devido à pandemia os países estão se organizando sobre os novos comprovantes de vacina contra a Covid 19, em breve o Brasil também terá seu certificado internacional.

Vacinas são itens importantes nas dicas para Viajar além do passaporte e vistos.

Chip Para o Celular

Não é possível mais viajar desconectado, para não pagar altas tarifas da operadora do celular, a dica é comprar um chip internacional com antecedência, que pode ser entregue em casa. Dicas Viaje Conectado.


Viaje Conectado

Há várias outras empresas de viagem, confira no final deste post no Box de Serviço.

Temperatura

O clima é um dado fundamental quanto ao destino escolhido. Vale lembrar que as estações do ano são opostas no Hemisfério Norte do Sul. Muitas vezes o destino dos sonhos, pode ter um inverno muito rigoroso como por exemplo o Canadá.


Booking.com

Cuidado com a época da Monções nos países asiáticos como a Índia. Também fique atento ao calor escaldante de países do Oriente Médico, como Dubai no auge do verão.

As chamadas meia estação, outono e primavera, são as melhores épocas para viajar, pois há temperaturas amenas. Saiba mais sobre: Primavera na Europa.

Consulte os sites de informações de temperatura antes de viajar.

Fuso Horário 

O fuso pode ser um item bem confuso, se não observar com atenção, quando se atravessa a linha internacional do tempo, na passagem do Ocidente para o Oriente e vice-versa. Devido a esse detalhe, o roteiro pode ganhar ou perder um dia.

A melhor maneira de lidar com os efeitos do fuso, principalmente quando a diferença é 10 a 12 horas, é tentar resistir e dormir somente a noite, para que o corpo se acostume. Isso acontece na Oceania e na Ásia, principalmente no Japão.



Booking.com

Para verificar o fuso horário entre nesse link.

Dicas para viajar: passaporte vistos

Bagagem – Voos Internacionais

Verificar na sua passagem ou e-tkt, documento emitido pela companhia aérea, as regras de volume e peso de bagagem. Há variações de acordo com a companhia aérea, destino, tipo de tarifa de passagem.

Para viagens internacionais que partem do Brasil, o mais comum é o limite de bagagem de 23 quilos, no entanto isso não é regra.

Para companhias low cost, ou seja, de baixo custo é necessário pagar pela bagagem. Hoje no Brasil já estão operando algumas companhias aéreas low cost, como a Sky Airline para o Chile, entre outras. Se for voar com essas companhias verifique as regras.

Se o destino for um safári no continente africano, com trechos em avionetas pequenas, há restrições para bagagem. Para voar nesse tido de aeronave, algumas exigem malas maleáveis, entre 15 e 20 kg apenas.

Dicas para viajar: passaporte vistos

Malas para Viagens de Trem

Para viagens que incluem trechos de trem, o ideal é utilizar uma mala pequena. Na Europa os terminais de trem são mais antigos com escadas, além malas menores facilitam na hora de embarcar; além do mais, nos trens tem pouco espaço.

Bagagem de Mão nos Voos Nacionais

Atualmente de acordo com a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, as medidas permitidas de bagagem de mão são: 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. Esses tamanhos incluem a alça e as rodinhas das malas.

As companhias aéreas utilizam uma caixa molde, para verificar o tamanho correto, se a mala couber, o passageiro pode levar na aeronave, caso contrário terá que despachar.  Fique atento no tipo de tarifa aérea da passagem, se dá direito a mala ou não. Tarifas mais baratas, não dão direito a despacho de malas, somente com pagamento adicional, cujo valor depende de cada uma.

Mochilas são itens úteis não só para viagens, bem como para o dia a dia. Para quem circula com notebook ou quem leva materiais de trabalho ou objetos pessoais.

Roupas – Dicas para Viajar

As roupas devem ter uma atenção especial para viajar. Minha sugestão é praticidade e levar apenas, uma mala com “rodinhas”. Eu faço uma lista com as roupas a serem usadas, de acordo com o dia a dia da viagem.

Planejamento

O ideal é começar a planejar com antecedência, procurar ter roupas de cores neutras que combinam umas com as outras, dessa maneira é possível fazer uma mala mais compacta.

Casaco

Ter um bom casaco, leve e fácil de carregar é essencial para uma viagem ou os dias mais frios. A sugestão é a Jaqueta da Columbia, super resistente e prática, uma peça definitiva no guarda-roupa.

Peças Versáteis

Outra boa aposta de roupa é uma peça versátil, a calça que vira bermuda, com proteção solar. Pode ser utilizada por homens e mulheres que gostam de atividades ao ar livre, a roupa se adapta de acordo com as mudanças do clima.

Roupas Térmicas – Dicas para viajar

Para destinos de inverno com neve, a melhor opção são roupas térmicas ou casaco e já levar daqui porque comprar no próprio local pode não ser uma boa ideia.

Roupas com Alta Tecnologia

Se for uma viagem de aventura o ideal são roupas com alta tecnologia, para evitar a transpiração. Tem como características de sustentabilidade na produção, bem como secagem rápida em lavagem.

Roupas para Safáris fotográficos

Para safáris fotográficos na África, roupas de cores neutras e sapatos confortáveis. Não se deve usar roupas de cores fortes, pois atraem a atenção dos animais. As savanas africanas, tem clima semiárido, no inverno as temperaturas são baixas e os Jeeps são abertos, durante o dia sobe a temperatura.

Dicas para viajar: passaporte vistos

Não esquecer de gorros, luvas e um bom casaco. O ideal são várias camadas de roupas, “estilo cebola”, que possam ser tiradas quando sobe a temperatura.


Booking.com

Roupas para Viajar na Ásia 

Para alguns países da Ásia, é necessário o uso de lenços ou véus para mulheres cobrirem a cabeça. Nos templos e mesquitas de Dubai, Abu Dhabi, Irã e outros, o lenço na cabeça é obrigatório. Para Índia, roupas discretas para mulheres é o ideal.

Os lenços são também um bom assessório, para dar um charme a mais no look, no inverno, outono ou primavera. Que tal conhecer mais sobre a meia estação no post: Viagens no Outono.

Vestido de Noiva na Bagagem – Lua de Mel

Para lua de mel, que tal levar o vestido de noiva para ser fotografada em um cenário paradisíaco? Mesmo que o casamento tenha sido realizado no Brasil, esse detalhe será interessante nas fotos de recordação. Fica a dica!

Para Lua de Mel no Tahiti não esquecer dos sapatos de mergulho, são essenciais em praias de origem vulcânicas.

Dicas para viajar: passaporte, vistos, vacinas, bagagem, etc

Itens Que Não Devem Faltar na Mala

Na mala de viagem além das roupas, há objetos que não podem faltar:

Adaptador Elétrico

– Adaptador elétrico – de preferência ao universal, porque cada país tem um tipo de tomada. Nem sempre é possível comprar com facilidade, caso tenha esquecido o seu.

-Balança de Bagagem. Quem não passou sufoco na hora de fechar a bagagem? Para saber se o peso da mala está dentro das normas da companhia aérea, a balança digital é solução. Eu ganhei e utilizo muito para garantir um despacho sem sustos.

Celular ou Máquina Fotográfica

– Se usar máquina fotográfica, não esqueça de: carregador, memória, etc. Eu com a velha Nikon, sempre descarrego as imagens que possam estar na máquina, além deixa-la com carga de bateria.

Protetor Solar

Protetor solar e creme contra queimadura de sol. Todos devem se proteger, principalmente quem tem pele sensível, tanto para destinos de altas temperaturas como baixas. Estações de Sky ou lugares com inverno rigoroso devem ter atenção redobrada.

Itens de Higiene e Beleza

Necessaire com itens de higiene: pasta de dente, escova, pente, cremes de uso contínuo, shampoo, etc.

Remédios

– Remédios não devem ser esquecidos. Eu costumo levar os remédios de uso continuo e vitaminas, bem como alguns outros por precaução para dor, febre, indisposição intestinal, para resfriado, etc.

Livros ou Kindle

O Kindle é uma ótima opção para leitura, que não ocupa espaço. Gosto ler tanto com utilização de equipamentos modernos, como livros e revezar entre eles, principalmente durante as viagens.

Feche a Mala na Hora de Sair de Casa

Uma atitude importante, deixe para fechar a mala somente na hora de sair de casa, porque pode lembrar de algum detalhe na última hora.

Câmbio de Moedas – Dicas para viajar

No Brasil algumas casas de câmbio comercializam moedas internacionais, assim já se pode sair com tudo organizado.

Entre neste link para compra online de um parceiro seguro e com boas taxas de câmbio.

Quando for fazer câmbio no destino, atenção em vários lugares do mundo, as melhores taxas são no aeroporto, em outros as melhores são nas casas de câmbio da cidade, como no Chile ou Uruguai. Nos hotéis em geral tem as piores taxas cambiais.

Nos países do Cone Sul – Argentina e Chile se pode trocar reais por pesos argentinos e chilenos sem problema. O Banco Itaú tem agências nesses dois países e é possível utilizar caixas eletrônicos, porém verifique taxas antes de viajar.

Checklist na Semana da Viagem

Depois das providências de ordem prática tomadas, na semana da viagem é o momento para fazer o checklist. Deve haver conferência dos documentos, bem como itens que devem compor a mala e mochila ou bolsa de mão.

Documentos 

Passaporte, observar a validade, se os vistos estão correto, etc. Uma dica tire uma cópia das duas primeiras páginas e guarde na sua carteira. Assim quando estiver no destino de viagem possa andar com esta cópia e deixar o passaporte no cofre do hotel ou outro lugar seguro.

Passagens aéreas, terrestres ou marítimas – ter impresso ou no celular. Importante destacar os localizadores de reserva.

Vacinas – comprovante da vacina de febre amarela, caso o país de destino tenha essa exigência.

Vouchers – comprovantes de reservas de hospedagem, bem como de atrações, passeios e aluguel de carro, digitais ou impressos no papel. Deixe o endereço do local de hospedagem impresso em lugar de fácil acesso, porque se ficar somente no celular, pode haver problema com carga da bateria.

Roteiro de viagem – importante mesmo que for uma viagem informal, ter um day by day,  lista de atividades para o dia a dia.

Documentos Pessoais

Verificar se está com os cartões de crédito, não esqueça de avisar ao banco sobre a viagem para sua segurança.

Levar na carteira a CNH -Certidão Nacional de Motorista ou outro comprovante de identidade, além do passaporte. É comum no exterior solicitar um documento de identidade – I.D. nas transações de compras com cartão de crédito.

Recursos Financeiros

Travel Money ou Papel Moeda – verificar se os recursos suficientes em moeda estrangeira, seja dólar, euro ou outra são suficientes. Faça um planejamento do gasto por dia no destino, que inclui alimentação, passeios, deslocamento e depois multiplique pelos dias da viagem.

Eu viajo sempre com um porta-dólar ou euro, que possa ser colocado na cintura abaixo da roupa, para segurança. Dividir o dinheiro em uma carteira e outra parte junto ao corpo, por questão de segurança.

Aeroportos

Se a viagem for aérea, pesquise antes sobre o aeroporto a ser utilizado, o terminal correto e principalmente qual transporte e tempo de percurso para chegar. Esse item é importante porque há cidades com dois aeroportos, que tem trafego intenso, como São Paulo.

Energia positiva para viajar

Sugiro mentalizar tudo de bom antes e durante a viagem. Isso fará a diferença. Esteja aberto (a) a receber o melhor que o universo pode proporcionar. Leia também o post: Atitudes de Cura para o Planeta Terra.

Boa viagem!!!

Seguro Viagem

Um item muito importante para sua segurança é o Seguro Viagem. Com a Seguros Promo é possível comparar as várias empresas e características quanto à cobertura, tudo online e rápido.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel