Deusa Rodrigues - Travel Agent

Um dia em Bratislava na Eslováquia a partir de Viena

03.dez.17 - atualizado em 16.out.19



Fui conhecer Bratislava a capital da Eslováquia, durante uma viagem a Viena. Como muitos turistas aproveitei a proximidade das cidades e fiz um bate e volta num cruzeiro pelo Rio Danúbio. Foi um dia espetacular no outono europeu. As lembranças de viagem que tenho de Bratislava são do centro histórico bem preservado, dos castelos, da feirinha na praça e o a viagem de barco. As margens do Rio Danúbio, são bem cuidadas e há pitorescas casas com jardins. O pôr do sol no Danúbio é sempre um espetáculo.

Um dia em Bratislava na Eslováquia a partir de Viena

Sobre Bratislava – Eslováquia

A história da Eslováquia vem desde o século V, quando fez parte do império de Samo.  Posteriormente foi parte da Áustria-Hungria até 1918, quando se juntou com as regiões da Boémia e Morávia para formar a Checoslováquia. Depois da Segunda Guerra Mundial, passou sob a influência da União Soviética. Em 1989 foi o fim da Checoslováquia comunista, durante a Revolução de Veludo. Hoje são dois países República Tcheca e Eslováquia, constituídos depois das eleições livres de 1990.

Um dia em Bratislava na Eslováquia a partir de Viena

Leia também sobre: Viena principais atrações de uma cidade com cultura e romantismo,               , Viena e os Mercados de Natal.

Tour pelo Centro Histórico de Bratislava

Uma maneira prática de visitar Bratislava é através de um tour pela cidade, onde é possível conhecer os principais pontos. A cidade apesar de capital, parece interior do Leste Europeu com alguns traços do domínio da União Soviética.

Castelo de Bratislava – domina a paisagem

Eu comecei o tour pelo Castelo de Bratislava ou Hrad, que fica no centro histórico em uma parte alta da cidade com uma linda vista do Rio Danúbio. Atualmente é residência oficial do presidente da República, sua construção se iniciou no século X. Ele domina a paisagem da cidade e suas 4 torres são símbolos da cidade. Na visitação é possível conhecer as várias salas do Museu de História e do Museu Nacional.

Um dia em Bratislava na Eslováquia a partir de Viena

Um dia em Bratislava na Eslováquia a partir de Viena

Catedral de São Martinho

A catedral é o principal edifício gótico de Bratislava.  A igreja, originalmente construída no século XIII em estilo românico, foi substituída por uma cúpula gótica de 3 naves no final do século XIV. A nova Catedral de São Martinho foi consagrada em 1452 e passou por várias reconstruções nos séculos posteriores. A catedral foi construída nas muralhas da cidade como parte de sua fortificação.

Monumento Slavin – homenagem aos soldados

A vista do monumento Slavin e cemitério militar é muito bonita. O monumento foi construído pós Segunda Guerra Mundial, em homenagem aos soldados do exército soviético que morreram em confrontos. Está localizado no bairro das embaixadas próximo do centro de Bratislava.

Praça Hviezdoslavovo – ponto de encontro

O ponto de encontro da cidade, onde moradores e turistas circulam e se localiza a Opera de Bratislava, que assim como Viena, o gênero musical é muito popular. O edifício é da época dos Habsburgos, porem em 2007 foi inaugurado a poucos minutos do centro histórico, outro edifício também destinado a opera. Aos domingos há uma pitoresca “feirinha” de diversos produtos locais: comidas, artesanato, bebidas, etc.

St.Michael´s Street e St.Michael`s Gate

São pontos turísticos com arquitetura do século XVIII, onde estão os restaurantes, lojas e acontecem algumas performance de música. Eu almocei nessa rua num dos restaurantes típicos com menu turístico, depois segui para caminhar pelas ruas da cidade velha.

Estátuas em bronze – espalhadas por Bratislava.

Eu gostei de observar as várias estátuas espalhadas pela cidade. A mais fotografada é a Man Work ou Cumil, na praça principal da cidade. A estátua de um trabalhador, possivelmente da época da antiga União Soviética, feita em bronze de tamanho natural, dentro de um bueiro alegremente observando o movimento. Há outras estátuas curiosas como de paparazzi com máquina fotográfica, Napoleão reclinado observando a praça, soldados pela cidade, etc. Esses detalhes que dão um charme especial à Bratislava. Aliás a cidade tem um misto de antigo com a modernidade e moradores jovens.

Primate’s Palace – Palácio do Primaz

Sede da prefeitura de Bratislava, é um palácio neoclássico, que foi construído de 1778 a 1781. Uma das características importantes é que o Salão de Espelhos foi cenário de vários acontecimentos históricos.

New Brigde – Novy Most

Para observar vistas espetaculares, o ideal é subir no mirante do topo da ponte Novy Most, nos arredores de Bratislava. Está acima do rio Danúbio e lembra uma as pontes espraiadas, porém no design mais antigo.

Reserve neste link o: Tour à Bratislava – grande passeio guiado pela cidade.

Onde se hospedar em Bratislava

Para quem vai se hospedar na cidade e quer ficar em alto estilo, o Radisson Blu Carlton Hotel é uma ótima opção. Uma bela arquitetura e ótima localização.

Faça a reserva neste link: Radisson Blu Carlton Hotel

Como chegar em Bratislava a partir de Viena

Eu fiz um cruzeiro a partir de Viena, incluído almoço e com tempo para caminhar pela cidade. Na estação de embarque, tudo é muito simples e prático.

Pode-se voar para Viena ou do Brasil qualquer cidade da Europa e fazer a conexão. Click para comprar as passagens aéreas.

Porto de Bratislava – bela vista do Rio Danúbio

O pequeno porto tem uma bela vista do rio e é um relax a espera para embarcar. Há um clima de tranquilidade  na viagem de barco, a paisagem é muito bonita. No trajeto entre Bratislava e Viena, é possível observar na beira do Rio Danúbio várias residencias, estilo casas de campo, com charmosos jardins e pequenos embarcadores. Essa é uma experiência incrível de viagem.

Reserve neste link o: Cruzeiro para Bratislava a partir de Viena.

Rota de cruzeiro do Rio Danúbio

Durante a viagem pude ver outros barcos de cruzeiros fluviais que fazem a rota do Rio Danúbio. Os cruzeiros fluviais na Europa são um grande atrativo.

Leia também sobre: Cruzeiro pelo Rio Reno – rota dos castelos.

A chegada do cruzeiro de Bratislava na estação de barco de Viena é muito interessante, pois é um ponto bastante turístico com várias opções de restaurantes e lanchonetes. No verão e outono em Viena, nos finais de semana, as margens do Rio Danúbio ficam em festa, com pic-nic e bares, e muita gente circular pela lur pelo lugar, vale a pena conferir.

Dicas para viajar para Bratislava

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Leia também: Dicas para Viajar.

Esse tour de Viena à Bratislava é muito procurado, portanto o ideal é reservar com antecedência.

A região lembra um pouco a Alemanha. Leia também sobre: Berlim a cidade reinventada.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • Excursões e Ônibus Hop-on Hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel