Deusa Rodrigues - Travel Agent

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

27.mar.18 - atualizado em 17.nov.19



Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível. As viagens proporcionam muitas vivencias, que ficam como patrimônio da nossa memória. Conhecer lugares com cultura diferente é o grande atrativo. A gastronomia também é um dos fatores importantes, afinal necessitamos nos alimentar, mais que isso, queremos provar novos sabores. Eu como uma viajante apaixonada, tenho lembranças de refeições especiais, sejam elas as mais simples na rua, no transporte, em restaurantes pouco conhecidos ou nos restaurantes memoráveis. Gastronomia em viagens é sempre uma das melhores lembranças.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Origem do nome – Gastronomia

A palavra gastronomia vem do grego antigo: gastros, estômago e nomia, lei do conhecimento. Desde dos primórdios do planeta, em busca de alimentação, o homem fez experiências para preparar pratos com o melhor sabor. Muitos pratos foram inventados, pelo fato dos ingredientes serem os únicos disponíveis no momento. Os destinos turísticos divulgam muito a boa gastronomia como atrativo. Há grandes “cases” de sucesso da gastronomia como fator de atração na França, na Itália, hoje no Peru e tantos outros.

Gastronomia com pratos exóticos

Eu viajo pelo mundo e tenho o privilégio de ter experimentado a gastronomia de diversos países. Quanto ao quesito pratos inusitados, posso mencionar a sopa de ninho de andorinhas na China e o churrasco de Kudu no Continente Africano.Foram experiências extraordinárias pelo mundo. Gastronomia em viagens faz parte dos roteiros.

Gastronomia nos Emirados Árabes

Em Dubai a comida é variada e primorosa. Os bons restaurantes estão nos hotéis pelo fato de ter permissão para bebida alcoólica. São grandes redes de hotéis que capricham no menu. É uma cidade cosmopolita com restaurantes de diversas partes do mundo, no entanto a maioria dos hotéis, se orgulha de ter chefs do Líbano, com menus de comidas árabes. A gastronomia é excelente seja em grandes restaurantes como nos shopping centers. A gastronomia em viagens para Dubai, vão ficar na memória.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Tanzânia gastronomia das savana

Estive diversas vezes no Continente Africano e pude experimentar um pouco da comida de cada país. Tudo é muito saboroso, principalmente nos lodges de safáris. Esses hotéis-lodges, que são refúgios de luxo na savana tem por necessidade de ter um bom restaurante, com chefes dedicados. Os jantares, nos safáris tem várias opções e não decepcionam. Em alguns é possível comer carne de caça como de Kudu, essa tipo de gastronomia em viagem é diferente e inusitado.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Gastronomia do Japão – frutos do mar

Em Tóquio, uma cidade cosmopolita se encontra bons restaurantes. Eu comi muito bem por lá, meu método foi me informar qual o melhor prato de cada restaurante que visitava, destaque os pratos os frutos mar sempre muito frescos. Também visitei no interior do Japão os mercados de peixes, que contam com pequenos restaurantes que servem frutos do mar frescos, realmente com sabores deliciosos. O Sushi e o Sashimi viram moda no mundo principalmente entre os jovens.

Leia sobre: Viagem ao Japão: Tóquio, Kyoto, Nara, Hiroshima, Hokaido e Monte Fuji.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Gastronomia requintada da França – melhores cozinhas

Na França a gastronomia é sensacional. Desde os pratos elaborados como os mais simples. A boa comida vem da época em que a corte francesa realizava banquetes frequentes. Depois da Revolução Francesa, chefs de cozinha dos palácios, desempregados começam a abrir seus restaurantes e aí deu-se a outra revolução – a alta gastronomia francesa ficou acessível. Na França como um todo se come muito bem, seja em restaurantes de alta gastronomia como em lugares simples, com destaque para as cidades do interior, principalmente na região de vinhos: Borgonha e Aquitaine.

Você vai gostar de conhecer alguns lugares para lanches no post: Paris em três dias de viagem.

Gastronomia em viagens: sempre uma experiência inesquecível

Gastronomia no Chile – frutos do mar e pratos patagônicos

A gastronomia no Chile também é muito boa, tanto de pratos da Patagônia com carne como os frutos do mar. O Oceano Pacífico propicia boa culinária com variedade de crustáceos e principalmente de Salmão. O serviço no Chile é excelente, o que garante também a qualidade dos restaurantes. Seja qual for o prato escolhido, regado ao um bom vinho fica ainda melhor. A região de vinícolas do Chile reuni as degustações com ótima gastronomia.

Leia sobre: Vinícola no Chile qual visitar; Chile paisagens deslumbrantes.

Gastronomia no Peru – “case de sucesso”

O Peru é sem dúvida um destino que investe na gastronomia. A formação de jovens chefes de cozinha é uma prioridade do país. Oque elevou o nível da gastronomia no Peru, foi a criatividade aliada os ingredientes únicos. Há uma variedade de milho, batata e outros produtos dos Andes, além de frutos do mar da melhor qualidade das águas gelados do Pacífico. O Ceviche, peixe cru marinado é a estrela do cardápio peruano, acompanhado de um pisco sour.

Leia também sobre:

Chefs peruanos em restaurantes de São Paulo;

Peru uma viagem transformadora.

Gastronomia na Polinésia Francesa – peixe cru e requinte francês

Se come muito bem na Polinésia Francesa, porque a gastronomia é baseada na francesa, porém com toque tropical dos frutos do mar. O prato mais típico é  o “Poisson Cru”, peixe cru marinado no limão.

Gastronomia em viagens para Portugal

A gastronomia em Portugal é levada a sério, come-se muito bem. O prato mais famoso é o bacalhau que é servido de várias maneiras. Os famosos pastéis de Belém são uma atração turística, não há que resista. Os “Travesseiros de Sintra” são parada obrigatória para quem visita a cidade. Não pode faltar à mesa um bom vinho, como o do Porto e tantos outros.

Leia também: Portugal e os pontos turísticos.

Como chegar aos países mencionados

Entre neste link para comparar, reservar e comprar as passagens aéreas.

Onde se hospedar nos países mencionados

A oferta de hotelaria pelo mundo é muito grande. Entre no link para reservar hotéis.

Agradecimentos pelas fotos concedidas: Promperu, Hoteis Explora Valle Sagrado e &Beyond Tanzânia.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel