Deusa Rodrigues - Travel Agent

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

22.fev.18 - atualizado em 13.jul.20



Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina. São várias cidades atraentes para passar férias, eu retornei nesse verão para essa região para conferir as novidades.

Em Blumenau curti a alegria da Sommerfest que acontece em janeiro no mesmo local da Oktoberfest. Circulei por museus e pela antiga “rua da linguiça” em alemão, a Bratwurststrasse estreita e curvada.

Em Balneário Camboriú fui às praias, assim como os nossos vizinhos argentinos, que lotam a cidade nessa época do ano. As paisagens são lindas e tem passeios bacanas.

Essa região é um pedacinho da Alemanha no Brasil e as duas cidades, são experiências incríveis de viagem. Acompanhe minhas dicas sobre Blumenau e Balneário Camboriú.

Leia também: Viagens pelo Brasil.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

Blumenau – a cidade do Oktoberfest

Blumenau fica no Vale do Rio Itajaí, conhecida pela Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo.

Foi fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Dr. Hermann Blumenau, que chegou de barco via Itajaí-Açu, acompanhado de outros dezessete colonos alemães.

Além da vocação turística para festas, também se destaca na indústria têxtil e setores de serviço e comércio.

A viagem para Santa Catarina – Blumenau e Balneários Camboriú, pode ser conjugada com: Foz do Iguaçu no Paraná.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

Prefeitura e Relógio da Flores de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau e Relógio das Flores, estão no outro extremo da Rua XV de Novembro se situam, na mesma praça, a qual também está à beira do rio Itajaí-açu.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

O prédio da Prefeitura tem arquitetura tipicamente alemã e é visível de vários pontos da cidade. Esse é o local escolhido para fotos e self.

Blumenau lembra várias cidades da Europa, leia sobre: Lua de Mel na Alemanha.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

Parque Vila Germânica – onde as festas acontecem

O Parque Vila Germânica, é onde acontece a famosa festa da cerveja em outubro, a OKTOBERFEST. É uma estrutura bem montada com uma agenda de festas durante o ano. A cidade tem uma tendência “festeira” e fez disso um bom negócio. No verão é época da Sommerfest, com muita alegria, embora menor.

No final de novembro até o final de dezembro acontece a: Magia de Natal de Blumenau. A programação conta com desfiles, Fábrica do Papai Noel e os tradicionais Mercados de Natal. As festividades do Natal tem atraído muitos turistas, pois há possibilidades de fazer passeios diversos em várias outras cidades pequenas da região.

Você vai gostar de ler mais sobre o Natal em Blumenau: 9 Viagens no Natal pelo Brasil.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

Leia também sobre os Mercados de Natal na Alemanha.

Restaurantes à noite no Parque Vila Germânica de Blumenau

Na Vila Germânica, além do galpão para festas e eventos, é um complexo com restaurantes, empório, bares, boutiques, etc. Tem o charme das construções típicas europeias, no estilo enxaimel. Funciona o ano todo, mesmo quando não há festividades, é uma opção para sair à noite em Blumenau. 

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

Booking.com

Museu da Família Colonial de Blumenau

O Museu da Família Colonial em Blumenau, retrata como era uma típica casa dos colonos que passaram a ocupar e morar na região. A visita conta com sistema de guia de áudio que apresenta aos visitantes detalhes dos cômodos, móveis e utensílios e também dos habitantes que estiveram no local.

Para quem gosta de conhecer a história do Brasil, confira o post: Cultura e museus do Rio de Janeiro.

Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau

O Museu de Hábitos e Costumes guarda essencialmente roupas, móveis, utensílios e outros itens típicos dos colonos e imigrantes que fizeram a história de Blumenau. O local fica em uma casa com alguns andares bem próxima do Museu da Família Colonial e da Praça do Museu da Cerveja.

A cidade de Curitiba também se destaca por divulgar os costumes de imigrantes, no Memorial Polonês dentro do Bosque João Paulo II. Conheça mais no post: Lua de Mel em Curitiba.

Museu da Cerveja de Blumenau

O Museu da Cerveja é interessante, porque a cultura dos cervejeiros no Brasil está em alta. Fica em uma bela praça bem ao extremo da Rua XV de Novembro, principal via de Blumenau. A praça fica bem próxima ao antigo porto fluvial de Blumenau, dá para desfrutar de uma bela vista do rio Itajaí-açu.

Já no museu, os visitantes têm contato com detalhes sobre o processo de fabricação de cerveja. O local conta com utensílios, fotos e gravuras, bem como com uma sala de vídeo que apresenta as principais atrações turísticas anuais de Blumenau.

Quando se fala em cerveja, não tem como não lembrar de vinhos. Leia sobre:

Vinícolas do Chile qual visitar?
São Roque e a Estrada do vinho no Estado de São Paulo.

Rio Itajaí-Açu- cartão postal de Blumenau

O visual do Rio Itajaí-Açu e as pontes, pode ser observado do Museu da Cerveja; bom momento para provar uma cerveja e observar esse belo cartão postal de Blumenau.

Foto de Eraldo Schnaider

Balneário Camboriú – principais destinos de Santa Catarina

Balneário Camboriú, tem um cardápio de belas praias, entre morros e penhascos. Nos trajeto de carros pelas estradas é possível observar paisagens surpreendentes. Em cada praia um estilo diferente, que torna a viagem incrível.

A cidade também é conhecida pelos prédios altos e modernos, sendo que no  Brasil o edifício mais alto está em Balneário Camboriú, o Yachthouse Pasqualotto&GT, um residencial.

Balneário Camboriú, a origem do nome da cidade há controvérsias, uns dizem que é indígena, da língua tupi, outros dizem que é de origem popular, pescadores usavam o termo “camba o rio”, para virar na curva acentuada do rio.

Os primeiros habitantes foram indígenas, depois com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa, teve início o povoamento. Atraídos pela fertilidade do solo as famílias de origem alemã também se estabeleceram. Hoje a cidade tem uma vocação turística, atraindo visitantes de todo o Brasil e principalmente argentinos.

As praias de Santa Catarina são lindas, assim como as do nordeste. Leia também: O que fazer em Fortaleza.

As praias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú, tem diversas praias para todos os gostos. Cada uma mais bonita que a outra, emolduradas por costões de pedra e vegetação exuberante.

A Praia Central é a mais movimentada e visitada, tem 7 quilômetros de extensão, local ideal para caminhadas. A Avenida Atlântica oferece muitos quiosques, bares, sorveterias, cafés e restaurantes, vá passear no final da tarde e ficar para jantar.

Lua de Mel em Balneário Camboriú em Santa Catarina

A Praia do Pinho é para pratica do “naturismo”, campo de nudismo, a Taquara é cenário com mar e costão de pedra.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

A Praia de Laranjeiras é ótimo destino para família. Há outras praias a explorar, de modo geral a cidade é bonita e também ótima alternativa para férias de verão.

A Praia do Estaleiro é indicada para surfe e a Estaleirinho é o local das baladas e para aproveitar as Casas Sky Beach, uma sensação no litoral catarinense. A Praia do Estaleirinho a paisagem é de costões e vegetações bem preservadas, com vários hotéis, pousadas, bares e restaurantes, localizada a 12 quilômetros do centro.

Há um tour que sai de Balneário Camboriú para Blumenau e Pomerode, faça a reserva neste link.

Se você gosta de viajar com pet, confira o post sobre da Salute Imóveis: Lugares para passear com seu pet em Balneário Camboriú.

Praia Brava – paraíso em Santa Catarina

Outra opção é visitar a badalada praia Brava, já no município de Itajaí, mas bem ao lado de Balneário Camboriú. O local é muito procurado por turistas, principalmente na temporada de verão, onde acontecem eventos.

Que tal conhecer outra cidade com praias paradisíacas? Reserve o tour à Bombinhas.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

Booking.com

Parque Unipraias – bondinhos em Balneário Camboriú

O Parque Unipraias é um complexo com 3 estações, integradas por bondinhos aéreos para 8 pessoas. O visual é sensacional, porque o passeio liga 2 praias: a Barra Sul e a Laranjeiras.

Além do mirante espetacular, no topo está a estação Mata Atlântica, que conta com algumas atrações:

O Youhooo! É um trenó na montanha que circula em trilhos, por 710 metros, para duas pessoas.

A Fantástica Floresta, é uma espécie de túnel “encantado” na montanha, com fadas mágicas, duendes, etc.

O Zip Rider, são modernas cadeiras estilo teleférico, que podem atingir a velocidade de 60 km, a 240 metros de altura com uma linda vista das praias.

Um dos melhores passeios é embarcar num barco estilo pirata para: Praia de Laranjeiras e de lá o teleférico Unipraias.

Pontal ótimo lugar para passear

Um lugar ótimo para caminhar no final da tarde e ver o mar. Do Pontal Klaus Fischer é possível ter uma vista panorâmica da Praia central, tem 452 metros de comprimento. A noite é ponto para os pescadores de peixe-espada.

Oceanic Aquarium

Balneário Camboriú tem uma nova atração, o Oceanic Aquarium com diversas espécies de peixes, além de cobra, pinguins, jacarés, tartarugas, etc. O edifício conta com dois andares para visitação, sendo um para espécies de água salgada e outro de água doce. No total há vinte e cinco recintos diferentes, que reproduzem o habitat de diversos animais, além das águas, tem cenários com folhas, raízes, arbustos, teto retrátil, etc. Uma atração imperdível para quem gosta de conhecer mais sobre a vida animal.

Teatro Bruno Nitz – cultura 

Para atividades culturais em Balneário Camboriú, o Teatro Bruno Nitz, é o melhor lugar. Está localizado em um prédio moderno, conta com boa infraestrutura para espetáculos e comporta 345 pessoas sentadas. Vale conferir a programação durante a estadia.

Passeios na região de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está a 38 km do município de Penha, onde se localiza o Parque Beto Carreiro, uma possibilidade de passeio. O incrível parque multi temático é o maior da América latina e é diversão certa. Foi construído pelo sonhador Beto Carreiro depois que voltou de uma viagem ao parque da Disney.

Entre neste link para comprar o ingresso para o Parque Beto Carreiro.

A partir de Blumenau dá para fazer passeios à Brusque para compras, há um excelente custo benefício de preços na região, que compensam o deslocamento.

Outra possibilidade é visitar a pequena e charmosa Pomerode. Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil é uma grata surpresa em Santa Catarina, uma verdadeira imersão europeia.

Confira o post: Lua de Mel no Brasil.

Onde se hospedar em Blumenau e Balneário Camboriú

Há bons hotéis nas duas cidades. Veja as minhas indicações.

Link para reservar hotéis em Blumenau.

Entre neste link para reservar hotéis em Balneário Camboriú.

Blumenau:
Hotel Plaza Blumenau.

Balneário Camboriú:
Infinity Blue Resort & SPA.
Ibis Styles Balneário Camboriú.
Marambaia Hotel & Convenções.

Como chegar a Blumenau e Balneário Camboriú

Uma das melhores maneiras de chegar à região é voar até o aeroporto de Navegantes, que está à 56 km de Blumenau e 14 km de Balneário Camboriú.

Também é possível voar para Florianópolis, no entanto é mais distante. No aeroporto há possibilidade de utilizar transfer ou alugar em carro. Também há serviço de ônibus regular para as 2 cidades.  A cidade de Florianópolis tem incríveis praias e atrativos que valem a pena conjugar a viagem, quando se dispõe de mais tempo.

Entre nestes links para:

Reserva e compra de passagens aéreas para o Aeroporto de Navegantes ou Florianópolis.

Aluguel de carro em Santa Catarina.


Booking.com

Outros destinos de Santa Catarina

O estado é privilegiado no quesito praias. Os argentinos e uruguaios já descobriram isso e no verão estão por todos os lados. Os cenários de praias entre montanhas, vegetação abundante, fortificações, casarios são deslumbrantes. Há praias incríveis em: Florianópolis, Garopaba, Palhoça, Imbituba – Praia do Rosa, Laguna, Bombinhas, Itapema, etc.

Para quem viaja à Santa Catarina outra opção é conhecer a praia de Governador Celso Ramos e o Ponta dos Ganchos Resort.

Booking.com

Onde comer 

Para comer em Blumenau a recomendação é ir no Vila Germânica, e provar a comida alemã do Eisenbahn Bierhaus.

Há opções com bons restaurantes em Balneário Camboriú, entre eles estão: Number Seven, Lucca Lounge & Bistrô, Bistrô Palatare, Bistrô Felissimo, Restaurante Segredos do Sabor, Recanto da Sereia, etc.

Uma dica é provar a “Cuca”, um tipo de bolo, que faz parte da gastronomia do sul do Brasil.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

Se você gosta de comer bem, acompanhe o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Seguro Viagem

Um item muito importante é o Seguro Viagem, uma segurança. Entre neste link para comparar e comprar o Seguro Viagem online.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.
  1. Olá muito obrigada.Continue me seguindo.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel