02.fev.18

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura. O Egito é uma das viagens mais incríveis para o conhecimento da nossa civilização. Lá eu percebi que tudo que se aprende nas escolas ao longo da vida, é tão pouco que foi diante de tanta informação depois de visitar templos e pirâmides. Tenho ótimas lembranças das visitas aos templos, da paisagem das margens do Nilo ao pôr do sol, da suave música das mesquitas, etc. Uma viagem no tempo para poder conferir as lembranças de uma época. Esta é realmente uma viagem para alma.

 

 

Uma  civilização muito antiga

A história do Egito começa a 120 mil anos atrás no vale fértil do Rio Nilo. Por volta de 5500 a.C pequenas tribos já tinham firme controle da agricultura. No período conhecido como Império Antigo, houve um impressionante avanço na arquitetura, arte, tecnologia. O Estado arrecadava impostos para os projetos de irrigação e construções. Foi nesse período que foram construídas as pirâmides, para monumentos fúnebres para os faraós. Houveram vários outros períodos históricos e um grande apogeu sócio econômico, seguido de declínio, ocupação romana e posteriormente domínio muçulmano. Atualmente depois da Primavera Árabe, o país caminha para se reconstruir.

 

Por que viajar para o Egito?

Egito é uma viagem do conhecimento. Há muito que aprender nos Templos e Pirâmides sobre o berço da civilização. Enquanto a Grécia inventou a democracia e o pensamento moderno, o Egito criou muita coisa para a vida prática. É interessante por exemplo observar como começou o perfume, a partir da essência das flores Lotus e Papiro. Toda a história foi registrada através de hieróglifo, sinais da escrita egípcia esculpida nas tumbas e posteriormente desvendada por arqueólogos.

 

A cidade do Cairo – Museu Egípcio e trafego intenso.

A cidade do Cairo, muito populosa impressiona pelo movimento e tráfego; uma das principais atrações é o Museu Egípcio com um acervo muito bom. A visita é imperdível principal para conhecer a sala especial com sarcófago feito em ouro de Tutankamon. Se desejar comprar o ingresso para o Museu do Cairo, click no link.

 

As torres das mesquitas se destacam no Cairo

As mesquitas se destacam na paisagem do Cairo, a mais imponente é a Cidadela de Saladino, no alto de uma coluna com vista para as pirâmides. É comum ouvir durante o dia os “chamados de Deus” para avisar o horário das rezas islâmicas, dos alto falantes das mesquitas.

 

Mercado Khan el Khalili – centenas de lojinhas

No centro do Cairo está o mercado Khan el Khalili, que tem mais de 1000 anos. São muitas ruelas com centenas de lojinhas, com produtos variados. Para conhecer a essência do Egito é importante visitar o mercado e pechinchar muito. Próximo ao mercado há simpáticos cafés que para provar o chá de hibisco e fumar a shisha ou narguilé, além observar o vai e vem dos nativos e turistas. Se tiver sorte como eu, algum egípcio pode posar para uma foto.

 

A emoção de visitar as Pirâmides do Egito

As famosas pirâmides Keops, Kefren e Mikerinos e a Grande Esfinge, se localizam na cidade vizinha Giza separada do Cairo pelo Rio Nilo. A paisagem dos monumentos em meio ao deserto árido é incrível e causa emoção. A pirâmide Keops mede 147 m., já a Esfinge tem 20m de altura e 57 de comprimento; uma imagem mitológica que representa o corpo de leão e cabeça de humano.

 

Cruzeiro pelo Rio Nilo – templos e paisagens

Para conhecer os templos a melhor maneira é embarcar em um dos muitos cruzeiros pelo Rio Nilo. Ha barcos de diversas categorias, muito confortáveis, uma ótima experiência de viagem. Na hora do check-in, como eles ficam enfileirados, pode-se passar por dentro de vários, até encontrar o seu barco reservado.

 

O mesmo visual das viagens da Cleópatra

O Cruzeiro pelo Rio Nilo entre Luxor e Aswan é um momento especial. O rio caudaloso, tem em suas margens palmeiras em destaque com o fundo do deserto. Há escalas pela manhã e à tarde em pequenos portos, para visita aos templos. Esse cenário especial era a rota de Faraós e a cúpula de governantes como Cleópatra nos deslocamentos pelo Egito ou com destino a outros países. Pós jantar tem festa típica ou tempo para observar a paisagem do deck do barco.

 

Experiência numa Feluca – embarcação típica do Egito

Em Aswan tive a experiência de navegar em uma típica embarcação conhecida como “Feluca”, depois segui num passeio pitoresco no lombo de camelo que terminou numa autentica aldeia do povo Núbio. Visitei também a Barragem de Aswan.

O pôr do sol no Cruzeiro do Nilo, é um espetáculo para ser apreciado no deck do barco.

Templos ao longo do Rio Nilo

Os templos de Luxor, foram os que mais me impressionaram, são magníficos e bem conservados.

 

Em Luxor os templos foram construídos de uma forma que, a luz solar incide de maneira especial nas imagens, dando um ar de dramaticidade, principalmente ao pôr do sol. Na minha opinião Luxor é onde tem os templos mais bonitos do Egito.

 

A visitação aos vários templos é uma aula de história ao vivo e rende belas fotos.

 

O imponente Vale dos Reis

O Vale dos Reis, é grandioso no meio do deserto. A chegada é realmente impactante. Foi preparado para abrigar túmulos dos principais faraós: Thot-Ank-Amon ou Tutankamon, dos muitos Ramsés, Tutmósis, Amon-Ofis entre outros.

Onde se hospedar no Egito

Para quem dispõe de mais tempo, a indicação é se hospedar uma noite em Aswan.

 

Há inúmeros cruzeiros pelo Rio Nilo, escolha o seu.

Os decks dos barcos são locais de relax no fim de tarde.

 

Dicas do Egito

O povo egípcio é extremamente hospitaleiro, todos querem ser fotografados ou nos fotografar. Boas fotos são garantidas.

 

Que tal fazer uma tatuagem de rena ?

Aproveite para ir as compras, esses objetos são feitos de pedra alabastro ficam lindos na decoração.

Nas refeições prefira alimentos cozidos e não verduras ou frutas cruas.

Um destino que combina bem com o Egito é Emirados Árabes, aproveite o voo para Dubai para chegar ao Cairo.

Estive duas vezes no Egito. Na segunda viagem me deparei com a Revolução – Primavera Árabe, acompanhe minha aventura.

 

 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel