Deusa Rodrigues - Travel Agent

Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo

30.abr.18 - atualizado em 03.abr.20

Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo

Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo. Os belos monumentos são atrações de: do Egito, Buenos Aires, Washington, Vaticano, Paris, São Paulo, etc. Passei a me interessar mais por obeliscos depois que visitei o Egito. Conferi de perto os Obeliscos de Luxor, sua beleza e importância histórica.

Eu tenho fotografado durante minhas viagens e gosto das localizações, sempre estratégicas, em pontos centrais das cidades. Obeliscos são referências no turismo.

Reuni dicas de alguns lugares onde o Obelisco é um atrativo e que pode fazer parte do seu próximo roteiro de viagem.

Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo

Egito – origem dos Obeliscos

A origem dos Obeliscos vem do antigo Egito, A função era dispersar as forças negativas, perfurar as nuvens escuras das tempestades. O termo vem do grego “obeliskos, ou seja, “pilar”, “apontar”. Tem forma quadrangular alongada, era feito a partir de uma única peça de pedra, um monólito. A maioria tinha nas laterais inscrições hieroglíficas.

Os Obeliscos em geral eram em formados com  uma pirâmide no topo. No Antigo Egito os Obeliscos eram considerados monumentos de proteção e defesa. O Obelisco de Luxor que foi levado para Paris  e se tornou um grande atrativo.

Outros lugares do mundo criaram monumentos semelhantes, e estão em locais centrais e importantes nas cidades. Os Obeliscos se tornaram atrativos de viagem espalhados pelo mundo.

Conheça mais sobre: Egito pontos turísticos – pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo

Buenos Aires – Obeliscos atrativos de viagem e ponto de encontro

O Obelisco de Buenos Aires, está na área central, no entroncamento das Avenidas 9 de Julio e Corrientes. A localização também é ótima, virou referência e ponto turístico e ponto de encontro. Durante o evento Olimpíadas da Juventude, que aconteceu em 2018, o Obelisco de Buenos Aires, ficou ornamentado com os arcos símbolo. Deu mais visibilidade para esse ícone de Buenos Aires. Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo.

Conheça: Buenos Aires na Argentina – sempre uma ótima opção de viagem.

Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo

Washington – Obeliscos atrativos de viagem e ponto estratégico

O Obelisco de Washington está majestosamente na esplanada com um lago, tendo à frente o Capitólio. Na construção da cidade, tudo foi muito bem planejado para destacar a grandiosidade. Eu recomendo o livro Símbolo Perdido do Dan Brown, sobre os mistérios dos monumentos de Washington e a Maçonaria. Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo.

Saiba mais em: Viagen para Washington –  centro do poder.

Vaticano – Obeliscos atrativos de viagem e fé

O Obelisco do Vaticano, na Praça São Pedro, é espetacular. É um dos mais emblemáticos, mais famosos do mundo e sem dúvida muito visitado. É original de Aswan no Egito, construído em granito vermelho com 40 metros, foi levado para o Vaticano por Calígula. Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo.

Conheça sobre: Itália e as cidades mais visitadas.

Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo

Paris – Obeliscos atrativos de viagem e obra de arte

O Obelisco de Luxor está estrategicamente localizado na Praça da Concórdia em Paris. Ele é muito bonito com o topo em forma de pirâmide de ouro, decorado de hieroglifos egípcios. Na base há desenhos explicativos da origem e o passo a passo do transporte até a capital francesa. Uma verdadeira obra de arte. Tem 3300 anos de existência e chegou em Paris em 1833 e somente em 1836 foi colocado onde está hoje. Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo.

Leia sobre: Paris a cidade do bel-prazer.

Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo

Londres Agulha da Cleópatra – Obeliscos atrativos de viagem

O Obelisco de Londres tem o nome de Agulha da Cleópatra ou Cleopatra´s Needle, está localizado na margem do rio Tamisa, perto da estação de metrô Embankment. O monumento tem 21 metros de altura e 224 toneladas. Ao seu lado há duas grandes esfinges de bronze, que são réplicas do original, bem como uma placa explicativa. Esse é um dos obeliscos que são atrativos de viagem.

Foram construídos dois obeliscos no Egito no século XV a.C por ordem do faraó Tutemés III. Eles foram doados por Mehemet Ali, para Londres e Nova York, respectivamente, depois das Batalhas do Nilo e Alexandria. Quanto ao nome, a palavra “obelisco” provem do termo grego obeliskos, diminutivo de obelos, que significa “agulha”; o interessante é que os dois monumentos, não tem nenhuma ligação com a rainha Cleópatra.

Você vai gostar de ler sobre: O melhor de Londres – cidade com tradição e cosmopolita.

Obelisco Agulha da Cleópatra em Nova York

O Obelisco Agulha da Cleópatra em Nova York, está localizado no Central Park. O monumento de granito com 224 toneladas, fica a poucos passos da Quinta Avenida. Assim como o de Londres, também para ser transportado do Egito para Nova York, houve muito esforço. O transporte foi financiado pelo milionário William Henry Vanderbilt e instalado no parque em 1881. É uma ótima dica para conhecer e passear pelo Central Park.

Saiba mais sobre: Nova York nas quatro estações.

Obelisco de São Paulo – herança histórica

O Obelisco de São Paulo, localizado no Ibirapuera, o mais famoso do Brasil, homenageia os Heróis de 1932. A localização também excepcional na entrada do parque Ibirapuera, de frente da Avenida Vinte e Três de Maio e da Avenida Brasil. Ele é também um mausoléu, que guarda os corpos dos quatros estudantes assinados na Revolução Constitucionalista. Para conhecer o Obelisco de São Paulo o ideal é aproveitar e conhecer a região. No Parque Ibirapuera há museus, planetário, lago e um muito verde, ideal para caminhadas. Próximo ao Parque está o charmoso bairro do Ibirapuera com Shopping, restaurantes e lojas. Obeliscos: atrativos de viagem espalhados pelo mundo.

Conheça: Atrações de São Paulo – rooftops, museus, mercados, etc.

fotógrafo: José Cordeiro

Obelisco de Montevidéu – homenagem aos Constituintes

O Obelisco aos Constituintes está próximo à avenida mais importante de Montevidéu, a 18 de Julio com a Artigas Boulevard, em frente ao Parque  Battle. Esse monumento  tem 40 metros de altura, feito em granito rosado, pelo escultor uruguaio José Luiz Zorilla de San Martin. Nas laterais possui três estátuas que representam a lei, a força e a liberdade e fontes de água. Assim com outros Obeliscos pelo mundo, tem sido cenário de manifestações ao longo da história.

Confira o post: O que fazer em Montevidéu – o charme dos monumentos e prédios históricos.

Obeliscos – como eram construídos no Egito

Os obeliscos eram extraídos de pedreiras, abrindo sulcos e escavando em volta uma peça inteira. Esta mesma técnica eu vi lá na Ilha de Páscoa, num lugar chamado Fábrica de Moais, que também é uma pedreira. Lá os nativos escavam e esculpiam durante muito tempo, uma peça enorme para fazer as gigantes estátuas, os conhecidos Moais, que foram espalhadas por toda ilha. Tanto no Egito como na Ilhas de Páscoa, o grande enigma é, como esses monumentos grandiosos eram transportados e colocados no lugar, sem a tecnologia que temos hoje.

Você vai gostar de ler sobre: Chile paisagens espetaculares.

No Egito, antes de gravar os hieróglifos, a superfície era polida com pó de esmeril. Especula-se que as inscrições eram feitas com ferramentas de cobre.

Onde se hospedar nas cidades dos Obelisco

No Egito a melhor maneira de visitar os templos e conhecer de perto os Obeliscos é através dos cruzeiros pelo Rio Nilo.

Nas demais cidades, os Obeliscos estão na área central.

Entre neste link para reservar os hotéis pelo mundo.

Como chegar às cidades mencionadas

Entre neste link para pesquisar e comprar as passagens aéreas.

Dicas de viagem

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.

Conheça também as dicas para: Economizar na compra da viagem.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel