18.dez.17

Ouro Preto uma viagem no tempo



 

Voltei a Ouro Preto para visitar novamente a cidade que é um charme no Brasil. Considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, é uma das mais visitadas em Minas Gerais. As ladeiras com seu belo conjunto arquitetônico, as incríveis igrejas barrocas com primoroso trabalho do Aleijadinho, a comidinha mineira, fazem da cidade uma verdadeira viagem no tempo.

 

O bandeirante Antônio Dias foi o primeiro a chegar na região em 1698. Começaram a encontrar as pedrinhas escuras no rio Tripuí, era o ouro negro, encoberto por uma fina camada de oxido de ferro. Deu início a corrida do ouro e 30 anos mais tarde a região já contava com 40 mil pessoas, o maior aglomerado da América Latina na época. De Vila Rica, o nome passou para Imperial Cidade de Ouro Preto em 1823. O maior acontecimento foi a Inconfidência Mineira, um movimento libertário que culminou com o enforcamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

 

A cidade tem muito o que visitar. São várias igrejas, palácios, casarões e museus, entre ladeiras cercadas de montanhas. Não tem como não entrar na história e rememorar os tempos coloniais.

 

O Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes, ocupa a antiga Casa da Câmara e cadeia de Vila Rica. Dedicado a preservar a memória da Inconfidência Mineira. Está em um lugar central e estratégico de Ouro Preto.

 

São muitas igrejas e capelas em Ouro Preto. A matriz de Nossa Senhora do Pilar é a segunda mais rica em quantidade de Ouro no Brasil, na decoração foram utilizados 400kg de ouro.

 

A matriz Nossa Senhora da Conceição, se destaca por ter o túmulo do Aleijadinho aos pés da Nossa Senhora da Boa Morte.

 

A igreja de São Francisco de Assis é considerada obra prima de Aleijadinho.

 

A cidade tem o maior conjunto barroco do mundo. A riqueza do ouro impulsionou a vaidade e a competição para construir igrejas mais bonitas que outras.

 

O barroco europeu se adaptou a geografia local,  e o resultado é uma linda cidade em um vale, cercado pelas montanhas mineiras.

 

Circular pelas ladeiras de Ouro Preto e descobrir lojas e mimos.

 

Experimentar o chocolate com bolo a moda mineira.

 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel