Deusa Rodrigues - Travel Agent

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

27.mar.18 - atualizado em 03.dez.20



Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível. As viagens proporcionam muitas vivencias, que ficam como patrimônio da nossa memória. Conhecer lugares com cultura diferente é o grande atrativo.

Eu como uma viajante apaixonada, tenho lembranças de refeições especiais, sejam elas as mais simples na rua, no transporte, em restaurantes pouco conhecidos ou nos restaurantes memoráveis.

Confira nos diversos destinos os sabores da comida local.

Se você gosta de comer bem, confira o post: O que fazer em Lima.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Gastronomia como lembranças da viagem

A gastronomia é um dos fatores importantes em viagem, afinal necessitamos nos alimentar, porém é mais que isso, é ter experiências, provar novos sabores, que ficaram como parte das lembranças de viagem.

Desde os primórdios dos tempos, os homens em suas viagens descobriram novos sabores, fizeram intercâmbios e espalharam para o mundo. Assim o macarrão que foi inventado na China, foi levado para a Itália pelo explorador Marco Polo.

A comida chinesa e japonesa estão populares, são encontradas em diversos países. A comida francesa é sinônimo de sofisticação e também está presente nos restaurantes de alta gastronomia.

O nosso Brasil não poderia ficar de fora, afinal temos uma gastronomia muita rica, com diversas influências portuguesa, indígena, africana e de outros povos que por aqui chegaram.

Saiba sobre a influência da gastronomia peruana em São Paulo no post: Chefs peruanos em restaurantes de São Paulo;

Origem do nome – Gastronomia

A palavra gastronomia vem do grego antigo: gastros, estômago e nomia, lei do conhecimento. Desde dos primórdios do planeta, em busca de alimentação, o homem fez experiências para preparar pratos com o melhor sabor. Muitos pratos foram inventados, pelo fato dos ingredientes serem os únicos disponíveis no momento. Os destinos turísticos divulgam muito a boa gastronomia como atrativo.

Há grandes “cases” de sucesso da gastronomia como fator de atração na França, na Itália, hoje no Peru e tantos outros países.

Para conhecer mais, a dica é ler o livro: De Caçador a Gourmet, que relata sobre os alimentos, os rituais e os costumes até o desenvolvimento da gastronomia. Descreve a relação entre a cultura e a alimentação. Uma parceria entre o Blog Deusa Rodrigues, com a empresa Amazon.

Saiba mais sobre: Itália e as cidades mais visitadas.

Gastronomia em viagem – pratos exóticos

Eu viajo pelo mundo e tenho o privilégio de ter experimentado a gastronomia de diversos países. Quanto ao quesito pratos inusitados, posso mencionar a sopa de ninho de andorinhas na China e o churrasco de Kudu no Continente Africano. Gastronomia em viagens faz parte das nossas melhores experiências.

Gastronomia em viagens pelo Japão – frutos do mar

Em Tóquio, uma cidade cosmopolita se encontra bons restaurantes. Eu comi muito bem por lá, meu método foi me informar qual o melhor prato de cada restaurante que visitava, destaque os pratos os frutos mar sempre muito frescos.

Booking.com

Também visitei no interior do Japão os mercados de peixes, que contam com pequenos restaurantes que servem frutos do mar frescos, realmente com sabores deliciosos. O Sushi e o Sashimi viram moda no mundo principalmente entre os jovens.

Leia sobre: Viagem ao Japão: Tóquio, Kyoto, Nara, Hiroshima, Hokaido e Monte Fuji.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Gastronomia chinesa e curiosidades

A gastronomia chinesa é bem variada. Não há consenso entre historiadores, no entanto a lenda é que, por exemplo, o macarrão foi inventado na China. Desde os primórdios o macarrão faz parte da dieta chinesa.

Em viagem à China, ou mesmo nos países onde há colônia chinesa, é possível observar em restaurantes especializados a arte do macarrão, técnica conhecida como Mian.

Booking.com

É um espetáculo acompanhar o feitio do macarrão com as mãos. Através de passos simples, nas mãos experientes do chef chinês, a massa é torcida, esticada, dobrada, com múltiplas repetições. Vale a pena conhecer e o melhor provar, eu adorei participar de um jantar com esse espetáculo.

O prato mais típico na China é o Pato Laqueado, que tem características únicas para ser feito, não dá para sair do país sem experimentar a iguaria.

Saiba mais em: China viagens e curiosidades.

Livro sobre Gastronomia Chinesa

Um livro muito interessante, Gastronomia Chinesa, a conceituada nutricionista da Inglaterra, Wynnie Chan criou versões de pratos populares com ingredientes mais nutritivos. Há um passo a passo de como preparar as delícias e 80 receitas que vale a pena conferir.

Gastronomia da Tailândia – leve, natural e picante

A gastronomia Thai, tem muitos vegetais, arroz e condimentos. É uma culinária leve, condimentada e saborosa, mas deve ter uma atenção para os pratos picantes. Há opções com macarrão de arroz frito, camarões, amendoim, molho de peixe, castanha de caju, creme de coco, especiarias diversas, etc.


Booking.com


Os pratos tradicionais da Tailândia são: Pad Thai, Gai Phad Med Mamuang, Khao Soy, etc. Os tour de aula de culinária estão bem populares entre os turistas que visitam a Tailândia.

Conheça mais em: Tailândia o que fazer – um destino completo.

 

Gastronomia em viagens – França uma das melhores cozinhas

Na França a gastronomia é sensacional. Desde os pratos elaborados como os mais simples. A boa comida vem da época em que a corte francesa realizava banquetes frequentes. Depois da Revolução Francesa, chefs de cozinha dos palácios, desempregados começam a abrir seus próprios restaurantes e aí deu-se a outra revolução – a alta gastronomia francesa ficou acessível.


Booking.com


Na França se come muito bem, seja em restaurantes de alta gastronomia como em lugares simples, com destaque para as cidades do interior, principalmente nas regiões de vinhos: Alsácia, Borgonha e Aquitaine.

Você vai gostar de conhecer alguns lugares para lanches no post: Paris a cidade do bel-prazer.

Gastronomia na Itália – muito saborosa

A comida italiana dispensa comentários. Tudo muito bom: massas, pães, frios, vinho e sobremesas que fazem qualquer um se esquecer do regime. Um detalhe interessante é que a comida é boa, tanto em restaurantes sofisticados como nos simples.


Booking.com


Uma boa refeição italiana não poderia ficar sem os famosos “antepastos”, que são servidos para iniciar as refeições, simplesmente divinos. A culinária italiana caiu no gosto popular de todo o Planeta Terra, tanto que é possível encontrar restaurantes italianos nos mais diversos lugares do mundo. A gastronomia italiana é uma das minhas preferidas.

Veja o post: Carnaval em Veneza.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Gastronomia em viagens pelos Emirados Árabes

Em Dubai a comida é variada e primorosa. Os bons restaurantes estão nos hotéis pelo fato de ter permissão para bebida alcoólica. São grandes redes de hotéis que capricham no menu. É uma cidade cosmopolita com restaurantes de diversas partes do mundo, no entanto a maioria dos hotéis, se orgulha de ter chefs do Líbano, com menus de comidas árabes.


Booking.com


A gastronomia é excelente em Dubai, seja em grandes restaurantes como nos shopping centers. A gastronomia em viagens de Dubai, vão ficar na memória, porque come-se bem por lá.

Saiba mais sobre os Emirados Árabes nos posts:

Dubai – Burj ao Arab e outras dicas.
Viagem para Abu Dhabi.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Gastronomia na Turquia

A comida é deliciosa e lembra um pouco a gastronomia árabe. Dentre os pratos típicos destaque para Testi Kebab, mistura de carne e vegetais com molho.

A Turquia é conhecida por delícias como o tarama, caviar vermelho, mexilhões recheados com arroz e especiarias.

Outra boa dica são os meze, pequenas porções que incluem o pide (pequenas pizzas turcas).



Booking.com


O chá de maçã, é uma delícia e servido pós refeições, bem como em outros momentos do dia. A bebida alcóolica, o destilado anis raki faz parte das tradições.

Quanto às sobremesas há diversas opções como as Tâmaras secas.

Saiba mais nos posts:

Capadócia passeio de balão e hotéis em cavernas.
Viagens para a Turquia com paisagens, cultura e história.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Gastronomia exótica de Marrocos

O Marrocos se destaca pela gastronomia exótica, que mescla os produtos locais, com um toque único e exclusivo. Dentre os pratos mais famosos estão: o Cuscuz Marroquino que é imperdível, a Bastila, o Tagine, etc.


Booking.com


Uma gastronomia muita apreciada na Europa, onde há vários restaurantes de comida marroquina, principalmente na França.

Outro detalhe muito interessante, é observar os malabarismos na hora de servir o chá de menta ou hortelã, uma bebida deliciosa, presente em todas as refeições. Assim como o nosso cafézinho, o chá é um costume muito comum,  eu adorei isso no Marrocos.

Comida mexicana – uma das mais diferentes

A comida mexicana é uma das mais diferentes que temos nas Américas. A gastronomia tem fortes influências dos povos Astecas, Maias e outros além da herança dos colonizadores espanhóis. A gastronomia mexicana está popular no Brasil e principalmente nos Estados Unidos.


Booking.com


Há pratos que passam horas para feitos e levam diversos produtos. O chili, a pimenta mexicana está sempre presentes nos menus. Há uma variedade grande e o destaque vai para: Guacamole, Tacos, Burritos e tantas outras delícias. Eu participei de um aula de como preparar o Guacamole, com um chef em Los Cabos, adorei a experiência e o prato, mas falta um pouco de talento e dotes de cozinheira.

Saiba mais nos posts:

Viagem à Puebla – a essência do México.
México – roteiro do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico.

Gastronomia em viagens para Portugal

A gastronomia em Portugal é levada a sério, come-se muito bem. O prato mais famoso é o bacalhau que é servido de várias maneiras, cada um mais delicioso que outro.

Booking.com

Os famosos pastéis de Belém são uma atração turística, não há que resista. Os “Travesseiros de Sintra” são parada obrigatória para quem visita a cidade. Não pode faltar à mesa um bom vinho, como o do Porto e tantos outros.

Leia também: Portugal e os pontos turísticos.

Como fica a culinária abaixo da linha do Equador?

No Hemisfério Sul há uma riqueza gastronômica irresistível, porque mescla a herança europeia com os produtos locais, sejam eles da Cordilheira do Andes, das savanas africanas, dos Oceanos Atlântico, Pacífico ou Índico, etc.

Gastronomia em viagens pelo Chile – frutos do mar e pratos patagônicos

A gastronomia no Chile também é muito boa, tanto de pratos da Patagônia com carne como os frutos do mar. A culinária tem influências variadas: da tradição indígena, da herança europeia, com a riqueza dos produtos locais, como os frutos de mar frescos da costa. Do Oceano Pacífico vem os crustáceos e principalmente de o salmão.

Os pratos típicos são: Caldilho de Congrio, empanadas, Pastel de Choclo, Crahquicán e humitas, Huaso chileno, Ceviche, entre outros.


Booking.com


O serviço no Chile é excelente, o que garante também a qualidade dos restaurantes. Seja qual for o prato escolhido, regado ao um bom vinho chilena fica ainda melhor. A região de vinícolas do Chile reuni as degustações com ótima gastronomia.

Leia sobre: Vinícola no Chile qual visitar? ; Chile paisagens deslumbrantes.

Gastronomia em viagem pelo Peru – ceviche como “case de sucesso”

O Peru é sem dúvida um destino que investe na gastronomia. A formação de jovens chefes de cozinha é uma prioridade do país. Oque elevou o nível da gastronomia no Peru, foi a criatividade aliada os ingredientes únicos. Há uma variedade de milho, batata e outros produtos dos Andes, além de frutos do mar da melhor qualidade das águas gelados do Oceano Pacífico. Da Amazônia peruana vem a influência com os produtos da selva e modos diferentes de preparo.

Booking.com

O Ceviche, peixe cru marinado é a estrela do cardápio peruano, acompanhado de um pisco sour. O Ceviche está a cada dia mais popular, principalmente com os jovens. Nas grandes metrópoles do mundo, há disputados restaurantes peruanos, com excelente opções.

Leia também sobre:

Peru uma viagem transformadora.
O que fazer em Lima.

Gastronomia em viagens pelo Uruguai

A culinária Uruguai é reconhecida internacionalmente devido à Parrilha, que se destaca pela excelência, com diferentes tipos de carne na grelha. O melhor lugar para provar a Parrilha é o Mercado del Puerto em Montevidéu.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Outro atrativo são os vinhos para acompanhar as carnes. Entre os melhores vinhos estão os da cepa Tannat, intensos e inesquecíveis. Há tours em vinícolas pelo Uruguai, que oferecem degustação com almoço.

Booking.com

Uma delícia que faz sucesso no Uruguai é o doce de leite, de ótima qualidade, devido a indústria leiteira desenvolvida. Esse é um item que não falta nos cafés da manhã dos hotéis do país.

Conheça mais sobre nos posts:

O que fazer em Montevidéu.
Punta del Este – Uruguai.

O que comer em Bogotá

Provar Ajiaco, prato típico da região de Bogotá. É uma espécie de sopa bem consistente à base de batata que leva também frango, alcaparras e milho. É servido com arroz e abacate.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

O delicioso Ajiaco , que pode ser encontrado em restaurantes do centro de Bogotá.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Uma dica em viagens à Bogotá é visitar o concorrido restaurante La Puerta Falsa. Na entrada, há balcão em que é possível comprar diversos tipos de doces e salgados locais. Já no restaurante, que fica no andar superior, acessível por escada, é possível comer pratos típicos como Ajiaco, certamente o mais famoso de Bogotá.

Booking.com

Saiba mais sobre no post: Museu do Ouro de Bogotá.

Da lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, há 2 propriedades de Bogotá: El Chato e Leo. Confira a lista de 2019.

Gastronomia no Brasil

No Brasil diante da variedade, não há como dizer qual é prato é melhor. Os tradicionais são a nossa famosa feijoada e o churrasco, no entanto há por regiões muitas opções,

No Sul a dica é provar a carne em Gramado, num ambiente semelhante a um CTG – Centro de Tradições Gaúchas, típico, autêntico a sugestão é curtir a “Noite Gaúcha”, Os visitantes são recebidos com chimarrão e após o jantar há show folclórico.


Booking.com


Outro programa imperdível em Gramado é aproveitar a gastronomia com influências europeias:  para o jantar o “fondue” da “Noite Suíça”. Há também jantar com dança típica, na “Noite Alemã”.

Lua de Mel em Gramado com os encantos da serra

A “comidinha mineira” é sem dúvida uma das mais saborosas, aliada as sobremesas típicas, o queijo de Minas com doce de leite ou goiabada. Veja as dicas de doces no post: Instituto Flamel – Araxá.

No Nordeste Brasileiro, a carne de sol, a macaxeira, a moqueca, o acarajé, a tapioca, estão entre os pratos deliciosos da nossa culinária. Eu quando estou em alguma cidade nordestina, tenho que provar uma das delícias locais. Nas praias há muita opção, que eu classifico como “gastronomia pé na areia”, o peixe grelado é uma das especialidades. Confira no posts: O que fazer em Fortaleza.

No Norte temos os produtos da Amazônia, em pratos exóticos e diferentes, como o Tacacá, o Pato a Tucupi, entre outros. Saiba mais no post: O que fazer em Manaus.

O centro do Brasil tem uma gastronomia baseada nos produtos do serrado brasileiro, como o Arroz de Pequi, Empadão Goiano, entre outros. Veja a matéria sobre: Pirenópolis – cidade histórica de Goiás.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Acompanhe o post: Viagem para o Natal Luz de Gramado.

Gastronomia em viagens pelas savanas africanas

Estive diversas vezes no Continente Africano e pude experimentar um pouco da comida de cada país. Tudo é muito saboroso, principalmente nos lodges de safáris. Esses hotéis-lodges, que são refúgios de luxo na savana tem por necessidade de ter um bom restaurante, com chefes dedicados.


Booking.com


Os jantares, nos safáris tem várias opções e não decepcionam. Em alguns é possível comer carne de caça como de Kudu, essa tipo de gastronomia em viagem é diferente e inusitado.

 

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Confira o post: Turismo de Experiência na África.

Gastronomia em viagem pela Polinésia Francesa – peixe cru e requinte francês

Se come muito bem na Polinésia Francesa, porque a gastronomia é baseada na francesa, porém com toque tropical dos frutos do mar.

Booking.com

O prato mais típico é  o “Poisson Cru”, peixe cru marinado no limão, está sempre presente nos passeios e nas opções do almoço. O peixe cru à moda tahitiana é leve e saboroso, combina com o clima das ilhas da Polinésia Francesa.

Conheça mais em: O que fazer na Polinésia Francesa – ilhas paradisíacas do Oceano Pacífico.

Como chegar aos países mencionados

Entre neste link para comparar, reservar e comprar as passagens aéreas.

Onde se hospedar nos países mencionados

A oferta de hotelaria pelo mundo é muito grande. Entre no link para reservar hotéis.

Dicas sobre Gastronomia em viagens

Uma dica importante é seguir as indicações recomendadas sobre os pratos de cada lugar.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel