Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagens para a Eslováquia: visita à Bratislava a partir de Viena

03.dez.17 - atualizado em 07.jul.21



Viagens para a Eslováquia: visita à Bratislava a partir de Viena. Muitos turistas aproveitam a proximidade das cidades e fazem um bate e volta num cruzeiro pelo Rio Danúbio. Bratislava é um encanto, com o centro histórico bem preservado, castelos,  feirinha na praça, estátuas surpreendentes, etc.

Um dos melhores momentos é o trajeto de  barco. As margens do Rio Danúbio, são bem cuidadas e há pitorescas casas com jardins, além do pôr do sol ser sempre um espetáculo. É destino que vale a pena conhecer.

Confira minha experiência e dicas de viagem.

Você vai gostar de ler também sobre: Viena pontos turísticos.

Um dia em Bratislava na Eslováquia a partir de Viena

Sobre Bratislava – Viagens para a Eslováquia

A história da Eslováquia vem desde o século V, quando fez parte do império de Samo.  Posteriormente foi parte da Áustria-Hungria até 1918, quando se juntou com as regiões da Boémia e Morávia para formar a Checoslováquia.

Depois da Segunda Guerra Mundial, passou sob a influência da União Soviética. Em 1989 foi o fim da Checoslováquia comunista, durante a Revolução de Veludo. Hoje são dois países República Tcheca e Eslováquia, constituídos depois das eleições livres de 1990.

A região lembra um pouco a Alemanha. Leia também sobre: Berlim a cidade reinventada.

Um dia em Bratislava na Eslováquia a partir de Viena

Leia também sobre: Viena e os Mercados de Natal.

Viagens para a Eslováquia – Centro Histórico de Bratislava

Uma maneira prática de visitar Bratislava é através de um tour pela cidade, onde é possível conhecer os principais pontos. A cidade apesar de capital, parece interior do Leste Europeu com alguns traços do domínio da União Soviética.

Castelo de Bratislava – domina a paisagem

Eu comecei o tour pelo Castelo de Bratislava ou Hrad, que fica no centro histórico em uma parte alta da cidade com uma linda vista do Rio Danúbio. Atualmente é residência oficial do presidente da República, sua construção se iniciou no século X.

Ele domina a paisagem da cidade e suas 4 torres são símbolos da cidade. Na visitação é possível conhecer as várias salas do Museu de História e do Museu Nacional.

Quanto o assunto é sobre castelos, outro país da Europa que se destaca é na Escócia.

Um dia em Bratislava na Eslováquia a partir de Viena

Um dia em Bratislava na Eslováquia a partir de Viena

Catedral de São Martinho – Viagens para a Eslováquia

A catedral é o principal edifício gótico de Bratislava.  A igreja, originalmente construída no século XIII em estilo românico, foi substituída por uma cúpula gótica de 3 naves no final do século XIV. A nova Catedral de São Martinho foi consagrada em 1452 e passou por várias reconstruções nos séculos posteriores. A catedral foi construída nas muralhas da cidade como parte de sua fortificação.

Monumento Slavin – Homenagem aos soldados

A vista do monumento Slavin e cemitério militar é muito bonita. O monumento foi construído pós Segunda Guerra Mundial, em homenagem aos soldados do exército soviético que morreram em confrontos. Está localizado no bairro das embaixadas próximo do centro de Bratislava.

Praça Hviezdoslavovo – Viagens para a Eslováquia

O ponto de encontro da cidade, onde moradores e turistas circulam e se localiza a Opera de Bratislava, que assim como Viena, o gênero musical é muito popular. O edifício é da época dos Habsburgos, porem em 2007 foi inaugurado a poucos minutos do centro histórico, outro edifício também destinado a opera. Aos domingos há uma pitoresca “feirinha” de diversos produtos locais: comidas, artesanato, bebidas, etc.

St.Michael´s Street e St.Michael`s Gate

São pontos turísticos com arquitetura do século XVIII, onde estão os restaurantes, lojas e acontecem algumas performance de música. Eu almocei nessa rua num dos restaurantes típicos com menu turístico, depois segui para caminhar pelas ruas da cidade velha.

Estátuas em bronze – Espalhadas por Bratislava.

Eu gostei de observar as várias estátuas espalhadas pela cidade. A mais fotografada é a Man Work ou Cumil, na praça principal da cidade. A estátua de um trabalhador, possivelmente da época da antiga União Soviética, feita em bronze de tamanho natural, dentro de um bueiro alegremente observando o movimento.

Booking.com

Há outras estátuas curiosas como de paparazzi com máquina fotográfica, Napoleão reclinado observando a praça, soldados pela cidade, etc. Esses detalhes que dão um charme especial à Bratislava. Aliás a cidade tem um misto de antigo com a modernidade e moradores jovens. Essas estátuas são muito populares nas Redes Sociais e um dos pontos turísticos nas Viagens para a Eslováquia.

Primate’s Palace – Palácio do Primaz

Sede da prefeitura de Bratislava, é um palácio neoclássico, que foi construído de 1778 a 1781. Uma das características importantes é que o Salão de Espelhos foi cenário de vários acontecimentos históricos.

New Brigde – Novy Most

Para observar vistas espetaculares, o ideal é subir no mirante do topo da ponte Novy Most, nos arredores de Bratislava. Está acima do rio Danúbio e lembra uma as pontes espraiadas, porém no design mais antigo.

Reserve neste link o: Tour à Bratislava – grande passeio guiado pela cidade.

Onde se hospedar em Bratislava

Para quem vai se hospedar na cidade e quer ficar em alto estilo, o Radisson Blu Carlton Hotel é uma ótima opção. Uma bela arquitetura e ótima localização.

Entre neste link para fazer as reservas de hotéis na Eslováquia.

Como chegar à Bratislava a partir de Viena

Confira as ofertas para compra das passagens aéreas.


Seguros Promo
 

Eu fiz um cruzeiro a partir de Viena, incluído almoço e com tempo para caminhar pela cidade. Na estação de embarque, tudo é muito simples e prático.

Pode-se voar qualquer cidade da Europa e fazer a conexão para Viena.

Booking.com

Porto de Bratislava – Vista do Rio Danúbio

O pequeno porto tem uma bela vista do rio e é um relax a espera para embarcar. Há um clima de tranquilidade  na viagem de barco, a paisagem é muito bonita. No trajeto entre Bratislava e Viena, é possível observar na beira do Rio Danúbio várias residenciais, estilo casas de campo, com charmosos jardins e pequenos embarcadores. Essa é uma experiência incrível de viagem.

Reserve neste link o: Cruzeiro para Bratislava a partir de Viena.

Rota de cruzeiro do Rio Danúbio

Durante a viagem pude ver outros barcos de cruzeiros fluviais que fazem a rota do Rio Danúbio. Os cruzeiros fluviais na Europa são um grande atrativo.

Leia também sobre: Cruzeiro pelo Rio Reno – rota dos castelos.

A chegada do cruzeiro de Bratislava na estação de barco de Viena é muito interessante, pois é um ponto bastante turístico com várias opções de restaurantes e lanchonetes. No verão e outono em Viena, nos finais de semana, as margens do Rio Danúbio ficam em festa, com piquenique e bares, e muita gente circular pela lur pelo lugar, vale a pena conferir.

Dicas – Viagens para a Eslováquia

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Leia também: Dicas para Viajar.

Esse tour de Viena à Bratislava é muito procurado, portanto o ideal é reservar com antecedência.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel