Deusa Rodrigues - Travel Agent

Carnaval pelo mundo: Brasil, Veneza, Caribe, México e outros

09.fev.18 - atualizado em 15.out.20

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

Carnaval pelo mundo: Brasil, Veneza, Caribe, México e outros. No Brasil o Carnaval é uma “marca registrada”, é a maior festa popular do país. É uma época que tudo fica por conta da festa, que acontece de sábado até quarta-feira de cinzas.

Uma ótima opção para viajar e cair na folia, afinal tem Carnaval em quase todos os lugares do Brasil. A festa também acontece em outros países do mundo.

Confira a dicas para viajar, a diversão é garantida!

Você vai gostar também se conhecer mais sobre: Folclore da América do Sul como atrativo de viagem.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

Como começou o Carnaval

Quem diria que a maior festa brasileira tem origens na antiguidade, desde da Mesopotâmia! Começou com a “privação da carne”, daí o nome, durante os jejuns que antecediam nas festas religiosas.

Já nos primórdios os homens se vestiam de mulher, se fantasiavam de reis, se transformavam. Foi no século VIII, que a igreja católica criou a quaresma e logo veio o período antecedente para cometerem excessos: o Carnaval. Essa tradição chegou ao Brasil no período colonial e caiu no gosto dos brasileiros.

Confira as dicas: Viagens pelo Brasil.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

Carnaval pelo mundo: Brasil a maior festa popular

O Carnaval no Brasil acontece de norte a sul, em grandes e pequenas cidades. É a festa popular mais esperada e comemorada. O Rio de Janeiro tem os melhores desfiles na Marques de Sapucaí. Em Salvador tem o Carnaval de rua mais famoso, em Recife e Olinda a cultura popular se faz presente com o Maracatu, os bonecos gigantes, etc.

Em São Paulo agora além dos desfiles no Sambódromo, milhares de foliões se divertem pelas ruas nos blocos; a cidade que antes ficava vazia no Carnaval, hoje fica lotada. Os espaços públicos estão sendo ocupados principalmente pelos jovens paulistanos.

Confira o post: Carnaval das Marchinhas no Brasil.

Carnaval pelo mundo – Rio de Janeiro

O Carnaval do Rio de Janeiro, os desfiles são profissionais e exuberantes. Realmente é uma das maiores experiências de viagem que o Brasil oferece.

Acontecem no sábado e domingo, começam no início da noite até a manhã do dia seguinte. É necessário ter energia para acompanhar os desfiles, porém é inesquecível. O Sambódromo da Avenida Marques de Sapucaí é imponente com bela arquitetura do mestre Oscar Niemeyer.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

Também conhecido como “Passarela do Samba”, o Sambódromo foi um termo cunhado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, que juntou a palavra samba com o sufixo de origem grega, “dromo” que significa lugar de corrida.

Já tive o privilégio de assistir tanto o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro como em São Paulo, sempre intenso e contagiante.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

É muito interessante acompanhar a criatividade de cada escola; o “samba enredo” ou tema escolhido é interpretado pelas várias alas caracterizadas.

A ala das baianas é uma das mais bonitas, principalmente na coreografia dos “girados”, o que garante boas fotos.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

O Carnaval no Rio de Janeiro é uma festa grandiosa com muito luxo nas fantasias.

Escolas de Samba da Elite do Rio de Janeiro

Em fevereiro de 2020 as 12 Escolas de Samba da Elite do Rio de Janeiro foram: Mocidade, Imperatriz, Unidos da Tijuca, Portela, Viradouro, Grande Rio, Salgueiro, Vila Isabel, Beija-Flor, Mangueira, São Clemente e Paraíso do Tuiuti.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

O que fazer no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, continua lindo”, como diz a música. Sem dúvida é uma das mais belas cidades do mundo, sua paisagem natural foi tombada pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade. Os turistas ficam apaixonados por tanta beleza.

O Cristo Redentor é sem dúvida um dos passeios mais bacana que tem no Brasil. A estátua do Cristo tem 709 metros acima do nível no mar, no topo do Morro do Corcovado dentro do Parque Nacional da Tijuca.

Booking.com

O cenário com os morros da Urca e do Pão de Açúcar, integrados à baia de Guanabara e o Aterro do Flamengo, é inesquecível. Esse é também o caminho para o Aeroporto Santos Dumont para as praias e vice-versa, um dos cartões postais do Brasil mais bonitos.

Saiba mais sobre o Rio de Janeiro nos posts:

Rio de Janeiro melhores passeios.
Cultura e museus no Rio de Janeiro.

Aluguel de casas e apartamentos no Rio de Janeiro

Uma tendência atual de hospedagem com aluguel de casas e apartamentos, parceria com Airbnb no Rio de Janeiro.

Carnaval de Olinda – Pernambuco

Durante o ano acontecem vários eventos em Olinda, sendo o principal o Carnaval. Os bonecos gigantes de são a maior atração. O desfile é realizado há mais de 80 anos na cidade. Mais de 500 blocos tomam as ladeiras, numa alegria contagiante. Entre os melhores blocos estão: Bacalhau do Batata, Elefante de Olinda,  Eu acho é pouco, Homem da Meia-Noite, Mangue Beat, etc.


Booking.com

Tambores Silenciosos de Olinda

Toda segunda-feira de Carnaval, acontece em Olinda à meia-noite, o ritual dos Tambores Silenciosos, em que dez nações de Maracatus do Baque Virado, reverenciam os ancestrais africanos que foram escravizados. Esse evento mostra a beleza do sincretismo religioso do Brasil, nasceu da obrigações religiosas dos grupos de maracatus em pedir a proteção dos orixás, antes do Carnaval. Vários grupos de maracatus, participam desse evento.

Conheça também:

O que fazer em Recife – centros culturais, praias e compras.
Olinda joia colonial em Pernambuco.

Aluguel de casas e apartamentos em Olinda

Uma tendência atual de hospedagem com aluguel de casas e apartamentos, parceria com Airbnb em Olinda – PE.

Carnaval pelo mundo – Blocos de rua de São Paulo

Em São Paulo o Carnaval começou devagar, a princípio somente com o Desfile das Escolas de Samba no Sambódromo do Anhembi. Com o tempo começaram os bloquinhos de rua, principalmente na Vila Madalena. Atualmente os blocos começam a dominar as ruas, sejam eles pequenos ou Mega, em diversos bairros e totalmente democráticos.

Tem vários estilos para todos os gostos. Devido ao número de participantes já é o maior Carnaval do Brasil em quantidade. A alegria tomou conta do centro histórico, os engravatados deram lugar à folia.

Leia também em: Blocos de Carnaval em São Paulo começam a dominar as ruas.

Aluguel de casas e apartamentos em São Paulo

Uma tendência atual de hospedagem com aluguel de casas e apartamentos, parceria com Airbnb em São Paulo.

Carnaval pelo mundo – Veneza com máscaras e luxo

Vários países pelo mundo também comemoram o Carnaval, na Europa com tradicionais máscaras como Veneza.  Em Veneza tem o belo Carnaval de máscaras e fantasias luxuosas. É tradicional que começou com os nobres que utilizavam máscaras nos bailes populares para não serem reconhecidos.

É um dos grandes atrativos da cidade, que exploram essa atração com venda de máscaras o ano todo. Há desfiles nas ruas e nos canais, shows com malabaristas, acrobatas, músicos e dançarinos. Os bailes de máscaras continuam com muito luxo. Além do carnaval, a cidade tem como diferencial a bela arquitetura e seus palácios. Estive em Veneza e considero de um dos carnavais mais famosos do mundo e simplesmente inesquecível.

Booking.com

Saiba mais no post: O Carnaval em Veneza é inspiração.

Carnaval pelo mundo com alegria do Caribe

Nas ilhas do Caribe, devido ao clima tropical e miscigenação africana, fica mais parecido com o nosso Carnaval como em Barbados e Jamaica.

Carnaval em Barbados

Na bela ilha de Barbados o Carnaval acontece durante o ano, em datas diferentes das nossas. O destino de Barbados tem inúmeras possibilidades para esportes aquáticos, como mergulho, esqui-aquático e também windsurfe.

Uma ilha que preza pela qualidade de vida, pelo relaxamento e procura deixar os visitantes para se sentirem em férias. O idioma é o inglês, pois teve colonização britânica, assim como outras do Caribe.

Barbados

Com muita animação caribenha, a festa de Barbados conta com muitos turistas.

Carnaval na Jamaica

Na Jamaica está ficando cada vez mais profissional o Carnaval, com bandas consagradas. São várias cidades da Jamaica que celebram com muita cor e diversão, o Carnaval em datas diferentes desde de janeiro até abril. É festa para todos e procura unir pessoas de todas as raças, cores e credos através da música.


Booking.com


A Jamaica conta com praias deslumbrantes e também é conhecida pelo reggae e pela alegria. Uma ilha caribenha tão perto do Brasil, não na questão geográfica, mas na música e nas influências africanas. A ilha tem vegetação exuberante e o sol brilha por lá o ano todo. As cidades da Jamaica, mais visitadas são: Montego Bay, Negril, Ocho Rios, Runaway Bay,  mas há outros outros refúgios deslumbrantes.

Confira o post: Jamaica praias deslumbrantes e alegria caribenha.

Junkanoo – Carnaval de Bahamas

Nassau é a porta de entrada, um paraíso para compras, tem uma ótima vida noturna e a mais movimentada e capital de Bahamas. Tem um charme da arquitetura com heranças da colonização britânica.


Booking.com


Os habitantes são alegres e festeiros como no Brasil e o Carnaval também é popular em Bahamas. A festa conhecida como Junkanoo ocorre em dezembro, tem influências dos africanos, dos europeus, da cultura e música caribenha.

Saiba mais no post: Bahamas onde ficar.

Carnaval pelo mundo – México com sincretismo cultural

O México tem Carnaval desde o século XIX, e uma das características é o sincretismo cultural. As cores vibram ao ritmo de Mambo, Cúmbia, Salsa e Chá Chá Chá. Vale a pena conhecer.

A Cidade do México é uma das maiores do mundo, tem 21 milhões de habitantes. Uma metrópole vibrante, com muitos contrastes e um transito intenso. Foi fundada em 1324 pelos Astecas, recebeu o nome de Tenochtitlán, sobre alguns lagos aterrados. Em 1521 os Astecas foram derrotados pelos espanhóis e começou o período de colonização.


Booking.com


A cidade tem 34 Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO, as Pirâmides do Sol e da Lua – Teothihuacán, estão entre um dos passeios mais visitados e contribuem para o incrementos de visitantes no país. Conheça o México, confira nos posts:

Dia dos Mortos no México.
Pirâmides do Sol e da Lua.
Viagem ao México – do Oceano Atlântico para o Pacífico.

Carnaval - além do Brasil está também presente em outros países

Carnaval pelo mundo – Mônaco realeza no samba

Em Mônaco, reduto da realeza também tem Carnaval de rua, porém em datas diferentes, em meados do ano.

Carnaval pelo Mundo – Montevidéu no Uruguai

No Uruguai tem carnaval que dura 40 dias, de fevereiro ao início de março. Há desfiles de rua e muitos palcos pela cidade. A cidade de Montevidéu tem até Museu do Carnaval.


Booking.com


A cidade vive um aumento de visitantes brasileiros que descobriram seus encantos. Há várias atrações como a Ciudad Vieja e Cidadela onde tudo começou, o Museu do Futebol e Estádio Centenário, a panorâmica Rambla e badalado bairro de Carrasco. Uma dica para viajar no Carnaval para um país vizinho.

Saiba mais sobre: O que fazer em Montevidéu.

Até em Seychelles – Carnaval pelo mundo

Em Seychelles o Carnaval tem desfile de ruas a moda brasileira e acontece em abril.

As Ilhas Seychelles são sinônimo de ilhas paradisíacas, ideal para lua de mel, um reduto de exclusividade. Ficaram ainda mais conhecidas quando a princesa e príncipe decidiram passar a lua de mel num dos hotéis exclusivos.

O que diferencia Seychelles de outros destinos é a paisagem, a natureza deslumbrante, com montanhas, pedras e praias e a diversidade de flora. Seychelles é inesquecível, é união de natureza, romantismo e privacidade!

Carnaval - além do Brasil está também presente em outros países

Carnaval – manifestação folclórica e popular

Viajamos para conhecer novos lugares, novas paisagens e também pelas manifestações populares. A cultura e o folclore, são diferenciais como atrativos.

A maioria dos países das Américas, houveram influências diversas dos indígenas, dos colonizadores e dos africanos. Dessa mistura resultou danças, música, festas, ricas e atraentes, que fazem destino para viajantes do mundo inteiro.

Das minhas viagens pelo continente, tenho na lembrança festas e manifestações coloridas, alegres e inesquecíveis.

Onde se hospedar no período de Carnaval

Como todo evento o ideal é fazer reservas com antecedência. Entre neste link para reservar hotéis no período de Carnaval.

Aluguel de casas e apartamentos pelo mundo. parceria com Airbnb.

Que tal conhecer mais sobre: Hospedagem no Rio de Janeiro?

Como chegar – Carnaval pelo Mundo

Entre neste link para pesquisar e comprar as passagens aéreas.

Dicas de Viagem no Carnaval.

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para viajar.

No Rio dá para aproveitar o Carnaval e os pontos turísticos da cidade.

Seja no Brasil ou no exterior o importante é curtir com moderação.

Roupas para viagem no Carnaval

Que tal já providenciar a fantasia? Confira a Fantasia de Cupido Feminino adulto com asas, parceria com a Amazon.

Em lugares com possibilidades de várias atividades eu recomendo utilizar uma das peças mais versáteis em viagem, a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica é desfilar pelas praias charmosas do Brasil ou do mundo, com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto, disponível na Amazon.

Nota da autora

Agradecimentos ao: Visit Rio, Turismo da Jamaica, de Barbados e de Mônaco.

Devido à pandemia vários eventos de Carnaval serão transferidos de fevereiro de 2021 para outras datas.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel