Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagens no outono – a meia estação nos hemisférios norte e sul

20.mar.18 - atualizado em 18.mar.24



Viagens no outono nos hemisférios norte e sul.

O período traz temperaturas mais amenas, nem tão quente quanto o verão e nem tão frio como o inverno, a chamada meia estação.

Há vantagens em viajar nessa época do ano, a beleza da paisagem, o colorido das folhas das árvores, bem como pelos melhores preços, além dos lugares ficarem mais tranquilos, fora da alta estação.

Uma época inesquecível para viajar, confira as dicas.

Você vai gostar de ler sobre: Lua de Mel em Gramado e passeios da Serra Gaúcha.

Viagens no outono

Viagens no Outono – Hemisférios Sul e Norte

No dia da mudança de estação é o equinócio de outono, quando o dia e a noite tem a mesma duração – 12 horas. A palavra de origem latina, que significa noites iguais.

Na antiguidade a Europa comemorava com festas essa passagem do tempo, tanto no equinócio de outono como de primavera. Hoje quem comemora são os turistas que tem muitas opções de paisagem para conhecer.

Você vai gostar de ler sobre: Viagens na primavera na Europa e outros lugares.

Estações do Ano nos 2 Hemisférios

O outono no hemisfério norte, com estações mais definidas, as vegetações ganham um tom avermelhado, como cobre que deixa as paisagens espetaculares.

No hemisfério sul também há lugares fascinantes onde se pode observar a beleza da natureza no outono.

Hemisfério Sul

Outono – 21/março a 20/junho

Inverno – 21/junho a 20/setembro

Primavera – 21/setembro a 20/dezembro

Verão – 21/dezembro a 20/março

Hemisfério Norte

Outono – 21/setembro até 20/dezembro

Inverno – 21/dezembro a 20/março

Primavera – 21/março até 20/junho

Verão – 21/junho até 20/setembro

Viagens no outono

Características – Viagens no Outono

As características do outono, a meia estação, um período de transição entre o verão, com temperaturas altas e o inverno com baixas. Os dias ficam um pouco mais curtos, as noites um pouco mais frias.

A beleza do outono está na coloração das folhas das árvores, que passam da cor verde para variações de amarelo, laranja, vermelho e marrom, quando caem formam tapetes coloridos pelas ruas.

As folhas mudam de cor, devido à diminuição da luz solar e deixem de fazer a fotossíntese. Há países com eventos especiais da estação, que torna ainda mais atraente as viagens no outono.

Outono no Hemisfério Sul

No hemisfério sul há lugares em diversos países tem características únicas devido a geografia, que tornam uma experiência no outono muito especial.

Outono no Brasil – Região Serrana

A estação do outono no Brasil tem destaque nas regiões serranas.

Campos do Jordão

Um dos melhores lugares para curtir a incrível coloração das árvores é em Campos do Jordão.

Viagens no outono

Para observar a beleza da vegetação, pode-se passear pelas alamedas arborizadas do bairro de Capivari, bem como no Horto Florestal e nos diversos passeios, inclusive no trem turístico em vagão Maria Fumaça.

Booking.com

Saiba mais em: Lua de Mel em Campos do Jordão.

Gramado e Canela

Outra região imperdível no outono é a Serra Gaúcha, embora o fluxo maior seja no inverno, a meia estação tem a vantagem de ter melhores preços, além da coloração incrível das folhas da árvores.

As cidades de Gramado e Canela, que tem características da colonização europeia, ficam ainda mais incríveis no outono.

Booking.com

Dá para aproveitar os inúmeros passeios, bem como a deliciosa e farta gastronomia, sempre acompanhada de um bom vinho da Serra Gaúcha.

Confira os passeios da Serra Gaúcha.

Páscoa no Brasil

No outono do Brasil, o principal evento é a Páscoa, ótimo momento para provar as delícias de chocolate tanto das fábricas da Serra Gaúcha como de Campos do Jordão.

Chile no Outono 

No Chile as estações são bem definidas, no inverno atrai muitos turistas brasileiros pela neve, mas no outono a paisagem é surpreendente.

Há diversas regiões para observar as cores do outono, como a capital Santiago. A cidade tem belos parques e ruas bem arborizadas, que ficam ainda mais bonitas.

Outras regiões para observar a mudança de tonalidade das árvores, são na área central e nos “Lagos e Vulcões chilenos”.

Leia também: O que fazer em Santiago.

Pucón e o Lago Vilarrica, no centro do Chile, distante 800 km de Santiago é um dos pontos para viajar no outono.  A pequena e encantadora cidade se desenvolveu ao redor do lago com suas praias e a beleza da floresta tropical.

Booking.com

Um pouco mais ao sul, já na região da Patagônia, estão as cidades de Puerto Montt, Puerto Varas, e Fruttillar; a região tem paisagens emolduradas por Lagos cor de turquesa e com vulcões ao fundo, que fica ainda mais bonita no outono.

Leia também sobre: Chile paisagens espetaculares.

Viagens no outono

Outono em Buenos Aires

A capital da Argentina também tem ares europeus, sua arquitetura imponente do início do século passado, seus lindos parques é o ambiente ideal para viagens no outono. Um dos melhores passeios em Buenos Aires é circular pelas ruas, dos vários bairros turísticos e arborizados.

Booking.com

Aproveite Buenos Aires para jantar com vinho e tango, visitar as cafeterias para um chocolate quente e caminhar muito pela cidade. A dica é visitar os bairros: Recoleta, San Telmo, Plaza San Martin, Puerto Madero, etc.

Acompanhe o post: Buenos Aires sempre uma ótima opção de viagem.

Viagens no Outono – Savanas da África

Na África do Sul a paisagem das savanas é belíssima, há um contraste das regiões áridas com os tons avermelhados da vegetação, tudo no habitat de uma fauna única! Nos safáris, é possível observar mais animais, porque com as savanas ficam com poucas folhagens, o que torna mais fácil a visualização.

O pôr do sol no continente africano é sempre um espetáculo e no outono fica ainda mais indescritível com os tons de vermelho. Um dos melhores lugares para conferir a bonita da vegetação no outono é durante os safáris no Kruger National Park.

Booking.com

No sul do país, a região da Cidade do Cabo também fica linda nessa época, sobretudo no Parque Nacional do Cabo da Boa Esperança e na região das vinícolas.

Saiba mais no post: África do Sul safáris e paisagens.

Outono no Hemisfério Norte

Para aproveitar melhor a beleza do outono, alguns países, ou regiões se destacam mais.

Canadá – Outono no Hemisfério Norte

O outono no Canadá é um momento muito especial, as paisagens ficam espetaculares, com as árvores em diversas tonalidades de vermelho, amarelo e cobre.

O destaque é para: Toronto, Quebec, Ottawa, Vancouver e as Montanhas Rochosas, além de poder ficar em lindos hotéis castelos.

Viagens no outono

A cidade de Ottawa foi eleita pelos canadenses como a melhor cidade para curtir o outono. Os parques são os melhores lugares para observar a beleza da natureza nessa época do ano.

Booking.com

O outono é a época para observar a Maple Leaf, a folha vermelha que está na bandeira canadense. A partir da folha é extraído uma essência que é preparado, o delicioso xarope Maple, que tem a mesma consistência do mel.

O outono é o período de eventos importantes no Canadá, como o Halloween e Thanksgiving, época da abundância da abóbora; os restaurantes do país oferecem pratos deliciosos como o pumpikin pie, torta de abóbora, aliás os canadenses são criativos na culinária.

Leia sobre: Montanhas Rochosas do Canadá.

Viagens no outono

Nova York – Outono no Hemisfério Norte

Outro destino inesquecível no outono é Nova York.

Assim como outros lugares do hemisfério norte, o colorido das folhas das árvores deixa Nova York mais bonita. O ambiente fica também mais romântico e por isso vários casais visitam a cidade nessa época do ano.

Viagens no outono

As incríveis paisagens que podem ser vistas, principalmente nos parques: Central Park, Bryant Park, Madison Square Park e The High Line (parque suspenso).

Booking.com

O outono é época também de grandes eventos nos Estados Unidos, como o Halloween, Dia de Ações de Graças, a Black Friday com promoções incríveis.

No final de novembro, começam as vitrines da Natal, outro atrativo da cidade. Há grandes e pequenos eventos, com feirinhas charmosas em diversos bairros.

Você vai gostar de ler sobre: Estações do ano em Nova York.

Castelos da Alemanha – Outono no Hemisfério Norte

O contraste da arquitetura histórica, dos castelos e das folhagens das árvores no outono é inesquecível na Alemanha.

As grandes cidades ficam lindas, principalmente em seus parques, mas as regiões do interior, mais arborizadas ficam ainda mais espetaculares. As pequenas cidades medievais, os locais a beira dos rios, são ótimos destinos de viagem no outono.

Uma das mais bonitas no outono é a cidade de Colônia e região, que está as margens do Rio Reno.

Booking.com

Além da paisagem, em novembro começam os Mercados de Natal em várias regiões, dá para aproveitar os passeios, fazer comprinhas e provar delícias locais nas barracas. Na mudança de estação, as lojas promovem liquidações, que vale a pena aproveitar. Viagens no outono, a meia estação é ideal na Europa.

Acompanhe os posts:

Cruzeiro pelo Rio Reno – Holanda, França, Alemanha e Suíça.
Mercados de Natal na Alemanha.

Viagens no outono

Outono em Paris – Hemisfério Norte

A França é um lugar outro lugar perfeito para o outono. A capital Paris, a cidade mais visitada do mundo e também a mais bonita quanto à arquitetura, fica especial. A dica é passear pelos lindos parques para observar a mudança das cores da árvores.

Booking.com

O Jardim de Tuileries é um dos meus passeios preferidos na cidade. Além da beleza, é um lugar histórico, construído desde 1554 junto do Palácio de Tuileries, por ordem de Catarina de Medici.

Adoro sentar em um dos bancos e observar as alamedas ornamentadas com esculturas entre a vegetação. A cada estação, tem um colorido diferente, no outono é um espetáculo.

Acompanhe o post: Paris a cidade do bel-prazer.

Viagens no outono

Interior da França no Outono

O outono no interior da França é um cenário de cinema, principalmente nas regiões vinícolas com suas cidades históricas como: Estrasburgo, Bordeaux, Dijon, etc.

As cidades principais são cercadas por outras menores, com vinhedos centenários, que tem passado de pai para filho. A arquitetura muitas vezes medieval, alguns castelos, rodeadas por arborização.

Booking.com

Na gastronomia francesa, o destaque no outono são pratos com produtos da estação, como cogumelos. Também é época das sopas de abóbora, cenoura e espinafre, além de outras delícias. O vinho francês é um atrativo a mais no outono.

Confira os posts:

Pontos turísticos de Bordeaux – Aquitaine.
Dicas de viagem para a Borgonha – Dijon e região.

Japão – Outono no Hemisfério Norte

As cores do outono no Japão são uma atração, assim como na primavera. Os japoneses veem a cor vermelha como símbolo da vida, o outono é considerado um renascimento.

Viagens no outono

Na região de Kyoto várias atrações estão em parques e jardins com muito arborização, ideal para ver o outono em sua plenitude.

Um dos melhores lugares em Tóquio para conferir as cores do outono é no Showa Kinen Park. A Ilha de Hokkaido também é super recomendável conhecer.

Booking.com

A maple tree, ou bordo em português, é mesma família da Maple Leaf do Canadá se destaca pelo Japão. A árvore ou arbusto, é da espécie Aceraceae, tem mais de 100 espécies, sendo que a maioria é da Ásia.

No Japão assim como outros países, também há comemorações da boa colheita, com festas e desfiles.

Saiba mais no post: Viagem ao Japão e Tóquio.

Onde Ficar – Viagens no Outono

Entre neste link para reservar hotéis nos destinos mencionados.

Hotéis do Hemisfério Sul

Campos do Jordão

Os destinos indicados do Brasil, para Campos do Jordão, uma excelente opção é o Toriba Hotel, categoria luxo.

Gramado

Em Gramado uma das recomendações é o Laghetto Allegro Hotel.

Chile

Em Santiago uma das melhores opções são os hotéis em Las Condes. Em Pucon indico o Antumalal e Puerto Varas o Hotel Cabaña del Lago.

Buenos Aires

A cidade de Buenos Aires tem inúmeras possibilidades, a dica é ficar no bairro da Recoleta ou em Puerto Madero.

África do Sul

Na África do Sul a indicação é para o Kapama no Kruger Park Bay.

Hotéis do Hemisfério Norte

Canadá

No Canadá a dica é a Fairmonth, que tem algumas propriedades em castelos.

Nova York

Em Nova York se o orçamento, permitir fique em alto estilo, fique em hotéis na região de Times Square.

Paris

Quanto a Paris eu indico o Le Littre no bairro de Saint Germain, e no interior há pequenos e charmosos hotéis a escolher.

Alemanha

No interior da Alemanha um bom programa é fazer Cruzeiro Fluvial pelo Rio Reno.

Tóquio

No Japão a indicação de hospedagem é o Keio Plaza Hotel.

Como Chegar nos Destinos Mencionados

Há voos diretos ou conexões para as cidades no outono, confira as ofertas.

vai-de-promo

Roupas para Viajar no Outono

O que levar na mala vai depender do país a ser visitado, bem como dos passeios a fazer.

Em geral no outono é importante viajar com camisetas ou malhas de manga comprida, calças mais grossas, sapatos fechados ou botas.

Como é estação de transição, pode ter dias mais quentes ou frios, invista também nas camisetas básicas de manga curta para colocar por baixo de tudo, estilo roupa “cebola”, várias camadas, para se adaptar ao clima ao longo do dia.

Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Um bom casaco é sempre fundamental para a noite ou dias mais frios. No final do outono, talvez seja necessário, acessórios mais potentes como cachecol e luvas.

Para trilhas e caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

As mulheres podem usar e abusar dos xales, lenços, echarpes ou pashminas.

Dicas de Viagens no Outono

Toda viagem necessidade de planejamento e providências, confira o post: Dicas para Viajar.

Buscar as promoções de meia estação, tanto da parte aérea como dos hotéis.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel