Deusa Rodrigues - Travel Agent

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

02.fev.18 - atualizado em 01.ago.20

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura. Uma das viagens mais incríveis para o conhecimento da nossa civilização.

A beleza das paisagens, dos Templos, das Pirâmides e nas margens do Rio Nilo é espetacular. O pôr do sol é um momento mágico. Nos passeios há muitas informações, diante desse local que é o “berço da humanidade”. As compras são imperdíveis e com ótimo custo benefício.

Fiz um roteiro completo e reuni as melhores dicas dessa, que é uma verdadeira viagem para a alma.

No México também tem a mesma energia positiva, saiba mais em: Pirâmides do Sol e da Lua.

Civilização antiga – Egito pontos turísticos

A história do Egito começa a 120 mil anos atrás no vale fértil do Rio Nilo. Por volta de 5500 a.C, pequenas tribos já tinham firme controle da agricultura. No período conhecido como Império Antigo, houve um impressionante avanço na arquitetura, arte, tecnologia. O Estado arrecadava impostos para os projetos de irrigação e construções.

Foi nesse período que foram construídas as pirâmides, para monumentos fúnebres para os faraós. Houveram vários outros períodos históricos e um grande apogeu sócio econômico, seguido de declínio, ocupação romana e posteriormente domínio muçulmano. Atualmente depois da Primavera Árabe, o país caminha para se reconstruir.

Você vai gostar de ler também sobre: O que fazer no Peru – Machu Picchu uma viagem transformadora.

Onde o perfume começou

O Egito é uma viagem do conhecimento. Há muito que aprender nos Templos e Pirâmides sobre a civilização. Enquanto a Grécia inventou a democracia e o pensamento moderno, o Egito criou muita coisa para a vida prática.

Toda a história foi registrada através de hieróglifos, sinais da escrita egípcia esculpida nas tumbas e posteriormente desvendada por arqueólogos.

É interessante por exemplo observar como começou o perfume, a partir da essência das flores Lotus e Papiro. Na era de Napoleão muitos monumentos foram levados para Paris, inclusive as tumbas com inscrições e detalhes em hieroglifos, que continham as informações sobre a produção dos perfumes. Os franceses aprimoraram e hoje é um sucesso.

Você pode visitar uma loja de perfume no Cairo, para conhecer as essências e trazer para a casa várias lembranças. As lojas de perfume estão próximas de um dos principais pontos turísticos do Egito, as pirâmides.

Em Paris há um inusitado passeio com workshop sobre perfumes, que você pode preparar o seu exclusivo. Confira o post: Paris passeios inusitados.

Cairo visita ao Museu – Egito pontos turísticos

A cidade do Cairo, muito populosa impressiona pelo movimento e tráfego; uma das principais atrações é o Museu Egípcio com um acervo muito bom, tem cerca de 120 mil itens, além dos tesouros de Tutancâmon. A visita é imperdível principalmente para conhecer a sala especial com sarcófago feito em ouro de Tutankamon.

Entre neste link para comprar o ingresso para o Museu Egípcio do Cairo.

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

Mesquita de Alabastro e Cidadela de Saladino

As mesquitas se destacam na paisagem do Cairo, a mais imponente, no alto de uma coluna com vista para as pirâmides é a Mesquita Muhammad Ali. Tem estilo Bizantino, talvez por isso tenho semelhanças com a Basílica de Santa Sofia na Turquia. Foi construída no século XIX, e é toda coberta pela pedra Alabastro. Vale a pena a visita para conhecer um pouco da religião muçulmana, da arquitetura, além da vista panorâmica, a partir do mirante localizado atrás da mesquita.

É comum ouvir durante o dia os “chamados de Deus” para avisar o horário das rezas islâmicas, dos alto falantes das mesquitas. Todo mundo Árabe conta com mesquitas, que tem os mesmo rituais, de convocação do povo para as rezas em algumas horas do dia.

Acompanhe os posts:

Uma das mesquitas mais bonitas do mundo esta está em Abu Dhabi.
Saiba mais sobre a Santa Sofia e outras atrações da: Turquia.

Mercado Khan el Khalili – Egito pontos turísticos

No centro do Cairo está o mercado Khan el Khalili, que tem mais de 1000 anos. São muitas ruelas com centenas de lojinhas, com produtos variados. Para conhecer a essência do Egito é importante visitar o mercado e pechinchar muito. Próximo ao mercado há simpáticos cafés para provar o chá de hibisco e fumar a shisha ou narguilé, além observar o vai e vem dos nativos e turistas. Se tiver sorte como eu, algum egípcio pode posar para uma foto.

Fazer compras no Egito em mercados e na rua, tem semelhanças com alguns países da Ásia. Saiba mais em: Passagem para a Índia.

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

Pirâmides – Egito pontos turísticos mais importantes

As famosas pirâmides Keops, Kefren e Mikerinos e a Grande Esfinge, se localizam na cidade vizinha Giza separada do Cairo pelo Rio Nilo. A paisagem dos monumentos em meio ao deserto árido é incrível e causa emoção. Foram construídas há cerca de 2.500 a.C e permanecem um grande mistério, como obras grandiosas puderam ser feitas nos primórdios da civilização.

No Egito há em torno de 130 pirâmides, construídas para abrigar os restos mortais de faraós e seus tesouros, para aguardar a transição para outra vida.

A pirâmide Keops mede 147 metros, já a Esfinge tem 20 metros de altura e 57 de comprimento; uma imagem mitológica que representa o corpo de leão e cabeça de humano. As pirâmides no Egito, são os principais pontos turísticos.

O Egito está na minha lista dos: 10 Destinos com energia positiva no mundo.

A viagem ao Egito pode ser conjugada com outros países da Europa.

Acompanhe também o post:Itália as cidades mais visitadas. Roma, Florença, Nápoles e Milão.

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.


Booking.com

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Egito pontos turísticos

Para conhecer os templos a melhor maneira é embarcar em um dos muitos cruzeiros pelo Rio Nilo. Para entrar no barco, na hora do check-in, como eles ficam enfileirados, se passa por dentro de vários, até encontrar o seu.

A melhor rota é de Aswan à Luxor, os barcos param em diversos locais de manhã e a tarde para as visitas aos templos. O almoço é sempre no barco; há diversas categorias, são confortáveis e há pouca opção de luxo.

Viajar em cruzeiros é uma experiência incrível, seja por rio ou mar. Conheça também:

Cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo.
Cruzeiro pelo Rio Reno.

Nilo – visual das viagens da Cleópatra

Cruzeiro pelo Rio Nilo entre Luxor e Aswan é um momento especial. O rio caudaloso, tem em suas margens palmeiras em destaque com o fundo do deserto. Há escalas pela manhã e à tarde em pequenos portos, para visita aos templos. O pós jantar no cruzeiro é o momento de participar da festa típica ou tempo para observar a paisagem do deck do barco.

Esse cenário especial era a rota de Faraós e da cúpula de governantes como Cleópatra, nos deslocamentos pelo Egito ou para outros países.

Experiência numa Feluca – embarcação típica do Egito

Em Aswan tive a experiência de navegar em uma típica embarcação conhecida como “Feluca”, depois segui num passeio pitoresco no lombo de camelo que terminou numa autentica aldeia do povo Núbio. É possível visitar uma casa da aldeia e experimentar doces e se tiver coragem, dar um trago no Narguilé, que é um cachimbo de água utilizado para fumar.

Visitei também a Barragem de Aswan, que foi concluída em 1971 e tem 90 metros de altura; ao regular o fluxo do Rio Nilo e das áreas inundáveis, houve um aumento de 30% na produção agrícola. Vale a pena conhecer.

O pôr do sol no Cruzeiro do Nilo, é um espetáculo para ser apreciado no deck do barco.

Antes de viajar para o destino, você pode conhecer a Exposição Egito Antigo no Centro Cultural BB em São Paulo.

Templos ao longo do Rio Nilo – Egito

Os templos de Luxor, são os que mais me impressionaram. Foram construídos e dedicados ao deus Amon, há peças magníficas e bem conservadas como os colossos de Ramsés II. Também é possível conhecer os obeliscos, veja abaixo sobre a origem desses monumentos.

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

Em Luxor os templos foram construídos de uma forma que, a luz solar incide de maneira especial nas imagens, dando um ar de dramaticidade, principalmente ao pôr do sol. Na minha opinião Luxor é onde tem os templos mais bonitos do Egito.

A visitação aos vários templos é uma aula de história ao vivo e rende belas fotos. Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

O imponente Vale dos Reis

O Vale dos Reis no Egito, é grandioso no meio do deserto. A chegada é realmente impactante. Foi preparado para abrigar túmulos dos principais faraós: Thot-Ank-Amon ou Tutankamon, dos muitos Ramsés, Tutmósis, Amon-Ofis entre outros. Lá estão 63 câmaras mortuárias de faraós, sendo que a mais bonita é de Ramsés IV, com as paredes cobertas de hieróglifos.

Passeio para Alexandria

A cidade de Alexandria está a beira do Mar, a apenas 13 quilômetros do Cairo e é possível fazer um passeio de um dia para visitar. Lá foi um importante porto da civilização antiga, teve a famosa Biblioteca de Alexandria, que foi destruída num incêndio, mas foi construída uma nova no mesmo lugar. Vale a pena conhecer a nova Biblioteca, com conceito moderno e um incrível acervo. Há também as famosas Catacumbas Romanas e outras atrações.

Entre neste link para reservar: Excursão de um dia para Alexandria.

Você pode também decidir se hospedar em Alexandria, veja as ofertas.

Booking.com

Egito – origem dos Obeliscos

A origem dos Obeliscos vem do antigo Egito, A função era dispersar as forças negativas, perfurar as nuvens escuras das tempestades. O termo vem do grego “obeliskos, ou seja, “pilar”, “apontar”. Tem forma quadrangular alongada, era feito a partir de uma única peça de pedra, um monólito. A maioria tinha nas laterais inscrições hieroglíficas.

Os Obeliscos em geral eram formados do corpo e de uma pirâmide no topo; eram considerados monumentos de proteção e defesa. O Obelisco de Luxor que foi levado para Paris, se tornou um grande atrativo.

Outros lugares do mundo criaram monumentos semelhantes, e estão em locais centrais e importantes nas cidades. Os Obeliscos se tornaram atrativos de viagem espalhados pelo mundo.

Conheça outros monumentos como esse pelo mundo. Leia: Obeliscos atrativos de viagem.

Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo

Obeliscos – como eram construídos no Egito

Os obeliscos eram extraídos de pedreiras, abrindo sulcos e escavando em volta uma peça inteira. Antes de gravar os hieróglifos, a superfície era polida com pó de esmeril. Especula-se que as inscrições eram feitas com ferramentas de cobre.

Esta mesma técnica eu vi lá na Ilha de Páscoa, lá os nativos escavam e esculpiam durante muito tempo, uma peça enorme de pedra, para fazer as gigantes estátuas, os conhecidos Moais, espalhadas por toda ilha.

Tanto no Egito como na Ilhas de Páscoa, o grande enigma é, como esses monumentos grandiosos eram transportados e colocados no lugar, sem a tecnologia que temos hoje.

Você vai gostar de ler sobre: Chile paisagens espetaculares.

Onde se hospedar no Egito

A hotelaria no Egito é muito boa com várias redes internacionais.

Entre neste link para reservar hotéis no Cairo.

Para quem dispõe de mais tempo, eu indico se hospedar uma noite em Aswan para curtir esse visual. 


Booking.com

Cruzeiros pelo Rio Nilo

Há inúmeros cruzeiros pelo Rio Nilo, de diversas categorias.

Entre neste link para reservar o Cruzeiro pelo Rio Nilo de Aswan a Luxor – 4 dias saindo do Cairo.

Os decks dos barcos são locais de relax no fim de tarde.

Como chegar ao Egito

Não há voos diretos entre Brasil e Egito, é necessário fazer conexões na Europa ou Oriente Médio.  Entre neste link para pesquisar, reservar e comprar as passagens aéreas para o Egito.

Uma dica é viajar via Dubai com Emirates, assim é possível fazer uma escala e conhecer as atrações da cidade. Veja as ofertas de hotéis em Dubai.

Booking.com

Confira o post: Dubai e o Burj Al Arab.

Egito um destino econômico

O Egito atualmente está econômico para os brasileiros, porque tudo é muito barato. Dois detalhes devem ser observados: as gorjetas são amplamente solicitadas, bem como a negociação na hora das compras, pechinchar faz parte da tradição do mundo árabe.

Viagens para a alma – Egito

Dentro do meu conceito e desse Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como os diversos templos e as Pirâmides do Egito.

Outro destino tão impressionante como o Egito é no Cambodia, no maior complexo de templos da Ásia, saiba mais em: Angkor Wat.

7 Dicas de viagem – Egito pontos turísticos

1 – Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.

2 – O povo egípcio é extremamente hospitaleiro, todos querem ser fotografados ou nos fotografar. Boas fotos são garantidas.

3 – Que tal fazer uma tatuagem de rena ? A rena é uma tradição no mundo árabe.

4 – Aproveite para ir as compras, esses objetos são feitos de pedra Alabastro ficam lindos na decoração.

5 – Nas refeições prefira alimentos cozidos e não verduras ou frutas cruas.

6 – Um destino que combina bem com o Egito é Emirados Árabes, aproveite o voo para Dubai para chegar ao Cairo.

7 – Estive duas vezes no Egito. Na segunda viagem me deparei com a Revolução – Primavera Árabe, acompanhe minha aventura.

Booking.com

História do Egito

A história de cada lugar é um dos componentes importantes em uma viagem. Os acontecimentos formam a “personalidade do lugar”. Conhecendo-se a história do lugar é possível entender melhor o mesmo e aproveitar mais a viagem. No caso do Egito, uma civilização milenar, berço da humanidade é ainda mais emblemático, para entender a nossa história contemporânea.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel