Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagens no outono, a meia estação nos hemisférios norte e sul

20.mar.18 - atualizado em 07.jun.20



Viagens no outono nos hemisférios norte e sul. O período traz temperaturas mais amenas, nem tão quente quanto o verão e nem tão frio como o inverno, a chamada meia estação.

Há vantagens em viajar nessa época do ano, a beleza da paisagem, o colorido das folhas das arvores, bem como pelos melhores preços, além dos lugares ficarem mais tranquilos, fora da alta estação.

Como é viajar no outono e quais os melhores lugares? Siga minhas dicas de viagens no outono.

Viagens no outono, a meia estação nos hemisférios norte e sul

Viagens no Outono – hemisférios norte e sul

No dia da mudança de estação é o equinócio de outono, quando o dia e a noite tem a mesma duração – 12 horas. A palavra de origem latina, que significa noites iguais. Na antiguidade a Europa comemorava com festas essa passagem do tempo, tanto no equinócio de outono como de primavera.

Hoje quem comemora são os turistas que tem muitas opções de paisagem para conhecer.

Você vai gostar de ler sobre: Viagens na primavera na Europa e outros lugares.

Estações do ano nos hemisférios

O outono no hemisfério norte, com estações mais definidas, as vegetações ganham um tom avermelhado, como cobre que deixa as paisagens espetaculares.

No hemisfério sul também há lugares fascinantes onde se pode observar a beleza da natureza no outono.

Hemisfério Norte

Outono – 21/setembro até 20/dezembro

Inverno – 21/dezembro a 20/março

Primavera – 21/março até 20/junho

Verão – 21/junho até 20/setembro

Hemisfério Sul

Outono – 21/março a 20/junho

Inverno – 21/junho a 20/setembro

Primavera – 21/setembro a 20/dezembro

Verão – 21/dezembro a 20/março

Características – Viagens no outono

As características do outono, a meia estação, um período de transição entre o verão, com temperaturas altas e o inverno com baixas. Os dias ficam um pouco mais curtos, as noites um pouco mais frias.

A beleza do outono está na coloração das folhas das arvores, que passam da cor verde para variações de amarelo, laranja, vermelho e marrom, quando caem formam tapetes coloridos pelas ruas. As folhas mudam de cor, devido à diminuição da luz solar e deixem de fazer a fotossíntese.

Há países com eventos especiais da estação, que torna ainda mais atraente as viagens no outono.

Outono no hemisfério norte

Para aproveitar melhor a beleza do outono, alguns países, ou regiões se destacam mais.

Canadá – viagens no outono com paisagens espetaculares

O outono no Canadá é um momento muito especial, as paisagens ficam espetaculares, com as arvores em diversas tonalidades de vermelho, amarelo e cobre. O destaque é para: Toronto, Quebec, Ottawa, Vancouver e as Montanhas Rochosas. A cidade de Ottawa foi eleita pelos canadenses como a melhor cidade para curtir o outono. Os parques são os melhores lugares para observar a beleza da natureza nessa época do ano.

O outono é a época para observar a Maple Leaf, a folha vermelha que está na bandeira canadense. A partir da folha é extraído uma essência que é preparado, o delicioso xarope Maple, que tem a mesma consistência do mel.

O outono é o período de eventos importantes no Canadá, como o Halloween e Thanksgiving, época da abundância da abóbora; os restaurantes do país oferecem pratos deliciosos como o pumpikin pie, torta de abóbora, aliás os canadenses são criativos na culinária.

Leia sobre: Montanhas Rochosas do Canadá.

Viagens no outono, a meia estação nos hemisférios norte e sul

Nova York nas viagens no outono

Outro destino inesquecível no outono é Nova York. Assim como outros lugares do hemisfério norte, o colorido das folhas das árvores deixa Nova York mais bonita. O ambiente fica também mais romântico e por isso vários casais visitam a cidade nessa época do ano. As incríveis paisagens que podem ser vistas, principalmente nos parques: Central Park, Bryant Park, Madison Square Park e The High Line (parque suspenso).

O outono é época também de grandes eventos nos Estados Unidos, como o Halloween, Dia de Ações de Graças, a Black Friday com promoções incríveis. No final de novembro, começam as vitrines da Natal, outro atrativo da cidade. Há grandes e pequenos eventos, com feirinhas charmosas em diversos bairros.

Você vai gostar de ler sobre: Estações do ano em Nova York.

Outono na Alemanha – castelos e rio

O contraste da arquitetura histórica, dos castelos e das folhagens das árvores no outono é inesquecível. As grandes cidades ficam lindas, principalmente em seus parques, mas as regiões do interior, mais arborizadas ficam ainda mais espetaculares. As pequenas cidades medievais, os locais a beira dos rios, são ótimos destinos de viagem no outono.

Além da paisagem, em novembro começam os Mercados de Natal em várias regiões, dá para aproveitar os passeios, fazer comprinhas e provar delícias locais nas barracas. Na mudança de estação, as lojas promovem liquidações, que vale a pena aproveitar. Viagens no outono, a meia estação é ideal na Europa.

Acompanhe os posts:

Cruzeiro pelo Rio Reno – Holanda, França, Alemanha e Suíça.

Mercados de Natal na Alemanha.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

Outono em Paris – cenários perfeitos

A França é um lugar outro lugar perfeito para o outono. A capital Paris, a cidade mais visitada do mundo e também a mais bonita quanto à arquitetura, fica especial. A dica é passear pelos lindos parques para observar a mudança das cores da arvores.

O Jardim de Tuileries é um dos meus passeios preferidos na cidade. Além da beleza, é um lugar histórico, construído desde 1554 junto do Palácio de Tuileries, por ordem de Catarina de Medici. Adoro sentar em um dos bancos e observar as alamedas ornamentadas com esculturas e arvores. A cada estação, tem um colorido diferente, no outono é um espetáculo.

Acompanhe o post: Paris a cidade do bel-prazer.

Viagens no outono, a meia estação nos hemisférios norte e sul

O interior da França e as cores do outono

O outono no interior da França é um cenário de cinema, principalmente nas regiões vinícolas com suas cidades históricas como: Strasburgo, Bordeuax, Dijon, etc. As cidades principais são cercadas por outras menores, com vinhedos centenários, que tem passado de pai para filho. A arquitetura muitas vezes medieval, alguns castelos, rodeadas por arborização.

Na gastronomia francesa, o destaque no outono são pratos com produtos da estação, como cogumelos. Também é época das sopas de abóbora, cenoura e espinafre, além de outras delícias. O vinho francês é um atrativo a mais no outono.

Confira os posts:

Pontos turísticos de Bordeaux – Aquitaine.

Dicas de viagem para a Borgonha – Dijon e região.

Outono no Japão – espetacular

As cores do outono no Japão são uma atração, assim como na primavera. Os japoneses veem a cor vermelha como símbolo da vida, o outono é considerado um renascimento.

Na região de Kyoto várias atrações estão em parques e jardins com muito arborização, ideal para ver o outono em sua plenitude. A maple tree, ou bordo em português, é mesma família da Maple Leaf do Canadá se destaca pelo Japão. A árvore ou arbusto, é da espécie Aceraceae, tem mais de 100 espécies, sendo que a maioria é da Ásia.

No Japão assim como outros países, também há comemorações da boa colheita, com festas e desfiles.

Acompanhe os posts: Viagem ao Japão e Tóquio.

Outono no Hemisfério Sul

No hemisfério sul há lugares em diversos países tem características únicas devido a geografia, que tornam uma experiência no outono muito especial.

Viagens no outono – savanas com tons vermelhos

Na África do Sul a paisagem das savanas é belíssima, há um contraste das regiões áridas com os tons avermelhados da vegetação, tudo no habitat de uma fauna única! Nos safáris, é possível observar mais animais, porque com as savanas ficam com poucas folhagens, o que torna mais fácil a visualização. O pôr do sol no continente africano é sempre um espetáculo e no outono fica ainda mais indescritível com os tons de vermelho. No sul do país, a região da Cidade do Cabo também fica linda nessa época, sobretudo no Parque Nacional do Cabo da Boa Esperança e na região das vinícolas.

Saiba mais no post: África do Sul safáris e paisagens.

Viagens no outono, a meia estação nos hemisférios norte e sul

Chile no outono – paisagens surpreendentes

No Chile as estações são bem definidas, no inverno atrai muitos turistas brasileiros pela neve, mas no outono a paisagem é surpreendente.

Há diversas regiões para observar as cores do outono, como a capital Santiago. A cidade tem belos parques e ruas bem arborizadas, que deixam ainda mais espetacular. Outras regiões para observar a mudança de tonalidade das árvores, são na área central e nos “Lagos e Vulcões chilenos”.

Leia também: O que fazer em Santiago.

Pucón e o Lago Vilarrica, no centro do Chile, distante 800 km de Santiago é um dos pontos para viajar no outono.  A pequena e encantadora cidade se desenvolveu ao redor do lago com suas praias e a beleza da floresta tropical.

Um pouco mais ao sul, já na região da Patagônia, estão as cidades de Puerto Montt, Puerto Varas, e Fruttillar; a região tem paisagens emolduradas por Lagos cor de turquesa e com vulcões ao fundo, que fica ainda mais bonita no outono.

Leia também sobre: Chile paisagens espetaculares.

Outono em Buenos Aires

A capital da Argentina também tem ares europeus, sua arquitetura imponente do início do século passado, seus lindos parques é o ambiente ideal para viagens no outono. Um dos melhores passeios em Buenos Aires é circular pelas ruas, dos vários bairros turísticos e arborizados.

Aproveite Buenos Aires para jantar com vinho e tango, visitar as cafeterias para um chocolate quente e caminhar muito pela cidade. A dica é visitar os bairros: Recoleta, San Telmo, Plaza San Martin, Puerto Madero, etc.

Acompanhe o post: Buenos Aires sempre uma ótima opção de viagem.

Outono no Brasil – na região serrana

A estação do outono no Brasil tem destaque nas regiões serranas. Um dos melhores lugares para curtir a incrível coloração das árvores é em Campos do Jordão. Para observar a beleza da vegetação, pode-se passear pelas alamedas arborizadas do bairro de Capivari, bem como no Horto Florestal e nos diversos passeios, inclusive no trem turístico em vagão Maria Fumaça.

Saiba mais em: Lua de Mel em Campos do Jordão.

Outra região imperdível no outono é a Serra Gaúcha, embora o fluxo maior seja no inverno, a meia estação tem a vantagem de ter melhores preços, além da coloração incrível das arvores. As cidades de Gramado e Canela, que tem características da colonização europeia, ficam ainda mais incríveis no outono. Dá para aproveitar os inúmeros passeios, bem como a deliciosa e farta gastronomia, sempre acompanhada de um bom vinho da serra gaúcha.

Confira os passeios da Serra Gaúcha.

No outono do Brasil, o principal evento é a Páscoa, ótimo momento para provar as delícias de chocolate tanto das fábricas da Serra Gaúcha como de Campos do Jordão.

Onde ficar – viagens no outono

Entre neste link para reservar hotéis nos destinos mencionados.

No Canadá a dica é a Rede Fairmonth, que tem algumas propriedades em castelos.

Em Nova York se o orçamento, permitir fique em alto estilo, fique em hotéis na região de Times Square.

Quanto a Paris eu indico o Le Littre no bairro de Saint Germain, e no interior há pequenos e charmosos hotéis a escolher.

No interior da Alemanha um bom programa é fazer Cruzeiro Fluvial pelo Rio Reno.

No Japão a indicação de hospedagem é o Keyo Plaza Hotel em Tóquio e New Myako em Kyoto.

Na África do Sul a indicação é para o Kapama no Kruger Park e em Cape Town eu indico o Table Bay.

Em Santiago uma das melhores opções são os hotéis em Las Condes.Em Puco indico o Antumalal Hotel e Puerto Varas o Cabaña del Lago.

A cidade de Buenos Aires tem inúmeras possibilidades, a dica é ficar no bairro da Recoleta ou em Puerto Madero.

Os destinos indicados do Brasil, para Campos do Jordão, uma excelente opção é o Toriba Hotel, categoria luxo.

Como chegar nas cidades mencionadas

Há voos diretos ou conexões para as cidades no outono. Entre neste link para reservar e comprar as passagens aéreas.

Roupas para viagens no outono

O que levar na mala vai depender do país a ser visitado, bem como dos passeios a fazer. Um bom casaco é sempre fundamental para a noite ou dias mais frios. No final do outono, talvez seja necessário, acessórios mais potentes como cachecol e luvas.

Em geral no outono é importante viajar com camisetas ou malhas de manga comprida, calças mais grossas, sapatos fechados ou botas. Como é estação de transição, pode ter dias mais quentes ou frios, invista também nas camisetas básicas de manga curta para colocar por baixo de tudo, estilo roupa “cebola”, várias camadas, para se adaptar ao clima ao longo do dia.

As mulheres podem usar e abusar dos xales, lenços, echarpes ou pashminas.

Dicas de viagens no outono

Toda viagem necessidade de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.

Buscar as promoções de meia estação, tanto da parte aérea como dos hotéis.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel