Deusa Rodrigues - Travel Agent

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

27.nov.17 - atualizado em 12.ago.19

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.  Como o inbound marketing pode ajudar nos negócios? Sejam eles agências de viagens, hotéis ou atrações turísticas, como fazer esse negócio crescer?  Esse sempre foi meu desafio para divulgar mais os produtos, a  empresa, etc. Acredito que na importância do inbound marketing para o turismo no Brasil. A influência da internet para o mercado turístico tomou grandes proporções ao longo dos anos, com empresas online que preferem investir seu tempo e dinheiro, em estratégias de marketing digital. Porém, mesmo uma agência física, pode manter uma presença digital de grande relevância.

Para isso, o inbound marketing existe, para colaborar com as empresas, sejam operadoras de turismo, agências, hotéis ou outros, ao desenvolverem conteúdos sólidos, se tornam autoridade em seu ramo de atividade. Isso faz com que ganhem a confiança de um possível cliente, mantendo ele como um valioso lead que adquire conhecimento e resolução de seus problemas.

 

Dados relevantes sobre o turismo e a Internet

A confiança do brasileiro tem crescido devagar, porém a busca por viagens, principalmente internacionais, aumentou nas últimas férias de julho. Sabemos que a internet ajuda nesse crescimento, então, cabe às agências de turismo, hotéis e atrações, aproveitar para investir em estratégias de marketing online.

Estimou-se de 10% a 12% o aumento das vendas de pacotes de viagem, essa é a projeção da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), para 2017. Os dados divulgados pelo Portal G1 da Globo, em abril deste ano, mostrou que apesar de lenta, a pequena recuperação da economia brasileira neste ano, já trouxe bons sinais ao setor turístico.

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

 

O que é o Inbound Marketing?

Diferente do outbound, o inbound marketing usa uma estratégia contrária, a qual quem procura a empresa, marca, produto ou serviço é o consumidor. Esse termo é tido como marketing de atração, e começou a se popularizar em 2009, atraindo cada vez mais pessoas para os sites de forma voluntária. Esse é um conceito que visa gerar mais vendas, por meio do crescente mercado digital, observando que as pessoas ficam conectadas por um tempo cada vez maior.

 

Com diversas formas de atração como por exemplo, publicação de conteúdo relevante em blogs e redes sociais com artigos, vídeos, infográficos, eBooks e outros, você consegue ganhar mais visitantes em seu site e, consequentemente, mais leads (pessoas cadastradas) que são potenciais clientes.

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

 

Manter a relação com os leads

Porém isso não é tudo, o inbound marketing ajuda a manter uma relação com esses leads qualificados, que são públicos mais interessados e engajados com determinado segmento. É assim que você consegue influenciar na decisão de compra do consumidor, sutilmente.

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

 

O caminho do marketing

O inbound marketing tem uma metodologia em uma sequência lógica que passa por 5 fases: atração, conversão, relacionamento, venda e análise. Para ajudar você com exemplos válidos, veja como desenvolver cada umas dessas fases:

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

 

1ª – Atração

Para atrair maior público para o site de uma agência de viagens, por exemplo, pode-se definir uma estratégia para a venda de um pacote para um destino diferenciado. Então, pode-se criar um eBook, por exemplo, o qual conterá dicas desse destino com as atrações mais procuradas.

Veja um exemplo interessante do Turismo de Seychelles:

E-book gratuito do Turismo de SeychellesInbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

 

Outro exemplo: E-book gratuito do Turismo da Noruega

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

 

2ª – Conversão

Para que o visitante obtenha esse eBook, ele terá de fazer o download do mesmo, e a “moeda de troca” disso, é ele cadastre seus dados com nome completo e e-mail, para poder baixar o conteúdo. Assim, ele é convertido em lead, entrando para a base de potenciais clientes dessa agência.

 

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

 

3ª – Relacionamento

Tornando o visitante um lead, inicia-se o relacionamento entre a sua agência e esse potencial cliente. A partir disso, a agência irá nutrir esse lead com outros conteúdos ricos para que ele conheça a fundo a agência de turismo e, se interesse cada vez mais pelos serviços que ela disponibiliza.

Que tal produzir um Webinar ? Veja esse exemplo:

 

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

 

4ª – Venda

Após o envio de alguns conteúdos relevantes e informações sobre a agência e seus produtos e serviços, é levando em conta o tempo desse lead, ele realiza sua primeira compra do pacote de destinos diferenciados, convertendo-se em cliente.

5ª – Análise

Ao final, é importante analisar todos os dados quantitativos desse processo, tais como quantos visitantes teve o site, quantos desses, converteram em leads e, desses, em clientes. Essa análise mostrará como foi o retorno do seu investimento na criação da estratégia com o eBook dos destinos diferenciados.

 Como aplicar no seu negócio?

Você já investe em estratégias de inbound marketing? Se não, entenda com as dicas a seguir, como essa ferramenta de marketing pode ajudar você a alavancar as visitas em seu site, assim como o número de leads e consequentes vendas de pacotes de viagem.

  • Conheça a fundo o perfil do seu cliente, criando personas (personagens com o perfil do cliente ideal da sua empresa), identificando assim, suas dificuldades, dúvidas e expectativas para suas próximas viagens.
  • Mostre-se uma empresa interessada em conhecer os objetivos e desejos das pessoas, sempre atenda para melhor atendê-las.
  • Divulgue o diferencial que seu negócio tem, mostrando os diversos tipos de produtos ou serviços. Se for uma agência de viagem, e tiver alguma especialidade de viagens como por exemplo: pacotes para lua de mel, pacotes para viagens de bem-estar, pacotes para viagens de aventura ou outros tipos. Se for um hotel, quais as características a serem divulgadas?

Mídias sociais

  • Use as mídias sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras, para divulgar seu conteúdo relevante, promoções e exclusividades.

Inbound Marketing no Turismo: o caminho para o sucesso.

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Conteúdo qualificado

Ganhe sua audiência com conteúdo bem qualificado, mostrando aos visitantes do seu site, os conhecimentos, a confiabilidade na escolha do produto.

  • Nutra seus potenciais clientes com materiais exclusivos sobre diversos assuntos como por exemplo, o melhor de cada destinos, gastronomia ou esportes radicais para se praticar em cada lugar, por meio de e-mails marketings, newsletters, eBooks e outros para mantê-los engajados.

Auxilie seus leads a encontrar as soluções de seus problemas por meio do seu conteúdo, os encaminhando sutilmente, para a jornada final do funil de vendas.

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