Deusa Rodrigues - Travel Agent

Ouro Preto viagem no tempo pela arquitetura barroca

18.dez.17 - atualizado em 04.fev.20



Ouro Preto viagem no tempo pela arquitetura barroca. Considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, é uma das mais visitadas em Minas Gerais.

As ladeiras com seu belo conjunto arquitetônico, as incríveis igrejas barrocas com primoroso trabalho do Aleijadinho, fazem da cidade uma verdadeira viagem no tempo. A comidinha mineira é outro grande atrativo.

Confira as dicas de Ouro Preto, as famosas ladeiras da cidade e seus pontos turísticos.

Sobre a história de Ouro Preto

O bandeirante Antônio Dias foi o primeiro a chegar na região em 1698. Começaram a encontrar as pedrinhas escuras no rio Tripuí, era o ouro negro, encoberto por uma fina camada de oxido de ferro. Deu início a corrida do ouro e 30 anos mais tarde a região já contava com 40 mil pessoas, o maior aglomerado da América Latina na época. De Vila Rica, o nome passou para Imperial Cidade de Ouro Preto em 1823. O maior acontecimento foi a Inconfidência Mineira, um movimento libertário que culminou com o enforcamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Assim como Ouro Preto, a capital do Equador também tem uma área histórica muito bem preservada. Leia sobre: O que fazer em Quito.

Ouro Preto viagem no tempo pela arquitetura barroca

Igrejas, palácios e casarões

A cidade tem muito o que visitar. São várias igrejas, palácios, casarões e museus, entre ladeiras cercadas de montanhas. Não tem como não entrar na história e rememorar os tempos coloniais.

Para quem gosta de história, conheça também: Cultura e museus do Rio de Janeiro.

Ouro Preto viagem no tempo pela arquitetura barroca

Museu da Inconfidência em Ouro Preto

O Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes, ocupa a antiga Casa da Câmara e cadeia de Vila Rica. Dedicado a preservar a memória da Inconfidência Mineira. Lá estão as peças e documentos sobre o período histórico tão importante. Está em um lugar central e estratégico de Ouro Preto.

Ouro Preto viagem no tempo pela arquitetura barroca

Aproveite e se planeje, leia também: Feriados 2020 – viagens com reservas antecipadas.

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

São muitas igrejas e capelas em Ouro Preto. A matriz de Nossa Senhora do Pilar é a segunda mais rica em quantidade de Ouro no Brasil, na decoração foram utilizados 400 kg de ouro. O interior dourado impressiona os visitantes. Considera um exemplo do estilo do barroco mineiro. A imagem de Nossa Senhora do Pilar está no alto da capela-mor, rodeada de anjos e querubins. O teto da igreja é em estilo rococó, com 15 painéis sobre as passagens do Evangelho.

Ouro Preto viagem no tempo pela arquitetura barroca

Quando o assunto é sobre igrejas, conheça também o maior santuário do Brasil: Aparecida Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil.

Igreja São Francisco de Assis – obra prima de Aleijadinho

A igreja de São Francisco de Assis é considerada obra prima de Aleijadinho, que foi responsável pelo projeto da igreja e suas esculturas em pedra sabão. As pinturas são do mestre Ataíde, estão pelo teto que retrata anjos e querubins.

Igreja do Carmo

Foi construída em 1766 por Manuel Francisco Lisboa e depois modificada pelo seu filho, Aleijadinho. O principal destaque são as torres com coroamento em forma de sino, com pequenas pirâmides em obeliscos. Os painéis de azulejo português é umas das atrações. Um detalhe interessante, ao lado da igreja está a casa onde Aleijadinho viveu e hoje é o Museu do Oratório.

Museu do Oratório

Abriga uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII e XX.  A visita é fundamental para conhecer mais a história do Brasil através desses objetos.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Tem um interessante formato circular e os altares tem detalhes orientais, bem diferente das outras.

Matriz Nossa Senhora da Conceição

A matriz Nossa Senhora da Conceição, se destaca por ter o túmulo do Aleijadinho aos pés da Nossa Senhora da Boa Morte.

Igreja de Santa Efigênia

A construção foi do escravo Chico Rei, que foi um monarca no Congo, antes ter sido trazido para o Brasil. Outro dado interessante, Chico Rei depois de concluir a igreja, comprou sua alforria. A igreja está localizada em cima de um morro.

Casa dos Contos

Hoje abriga o Museu e Centro de Estudos do Ciclo do Ouro. O casarão foi construído como residência de um administrador de impostos. Ao logo dos anos foi Casa de Fundição de Ouro, da Moeda, etc.

Teatro Municipal

O Teatro Municipal vale a pena visitar, porque o interior é muito bonito; é o mais antigo das Américas ainda em funcionamento.

Museu de Arte Sacra

O acervo conta com livros, castiçais, imagens de santos, vestimentas, etc.

O maior conjunto barroco – Ouro Preto

A cidade tem o maior conjunto barroco do mundo. A riqueza do ouro impulsionou a vaidade e a competição para construir igrejas mais bonitas que outras.

O barroco europeu se adaptou a geografia local,  e o resultado é uma linda cidade em um vale, cercado pelas montanhas mineiras.

Barroco – em outras cidades das Américas

No interior do México há o primeiro Museu do Barroco, que tem referências a obras de vários países, inclusive o Brasil. O barroco europeu não só se adaptou no Brasil, como também pela América Latina. Confira os destinos brasileiros que são referências em arquitetura barroca.

Viagem para Puebla – a essência do México. 

Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.

Peru – uma cidade viagem transformadora.

Pirenópolis – a cidade histórica de Goiás.

Passeio de Maria Fumaça – Ouro Preto à Mariana

O passeio de trem Maria Fumaça é uma viagem no tempo. São 18 km até Mariana, com linda paisagem de montanhas, em 01 hora de experiência.

Descobrir as ladeiras de Ouro Preto

Circular pelas ladeiras de Ouro Preto e descobrir lojas e mimos. Há muita história, lendas e segredos em cada canto da cidade. Aproveite e circule pelas ladeiras sem pressa.

Onde comer em Ouro Preto

A gastronomia mineira é uma das mais saborosas do Brasil. Come-se muito bem em Minas Gerais e Ouro Preto não é diferente. Há excelentes restaurantes, entre eles destaco: Restaurante Chafariz, Le Chalet Fondue & Bistrô, Santa Matula Casa Bistrô,  Vila Boots Restaurante e Choperia, etc.

Não deixe de experimentar: Frango com quiabo, Tutu, Feijão Tropeiro, Ora-pro-nobis e tantas outras delícias.

Na hora do lanche, experimentar chocolate com bolo a moda mineira, combina com a cidade.

Confira também: Gastronomia em viagem sempre é uma experiência inesquecível.

Onde se hospedar em Ouro Preto

Em Ouro Preto há diversas pousadas e hotéis, super charmosos. São casarões adaptados no centro histórico.

Entre os melhores hotéis estão: Grande Hotel Ouro Preto, Hotel Solar do Rosário, Hotel Pousada Arcanjo, Hotel Luxor, etc.

Entre neste link para reservar hotéis em Ouro Preto.

Como chegar à Ouro Preto

Para quem sai das cidades de fora de Minas Gerais, a melhor maneira é voar até Belo Horizonte e depois seguir de transfer ou carro alugado.

Entre nos links:

Passagem aérea para Belo Horizonte.

Aluguel de carro para Ouro Preto.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel