Deusa Rodrigues - Travel Agent

Pérolas negras do Tahiti – uma das atrações do paraíso

18.nov.17 - atualizado em 08.nov.19

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

As pérolas negras do Tahiti são uma das atrações do paraíso. O Tahiti é um local sem igual, faz parte da Polinésia Francesa, formada por 118 ilhas e atóis e 5 arquipélagos. A beleza paradisíaca atrai muitos viajantes. Além de toda natureza preservada, e dos incríveis hotéis, também é conhecido pelas pérolas negras, de alta qualidade e beleza. Nas minhas várias viagens as pérolas negras do Tahiti, sempre me encantaram, interessante notar como as mulheres tahitianas as utilizam no dia a dia. Visitei algumas fazendas de pérolas e acompanhei o processo de extração. Ter uma pérola negra na Polinésia é um sonho possível, pois se pode comprar direto nas fazendas. No mercado central de Papeete há artesanatos charmosos, como pérolas imperfeitas com preços mais acessíveis.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

Pérolas negras do Tahiti – são raras

As pérolas são apreciadas como joias, desde os tempos da antiguidade. As pérolas negras são ainda mais famosas e caras por serem raras. São encontradas em poucos países, como o Tahiti, que um dos maiores produtores seguido Japão e outros asiáticos. No Tahiti está em primeiro lugar na qualidade e beleza, pois o cultivo da gema cinza-pérola, exige água sem o mais leve rastro de poluição e muito trabalho. As pérolas são negras, porque a madrepérola da Polinésia tem essa cor.  A variedade na coloração das pérolas, que a torna única, não há duas iguais.

Leia também sobre: Lua de Mel no Tahiti – paraíso com infinitos tons de azul do mar.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

Sobre a produção de pérolas negras no Tahiti

Para o cultivo comercial, depois de muitos experimentos, chegou-se a técnica atual que consiste em introduzir no núcleo da madre perola, através de um enxerto, um minúsculo molusco, que faz com que o sistema de defesa da ostra, o recubra, formando a pérola.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

Frederic Payet

No continente da Oceania além da Polinésia Francesa, há outros destinos de viagens incríveis. Leia sobre: Lua de Mel em Fiji, Austrália roteiro completo de norte a sul e Lua de Mel na Nova Zelândia.

Pérolas negras do Tahiti – custo elevado

Esse processo leva cinco anos para se completar. Somente 30% das ostras produzem as pérolas, somente 10% tem padrão elevado para uma joia. Deste padrão de qualidade, somente 3% são completamente redonda, por esse motivo o custo é elevado.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

Gregoire Le Bacon

Fazendas de pérolas negras – passeios nas ilhas

Há várias fazendas de perolas negras na Polinésia Francesa, para conhecer o processo e para compras.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

Gregoire Le Bacon

O que visitar no Tahiti – Polinésia Francesa

As ilhas ficaram do Tahiti são um sonho de viagem, principalmente os hotéis com os bangalôs sobre as águas de Bora Bora, Moorea, Rangiroa, Huanine, Papeeteetc. O mar é a grande atração, tem mais de vinte tonalidades de azul, devido a formação vulcânica.  Numa viagem de férias ou lua de mel, se pode também incluir visitar as fazendas de pérolas negras.

Leia também sobre: Polinésia Francesa – Ilhas paradisíacas do Oceano Pacífico

Papeete – a capital do Tahiti

Para aqueles desejam conhecer mais do cultivo, recomenda-se visitar o Museu de Pérolas Negras de Robert Wan, na capital, Papeete.  A capital do Tahiti é a maior cidade da Polinésia Francesa, onde chegamos voos internacionais. Recomenda-se se hospedar uma noite apenas e seguir para a outras ilhas. Um dos pontos mais típicos e interessantes é o mercado central, onde se encontra um pouco de tudo. Há possibilidade de comprar pérolas negras consideradas pouco nobres, com bom preços.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

Corrida de canoa em frente à praça Jacques Chirac

Bora Bora mais bonita e com pérolas negras

A ilha é mais bonita do Tahiti, com a a majestosa ilha principal é cercada de pequenas ilhotas, os motus com maravilhos hotéis. A ilha principal e suas ilhotas são paradisíacas. Um dos motivos é a coloração das águas, devido a origem vulcânica há muitas tonalidades de azul do mar. Como é a ilha mais famosa da Polinésia, seus preços são os mais elevados.

Nesse paraíso também há tours que incluem a visita a fazenda de pérola negra.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

Lucien Pesquie

Rangiroa ideal para mergulho

As fazendas de pérolas negras, se localizam no mar, com bangalôs simples sobre as águas, que podem ser visitadas durante passeios pelas ilhas. Em Rangiora, a ilha que se destaca pelo mergulho e pela quantidade de iates e embarcações, é possível conhecer melhor os detalhes da produção das pérolas negras.

D.Hazama

Huahine a ilha mais selvagem

Em Huahine os passeios para conhecer as fazendas de pérolas negras são muito interessantes. Dá para conhecer o processo todo, além estar em lugares paradisíacos no meio do mar.

Lucien Pesquie

Raiatea – uma ilha com hotéis mais simples

Os hotéis de Raiatea são mais simples que as outras ilhas, no entanto o tour a fazenda de pérola negra é um diferencial.

Onde comprar Pérolas Negras no Tahiti

Além de possibilidade de comprar diretamente do produtor, durante os passeios.

Há várias boutiques nos hotéis, ou no mercado central de Papeete, que também podem ser adquiridas joias prontas ou artesanato com pérolas negras. As com alto padrão de qualidade tem preços altos, porém as que não são totalmente arredondadas e menores, tem preços melhores.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

J.Benhamza

No Tahiti há diversas joalherias finas com peças de luxo e requinte. No entanto também pode-se trazer a pérola, para o Brasil e montar aqui a joia totalmente personalizada.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

© Philippe Bacchet

Outro destino que se pode comprar pérolas negras é na China ou no Sudeste Asiático.

Presentear com Pérolas Negras – top

Esse é o melhor presente que um noivo pode oferecer, na lua de mel a sua amada. Além da lembrança de momentos únicos da viagem, usar a joia feita com a pérola torna ainda mais forte o elo com o paraíso.

Pérolas negras do Tahiti - uma das atrações do paraíso

Onde se hospedar no Tahiti

Tahiti e suas ilhas tem inúmeras opções de hotéis, alguns com os famosos bangalôs sobre as águas. Entre no link para reservar os hotéis no Tahiti.

Como chegar ao Tahiti – Polinésia Francesa

Há possibilidade de voar via Santiago do Chile até Papeete com a Latam, ou via Los Angeles e de lá para Papeeete com a Air Tahiti Nui.

Entre neste link para pesquisar e reservar as passagens aéreas para o Tahiti.

Dicas de viagem para o Tahiti

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.

Que tal fazer uma escala para conhecer : Santiago do Chile ?

Para quem viajar ao Tahiti via USA, há uma ótima oportunidade para conhecer: Los Angeles – Califórnia. 

Agradecimentos ao Tahiti Tourisme pelas fotos concedidas.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel